sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


Sempre me perguntam com qual idade a criança deve realizar higiene oral. A resposta que dou é que a preocupação com a saúde bucal da criança começa ainda no útero da mãe. Os pais devem se preocupar com a saúde bucal deles primeiramente. Isto deve-se ao fato de que pais sem saúde bucal gerarão filhos sem saúde bucal. Além disso, a flora bacteriana que se formará no aparelho digestivo da criança será herdada da flora bacteriana dos pais. Pais com má saúde bucal terão uma flora bacteriana agressiva e altamente cariogênica, que passará para o filho. Tenho visto crianças com três anos com os dentes de leite cariados. Isto não precisa acontecer.
Para que a criança se desenvolva com saúde bucal siga as seguintes dicas:

  1. Os pais devem ter saúde bucal. Visitem o dentista pelo menos duas vezes ao ano.
  2. Retardem ao máximo a ingestão de alimentos açucarados pela criança.
  3. Realize a higiene bucal da criança sempre após suas refeições, mesmo que for somente leite materno.
  4. Como fazer a higienização? Pode-se usar uma gase embebida num enxaguatório infantil ou numa solução de água oxigenada 10 volumes diluída em água filtrada na proporção de 1:1. Após embeber a gase, esprema o excesso e passe na gengiva da criança. 
  5. Com o aparecimento dos dentes continue usando a gase e complemente com uma escova e creme dental infantil. A quantidade de creme dental a ser usado é a metade da metade do comprimento da cerdas da escova.
  6. Evite que a criança coma entre refeições, principalmente biscoitos recheados que grudam nos dentes.
  7. Alguns medicamentos infantis usam açúcar em sua composição. Se a criança usar um medicamento desses, faça a higienização após o uso. E higienizar a boca da criança não irá anular o efeito do medicamento. 
Seguindo essas dicas seu filho terá uma saúde bucal perfeita. 
Todavia, não se esqueça das consultas periódicas de revisão. Vá com sua família ao dentista pelo menos duas vezes ao ano!

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...