sábado, 16 de julho de 2011

Cuide bem de suas gengivas


Mais uma matéria interessante da Mark Assessoria, assinada pela karina Chan
Cuide bem de suas gengivas
Para manter as gengivas sempre limpas, deve-se eliminar qualquer resíduo de alimento e placa bacteriana a fim de que não se forme o tártaro, que é uma placa bacteriana mais mineralizada que só é removida em consultório com curetas ou aparelhos ultrassônicos. A correta higienização consiste em uma escovação eficiente, que atinja todas as regiões do dente, incluindo esse sulco gengival e o uso de complementos para regiões onde a escova não alcança, como fio dental e escovas interdentais.


Quase ninguém dá a devida importância para a gengiva. Mas saiba que ela tem muito poder sobre nossa saúde bucal. Na parte estética, a gengiva também tem um papel importante: ela poder trazer harmonia e deixar o sorriso mais bonito (ou o inverso) Aprenda a fazer a higienização correta para manter sua gengiva saudável.
Segundo Drº Rodrigo Bueno de Morais, consultor cientifico da Associação Brasileira de Odontologia e da sueca TePe, a escovação deve ser realizada ao menos 3 vezes ao dia, após as refeições. Caso haja um hábito grande de tomar café ou outro alimento, ou até mesmo o uso do fumo em períodos regulares dentro do dia, também é importante escovar os dentes alguns minutos após a ingestão ou uso, evitando assim formar placa bacteriana.

Uma escovação adequada deve demorar no mínimo dois minutos. É muito importante a limpeza de cada região da boca e nunca esquecendo da língua, que é um local de grande concentração de bactérias.

 
Além da escovação a utilização de fio dental, escova interdental e limpador de língua faz com que sua higiene bucal fique mais completa e eficaz.

3 comentários:

  1. Eu conheço as técnicas mais utilizadas e recomendadas através de consultas e tratamentos com dentistas (cirurgião dentista / periodontistas / cirugião plasticos gengival), especialistas etc, mas infelizmente até hoje não consigo higienizar meus dentes de forma pratica. Demoro tempo demais para higienizá-los, conforme orientado, cerca de 01 hora e alguns minutos. Isso faz bastante tempo, e tento conversar sobre minhas dificuldades, e a resposta é sempre vaga ou que escovo os dentes demais, mas não é verdade. Como o senhor pode me ajudar, doutor? A técnica que utilizo é a vertical (de varrer), pois outras como a técnica de Bass, subgengival, vibrando as cerdas, não é aconselhada para mim. Nunca em anos me senti confortavel em escovar os dentes. Não é TOC não, como meus pais ja me acusaram...

    ResponderExcluir
  2. Acrescentando, não tenho problemas periodontais, tenho 28 anos, só tenho algumas inflamações superficiais, pois como demoro para escovar, acabo por escovar poucas vezes e a inflamação aparece.

    ResponderExcluir
  3. Você está fazendo tudo certo, mas não se esqueça que uma boa higienização é precedida de uma boa alimentação e, odontologicamente falando, uma boa alimentação quer dizer comer nas horas certas e evitando alimentar-se entre refeições, mesmo que seja uma simples balinha. Para a bactéria uma balinha é um banquete. Logo, se você consumir alimentos fora das refeições sempre terá uma má saúde bucal, mesmo escovando os dentes com tamanho zelo...

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...