quarta-feira, 9 de novembro de 2011


Pergunta do leitor:
"Olá Dr. Rogério Boelter.
Encontrei o seu blog e, lendo as matérias, eu o achei muito confiável. E eu gostaria de um conselho de um dentista confiável sobre a situação pela qual estou passando.
Tenho 21 anos, e gostaria de colocar aparelho ortodôntico, pois os dentes da minha arcada superior são um pouco separados. Na clínica em que eu fui, que trabalham vários dentistas, o dono do estabelecimento, que também é dentista, depois de analisar minha situação e me explicar tudo sobre o aparelho, me mostrou também a possibilidade de eu colocar um aparelho chamado auto-ligável. Ele me falou que funciona de maneira mais rápida. E pressa é uma coisa que eu tenho na realização desse tratamento. Só que, o oferecimento que ele me fez foi que eu fosse o primeiro paciente de outro dentista de lá, que ainda não coloca esse tipo de aparelho. Estou a pensar, porque me bate um sentimento de que eu serei uma cobaia. Por outro lado, me foi garantido que não existiria diferença nenhuma no tratamento, e que eu meus dentes ficariam alinhados da mesma maneira que seria do outro aparelho. E então Dr. Rogério, qual a sua opinião sobre essa situação? Estou um pouco desnorteado sobre qual posição tomar. Esse tipo de aparelho funciona mesmo? Eu estaria correndo um risco sendo um paciente nessas condições?
Parabéns pelo Blog é muito bom!
Muito Obrigado."

Resposta:
Olá!
Devo confessar que ortodontia não é minha praia, ou seja, meus conhecimentos na área são limitados.
Porém, sou profundo conhecedor de uma grande verdade: Para qualquer tratamento de saúde dar certo é imprescindível a confiança absoluta do paciente no profissional que o está atendendo. É como se você fosse descer a ladeira com seu carro e seu mecânico dissesse: Pode descer sem problemas que seus freios estão bons! E você desce.
Pelo relato você demonstrou desconfiança na proposta do colega. Não quero entrar na alçada se a forma de abordagem está correta ou não. O fato é que você "não sentiu firmeza" no que lhe foi proposto. Como o tratamento ortodôntico é optativo, ou seja, você não precisa dele pra sobreviver, procure outro profissional e faça nova avaliação. Se sentir confiante faça o tratamento com este profissional!

4 comentários:

  1. Extrai um dente há 9 dias e retirei os pontos ontem, estou fazendo a limpeza do buraco,mas noto que sai uma secreção, é normal ??

    ResponderExcluir
  2. olá...
    extrai um dente há alguns dias átras, um pré-molar e o dente ao lado desse está com a gengiva um pouco vermelha ( mais que o normal) não sinto nenhuma dor e estou fazendo a limpeza co periogard e passando o fio dental.

    Isso é normal ?

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...