segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fazer cirurgia com sedação é uma boa opção?


Pergunta do leitor:
"Extrai um dente e deu todos esses problemas e o mais complicado é que desmaiei com muita palpitação e até urinei. O que pode ser?

Resposta:
Respondi que ele sentia fobia de tratamento dentário.

O assunto fobia odontológica é algo comum na odontologia. Tanto que existe até um blog a respeito do assunto. 
Todavia, não quero divagar sobre o assunto fobia odontológica, pois é mais do que batido na internet e é senso comum de todos os pacientes, mas discutir sobre o porquê da resistência de dentistas e pacientes usarem a sedação gasosa ou medicamentosa em procedimentos cirúrgicos.
Atualmente, existe duas formas de sedação em odontologia:

Sedação com Óxido Nitroso
http://www.odiariodaregiao.com/analgesia-inalatoria-um-novo-conceito-no-controle-da-dor-e-da-ansiedade/
É um agente sedativo de ação rápida e segura. Usado há muitos anos por dentistas americanos, ainda é pouco utilizado por dentistas brasileiros, principalmente pelo alto custo do equipamento.

Sedação Medicamentosa

Existem vários artigos que falam a respeito do uso dos benzodiazepínicos na prática odontológica com fins de controle da fobia e ansiedade. Todos eles afirmam que o uso dessas drogas proporciona o efeito sedativo ideal para se realizar um tratamento dentário sem maiores problemas em pacientes de todas as idades.

Então vem o questionamento: Por que os profissionais não usam esses importantes coadjuvantes ao tratamento dentário? Ao meu ver são duas explicações: Desconhecimento e incapacidade de investimento.
O Desconhecimento está diretamente ligado a falta de atenção das aulas de farmacologia na faculdade. A maioria dos dentistas não sabe prescrever medicamentos e por que se arriscar a prescrever um benzodiazepínico? 
A incapacidade de investimento deve-se ao fato de que um equipamento para sedação com óxido nitroso custa cerca R$ 15.000,00 e o retorno desse investimento é duvidoso.

Logo, o uso de sedação medicamentosa é uma excelente opção em cirurgias odontológicas e em casos de odontalgias agudas para pacientes fóbicos.

Portanto, recomendo aos colegas que estudem um pouco mais de farmacologia e não tenham medo de prescrever. É recomendável ter no estoque de medicamentos algum benzodiazepínico para uso imediato. Seus clientes irão agradecer!

8 comentários:

  1. Tem dentista não gosta de gastar nem anestesia comum. Uma vez a dentista estava tratando uma cárie profunda em mim. Eu estava sentindo muita dor e ela disse que era para eu aguentar porque se aplicasse anestesia teria que fazer canal. Depois de muitos anos descobri que ela me enganou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um dentista confiável que isso não irá acontecer...

      Excluir
  2. Quanto custa para arranca 4 siso com sedativo e onde posso encontra um lugar que tenho...tenho fobia e ansiedade..meu dentes sao acavalados e eu nao do nem risada mas tenho muito medo de ir ao dentista

    ResponderExcluir
  3. Quanto custa para arranca 4 siso com sedativo e onde posso encontra um lugar que tenho...tenho fobia e ansiedade..meu dentes sao acavalados e eu nao do nem risada mas tenho muito medo de ir ao dentista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço orçamento pela internet. Tratamento não é mercadoria. Se você morar no Rio de Janeiro posso atender você...

      Excluir
    2. Não faço orçamento pela internet. Tratamento não é mercadoria. Se você morar no Rio de Janeiro posso atender você...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Acho que é sim um diferencial ter a opção de sedação. Até pq alguns pacientes ter caries múltiplas, e nem sempre tanto tempo e fobia nessas situações por já estar em um caso avançado de caries e tratamentos além dos canais raspagens e fobias. Porém, não sei da segurança com relação a isso, evidente que não seria o ideal, mais se for confiável, as muitos os pacientes que precisam desse suporte. Se no consultório tiver mais de um dentista, ai que já é válido mesmo. Um dentista que conheço tem, porém não gosto do profissional, e lamento que não sejam todos os bons profissionais que possuem. Nem todos possuem uma única carie. (como foi meu passado todo, e hoje a realidade é outra)

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...