Namorar clientes é legal?

Estou entrando num assunto polêmico e ético, pois envolve relacionamento íntimo entre profissional e paciente. Sem dúvida, eticamente é reprovável um relacionamento deste tipo. Quando um paciente procura o profissional para a execução de determinado tratamento de saúde, espera-se que esta relação fique somente na prestação do serviço, mas o que vemos na prática é profissionais e pacientes se relacionando sentimentalmente e alguns até se casando. Isto se deve tanto a proximidade dos dois naquele momento quanto às armadilhas do amor. Não escolhemos a quem vamos amar, gostar ou ter tesão. Simplesmente acontece e ponto final. Contudo, há limites que devemos respeitar:
1. Deve-se delimitar claramente o que é relacionamento profissional e sentimental. Tratamento é uma coisa, namoro é outra.
2. O ambiente profissional não é o lugar apropriado para relacionamento sentimental. Se “pintou clima” vá para um lugar apropriado para este fim. Um professor já dizia que “em lugar que se ganha o pão não se come a carne”.
3. O profissional tem que ter certeza de que há uma correspondência de sentimento. Aproveitar-se da fragilidade do paciente é reprovável.
4. O paciente não pode “forçar a barra” para relacionar-se com o profissional. Não confunda amabilidade e gentileza com interesse sentimental.
5. Paciente e profissional comprometido não estão disponíveis. Respeite para não ter dor de cabeça.

Não se trata de criar regras para relacionamentos, mas depois de tantos anos de profissão e até ter lidado com situações acima citadas, fico na obrigação de dar essa dica para quem está começando ou para quem já está enrolado e não encontra solução.
Namorar clientes é legal? Namorar clientes é legal? Reviewed by Rogério on 13:45 Rating: 5

12 comentários

  1. Doutor,estou passando um perrengue,moro em Sp e a 1 ano faço tratamento ortodontico,e desde o 1° dia meu dentista me assedia,já tentou me beijar diversas vezes,mas eu sempre recuei,porém ,recuo porque sou noiva e ele me balança bastante,mas eu penso que ele deve ter esse tipo de comportamento com todas as pacientes,o sr. acha possível?Se o sr. estivesse na minha posição,oq faria?

    ResponderExcluir
  2. Prezada:
    Você me coloca numa "sinuca de bico" ao pedir para expressar minha opinião a respeito do seu caso, mas vou tentar...
    Primeiramente é uma atitude totalmente reprovável assediar uma cliente dessa forma, sendo inclusive passível de sanção penal.
    Certamente deve ter o mesmo comportamento com outras pacientes. Às vezes nos sentimos atraídos por uma cliente, mas a abordagem deve ser discreta e fora do contexto do consultório.
    Por outro lado você gosta desse colega além de suas habilidades profissionais. Gosta de ser cortejada, mas tem medo de ceder por ser noiva.
    Tenho quase 50 anos e minha experiência de vida mostrou-me que mulheres noivas têm uma tendência de dar uma "puladinha" antes de se casarem. Conheço várias que agiram dessa forma e hoje são respeitáveis esposas e mães.
    Outra coisa que descobri é que geralmente quando uma mulher pede a opinião de um homem é porque já tem a resposta...
    O que eu faria? Ser feliz!!!

    ResponderExcluir
  3. "Outra coisa que aprendi é que geralmente quando uma mulher pede a opinião de um homem é porque já tem a resposta..."
    Essa foi ótima, doutor! Meus parabéns, de verdade!

    ResponderExcluir
  4. Doutor, tenho namorado, mas me apaixonei pelo meu dentista. Ele é calmo, atencioso, querido, simpático, está sempre sorrindo, coisas as quais meu namorado não faz. Me apaixonei por este homem e não escolhi isso. Fico triste, pois não quero magoar meu namorado. Meu dentista não é casado e nem tem namorada. Quando eu vejo ele meu coração dispara, eu amo aquele sorriso dele, ele também é engraçado, muito amável. Encontrei, depois de pesquisar muito, o whatsapp dele, mas não tenho coragem de falar nada, ele sabe que tenho namorado. A minha vontade quando ele está perto do meu rosto é de puxar ele e beija-lo e levar ele a loucura. Sou tímida. Este homem não saí da minha cabeça, estou louca de paixão! Me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Primeiramente você tem que definir seu relacionamento com esse namorado. Se não gosta mais dele é melhor terminar o relacionamento. Você não que magoar, mas está magoada por não ser tratada do modo que deseja.
      Quanto ao dentista vá com cuidado. Penso que seria interessante você declarar o que sente para saber se é correspondida. Já pensou se seu dentista é também tímido? Também esteja preparada para não ser correspondida. Não pense que simpatia é quase amor...
      boa sorte!

      Excluir
  5. Estou apaixonada pelo meu dentista, mas ele é casado e disse que ama a esposa, quero sair com ele mais ele está resistente!quando está tratando dos meus dentes percebo ele ansioso, as vezes bufando...Será que ele quer sair comigo mas está com medo? Amo ele... falei de interromper o tratamento e ele não quer que eu parei de ir lá. ..O que ele quer? Me ver sofrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estar apaixonada por um homem casado e que afirma isso é complicado, é andar em areia movediça. Recomendo que deixe isso de lado e procure uma pessoa disponível, pois ele, mesmo que aceite, não vai dar a quantidade de amor que você merece e quer...

      Excluir
  6. Olá, meu dentista é casado. Ele sempre me tratou como paciente(nada mais) mas, de um tempo pra cá ele curte TODAS as minhas fotos nas redes sociais. Será que essa pode ser uma forma que ele encontrou de demonstrar interesse? Já que como profissional se ele estiver interessado não pode demonstrar de outra forma.
    Eu sinto atração por ele também mas, não deixo transparecer.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma estética e encontrei um rapaz no corredor que me chamou muita atenção... conversando com uma pessoas do prédio ref. Parceria me passaram uns contatos e eu adicionei no whats e era ele, descobrir que era Dentista... logo o adicionei e falei do meu interesse em conversamos, porem ele esrava reformando o espaço... fiquei mais interessada nele e eu não o via com tanta frequência parece que o destino fazia ele aparecer do nada. Enfim, tive que mudar do prédio porem não paro de pensar nele isso já tem 3 meses, resolvi chama-lo no whats e marcar um orçamento ele ficou super feliz até então normal isso no domingo marquei para quinta em um dos consultórios dele na segunda, era 21h ele me manda aúdio perguntado onde eu morava... para ver se no outro escritório era mais perto pra mim... achei que ele pode sentir o mesmo...ou eu posso confundi tudo. Não sei nada dele... sei que não usa aliança, mais o que eu penso na ética, e eu indo lá posso dar um tiro no pé, ou eu digo pelo whats.... mais tdnho receio porque se ele namorar... pensei em fazer o orçamento porque é a única forma de aproximação... o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  8. Oi estou separada a três meses e estou fazendo um tratamento dentário meu dentista me ofereceu um clareamento de graça e sempre é muito atencioso comigo estamos nos olhando muito porém ele é casado e cada vez que eu vou lá ele fala algo que faz parece que ele está gostando de mim ele me elogia e fica arrumando pretesto pra eu voltar ao consultório porém ele não se declara é isso me deixa confusa estou bem mechida por ele mas se ele se declarasse eu não teria coragem de ter nada com ele pois meus conceitos não me deixariam . Não tenho coragem de destruí uma família mas se ele fosse separado sim o que eu faço pra parar de pensar nele pois nossos olhares se encontram muito porém sei que um homem casado a muito anos não teria coragem de deixar sua esposa mãe de suas filhas por mim acho que sou mais nova do que ele uns 22 anos me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    A cerca de 10 meses atrás eu conheci uma dentista, magnífica! Foi amor a primeira vista. Eu estava sentado esperando o último paciente sair para fazer um orçamento com ela, e quando eu a vi, senti algo tão quente que fiquei com borboletas no estômago durante toda a consulta, não conseguia tirar os meus olhos dos dela, fiquei tão fascinado com com o jeito que ela me tratava e falava comigo, ficava tão a vontade conversando e rindo que nem via o tempo passar e quando acabávamos me dava conta que já tinham-se passado horas. Eu sem pensar duas vezes resolvi fazer meu tratamento com ela. Por whatsapp com a desculpa de conversar sobre o tratamento, comecei a puxar um papo mais descontraído, com um fim mais pessoal de um modo em que se ela não me correspondesse, não seria um problema em nossa relação profissional. Com o passar dos dias vi despertar um certo interesse da parte dela, mas ainda se mantinha firme sem ceder, até que comecei a falar sobre alguns assuntos mais subjetivos e ela viu mesmo que eu queria algo além da nossa relação profissional. Ela começou a cogitar a idéia de se relacionar comigo mas ainda tinha muitas dúvidas e incertezas sobre tudo isso. Parando para ler aqui, ainda não disse que ela é cerca de 8 anos mais velha que eu né? kkkkkk. Nossas famílias sempre se conheceram e eu até fui aluno da mãe dela na escola, más não sabia até então de sua existência.
    Depois que já estávamos bem próximos ela me deu um banho de água fria, falando que já estava saturada de relacionamentos sem propósitos, não estava procurando algo vão (deixou bem claro que não estava esperando algo sem proposito vindo de mim mas não queria arriscar levando em conta suas experiências que não foram muito boas e que não me conhecia muito bem, mas admito que no passado não tinha uma fama muito boa kkk) e que tinha terminado uma relação a pouco tempo. Estava decidida a isso, e não tinha muito o que eu fazer para combater esse argumento a não ser dar um espaço para ela pensar e colocar os pesos na balança para ver se realmente valia a pena. Nessa época que encontrei esse site e comecei a ler os depoimentos sem parar. Resolvi dar um tempo, mas como meu tratamento ainda não tinha se encerrado ainda teria que vê-la algumas vezes até acabarmos com o mesmo. Eu trabalhava em um bar que ela frequentava, então nunca deixávamos de nos encontrar, evitava contato visual e falar com ela (como se não me importasse mas na verdade estava morrendo por dentro kkk), até que ela viu depois de alguns meses que não era igual aos demais caras e que realmente me importava com ela de uma maneira que nenhum outro se mostrou tão comprometido quanto a mim, não são palavras minhas, afinal nós temos um amigo em comum que me mantinha informado kkk. Ela finalmente cedeu, depois de me procurar, abri o jogo com toda a situação em que me encontrava e que eu não queria apenas alguns momentos com ela e sim construir uma vida ao seu lado, ela me deu o braço a torcer e a partir dali começamos a namorar, estamos a quase 3 meses de namoro e nunca me senti tão realizado e feliz quanto agora, e dá para ver que ela sente o mesmo por mim. Agradeço a Deus todos os dias por me proporcionar essa oportunidade de encontrar a pessoa com que eu quero construir minha família e passar o resto da minha vida. Colocando ele na frente de tudo nada fica sem sentido, tudo se encaixa perfeitamente, quando você olha para trás percebe que por mais que você não entendesse na época o que estava passando, tudo isso era necessário para que te levasse a esse exato momento de felicidade e prazer de estar escrevendo tudo isso! Então se eu pudesse dar um conselho ou uma opinião que possa ajudar alguém que esteja lendo. "Você pode errar muitas vezes e quebrar a cara em tentar escolher a pessoa que você quer passar o resto dos seus dias, mas basta somente um acerto para tudo ser recompensado e você encontrar a verdadeira felicidade". Sei que fugi um pouco do tema principal mas vou postar esse comentário assim mesmo kkkk obrigado a todos que leram até o fim.

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...

Anúncio Google