quarta-feira, 11 de abril de 2012


Foi esta pergunta que um leitor fez nesta semana. Não deveria haver este tipo de vergonha ou receio de ir ao dentista, até porque é o dentista que cuida do bem estar da boca!
Contudo, é isso mesmo que acontece. E quais são os motivos?

1) Timidez
Digo que, depois dos órgãos genitais, o que temos de mais íntimo é a boca. Repare só: Você deixa outras pessoas tocar seu braço, sua mão ou até mesmo a barriga, mas alguém toca na sua boca? A gente tem o reflexo de afastar-se do toque, pois, apesar de visível, a boca reveste-se de uma tremenda intimidade. Daí o significado de intimidade quando duas pessoas se beijam na boca

2) Trauma
Algumas pessoas conhecem histórias de pessoas que sofreram durante um tratamento dentário ou ele mesma foi vítima deste infortúnio. O trauma gerado faz com que a pessoa fique afastada de um consultório dentário, porque a simples menção do nome dentista gera um medo incontrolável.

3) Estado de saúde bucal ruim
Devido a problemas diversos a saúde bucal da pessoa ficou numa situação deplorável e isto torna-se um obstáculo para ir ao dentista, devido ao medo de sentir dor, do custo do tratamento, da vergonha em ser reprendida, etc.

De qualquer forma, esses medos e receios têm que ser vencidos! O ditado "A saúde começa pela boca" é uma verdade contundente. Queres ter uma vida saudável? Tenha um sorriso saudável! 
Muitas doenças do aparelho digestivo, autoestima baixa, problemas de relacionamento interpessoal e outras doenças são causadas por uma boca doente.
Será que vale a pena sofrer tudo isso por causa de uma simples vergonha ou receio? Claro que não!

3 comentários:

  1. Doutor gostaria que me tirasse uma dúvida que está me incomodando muito. Tirei o siso inferior esquerdo( só tinha esse) e uma semana depois tirei os pontos. 15 dias após a retirada dos pontos surgiu do buraco( que vi em outro tópico do senhor que é natural)uma pequena ponta de linha preta. Como ja tinha ido retirar os pontos achei que esse havia sido esquecido e então retirei com uma pinça, após isso o inchaço voltou.
    Fui ao meu dentista que suspeitava de Alveolite porém como não havia secreção ou dor aguda ele optou por não reabrir a cicatrização e mandou eu enxaguar com periodixin, suspeitando que a retirada do ponto tenha causado uma leve irritação no tecido e não havendo melhora voltar pra abrir a cicatrização. Enfim, continuo sem dor porém o inchaço continua presente ( inchado a 4 dias e usando periodixin a 2 dias). O senhor saberia me dizer o que é que está acontecendo? Recomenda que eu adiante essa reabertura da operação para fazer a tal limpeza?

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Com certeza a reabertura e curetagem são indicações neste caso, ok?

    ResponderExcluir
  3. Dr preciso ir o mais rapido a um dentista so que meus dentes estao horriveis entao fiico com vergonha de mostrar minha boca o q eu fasso devo ter essa vergonha?? Ajuda aii

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...