quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ter dente preto já foi moda...


Parece brincadeira, mas ter dentes pretos, estragados já foi moda! Onde isso ocorreu?
A moda aconteceu durante o reinado da dinastia da família Tudor ocorrida na Grã Bretanha nos anos de 1485 a 1603.
Nesta época começou a ser conhecida uma iguaria que dava um sabor gostoso a determinados alimentos e essa iguaria era o açúcar. Alimento barato e corriqueiro em nossas mesas, o açúcar naquela época era raro, pois o cultivo da cana era em regiões tropicais, como no Brasil e nas Antilhas (América Central). O açúcar era monopólio de Portugal e era vendido muito caro. Como a demanda européia era alta, logo, logo o açúcar importado não era suficiente e os preços subiram absurdamente, chegando a uma época em que o açúcar tinha seu peso equiparado ao ouro. 
Nessa época os Tudor primavam pelos banquetes com os mais variados doces e pagavam uma fortuna por isso. Por sua vez a plebe não tinha acesso ao açúcar.
Ter uma mesa repleta dos mais variados tipos de doces era sinal de status e toda a nobreza correu para essa tendência.
Todavia, não existia ainda o conhecimento da cárie, mas ela já existia. Consequentemente, em pouco tempo a nobreza e a realeza estavam com os dentes estragados e enegrecidos pela atividade cariogênica das bactérias. Eram sorrisos horríveis, quando vemos da ótica da nossa época.
Entretanto, a nobreza e a realeza não viam dessa forma e passaram a ditar que quem possuísse dentes pretos é que estava na moda. Se a plebe tivesse dentes pretos seriam parecidos com os ricos.
Então a plebe passou a escurecer os dentes com fuligem para ficarem "na moda"... 




0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...