sábado, 16 de julho de 2011


Mais uma matéria de Priscila Garcez da Mark Assessoria que publico no Blog. 
Os impostos excessivos cobrados no Brasil são um tormento para todo mundo...

Impostos sobre produtos de higiene bucal dificultam entrada do mercado internacional
            O mercado odontológico brasileiro é visado por muitas empresas internacionais, visto que é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para os EUA. Entretanto quando as empresas tentam investir no país encontram como barreiras impostos que chegam a ultrapassar o de produtos como eletrodomésticos e eletrônicos.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa levantada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), 41,4% do preço de uma escova de dente são de tributos, imposto bem maior que os de alguns eletrodomésticos.
Mesmo com esses entraves, algumas empresas estão conseguindo entrar no mercado brasileiro, através de estratégias de marketing aliadas ao empreendedorismo. A empresa sueca TePe, líder em higiene bucal na Europa, atua via representação da FNL Comércio de Suprimentos desde 2001 e já possui cerca de 2 mil pontos de venda.
Para trabalhar a visualização da marca, a TePe realiza também diversas promoções com dentistas e consumidores. As ações estratégicas visam incentivar e estimular a higienização e saúde dos dentes. Entre os exemplos estão as campanhas “Amo ser dentista’” e “Eu adoro sorrir”, sucessos em 2009 e 2010. Em 2011 a TePe começou ações em pontos de venda como farmácias, além de investir na participação em feiras e congressos na área odontológica.
Com essa estratégia de marketing a companhia cresceu 25% ao ano nos últimos três anos. Em 2010 faturou R$ 2 milhões com a venda de mais de 500 mil escovas de dente – o volume de vendas de escovas dentais no mercado brasileiro é de 300 milhões. Agora, a meta para 2011 é alcançar R$ 4 milhões em vendas e elevar a participação do consumidor de 60% para 80% na receita.

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