segunda-feira, 4 de junho de 2012

Está aberta a temporada da hipersensibilidade dentinária!


Está aberta a temporada da hipersensibilidade dentinária! 
Clientes comparecem ao meu consultório com os mais diversos casos de hipersensibilidade. Até eu mesmo sou vítima dela. Por que isto está acontecendo com tanta frequência nesta época do ano?

Primeiramente, vamos falar o que é hipersensibilidade dentinária?
É quando a dentina fica exposta ao meio bucal por diversos fatores. Como a dentina tem ligação direta com a polpa através dos canalículos dentinários, todo estímulo (principalmente o frio) ao entrar em contato com a dentina exposta vai direto para a polpa onde estão as terminações nervosas causando dor.
A Exposição dentinária é causada por escovação excessiva, uso abusivo de refrigerantes e sucos de frutas cítricas, além de infecções na gengiva.

Nesta época do ano nos tornamos mais vulneráveis a hipersensibilidade dentinária devido as grandes variações de temperatura. Nosso inverno (principalmente na região sudeste do Brasil), tem variações bruscas de temperatura. De dia é um calor na faixa dos 32 graus Celsius. À noite a temperatura cai para 10 graus Celsius. Essa variação diária deixa os dentes mais predisponentes para a hipersensibilidade.

Como tratar?
Geralmente os cremes dessensibilizantes resolvem o problema, mas tem casos que só o dentista poderá resolver. Existem uma série de medicamentos para resolver o problema da hipersensibilidade. Até mesmo o famoso Super Bond é usado. Em casos mais graves só o tratamento de canal é a solução.



Um comentário:

  1. Eu diminui a sensibilidade aprendendo a escovar direito.Dica do meu dentista da Dental Saúde www.clinicadentalsaude.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...