quinta-feira, 1 de março de 2012

Exodontia do Siso + Comunicação buco sinusal


Dúvida da leitora:


Olá Dr parabéns pela iniciativa!

Extraí o ciso superior direito no dia 26/01/2012, na ocasião não senti nenhuma dor, após usar uma espécie de afastador o médico me dizia: tá soltinho seu dente já vou tirar, vai ser rápido, mas o dente não saía, até que ele resolveu usar um bisturi e tirou o dente, pedi pra ver e ele não deixou. Fui para casa mordendo uma gase e ele apenas me receitou dorflex, perguntei por antiinflamatórios ou antibióticos e ~le disse que não precisava. Na segunda noite enquanto dormia senti sair um líquido da narina direita, ou seja do mesmo lado do dente retirado, levantei corri para o banheiro e assoei o nariz saiu então uma água com sangue, daí passei a perceber uma secreção amarelada saindo pelo meu nariz quando eu colocava rinosoro para desentunpir, ao acordar principalmente ao sugar a secreção domnariz pela boca saia uma secreção amarelada que euaccredito ser pus, procurei uma dentista no mesmo consultório, pq o médico que retirou o meu dente só estaria na proxima semana, ela me receitou amoxicilian e periogard e disse que o dente estava infeccionado e que a secreção do nariz era porque tinha perfurado o seio da face e que isso era normal e que ocorria às vezes. Na quinta 02/02 qd fui tirar os pontos com o médico que fez a extração ele diss que não poderia tirar os pontos por causa da infecção e trocou a amoxilina por clavulin amoxilina +clavulonato , segundo ele iria ajudar na inflamação dos seios da face e que se isso não ocorresse teria que passar por outra cirurgia. Agora quase não sinto dor, apenas uma sensação de pressão nos seios da face e não consigo sugar a narian direita que sinto furar até a região do dente e o mais esquisito é que se eu tampar as duas narinas e soprar o ar para dentro o ar sai pelo buraco do dente e quando bochecho com periogardo snto o líquido entrando , o mesmo acontece com água ou qualquer líquido sinto entrar pelo buraco do dente, o dentista falou que o local da extração está ótimo o problema é a infecção do seio da face. O que o senhor acha doutor?
Resposta:

Olá! como você já mesma diagnosticou, está com uma comunicação bucosinusal causada pela extração do siso. É raro acontecer, mas é uma das complicações deste tipo de cirurgia. Para resolver este problemas você deverá procurar um cirurgião bucomaxilofacial para realizar o fechamento desta comunicação. Caso contrário, terá repetidas infecções no seio maxilar, além do desagradável mau cheio devido ao acúmulo de restos alimentares no seio maxilar.

Leitora pergunta mais uma vez:

Drº como ocorre o fechamento dessa comunicação? é dolorido?, é feito algum enxerto? é um procedimento invasivo? e a recuperação é lenta? Esqueci de mencionar no e-mail anterior que tenho lupus isso é um agravante não é?


Resposta:

Primeiramente teremos que combater a infecção. Uma vez a região ter atingido a normalidade, iremos fazer o fechamento que receberá enxerto ósseo ou somente de gengiva, dependendo do caso.
O procedimento é invasivo e a recuperação é lenta devido a recidiva causada por problemas alérgicos. O lúpus pode agravar devido a ser uma doença autoimune e reações alérgicas serem mais frequentes nestes casos.

Veja um exemplo deste tipo de cirurgia:


88 comentários:

  1. extrai umdente e deu todos esses problemas e o mais complicado e que desmaiei com muita palpitacao e ate urinei oque pode ser

    ResponderExcluir
  2. No português popular isto chama-se cagaço!

    ResponderExcluir
  3. De Paulo.

    Boa noite Doutor!

    Extrai o meu siso superior esquerdo hoje e, ao que parece, estou com esta "ligação", pois o ar parece escapar pela boca as vezes.
    Conversei com o dentista e ele disse que já havia detectado e que está dentro do previsto. Disse que se eu tomar alguns cuidados como não forçar, não tomar nada de canudo e não espirrar com a boca fechada, o "buraco" vai fechar sozinho com a cicatrização. A dúvida é em quanto tempo esta comunicação vai fechar, quero dizer, em quantos dias eu ainda vou sentir o ar saindo pela boca???

    Grato

    ResponderExcluir
  4. Pela internet é impossível prever isto!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!Estou fazendo tratamento de canal a uns 3 meses.Na segunda semana quando foi fechar meu rosto inchou e ele me disse que tinha infeccionado,dai a cada semana vou la e ele coloca remedio(hidroxido de calcio,um que tem cheiro de creolin)mas meu dente continua doendo,toda vez tira uma radiografia mas não aponta nada(dente rachado,floxo,gengiva com outa coloração)agora me mandou tomar clavulin,sera que é uma infecção ou o dentista fez algum mal prossedimento?
    Grato

    ResponderExcluir
  6. Fica difícil dar uma opinião sem examinar. Procure um especialista em tratamento de canal, ok?

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr!

    As minhas presas, estão com a raiz exposta tanto a parte superior como a inferior, o que fazer ? Isso já ocorre a alguns anos, a gengiva pode voltar ao normal? Qual a especialidade devo procurar?

    ResponderExcluir
  8. Não vai voltar ao normal. Procure um dentista especialista em periodontia

    ResponderExcluir
  9. dr tudo bem eu estou com mesmo problema da pessoa do post ,parece até meu caso sai pus e sangue mais pela manha essas infecçoes uma vez curadas elas podem voltar?elas nos colocam em risco de vida???e a ultima pergunta isso é natural ou erro médico desde ja agradeço to meio que desesperado com a situção obrigado

    ResponderExcluir
  10. Dr., boa tarde.
    Fiz a extração de meu siso superior, mas o mesmo "caiu" no seio nasal. Estou com a comunicação acima descrita e estou tomando o máximo cuidado que posso. Hoje, acordei com um mal cheiro muito forte e parecia que pelo buraco da comunicação estava saindo uma secreção. Parece que tal secreção passou para as vias nasais, pois o cheiro é constante (mesmo com higienização) e o mesmo aumenta quando eu abaixo a cabeça. Pergunta: será que está infeccionado? Estou sentindo um leve incômodo na região, que não era sentido antes.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Seu caso é grave. Procure um dentista cirurgião bucomaxilofacial com urgência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vei tu é medico?
      fica so postando merda!

      Excluir
    2. Old, yes I am. And you're a big poop!

      Excluir
  12. boa noite, doutor Rogerio,
    Meu nome é thiago e extrai os 4 sisos.Tomei antibiotico por uma semana com Tylex e nao senti quase que nenhuma dor.
    No setimo dia, retirei os pontos.Acontece que, na primeira semana apos a retirada dos dentes, comecei a sentir a sensaçao de que os dentes estao se movimentado-na parte de baixo- e começou a doer bem(apesar da dor ser suportavel).
    Essa sensaçao dos dentes estarem se movimentando é normal(na parte de baixo)?tambem sinto um incomodo quando a arcada superior encontra com a inferior.
    Vou consultar o dentista que extraiu os dentes semana que vem e agradeço desde ja se o senhor puder tirar essas duvidas...

    ResponderExcluir
  13. Olá Thiago!
    Essas dores são normais. Chamo elas de "dores da cicatrização.
    Todavia, converse com seu dentista a respeito, ok?

    ResponderExcluir
  14. Doutor extrai meu siso superior direito, qnd encho a boca de agua e tampo minhas vias aereas e forço a respiração faz bolhas dentro da boca. pelo que estou lendo acho q é alguma coisa de comunicação buco... Queria saber se esse ar em todos os casos so com cirurgia ou eu devo esperar a cicatrização?? Retirei o dente ontem, o que vc acha??? Todo esse buraco so fecha com cirurgia ou devo esperar cicatrizar visto que extraí ontem???

    ResponderExcluir
  15. Olá Pedro!
    é complicado o seu caso.
    Recomendo que retorne ao seu dentista para uma melhor avaliação, pois há uma comunicação no seu caso e ela precisa ser fechada, ok?

    ResponderExcluir
  16. Oi doutor Rogerio. Eu fui ao médico ele leu no meu prontuário e disse que ocorreu uma pequena abertura na comunicação por conta da raiz do dente superior. Ele me passou as orientações de espirrar tossir e etc para uma boa cicatrização. Me disse para eu não ficar preocupado,pois no meu caso cicatrizara sozinha e fechando. Em um outro blog teve uma médica que me AFIRMOU que só se fecha cirurgicamente. Fiquei preocupado,mas graças a deus o "buraco" está se fechando hj.

    Na opinião do senhor, toda comunicação só é fechada com cirurgia?? Ou depende de cada caso??

    Ps: A minha comunicação não está igual ao do vídeo acima não.... É uma fendinha aberta que a gengiva esta se juntando com os pontos e consequentemente fechando...

    ResponderExcluir
  17. Dependendo da extensão da fenestração ela pode se fechar espontaneamente...

    ResponderExcluir
  18. doutor rogério meu siso está parcialmente encoberto pela gengiva nunca aconteceu e agora está doendo muito estou tomando diclofenaco e dipirona o que devo faser? quando tomo o remedio depois de meia hora vai melhorando mais depois vem pior ainda!

    ResponderExcluir
  19. procure um dentista para extrair o siso.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia doutor Rogério,no dia 25/08/12 fiz a extração do ciso superior e inferior direito, que estava incluso mas ao tentar extrair o inferior o dentista disse que houve sangramento e como na radiografia viu que passava canais e o sangramento não estancava, colocou uma massa para parar o sangramento e não continuou a cirurgia ficando assim um pedaço do dente. Ao voltar no consultório ele me disse que atingiu uma artéria/veia e que achou melhor não continuar, fiz uma tomografia a qual mostra que essa artéria foi atingida, estou com receio e medo pois ele me disse que devo retirar o pedaço que ficou, sinto dores,além de parestesia é normal? Corro risco de novo sangramento? Sinto fincadas no ouvido é normal? O que me aconselha? Devo fazer a cirurgia mais rápido?

    ResponderExcluir
  21. Recomendo que procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial para melhor avaliação, ok?

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Dr, por favor me ajude minha filha foi extrair um dente do siso que ainda estava incluso o 28, o cirurgião dentista apos varias tentativas não conseguiu e acabou, que este dente foi para dentro da cavidade do seio maxilar, ja fazem 15 dias, ela esta com odor fétido na boca esta em uso de clavulin, não tem tido febre qual o risco que ela corre, quanto tempo ela pode aguardar ate retirarem este dente, acho que estão demorando muito...o que nos aconselha?

    ResponderExcluir
  23. Procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial para tratamento imediato!

    ResponderExcluir
  24. Dr. Rogério,

    Meu caso é parecido com o de um amigo que comentou acima sendo que apos a retirada do siso uma fenda apareceu entre o dente e a gengiva, sendo que liquidos penetram neste espaço ocasionando em dores na face do rosto. Faz 1 semana que fiz a cirurgia da retirada do siso. O dentista disse que essa fenda se fechará com o tempo e receitou um antiflamatorio 300mg para combater a sinusite. gostaria de saber se ainda existe a possibilidade de fechar essa fenda mesmo passando 1 semana. E gostaria tambem de saber quanto tempo em media isso pode demorar.

    att,
    Bruno Oliveira.

    ResponderExcluir
  25. Tenho que tirar os meus aff no caso os 4 pois o da parte de baixo esta só os pedacinhos e cada um com uma raiz mas na boa depois de todos os cometarios só almentei meu Medo kkk.E Parabéns Dr pela iniciativa Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Olá Bruno.
    É bem provável que demore mais de uma semana para cicatrizar. Uma cicatrização normal geralmente leva 40 dias. Com perda óssea isso pode demorar muito mais, e ainda mais: Talvez seja necessária outra intervenção para enxerto ósseo...

    ResponderExcluir
  27. doutor estou com os mesmos sintomas do pedro ... só que quando falo doi o buraco do dente extrai ele antes de ontem! estou com muito medo por favor me ajude. quando asoo o nariz doi.

    ResponderExcluir
  28. Procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofaxial...

    ResponderExcluir
  29. Ola, DR!
    Extraí um molar direito que saiu com um pedaço do osso, e ficou passando ar para o nariz. Agora, treze dias depois, já está quase fechado o buraco, mas quando eu enxáguo o local (sem bochecho) ainda passa alguama coisa de líquido para o nariz. Então minha pergunta: É possível que o buraco feche totalmente sem intervenção cirurgica e sem necessidade de algum enxerto? E se for feito cirurgia, é possível que não haja necessidade de enxerto ósseo?


    Obs.: Não tem nenhma infecção ou inflamação no local da extração.

    Obrigado, Doutor!

    ResponderExcluir
  30. Oi entao a minha dívida é q o meu rosto estava inchado , fui ao dentista e ela falou q era porque eu tenho q fazer um canal , e dai ela me deu duas anestesia depois ela vez uma drenagem e colocou ponto , e tem um pedaço de pano , é a primeira vez que eu coloco ponto e nao sei se isso é normal ? E tbem nao sei quanto tempo dura a anestesia ?

    ResponderExcluir
  31. Dr fiz um exerto osseo simultaneo com implante pq o dentista disse que na hora viu dava pra fazer, só cheiro ta ruim no local é normal esse mal cheiro??? fazem uma semana... agradecida dessde ja...

    ResponderExcluir
  32. Ola
    Doutor, meu caso é o seguinte:
    Dia 16 de novembro fiz a extração do siso superior e inferior e até o terceiro dia após a extração estava tudo normal de acordo com as outras duas extrações q eu ja havia feito. Acontece q no terceiro dia apois a extração, acordei de madrugada com agua gotejando do meu nariz, saia muita agua. Dia seguinte fui no dentista, relatei o que estava acontecendo, ele trocou a Amoxicilina por Cefadroxila e continuei com o Nimesulide tb. Um dia depois comecei a sentir fortes dores na gengiva, perto do olho, no nariz e perto do ouvido, tudo isso so ao lado do rosto onde foi feita a cirurgia. O estranho é que a dor tinha hora pra chegar, começava a latejar por volta as 16hrs e as 17hrs ja estava insuportavel a ponto de me fazer tomar 2 paracetamol de uma vez so e mtas gotas de dipirona, so assim passava, mas no dia seguinte ela voltava. Ha 3 dias essa dor tem diminuido consideravelmente, porem toda vez q eu me deito ou sinto uma secreção saindo do nariz pra garganta, e essa secreção tem um cheiro insuportavel! Não é cheiro de algo podre, porem é horrivel. Todos esses dias eu tive acompanhamento do dentista, inclusive ele pediu radiografia pra ver se houve alguma comunicação, porem ao examinar a radiografia ele disse que esta td ok, que nao estou com nenhuma comunicação, se eu tive ela ja fechou, e que talvez tenha ficado um pedacinho de osso pra tras, e quando ele apontar é so extrair. Estou assustada com essa secreção que sai do nariz pq o cheiro é muito forte.
    Sei que é complicado vc me passar um diagnostico sem me examinar, mas pela sua experiencia, o que acha que poderia ser?
    Agradeço desde ja!
    Amanda

    ResponderExcluir
  33. Respostas:

    Anônimo 1 - É complicado prever. Talvez possa fechar espontaneamente ou ser necessário fazer enxerto...

    Anônimo 2 - Não tenho como responder. Converse com seu dentista.

    Anônimo 3 - Cheiro ruim é preocupante. Você está tomando algum medicamento? Converse com seu dentista.

    Amanda - Realmente é complicado falar alguma coisa, mas você pode ter tido uma crise de sinusite simultânea à extração. Como também p-ode estar com uma comunicação bucosinusal. Procure um otorrino para avaliação do problema no seio maxilar, ok?

    ResponderExcluir
  34. Oi doutor boa noite, comecei um tratamento de canal, agora quando aspiro para limpar a narina, sai sangue da mesma narina do lado em q comecei o tratamento, esto nervosa e preucupada com medo disso virar uma coisa mais grave, minha dentista disse que é normal pq ela deu uma perfuradinha na cavidade do seio maxilar por falta de osso.
    Por favor doutor me diga o que o senhor axa, ja faz 2 dias q isso ta acontecendo!
    ficaria muito grata se tivesse a opinião do senhor, obrigada
    adiana.

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Realmente o procedimento foi bastante invasivo. Se a colega não conseguir resolver o problema nos próximos dias, procure um endodontista.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia!
    Druma pergunta, há cerca de um mês fiz a colocação de dois enxertos dentários, tomei as medicações necessárias, posteriormente, duas semanas atrás, houve inchaço grande, hoje já nã existe esse inchaço, mas estou sentindo que às vezes, sai pelo nariz e boca, principalemte na respiração mais ofegante um cheiro muito desagradável.
    O que será que está ocorrendo?

    ResponderExcluir
  37. Quarta feira irei arrancar meus dentes de siso, e queria saber se esse problema e comum ou muito dificilmente acontece, o que devo fazer pra evitar isso ou o problema e com o dentista?

    ResponderExcluir
  38. Olá Dr! Retirei o dente siso esquerdo inferior faz 7 dias, porém o inchaço está muito grande e endurecido ainda, na regiao da face esquerda e na mandibula inteira. Foi uma extraçao complicada e demorada (mais de 2 horas). Acontece que estou tomando ha 3 dias clavulin (de 8 em 8 horas) e nao vejo melhora!! Tenho dores agonizantes e de vez em quando sai um liquido amarelo escuro.. Nao sei o que é... Estou muito preocupada com o inchaço endurecido também. Se continuar com a medicaçao e os cuidados básicos de higiene, irá melhorar? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  39. Respostas:

    1) Olá Anônimo 1!
    Está havendo uma comunicação buco sinusal. Converse com seu dentista...

    2) Olá anônimo 2!
    Para evitar é procurar um dentista competente e seguir as recomendações que ele prescrever...

    3) Olá Juliana!
    Seu caso é complicado, pois existe uma infecção. Procure seu dentista para maiores orientações, ok?

    ResponderExcluir
  40. Olá, boa tarde, estou finalizando um tratamento de canal e hoje qdo voltei da dentista, ao abaixar a cabeça, um líquido claro saiu da minha narina direita ( o mesmo lado do dente que está sendo tratado ) após algumas horas, novamente saiu, mas desta vez um pouco amarelado... o líquido tem o cheiro do remédio que a dentista aplica para "limpar" o canal( não sei o termo certo. Estou assustada, isso é normal?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    claro que não!
    converse com seu dentista, pois essa comunicação buco sinusal não pode ficar assim...

    ResponderExcluir
  42. Olá, bom dia!
    Estou vendo os comentários do blog e suas respostas dando auxílio as pessoas. Estava com dúvida sobre se era normal o que está acontecendo com minha mãe, fuo procurar na internet e adorei o blog! Muita informação interessante e útil! Pelos comentários vi que é realmente uma comunicação buco sinusal devido ao trata mente do canal. Vamos procurar o médico. Desde já, parabenizo pelo belo trabalho, que não deixa de ser social e de utilidade pública.

    ResponderExcluir
  43. Olá Dr.
    Eu estava p/ fazer canal no penúltimo dente superior esquerdo, prolonguei para fazer o tratamento e com isso meu dente quebrou, ou seja, ficaram as raízes e a gengiva aberta. Com isso entrava restos de comida na gengiva aberta, eu fazia bochechos e etc. Com o tempo a gengiva foi fechando. Não fechou totalmente, então continuou entrando restos, mesmo que minímos de comida. Fiz a extração de três raízes e desde então nesse local o cheiro está extremamente desagradavél, muito forte, cheiro de algo estragado ao nível extremo. Fui a um pronto socorro expliquei a situação, a dentista me passou periogard c/ álcool(de manhã e a noite) intercalando com água oxigenada 10 vol.(a tarde). Tenho feito a assepsia direitinho. O odor não vai embora, diminui. Duas horas +/- depois da escovação esse cheiro começa a ficar forte novamente. O que faço? O que pode ser? Grata desde já!

    ResponderExcluir
  44. Procure um dentista e faça um exame radiográfico da região. Ainda tem coisa lá dentro...

    ResponderExcluir
  45. Dr. Rogério, fiz um tratamento com periogard(com álcool) durante 5 dias(2x ao dia - manhã/noite) e perdi totalmente o paladar no caso, sinto gosto de todo o tipo de comida mas aquele gostinho da comida que fica na boca não consigo sentir de maneira nenhuma, nem mesmo quando como alguma preparação com bastante alho que normalmente fica empregnado na boca! já parei o tratamento com periogard faz 2 semanas! isso é normal?

    ResponderExcluir
  46. Olá!
    Não é normal. Procure o dentista que recomendou o tratamento para um exame mais minucioso do seu caso, ok?

    ResponderExcluir
  47. Olá doutor. Fiz uma cirurgia de extração dos sisos superior e inferior do lado direito há 10 dias. Já retirei os pontos e reclamei de uma leve dor no nariz. O dentista me disse que é normal. Agora após a retirada dos pontos essa dor que desce pelo nariz aumentou, ocorre principalmente quando deito. O que devo fazer? Quando bochecho também sinto dor no local da extração. Fiz minha cirurgia com um cirurgião buco maxilar.

    ResponderExcluir
  48. Olá!
    Esses sintomas são normais no pós operatório de siso. Continue se reportando ao dentista que o atendeu para o devido acompanhamento, ok?

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde !

    Gostaria de uma orientação pois, extrair meu dente Siso esquerdo inferior na quinta feira passada dia 31/07, e estou percebendo que está saindo uma secreção do buraco que estava o dente. Pois a não fechou e cicatrizou, somenteficou um buraco, e saindo uma certa secreção paracido com Pus e uma secreção muito fétida.

    Por favor me Ajuda!! O que pode ser isto?

    Obs.: estou tomando Nimesulida 100 mg, receitado pelo dentista.

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter havido uma comunicação bucosinusal, ou seja, foi feita uma comunicação da boca com o seio maxilar. Isso é corrigido com cirurgia.
      Converse com seu dentista a respeito.

      Excluir
  50. Dr. me ajude, tirei um siso do lado direito inferior. só q apos 10 dias tirei os pontos e ficou um buraco enorme. cada vez q eu to enxaguando sai pedaços de comida. isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal. A cicatrização é de dentro para fora...

      Excluir
  51. Doutor, eu tenho um prê molar q estava aberto e já se quebrou todo. Só q agora o boraco se fechou. Tem como extrair a raiz agora? E não sinto dor nenhuma.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Dr. Rogério, há uma semana extrair o segundo molar inferior, no dia seguinte notei que um pedaço de dente que incomodava, retornei ao meu dentista, onde o mesmo extraiu o pedaço, após dois dias notei uma parte branca no local onde o molar foi extraído, retornei ao dentista onde ele informou que tratavas-se do osso do maxilar, ele apenas receitou ante-inflamatório, isso é normal ou devo procurar outro profissional.
    Obs: A parte branca ainda esta exposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve procurar outro profissional. Esse parece estar perdido...

      Excluir
  53. Boa tarde Doutor.
    Fiz a extração a 9 dias do siso inferior esquerdo. A extração não teve êxito total, ficou um pedaço da raíz. Hoje fiz a extração dos outros dois superiores, um saiu perfeito, logo o outro ficou um pequeno pedaço da raiz, menor que outro dente.
    Minha dúvida é, tenho risco em deixar estes pequenos pedaços? Qual procedimento deveremos adotar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal seria remover, Mas se seu dentista diz que não tem problema, peça a ele para fazer um acompanhamento semestral...

      Excluir
  54. Boa tarde, drº! Meu namorado extraiu os 4 sisos de uma só vez. No terceiro dia após as extrações, ele reclamou de um incômodo entre a região do dente superior esquerdo ora extraído e a região do nariz, quando está falando. Não há nenhuma excreção de líquidos ou pus pelo nariz, apenas essa dor na região entre o dente e o nariz ao falar. Procuramos o cirurgião e ele disse não acreditar se tratar de comunicação buco-sinusal pois não está havendo excreções pelo nariz. Desde a crurgia de extração ele estava tomando Sigma-Clav e Decadron e Tylex em caso de dor (erramos duas vezes o horário do sigma-clav e decadron - um dia 3h depois do horario correto e outro dia 5 horas antes do indicado.. gostaria de saber também se isso o prejudicou). O dentista receitou um outro anti-inflamatório apenas no caso de a dor aumentar.
    Drº, qual a sua análise do caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma, pois não posso examinar. Continue e seguir as orientações do seu dentista!

      Excluir
  55. Fiz uma cirurgia de siso incluso superior do lado direito.
    O dentista na hora perguntou se eu tinha problema de sinusite pq ele disse que perfurou a membrana e vazou secreção do nariz para o "buraco "
    Ele passou antibiótico amoxilina mais cla..
    e ibutrofeno.
    Quanto eu escarro sai sangue do meu nariz
    tô com medo me ajuda é mto grave?

    ResponderExcluir
  56. Fiz a extração do dente do siso que estava incluso e dentista quebrou um pedaço que ficou la dentro,passados alguns meses o buraco continua e há 1 mes apareceu um inflamação na ponta do nariz, o sangramento dentro,pode ter algo a ver,foi bem traumatica a extração.

    ResponderExcluir
  57. Olá retirei 5 dentes sendo os quatros sisos e um ki quebrou quando o siso nasceu uma semana depois da cirurgia começou a sair pus na minha narina esquerda e esse msm lado da minha boca tá inchado voltei ao dentista ki fez a cirurgia mais ele tinha viajado e a assistente dele me falou ki e normal isso pois inflamou e me passou uns antibióticos pra tomar queria saber se tem algo ki posso fazer ou tomar pra parar de sair esse pus pois tem um mal cheiro enorme e não tô aguentando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte no dentista que este problema não se resolve facilmente...

      Excluir
  58. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  59. Dr extrai meu dente do ciso ter a feira dia 22/11 faz 3 dias e sinto um secreção saindo pelo buraquinho do ciso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. fiz uma cirurgia para enxerto ósseo e uma extração do meu dente imediatamente anterior ao meu siso superior para um posterior implante. Esse era uma coroa antiga que servia de ponte com dois dentes antes deste para tampar uma falha ao meio dos dois. Sendo assim, há duas semanas, dia 30\11\2016 foi realizado o procedimento de enxerto na falha e a extração do dente anterior ao siso superior. Acontece que antes desse procedimento, o Dentista ao avaliar o raio-X panorâmico havia me dito que na falha entre a coroa havia muito pouco osso e que ele só iria realizar mesmo a extração e o enxerto, pois não havia osso suficiente para fixar o pino do implante. Entretanto, no dia da cirurgia, ao realizar a extração e abrir a falha ele disse que a minha estrutura óssea estava boa e que, portanto, iria optar por fazer o implante juntamente com o enxerto. No entanto, ao tentar com uma espécie de mine furadeira (não sei o nome da ferramenta) fazer o furo para fixar o pino, senti essa broca entrar de uma vez no meu osso, parecendo que estava furando algo e depois encontrou algo oco. Ele fez esse procedimento por duas vezes aí disse que não iria dar para fazer de uma vez o implante e que teria que ser numa outra etapa mesmo. Daí ele fez o enxerto ósseo suturando somente a região da falha e deixando a extração aberta. Receitou-me Amoxicilina 500mg, ibuprofeno em gotas 100mg e um listerine sem álcool para fazer a higienização. E pediu que eu voltasse após uma semana pra retirar os pontos. Meu rosto inchou um pouco a partir do terceiro dia, ficou descendo um líquido ruim pelo buraco e algumas vezes quando iria passar um pouco de água no local saiu pelo um lado do nariz. Nos dias da retirada dos pontos, ele me disse que aonde foi retirado o dente estava muito feio e que ainda não era uma inflamação, mas receitou-me por mais uma semana tomar uma caixa de amoxicilina 500 mg. Dr. Ontem, dia 13-12-2016 a minha boca no local da extração começou a latejar que alivia a dor por um período ao tomar o ibuprofeno, mas depois volta. Também inchou novamente o meu rosto e tá mais inchado do que quando fiz a cirurgia, além de esta saindo um líquido muito ruim e fedido pelo buraco do dente. Notei também que estou com uma secreção amarelada saindo pela garganta e pelo nariz. Mais no período que eu acordo. Pergunto, será que ele furou o meu osso até a região do seio maxilar ao tentar fura-lo para fixar o pino do implante? Dr. o dentista que fez esse procedimento, havia me dito que seria muito simples e acontece que ele entrou de férias e não consigo localiza-lo, pois o telefone celular que me passou só está dando desligado. Dr. o que devo fazer, pois me parece que estou com alguma inflamação, pois lateja muito, além do líquido horrível que desce deixando-me um mau halito. O antibiótico – amoxicilina - termina hoje dia 14\12\2016, o que preciso fazer Doutor. Por gentileza, ajuda-me a resolver essa situação. Gostaria de saber se foi falta de profissionalismo também do dentista por não deixar-me nenhum suporte por ele está entrando de férias.

      Excluir
    2. Você está com uma comunicação buco-sinusal. Procure seu dentista para resolver...

      Excluir
  60. Dt.boa noite! Preciso tirar uma dúvida com a vossa essência si possível, eu estraie um dente superior a um bom tempo, e ele teve comunicação com o seio maxilar, passei mais ou menos um mês para fazer a sirujia, tomei muito antibióticos para cura a secreção e fiz a sirujia, grassado a Deus tou bem, sinto raramente um peso no nariz do lado dá sirujia é uma sensibilidade no local da sirujia. Mas o que min prejudicar e o mal alito. É eu sinto que vem do meu nariz. Eu lavo bastante com soro noma seringa de 20 e com um pouco de água morna e sal, mas persiste o mal alito. Será uma sinusite? Tem cura ou vou ficar assim? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Procure um médico otorrinolaringologista para examinar seu caso...

      Excluir
  61. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  63. Dr. Estou fazendo tratamento de canal do 27, a dentista limpou e fez os procedimentos e fechou. Marcou pra voltar dia 09/02.
    Tenho sentido dolorido e uma secreção amarelada mal cheirosa saindo dá manhã boca quando aspiro o nariz.
    Tomei naproxeno 500, por 3 dias, quando parei deu isso.
    O que poderia ser Dr.?
    Acha que devo voltar com o antinflamatorio?
    O dente não foi, só sinto levemente dolorido.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure seu dentista o mais breve possível para novo exame. Procure também um médico otorrinolaringologista.

      Excluir
  64. Boa noite fiz a tirada do siso e de mais um dente, e no outro dia estava com esses mesmos sintomas descritos acima fez um mês agora em fevereiro e o cheiro continua tô sendo acompanhado por dentista ele está esperando o burraco fechar, já tomei cefalexina e to usando periogard, sinto dor no começo do nariz até o queixo quando pego sou. Já não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  65. BOa Noite.
    Na sexta feira dia 17.02 extrai um pre molar (que ja estava meio mole) pois sofri muitos anos com periodontite e retração gengival , causa da perda de vários dentes.
    Como já havia perdido o dente vizinho, o dentista me disse que teria que fazer o seguinte:
    Retirar o dente
    Fazer um implante ósseo para , depois de absorvido, fazer um implante dentário.
    Ja fiz muitos trabalhos com o profissional, inclusive 4 implantes e confiava nele por isso fiz.
    A extração e o implante foram tranquilos. Não dou nada apenas inchaço que amenizei com gelo, nisulida e amoxicilina 500- 21 comp.
    Terminei a medicação na quinta e na sexta de manha retirei os pontos.
    No sabado a noite comecei a sentir odor estranho em toda a parte.
    No domingo percebi que era do meu nariz.
    Nao tive sangramento, nem corrimento nem secreção, apenas mau cheiro
    Domingo estava insuportável um cheiro de rato morto a cada respirada.
    Liguei ao dentista estava viajando em feriadão de carnaval e so voltaria no outro fim de semana.
    Em principio me disse para usar periogard. argumentei que o cheiro vinha do nariz e nao da boca.
    Me disse para repetir a medicacao de amoxilina
    Consegui comprar hoje, segunda pois nao tinha receita.
    Tomei dois comp mas tenho receio de nao fazer efeito pelo uso prolongado do mesmo antibiotico.
    Vai poder me ver so no domingo e na segunda viajarei a trabalho e ficarei duas semanas fora.
    Devo tomar e mediccao novamente?
    Pode ser sinusite (sem coriza, sem dor de cabeca, sem espirro????)
    Noa creio existir buraco aberto
    Devo procurar um otorrino?
    O cheiro continua insuportável e so pelo nariz.
    Muito origado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou consulta pela internet, ainda mais num caso complicado desses...

      Excluir
  66. Dr tem um mese que extrair meu ciso e sinto sair uma secreção fedida do local da extração e no nariz e estou sentindo muita dor de cabeça oque devo fazer a minha dentista si mudou ???

    ResponderExcluir
  67. Dr tem um mese que extrair meu ciso e sinto sair uma secreção fedida do local da extração e no nariz e estou sentindo muita dor de cabeça oque devo fazer a minha dentista si mudou ???

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Dr tem um mese que extrair meu ciso e sinto sair uma secreção fedida do local da extração e no nariz e estou sentindo muita dor de cabeça oque devo fazer a minha dentista si mudou ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial...

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...