segunda-feira, 29 de abril de 2013

O assassinato da dentista em São Paulo



O assassinato da Dra. Cinthya Magaly Moutinho de Souza foi um ato de extrema covardia e insensibilidade com o ser humano. Não tem explicação para tanta crueldade. Na minha opinião, deveria existir a pena de prisão perpétua para que esses vermes ficassem a vida toda meditando na covardia que fizeram.
Essa prática de assaltos a consultórios dentários é coisa corriqueira nos grandes centros urbanos e, percebo, que a maioria dos dentistas não toma as devidas precauções para prevenir tais atos maldosos.
Como a gente não pode contar com a ajuda do policiamento ostensivo, que deveria existir, mas os policiais, em sua maioria, não circulam como deveriam e deixam vulneráveis certas regiões, devemos tomar algumas atitudes básicas:
  1. Para os colegas com consultórios de rua, o uso de câmeras e alarmes é fundamental para segurança.
  2. Recomendo que tenham mecanismos de comunicação de acesso rápido, tais como campainhas ou sinal luminoso com lojas vizinhas para alertar sobre situações de perigo.
  3. Em consultórios onde predominam mulheres, o secretário deve ser do sexo masculino. Um homem sempre ajuda a inibir uma tentativa de assalto.
  4. Nunca fazer orçamentos ou atendimento de primeira vez no horário do almoço, ou último horário. Estes horários devem ser destinados a clientes conhecidos.
  5. Mesmo clientes conhecidos ligarem marcando nestes horários, ligar de volta confirmando se é a mesma pessoa que está ligando.
São atitudes simples que, certamente, evitarão tragédias como essa.

Gostaria de abrir uma discussão neste post, solicitando sugestões além das que escrevi para melhorar a segurança dentro de nossos consultórios. Façam seus comentários!

Um comentário:

  1. Acho que você listou as principais medidas ... eu incluiria películas nas janelas e segurança do lado de fora, se assim o profissional puder arcar. Na clínica que frequento, a Dental Saúde, tem tudo isso. Me sinto segura lá, graças a Deus.
    Visitem www.clinicadentalsaude.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...