sábado, 16 de junho de 2012

Avó Imperfeita...


Nesta semana veio uma cliente ao consultório e durante o tratamento me perguntou: "Dr. pode o dente nascer estragado?" Respondi que não. O dente já deve estar na boca para as bactérias o ataquem, respondi resumidamente. Em seguida, quis saber o porquê da pergunta e ela me falou que os dentes do seu filho de 7 anos estragaram logo depois de nascerem. Expliquei que existia duas anomalias no desenvolvimento do dente, chamadas de amelogênese e dentinogênese imperfeita. Eram problemas raros de acontecer e que certamente não era o problema da criança. Após breve diálogo descobri o problema: O filho da minha cliente era cuidado pela avó durante toda a semana! 
Já dizia o ditado: "Os pais educam e os avós deseducam". Isto é válido para os avós que recebem seus netos para visitas. No momento que os avós tomam o lugar dos pais no processo educacional, a postura deles deve ser diferente. Devem educar seus netos como se fossem seus filhos! A ilustração acima reflete a displicência de alguns avós. Enchem o neto de guloseimas, deixam eles comerem a hora que querem e fazem todas as suas vontades e, após algum tempo, o resultado é este:
Cuidar de uma criança com dentes cariados ou com dor de dente não é uma tarefa nada fácil, até porque a criança está traumatizada e não irá colaborar com o tratamento.
A minha dica para os avós é: Prevenção! Leve seu neto ao dentista para que receba das devidas orientações. E não faça as suas vontades. Caso contrário estará prejudicando seu neto.
Pais, orientem seus pais no cuidado com seus filhos. Lembrem-se que eles pertencem a uma geração que não conhecia totalmente os métodos preventivos. Logo, não poderão ensinar o que não sabem.
O ideal é que toda a família faça uma consulta com seu dentista para devidas orientações. É um investimento que fará muito bem aos seus filhos.

2 comentários:

  1. Dr, preciso de ajuda, veja a situação:

    Tenho um dente provisorio ha uns 5 anos, quando o dentista colocou disse que a raiz era muito fraquinha, mas ia colocar pra ver quanto tempo aguentava. Esse dente sempre teve um cheiro forte, o dentista disse que seria restos de comida ou bacterias, que tinha que escovar bem. Mudei de cidade e ontem esse provisorio caiu, estou sentindo que sai um liquido de dentro do buraco da raiz, o que pode ser? Vou precisar extrair e ficar sem esse dente? Está sujeito a ser uma doença grave? Como só vou conseguir ir no dentista terça feira, peço sua ajuda. Grata

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...