quarta-feira, 13 de novembro de 2013


Estou dando início a uma série de posts destacando os livros que leio, bem como a resenhas de capítulos selecionados.
Para começar, tenho o prazer de destacar o excelente livro escrito pelos autores Mauro Costa e Gastão Soares de Moura Filho - Implantes: da cirurgia à reabilitação oral, publicado pela Dental Press Publishing. De leitura fácil, com excelentes imagens e técnicas bem descritas, Implantes: da cirurgia à reabilitação oral, torna-se leitura obrigatória tanto para iniciantes como para experientes na implantodontia. Simplesmente estou "devorando" o livro! Já estou completando a leitura e aprendi muito. 




Dental Press Editora apresenta seu mais recente lançamento: 
Implantes: da cirurgia à reabilitação oral – 592 páginas, de autoria dos Drs. Mauro Tosta e Gastão Soares de Moura Filho. 
A obra foi idealizada com o objetivo de possibilitar uma visão geral da implantodontia, desde situações simples e corriqueiras, até casos de alta complexidade. 

Dividido em 5 capítulos, o livro aborda os seguintes tópicos:

Capítulo 1 – apresenta aspectos gerais da prática clínica com implantes, mencionando temas atuais e relevantes na especialidade e áreas afins. 
Capítulo 2 – aborda os defeitos ósseos mais frequentes, a utilização de materiais de preenchimento ósseo e os mecanismos da reparação óssea. 
Capítulo 3 – mostra, em detalhes, diferentes modalidades de tratamento em áreas com envolvimento estético.
Capítulo 4 – é dedicado exclusivamente ao setor posterior, apresentando alternativas clínicas para essa região. 
Capítulo 5 – conclui a obra, desvendando algumas fases da Reabilitação Oral, por meio da utilização dos implantes como ferramentas importantes para a fixação de diferentes tipos de reabilitações protéticas.

Segundo os Drs. Julio Cesar Joly, Paulo Fernando Mesquita de Carvalho e Robert Carvalho da Silva, prefaciadores da obra, “... o equilíbrio entre a sustentação científica e a apresentação detalhada de dezenas de casos clínicos muito bem documentados define a estrutura da obra, que extrapola a discussão de situações simples, transitando no árduo ambiente da reabilitação de casos complexos. 
São casos do dia a dia, alguns favoráveis e outros limitados; alguns previsíveis e outros desafiadores, que, independentemente do grau de dificuldade, seguem com rigor o mesmo protocolo de planejamento e tratamento. 
Enfim, Implantes: da cirurgia à reabilitação oral é um livro completo, com uma linguagem palpável e objetiva, sem exageros. As imagens são autoexplicativas, porém sempre endossadas por descrições detalhadas das técnicas operatórias utilizadas”.

O Prof. Dr. Mauro Tosta é Mestre em Semiologia e Doutor em Morfologia.
Envolvido em atividades do ITI (International Team for Oral Implantology) desde 1996, atua como Fellow, Speaker e Membro do Leadership Team da Seção Brasileira.
Mestre e Doutor em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia da USP.

O Prof. Dr. Gastão Soares de Moura Filho, há mais de 25 anos se dedica à docência, com coordenação de diversos cursos de graduação e pós-graduação.
Já está disponível para venda no www.dentalcompras.com.br,com preço promocional de lançamento.

2 comentários:

  1. Vc é um pessimo dentista avalia cada paciente por aparência e além do que não sabe se assiste a novela ou a boca do paciente.Só naquele consultporio mesmo para ter TV na sala do dentista.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo comentário. Contudo, mais e mais concordo com o seguinte ditado: "A inveja é uma merda!". Lamento, mas essa sua visão obtusa não merece a minha consideração...

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...