quinta-feira, 24 de maio de 2012

É mesmo necessário extrair os 4 sisos de uma só vez?

Tenho respondido ultimamente muitas perguntas sobre extração de sisos. As dúvidas são as mais diversas. Porém, os leitores que se submetem a extração dos quatro dentes sisos de uma só vez, reclamam muito do pós operatório. Os principais sintomas nos pós operatório de extração de quatro sisos de uma só vez são:
  1. Buraco da loja cirúrgica que não fecha e enche de restos de alimentos continuamente,
  2. Dor no local
  3. Dificuldade de mastigar
  4. Dor na articulação
  5. Dormência nos lábios
  6. Dificuldade de abrir a boca
  7. Dificuldade para dormir
  8. Dificuldade de higienizar a região operada
E assim vai...
Todos esses problemas também acontecem quando você extrai um só siso. Mas, imagine só os problemas multiplicado por quatro?
Sou contra a extração dos quatro dentes sisos de uma só vez. É muito agressivo e faz o paciente sofrer muito. É prático para o dentista, pois a sala de cirurgia é feita uma única vez.
Entretanto, sempre me coloco no lugar do paciente e penso não ser muito saudável fazer este tipo de procedimento, até porque a cirurgia de extração de siso não é uma cirurgia de emergência, na maioria das vezes...
Portanto, recomendo aos meus leitores que quando forem se submeter a uma extração de siso, façam um de cada vez ou, no máximo, dois do mesmo lado. O pós operatório é muito mais confortável...

75 comentários:

  1. Dr me ajude! Faz 1 mes q extrai um dente incluso foi td normal inchou muito, tirei os pontos! E hj acordei c a gengiva inchada rosto inchado! Oq sera q aconteceu?pois tava td recuperado!obrigada KAREN

    ResponderExcluir
  2. Olá Karen!
    Provavelmente você está com alveolite.
    Procure seu dentista para uma avaliação do local da ferida cirúrgica, para um tratamento adequado, ok?

    ResponderExcluir
  3. Dr., vou fazer a cirurgia na sexta, e o meu dentista recomendou que eu extraia os 4 de uma vez, os dois debaixo estão parcialmente inclusos,sinto muita dor porque eles estão crescendo na bochecha, e os de cima estão impactados com uma pontinha para fora. Ele me recomendou tirar os 4 para passar uma vez só pelo processo cirúrgico e por conta das medicações também, isso facilitaria o meu trabalho, pois só faltaria 1 vez para fazer o procedimento, mas estou com receio de sofrer muito depois, já li que o senhor não recomenda, mas com os dentes nesta situação, vai ser muito difícil o pós operatório? Estou com muito medo.

    ResponderExcluir
  4. Já sabe a minha opinião embasada em 16 anos de experiência. Se não quer seguir tente a sorte...

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE

    EXTRAI MEU PRIMEIRO MOLAR E MEU SISO NASCEU SEM PROBLEMAS, GOSTARIA DE SABER SE EU COLOCAR UM APARELHO VOU PREENCHER O ESPAÇO DO PRIMEIRO MOLAR COM OS OUTROS DOIS DENTES?

    ResponderExcluir
  6. Olá Ninive!
    Geralmente o segundo molar não preenche o espaço. A melhor alternativa seria a colocação de um implante dentário...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!tenho 35 anos e meu siso não nasceu.Isso é normal?

    ResponderExcluir
  8. boa tarde! eu tirei os 4 sisos nessa manha. to com mta dor, tá dificil pra engolir, eu nao consigo escovar os dentes. eu queria saber se tem problema dormir de lado e como eu faço pra conseguir escovar os dentes pra ão ter problema depois.

    ResponderExcluir
  9. esqueci de perguntar, é normal ficar sangrando?

    ResponderExcluir
  10. Luciane...
    Ola Dr.retirei o siso inferior esquerdo com a broca,foi tranquila a cirurgia,nos dias seguintes doeu um pouco nada anormal.O dentista NAO passou antibiotico,soh passou antiflamatorio,isto procede??Fazem 3 dias q fiz a cirurgia e vi q uma parte da linha do ponto esta solta e o uma parte ainda esta presa,isso normal depois de 3 dias??tbm tem uma parte no local q esta branca parece q esta dentro do local onde soltou a linha do ponto???nao esta quase doendo soh um pouquinho continuo tomando somente o antifalmatorio.nao estou vendo nenhum buraco q vi relatado em alguns posts,esse buraco ainda vai aparecer???o risco de infeccao ocorre ate qto tempo mesmo dpois dos pontos cairem???Agradeco desde ja!

    ResponderExcluir
  11. Olá Luciane!
    Já conversou com seu dentista a respeito disso?
    São respostas que ele deve dar para você, ok?

    ResponderExcluir
  12. E eu que não consigo nem abrir a boca?? Como vou higienizar? Tirei 3 sisos ;/

    ResponderExcluir
  13. Você está com trismo.
    Procure seu dentista...

    ResponderExcluir
  14. Como eu sei se abriu os pontos ?

    ResponderExcluir
  15. oi dr. meu nome e flavia tenho 21 anos dia 29/08 extrai um siso do lado esqerdo foi o debaixo mas agora 10 dias depois estou sentindo um pouco de dor e minha garganta esta doendo do mesmo lado que extrai o dente. haa pegou ponto e quando o medico foi tirar os pontos ele disse que estava normal e disse pra mim tomar dorflex, so que dois dias atraz comecei a tomas amoxilina pra ver se passa essa dor na garganta eu nem consigo comer tenho que comer do lado direito. to morrendo de medo, e normal ? e vai demorar quanto tempo pra passar essa dor? e sera que esta inflamado me ajude por favor agradeço desde ja...

    ResponderExcluir
  16. quem vai determinar se há ou não infecção é o seu dentista.
    quanto aos sintomas eles estão dentro da normalidade do pós operatório...

    ResponderExcluir
  17. kkkk...
    Alveolite em dente extraído há um mês.

    Sinceramente

    ResponderExcluir
  18. Oi Doutor, meu nome é Carolina, tenho 27 anos. Fiz um tratamento ortodôntico na adolescência e extrai 4 dentes pre-molares, dois superiores e dois inferiores. Os dentes voltaram a apinhar um pouco (principamente o canino inferior esquerdo que está acentuadamente para fora) com o nascimento dos sisos. Os quatro sisos nasceram quase que totalmente, só o inferior esquerdo que está um pouco menos para fora que os demais. Agora estou começando o procedimento para colocar aparelho novamente, só que o dentista sugeriu a extração dos sisos a essa altura do campeonato pra ter mais espaço para alinhamento dos dentes. Tô numa dúvida danada se tiro ou não esses dentes. Confesso que to morrendo de medo, tanto pela extração em si, quanto pela situação de ficar com tão poucos dentes... Sem contar que a princípio ele falou que poderia fazer o tratamento sem a extração, com o desgaste seletivo dos dentes, mas depois tenta me convecer do contrário. E agora?

    ResponderExcluir
  19. Olá Dr, extrai meus dois siso superior, o negócio é que deu a tal comunicação sinu bucal,o dentista já fez dois procedimento pra fechar mais o do dia que tirou eles e não fecha, cicatriza e não fecha o buraco, to preocupado demais e sofrendo que nem um cachorro, tenho medo que o dentista não está sabendo linda com esse tipo de situação devido ele ser bem novo. É normal passar de três vez as tentativas de fechar essa porcaria?

    ResponderExcluir
  20. oi doutor estou com muito medo tenho que u arrancar os quatros sisos mais tenho medo ate da anestesia o que fazer para ficar calma,parabens pelo seu trabalho acho muito bonito ver que ainda tem profissionais que trabalham por amor.meu nome é kenia

    ResponderExcluir
  21. Meninas,

    boa tarde

    Extrai os 4 sisos de uma vez só..Recomendo ..Pois a recuperação acontece de uma vez ! ficar indo e vindo é pior......o dentista que extraiu foi super tranquilo . super rapido, os 4 dentes estavam na horizontal e nem tinham nascido....fiquem tranquila, recomendo tirar todos de uma vez....ficar indo aos poucos vc se sacrifica muito com as anestesias.

    ResponderExcluir
  22. Respostas:

    Anônimo 1 - É possível ter alveolite tardia se houver retenção de algum fragmento ósseo ou resto radicular...

    Carolina - Todas as opções que você mencionou tem indicação. Basta você confiar no dentista e seguir em frente...

    Anônimo 2 - O fechamento é complicado mesmo. Em caso de dúvidas com o atual dentista, procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

    Kenia - Antes da extração tome um ansiolítico que irá ajudá-la muito na cirurgia...

    Anônimo 3 - Legal!

    ResponderExcluir
  23. Dr. extrai meus sisos no começo de dezembro. Estou recuperada. Contudo percebi que dentro de um dos "buracos" ainda ficou um pedaço de ponto que passou desapercebido na extração dos pontos. Minha pergunta é se devo voltar no dentista para tirar ou se posso ficar com ele. Ficando, ele causará algum problema.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Deve voltar porque está atrapalhando a cicatrização final...

    ResponderExcluir
  25. Oie, eu tirei 3 dentes do siso. falta um do lado direito inferior... eu não estou afim de tirar, ele não dói nem nada.. é realmente preciso retirar ele?

    ResponderExcluir
  26. E ah... o ultimo eu tirei faz uns 2 meses já...mas faz uns 2 dias estou com dor no osso atrás da orelha, não sei se tem haver com a extração do ultimo siso ainda não concluída.

    ResponderExcluir
  27. Ola Dr. Meu nome é Lucas e fiz extração dos 4 sisos dia 25/01 e até agora estou sem dores pos operatorias... Irei retirar os pontos sexta agora, minha dúvida é a seguinte: é possível eu aproveitar o carnaval normalmente? Tendo em vista que é somente na sexta (08/02).. Normal que me refiro é sem mau halito e desconforto! Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  28. Olá Dr. Rogério. Meu nome é Cida , tenho 38 anos. Os dois sisos superiores estão deitados, um está inclusive com a ponta para fora. Raramente sinto uma pontada próximo aos ouvidos e acho que devem ser os sisos. Meu dentista mudou de cidade e fui em outro, o qual me disse para extrair apenas os sisos superiores, sem a necessidade de extrair os inferiores (isto sem ver a radiografia). Minha dúvida é sobre a extração, eu já ouvi dizer que qdo extrai um siso, tem que extrair o outro do mesmo lado, devido a mastigação. No meu caso não teria que extrair os 4? Ou tudo bem se extrair somente os de cima? Outra dúvida... visitei o seu site, vi alguns artigos, conheci o seu consultório, o Davi (seu garoto propaganda) é muito lindo! Mas não vi nenhum telefone seu ou o local de seu consultório. Observei que vc se formou como tb lecionou no RJ. Seu consultório é no RJ? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  29. Respostas:

    1) Olá Thammis!
    Por que você tirou os outros 3? Havia alguma indicação? Converse com seu dentista a respeito...

    2)Olá Lucas!
    Fique tranquilo. Continue seguindo as orientações do seu dentista, faça a higiene bucal adequadamente e não exagere no carnaval...

    3)Olá Cida!
    Para saber se realmente será necessário a extração dos sisos teria que examiná-la. Na maioria das vezes não é, e vc pode viver a vida toda com seus sisos...
    Meu consultório fica em Madureira - Estrada do Portela, 99 - sala 1013 - tel 3359-5655

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, eu vou extrair os meus quarta feira agora, eu tenho um que está com cari, e precisa ser retirado com urgencia, pq doi muito agora outros estão bons, mas o dentista aconselhou tirar todos, pois não serve para nada. O dentista, disse que tiraria os 4 de uma vez só, mas eu to com medo. Então no dia vou falar pra ele tirar os 2 primeiros e dps marco para tirar os outros. Enfim...to morrendo de medo, de tirar dois imagina 4. rs Eu queria sabe, só se dps de 3 dias ja da pra comer comida solida? Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    O medo faz parte... rss
    Você poderá ingerir alimentos sólidos no mesmo dia que fizer a extração. É só esperar o efeito do anestésico passar, ok?

    ResponderExcluir
  32. Oi Dr Rogerio! Gostaria de saber se posso passar mais de 10 dias com os pontos da extração ou se isso pode causar algum risco. Foi o proprio dentista que me recomendou tirar apos esse prazo. Me ajuda Doutor. Muiro obrigada

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Sem problemas. Dependendo da extensão da cirurgia deixo até por duas semanas os pontos...

    ResponderExcluir
  34. Dr. muito obrigada! Nunca tinha visto um dentista que responde às perguntas assim tão rápido e eficiente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Olá Dr!
    Aonde é o seu consultório?
    Fui ao dentista e o mesmo me informou que preciso tirar os 4 sisos, mas estou com muito medo! Na época que descobri que precisava tirar só fiz Rx da parte inferior de ambos os lados,pois sentia uma dor suportável próximo aonde nasce os sisos. Tenho 25 anos e meus sisos não nasceram. No RX eles aparecem meio que de lado... Como é a extração? é verdade que quando tira os sisos debaixo tem que tirar os de cima também? Eu sinto dores de cabeça e muita tensão nos ombros que me levam a dor de cabeça, isso poderia ser por causa do siso? E mais, sinto como se uma águinha (ou saliva) saisse do dente ou gengiva não sei explicar, no lado direito mais pra trás da boca e dai fico engolindo isso durante o dia, isso seria por causa do siso?

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Meu consultório:
    Rogério Boelter
    Cirurgião Dentista
    CRORJ CD 20677
    Telefones:
    Do Consultório: 3359-5655 e 2452-1621
    Residencial: 4103-2312
    Celulares: 9381-3357 (claro) 8542-7426 (oi) 9642-8450 (vivo) 8319-4549 (tim)
    Portal: www.rogerioboelter.odo.br
    Consultório Céu da Boca
    Estrada do Portela, 99 - sala 1013
    Shopping POLO 1
    Madureira
    Rio de Janeiro - RJ
    CEP 21351-901

    Quanto as suas dúvidas:
    a. Nem sempre é necessário extrair os sisos.
    b. A técnica de extração varia cada caso.
    c. nem sempre é necessário extrair todos os sisos.
    d. Siso não provoca dores de cabeça ou tensão nos ombros. Esses sintomas são característicos de disfunção craniomandibular.
    e. Quando a gengiva está inflamada sai um exudato purulento de gosto ruim.

    Para dar uma resposta mais conclusiva preciso examinar, ok?

    ResponderExcluir
  37. Olá, me tire uma duvida, essa semana extrai meu siso debaixo direito, doeu muito, perdi trabalhos e provas, só retirei esse siso agora, pq ele estava inflamando muito, agora o dentista disse que tenho que tirar o outro superior, tem um problema questão de saúde, se eu deixar pra retirar só nas férias?

    ResponderExcluir
  38. Jéssica Siqueira25 de abril de 2013 13:01

    Ola Dr.
    Ontem (24/04/2013), extraí os quatro sisos, mesmo contra minha vontade, a dentista conseguiu me persuadir.Há alguns anos fiz a Corticotomia, e tenho um certo trauma com a sala de cirurgia. Enfim, hoje (25/04/2013), já passadas 24hr após a operação, não sinto muitas dores, estou tomando um remédio (indicado para dores nas costas, dor de cabeça etc., pro corpo em geral) e eu estou achando ele mágico, milagroso! No lugar do paracetamol, que a Dra passou, estou tomando esse por não ter sentido melhora em outra situação tomando o mesmo.
    Minha única reclamação, é que o lado direito da minha língua está dormente, como se estivesse anestesiada ainda. Não consigo fechar a boca por causa da língua.
    Isso é normal?
    Entrei em contato com a Doutora e ela disse que PODE SER por que o dente inferior estava muito próximo do nervo. E realmente, foi o mais dolorido, deu muito trabalho.
    Mas é isso Doutor, se puder tirar minha dúvida, agradeço desde já.
    Boa tarde!

    ResponderExcluir
  39. Dr. Boa tarde, acabei de arrancar o dente do siso nº 18, so que na hora que dele arrancar o dente parece que o dente quebrou e ficou uma ponta da raiz, isso é normal? Tem algum problema para mim no futuro? Devo procurar outro profissional? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando minha mãe arrancou o dente ela também pensou isso, mas depois percebeu que foi só um processo de cicatrização e não que tinha um pedaço do dente ali dentro.

      Excluir
  40. Tenho 1 siso que ele não nasceu, está só com a ponta pra fora há cerca de 2 anos, mas está empurrando a raiz do dente seguinte. Eu não posso mastigar, e está incomodando muito. Minha duvida é: Devo marca consulta para avaliar ou será que o dentista extrai na hora devido ser emergência? Grato, Fabio.

    ResponderExcluir
  41. Eu tirei os 4 dentes do siso de uma vez... E a única coisa desconfortável é a higienização que é mais complicada, principalmente, porque é difícil abrir a boca. Mas, não tive problema nenhum com dor, exceto no dia da extração. Os medicamentos receitados pelo meu dentista foram eficazes. Para se alimentar dá um pouquinho de trabalho, até porque não tem um lado que você possa mastigar.

    ResponderExcluir
  42. Respostas:

    1) Olá Tandy!
    Não tem problema. Pode fazer nas férias...

    2)Olá Jessica!
    Que bom que tudo correu bem!
    Certamente você está com um certo grau de parestesia, que é a dormência causada pela agressão ao nervo. Geralmente é transitória. Continue se reportando ao seu dentista para acompanhamento, ok?

    3)Olá ANÔNIMO 1!
    Geralmente o dente deveria sair todo, mas um pequeno pedaço da raiz fraturar é aceitável. Recomendo que faça o acompanhamento radiográfico a cada 6 meses.

    4) Olá ANÔNIMO 2!
    Não faça a extração imediatamente. Faça primeiro uma avaliação radiográfica e uma prescrição medicamentosa para que a cirurgia ocorra sem maiores problemas.

    ResponderExcluir
  43. EXTRAI OS MEUS QUATRO SISOS NO SABADO 25/05/2013 E HJ DIA 29/05 CAIU RESTO DE COMIDA NO BURACO DO DENTE EU TIREI MAIS ACHO Q TEM MAIS JA FIZ UM ENXAGUE COM AGUA MISTURADO COM AGUA OXIGENADA N° 10 AIS NAO SAI O Q FAÇO?
    DESDE JÁ OBRIGADA
    NAYARA

    ResponderExcluir
  44. Oii boa noite!
    preciso de ajuda, tirei dois dentes sisos superiores pq eles mordiam minhas bochechas quando comia ou dormia, meu dentista falou que não precisava remover tbm os de baixo, então fiz questão de ajeitar os dois dentes de cima da frente que ficaram um pouco desaliados por conta dos sisos superiores, coloquei aparelho com um tal de ferrinho chamado inteligente que alia os dentes só na parte superior. hoje faz 3 semanas estou sentindo a raiz do dente siso esquerdo da parte inferior doendo muito, e só vou ao dentista próximo mês, gostaria de saber oque devo fazer, esse dente tratei a pouco tempo, e já está até com resina, será que a cárie ficou dentro??? oque pode ser??? Obrigada

    ResponderExcluir
  45. BOA TARDE DOUTOR,TD BEM,ONTEM DIA 22/06/2013 TIREI O MEU DENTE DO SISO,QUE POR MEDO ESTAVA FUGINDO DO DENTISTA,MAS ESTAVA FAZENDO TRATAMENTO E DEIXEI PRO FINAL,MAS MESMO ASSIM O MEDO FALAVA MAIS ALTO POR OUVIR COMENTÁRIOS HORROROSOS,MAS AFINAL DEPOIS DE 1 HORA DEU TUDO CERTO GRAÇAS ADEUS,NAO É ESSE ABSURDO QUE AS PESSOAS FALAM ASSIM NAO,NO DIA CLARO DEPOIS DA ANESTESIA,SÓ JESUS DÓI MUITO MESMO,MAS TOMANDO OS MEDICAMENTOS CERTINHOS TUDO DA CERTO,ESTOU NO SEGUNDO DIA E ME SENTINDO MUITO BEM,ONTEM SANGROU MUITO,MAS HOJE NAO ESTÁ MAIS SANGRANDO NAO,ESTOU PREOCUPADA COMO DEVO FAZER HIGIENE NO LOCAL,PORQ ESTOU SENTINDO QUE TA ESTRANHO,É NORMAL,MEU MUITO OBRIGADA.....

    ResponderExcluir
  46. Respostas:

    1) Olá Rayana!
    Só examinando que poderia dar algum diagnóstico. Procure seu dentista, ok?

    2) Anônimo!
    Ok. Espero que a recuperação continue assim...

    ResponderExcluir
  47. Olá, Dr.
    Como vai?

    Tenho 19 anos, me chamo Amanda. Arranquei os 4 sisos ontem e estou parecendo o "Fofão" (risos) Meu rosto está muito inchado!

    Tenho algumas dúvidas...

    1. É normal o inchaço e quando ele passa?

    2. No primeiro dia não comi muita coisa, mais sorvete mesmo, mas desde hoje comi coisas normais sem mastigar, até porque eu não consigo abrir a boca totalmente, estou chupando os alimentos e engolindo. Corre o risco deu abrir meus pontos quando faço isso?

    3. Devo comer alimentos totalmente gelados ou em temperatura ambiente pode ser também?

    4. Sobre o repouso, preciso realmente ficar deitada o dia todo? Já estou com dores musculares...

    Aguardo respostas, desde já, agradeço!

    O seu trabalho aqui é maravilhoso, peço a Deus para que Ele te abençoe para que continue sempre assim.

    A paz esteja contigo. Abraços!

    ResponderExcluir
  48. Respostas:
    1. É normal. Depende de cada pessoa, mas normalmente passa em até 2 semanas.
    2. Não.
    3. Pode comer normalmente.
    4. Não. Pode retornar as atividades normais. Ginástica e afins espere 1 semana.

    Agradeço pelo reconhecimento!!

    ResponderExcluir
  49. puts ! eu estraí 4 dentes sis , de uma veiz só , nao to aguentando de dor, faiis duas noiites qii eu nao durmo isso é normal ?? obg: maicon

    ResponderExcluir
  50. Não. Procure o dentista que convenceu você a fazer essa sandice...

    ResponderExcluir
  51. Oi, meu dentista disse que era melhor, e menos doloroso ao em vez de arrancar o siso, tira o dente anterior a ele e deixa-lo crescer... estou na duvida.. isso pode?

    ResponderExcluir
  52. Esse seu dentista é louco! Fuja dele!!!!

    ResponderExcluir
  53. É melhor arrancar os quatros, a dor é de uma vez só.

    ResponderExcluir
  54. Parabéns Rogério, estou sentindo dores nos sisos e estava com várias dúvidas. Suas dicas me ajudaram bastante, siga em frente com esse ótimo trabalho. Muito inteligente e sincero.

    ResponderExcluir
  55. boa tarde DR ontem eu arranquei 5 dentes e levei 4 ponto como faço pra escova os dente pode passa nos pontos e posso usar pasta de dente pra escova os dentes me explica DR obrigada

    ResponderExcluir
  56. Não dá para escovar na área operada. Você deverá ir ao seu dentista para que ele prescreva um enxaguatório adequado, ok?

    ResponderExcluir
  57. Olá...vou fazer um implante no incisivo lateral,já usava uma prótese já há algum tempo,mas não estava mais parando colada,meu dentista fez uma PPR (perereca)uma prótese removivel com aparelho para endireitar o dente da frente(vou usar + ou- 6 meses),mas toda vez que vou comer tenho que tirar...como vou em muitos eventos fiquei muito nervoso,hj mesmo teve festa na escola q trabalho e fiquei só olhando o povo comer...oque faço?Tem outro tipo de provisório que posso mastigar sem tirar?Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. converse com seu dentista a respeito da prótese adesiva...

      Excluir
  58. Olá Dr, faz uma semana que extrai os 4 dentes sisos, o pós operatório foi bem tranquilo, não houve inchaço e nem senti dor, mas acho que depende muito de pessoa p pessoa. Depois que tirei os pontos achei esquisito esse "buraco" que fica, pq entra comida e tenho medo de infeccionar, pq não consigo limpar totalmente, corro esse risco? E tbm estou sentindo uma dorzinha leve na mandíbula, tudo isso é normal?!
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  59. Infecção no pós operatório é uma possibilidade real! Por isso, procure realizar uma excelente higiene bucal e tomar os medicamentos prescritos. As dores são normais...

    ResponderExcluir
  60. Marco,
    Dr.Bom Dia tenho 30 anos e estou com um siso inferior esquerdo atravessado e meio incluso. Somente este dente está me incomodando. Posso extrair os dois inferiores e manter os superiores? ou somente este que está me incomodando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode extrair só o que está incomodando você...

      Excluir
  61. Olá Dr.

    Se eu arrancar somente um siso (superior direito), há risco de meus dentes sairem da posição, ou seja entortarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Há indicação de extração dos seus sisos? Se não, não faça nada, ok?

      Excluir
  62. suas dicas me ajudaram bastante,obrigado...

    ResponderExcluir
  63. Extrai os dentes inferiores (esquerdo e direito) do siso pois eles estavam muito cariados e deixei para extrair os outros 2 superiores. Fui informado que os superiores (embora estejam sem cárie) deverão serem extraídos pois como eles nao tem mais os de apoios ( que eram os seus inferiores) eles poderão crescer.

    Entao as perguntas são: isso realmente é verdade? Favor explicar melhor e quanto tempo eu posso esperar, em média, para extraor os superiores?Extrai os dentes inferiores (esquerdo e direito) do siso pois eles estavam muito cariados e deixei para extrair os outros 2 superiores. Fui informado que os superiores (embora estejam sem cárie) deverão serem extraídos pois como eles nao tem mais os de apoios ( que eram os seus inferiores) eles poderão crescer.

    Entao as perguntas são: isso realmente é verdade? Favor explicar melhor e quanto tempo eu posso esperar, em média, para extrair os superiores que faltam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Faça a extração o mais breve possível, pois o mecanismo de erupção passiva varia de pessoa para pessoa.

      Excluir
  64. Faltou acrescentar uma coisa nessa lista.
    Eu andei mastigando pra caramba as minhas bochechas em ambos os lados!

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde! Obrigada desde já pelas dicas do site! Eu tenho fobia e muito medo de tudo o que tenho a ver com a boca... tenho 3 dentes do siso inclusos e 1 semi-incluso e problemas na ATM. Tenho recomendação para os tirar. Mas tenho PAVOR que durante a extracção faça luxação da mandibula... Não consigo estar com a boca muito aberta nem aguento abri-la por muito tempo... tenho medo de ficar com lesões na articulação por causa da extracção... Os dentes nunca me doeram... Mas falam-me dos riscos se não os tirar (possibilidade de prejudicar dentes vizinhos, possibilidade de quistos, possibilidade de prejudicar mais a ATM ) que fico sem saber o que fazer, já para não falar da minha enorme ansiedade a tudo o que diz respeito a dentistas/maxilo facial... Este assunto com todos os pros e contras atormenta-me há mais de um ano... Que faço? Obrigada pela atenção! (Rita 30 anos)

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...