Quando o dente está doendo, por que a anestesia demora a fazer efeito?


É uma pergunta que todos me fazem quando estão numa situação dessas. Emergência odontológica é algo muito difícil e delicado. O dentista deve ser muito compreensivo e paciente, porque a pessoa está sofrendo e quer se livrar deste tremendo incômodo.
Voltando a pergunta inicial, o mecanismo da dor funciona da seguinte forma:
1) Dentro dos dentes existe terminações nervosas que estão ligadas ao cérebro.
2) Estas terminações nervosas, também chamadas de sensores, captam todas as alterações e estímulos que o dente recebe.
3) Quando um estímulo é muito agressivo (alimento ou bebida muito quente ou frio) incide sobre os sensores, eles são estimulados e mandam uma mensagem elétrica para o cérebro e o cérebro entende que vai causar danos ao dente e cria a sensação de dor.
4) Quando o dente está cariado, as bactérias produzem toxinas (venenos) em cima dos sensores que são estimulados, mandam essa informação para o cérebro produzindo a sensação da dor.

A dor em si é algo benéfico para o organismo, pois informa para nós que parte dele não está funcionando bem ou que está sendo agredido por algum agente físico ou químico. Com essa informação de dor a nossa parte consciente do cérebro é informada que temos que fazer alguma coisa para resolver este problema, que neste caso é ir ao dentista.

Porém, quando a pessoa está sentindo dor por muitos dias, os sensores são estimulados ao máximo e a informação dolorosa começa a se propagar para partes vizinhas que, mesmo saudáveis, produzem a sensação de dor. Chamamos isto de dor reflexa. Com este estímulo extremo a anestesia não consegue diminuir imediatamente este estímulo máximo. Associando-se a isso vem a questão psicológica e torturante da dor. O mal estar que ela proporciona dificulta que o agente anestésico faça efeito imediatamente.

Nestes casos usamos um anestésico mais potente e, em alguns casos, um ansiolítico ajudam bastante para que o anestésico faça o efeito e a dor acabe.

Outros fatores que impedem o agente anestésico fazer efeito: Uso de bebidas alcoólicas e drogas.

* EXISTINDO ALGUMA DÚVIDA COMENTE ABAIXO QUE RESPONDEREI.
* VOCÊ PODE ME AJUDAR: CLIQUE AQUI E FAÇA UMA AVALIAÇÃO 5 ESTRELAS DO MEU TRABALHO, OK?


Quando o dente está doendo, por que a anestesia demora a fazer efeito? Quando o dente está doendo, por que a anestesia demora a fazer efeito? Reviewed by Bate papo com o Boelter on 15:47 Rating: 5

Nenhum comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...

Anúncio Google