domingo, 10 de julho de 2011

Inverno, frio, friagem e dor de dente.

imagem do Blog: http://cirurgiaodentista.blogspot.com/2011/06/gelo-do-dentista.html 
Estamos no inverno no Brasil. Moro no Rio de Janeiro e, devido a proximidade do mar, a sensação térmica do inverno é mais sentida, sem contar que somos um país tropical e inverno não combina com nosso dia a dia. Mas o fato é que este inverno está muito frio! E no consultório começam a aparecer os casos de dor de dente. A sintomatologia é uma dor difusa, que atinge todos os dentes de um hemiarco ou de um lado da face. Ao exame radiográfico não constatamos nenhuma anormalidade que justifique tal dor. O que fazer?
A primeira coisa a ser feita é saber o que está acontecendo. 
A boca está numa temperatura média de 36 graus Celcius. Ao abrir a boca a mesma fica em contato direto com uma atmosfera de 10 a 15 graus (temperatura média das noites de inverno). Essa inversão térmica constante afeta os dentes, principalmente aquele que estão com dentina exposta, lesões cariosas ou com algum tipo de trauma. Neste dentes as terminações nervosas estão mais sensíveis e, por isso, mais suceptíveis a dor. 
Outro aspecto é a sinusite, que se manifesta com muita frequência nesta temporada de inverno. As raízes de premolares e molares ficam "mergulhadas" dentro do seio maxilar. Quando a sinusite se manifesta, essas raízes também são afetadas provocando uma dor de dente com sintomatologia bem igual a uma dor de dente normal.
Em todas as situações acima descritas o dente dói, mas não é o dente que está provocando a dor. 
Todavia, mesmo se tratando as causas da dor, a mesma persistir certamente será necessário realizar um tratamento endodõntico (de canal).

20 comentários:

  1. tenho 32 anos com 20 anos comecei a ter dor nos dente quando entro no ar condicionado, quando tomo aguá gelada, eu também sinto uma dor perto do nariz no maxila do lado esquerdo, agora não sei se é uma alergia a friagem, uma neuralgia do trigêmeo, dor neuropática atípica, eu estou sofrendo muito, já tirei 4 dentes da frente pra ve se parava a dor, que parecia uma dor de dente.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Seu caso já passa da alçada do dentista. Recomendo que procure um neurologista para uma avaliação conjunta...

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou sentindo dor nos dentes do lado esquerdo superior mas em um deles sinto mais dor, quando como algo quente e quando bebo algo gelado sindo dor, mas ao escovar e passar fio dental nao sinto absolutamente nada, a temperatura anda baixa, será que essa dor é apenas por causa da temperatura? estou com medo de ser canal, me falaram pra experimentar bater no dente com a unha, ou empurrar com a lingua pra saber se sentiria algo, e ainda assim nao senti nada.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    A dor de dente é algo difícil de ser diagnosticado, pois pode ter várias fontes geradoras. Nestas mudanças bruscas de temperatura pode acontecer uma patologia neurológica chamada de nevralgia, que consiste na inflamação da célula nervosa. essa inflamação pode gerar dores inespecíficas que confunde tanto o paciente quanto o profissional no diagnóstico. Recomendo que você procure um dentista para uma minuciosa avaliação e assim ele possa descobrir de onde vem essa dor que lhe incomoda, ok?

    ResponderExcluir
  5. Oi Doutor,

    Por favor me auxilie,
    Não sentia dores nos dentes após a retirada do meu siso, porém agora que entrou o frio sinto muitas dores, eles estão totalmente sensíveis. O que será? por favor, me auxilie. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    É porque ficou a dentina exposta do segundo molar. Geralmente com o tempo passa. Caso não ocorra procure seu dentista. Pode usar uma pasta dental para dentes sensíveis que ajuda...

    ResponderExcluir
  7. olá dr. restaurei um dente com resina e era uma cavidade pequena loge de tocar no nervo e senti dores, então a dentista colocou um curativo que estou a 14 dias e mesmo assim tenho dores não fortes mais lembra muito dor de dente, sensibilidade não tenho.o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dente está inflamado. Espere mais um pouco, evite alimentos gelados e duros. Dentro de 30 dias a dor desaparece normalmente. Se não, pode dar tratamento de canal...

      Excluir
  8. Olá. Tenho 22 Anos e com a mudança do clima meus dentes da frente doem bastante, muita dor mesmo. Aqui na cidade onde moro estar fazendo sol durante o dia e a noite o frio é intenso demais. Durante o dia não sinto nada. Mas a noite eu sofro demais com as dores pois nem falar direito eu consigo. o que pode ser e o que posso fazer pra melhorar???

    ResponderExcluir
  9. Ola, fiz um canal no meu dente a mais ou menos um ano atrás, mas agora ele começou doer, é uma dor suportável mas nao consigo comer no lado esquerdo pois quando algo em costa a dor é mais forte, devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  10. Oi tirei um dente já vai fazer mas de 2 meses mas ainda sinto dor oq faço principalmente nas noites mas frias

    ResponderExcluir
  11. Bom dia.
    Estou com meu dente do siso nascendo, está inchado e doendo. É verdade que friagem faz mal?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite
    Me ajude por favor
    As uns dias venho sentindo estalos e a 2 dias dores intensas nos maxilar ao abrir ou mastigar algo...Oque pode ser e como posso aliviar isso?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite
    Me ajude por favor
    As uns dias venho sentindo estalos e a 2 dias dores intensas nos maxilar ao abrir ou mastigar algo...Oque pode ser e como posso aliviar isso?

    ResponderExcluir
  14. Oi doutor após a extração do dendê do siso eu posso ligar o ar condicionado ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi doutor após a extração do dente do siso eu posso ligar o ar condicionado ou não

      Excluir
  15. Oi doutor após a extração do dendê do siso eu posso ligar o ar condicionado ou não

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...