terça-feira, 5 de julho de 2011

Perda precoce de dentes decíduos (de leite)

Apesar de estarmos em pleno século 21 e termos descoberto a cura da doença cárie, ainda assim existem milhares de crianças que perdem seus dentes de leite precocemente.
Vejam a pergunta da leitora:
"olá

quero saber o devo fazer. meu filho tem 3 anos e meio e teve que extrair os 4 dentes da frente o que pode estar fazendo para o dente dele
por que ate esperar a crescer os permanentes demorar muito...

aguardo seu e-mail."


Apesar da pergunta truncada, respondi:

"Para orientá- melhor preciso saber por que seu filho teve uma perda tão precoce dos dentes da frente? Foi acidente? Cárie?

Mande mais informações, ok?"


A leitora respondeu:
"DR. FOI CÁRIE."

Por fim dei a seguinte resposta:
"Olá!

Perda por cárie? Foi uma perda muito precoce! 
Sugiro que procure um odontopediatra para fazer acompanhamento da saúde bucal de seu filho.
Os incisivos permanentes só nascerão a partir dos 7 anos.
Todavia, existem opções estéticas que poderão melhorar o sorriso de seu filho até que os dentes permanentes nasçam, ok?"


Vivemos numa cultura em que os filhos são criados com total liberdade: Desde pequenos comem o que querem, dormem quando querem, estudam quando querem e assim por diante. Crianças, adolescentes e jovens não têm maturidade suficiente para tomar decisões que vão trazer consequências por toda a vida. É inconcebível uma criança ter os dentes totalmente cariados aos 3 anos e meio! Mas a criança come o que quer, na hora que quer e não gosta de escovar os dentes e o resultado é isso...
Pais, vocês têm uma grande responsabilidade em criar, educar e formar seus filhos. Não deleguem essa responsabilidade para avós, tios ou escolas. Seus filhos agradecem!

P.S.: CUIDADO COM AS BABÁS E AVÓS QUE USAM DENTADURAS!
Depoimento de uma amiga no FB:
" ‎(triste)... minha pequena de 3 anos passou seis meses sendo cuidada por uma babá, de meio período, que a acalmava com balinha. Resultado: 7 cáries. Dói no bolso, pq tenho que restaurar e na alma, ao vê-la sofrendo na cadeira da dentista.Recomendo: não ao açúcar na 1a. infância, balinha, pirulito, só se vierem acompanhados de escovação imediata. Valeu, Rogério Boelter!"


Disse pra ter cuidado com as avós que usam dentaduras, porque elas são de uma época em que não existia informações sobre higiene bucal e controle da ingestão de açúcar pela criança. Então ela dá alimentos açucarados para a criança por absoluta falta de conhecimento dos malefícios que o açúcar faz nos dentes da criança.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...