segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Extração profilática de sisos é uma conduta correta?

Essa pergunta é feita para mim constantemente. Penso que não seja uma conduta correta, apesar de alguns colegas meus praticarem em seus consultórios.
Isto deve-se ao fato de que não sabemos com 100% de certeza se aquele siso incluso vai dar algum problema ao longo da vida da pessoa que o possui. Logo, submeter a pessoa a uma cirurgia para "prevenir" de um problema que talvez nunca se manifeste é, no mínimo, temerário.
A cirurgia de siso tal qual outras cirurgias tem seu grau de dificuldade e de complicações. Por isso, recomendo que pense duas vezes em se submeter a tal cirurgia, principalmente se você não está sentindo nada desagradável.
Porém, se você está fazendo tratamento ortodôntico ou se o siso está incomodando, faça a cirurgia de extração.




Um comentário:

  1. Doutor, arranquei meu siso inferior esquerdo na última semana e ele era assim, "deitado". Meu dente da frente ao siso arrancado foi inclinado para dentro, e chamaram-no de algo como "mordida cruzada". Eu gostaria de ter uma ideia se ele foi inclinado por conta do siso ou por outro motivo, e se quando minha extração estiver completamente cicatrizada e eu colocar esse dente no lugar, se minhas dores de ouvido (que diziam ser pelo siso) irão cessar e se esse dente corre o risco de voltar a se inclinar.

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...