segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como Controlar a Doença Periodontal (Periodontite)?

Pergunta do leitor:
"Olá Dr.,há quase 2 anos descobri que tenho periodontite.Às vezes não consigo parar de pensar no problema. Já desenvolvi um certo grau de reabsorção, será que mesmo com esse problema,vou poder ter meus dentes até ficar velhinha? Não consigo mais escovar os dentes em menos de 30 minutos e o fio dental a mesma coisa.Mesmo tendo periodontite posso fazer apenas 1 escovação minuciosa por dia?"

Resposta:
"Olá!
Você tem um grave problema. A Doença Periodontal é uma doença crônica tal como o Diabetes. Existem vários tipos de Periodontite. Num tipo de Periodontite chamada de Refratária a pessoa inevitavelmente irá perder todos seus dentes, mesmo cuidando deles corretamente. Todavia, os cuidados com a alimentação e a higiene bucal é o meio mais eficaz de se evitar, prevenir ou controlar a Periodontite. Recomendo a você que se alimente nas horas certas, não coma nada entre as refeições e faça a higienização após as refeições. Quanto mais você cuidar de seus dentes, mais eles permanecerão contigo. Ah! E não se esqueça de visitar seu dentista a cada 4 meses para controle!"

6 comentários:

  1. Descobri que tenho periodontie a 2 anos e meio porém andei pesquisando e esta grave pois estou com perda óssea em volta de muitos dentes e já tirei um e outros principalmente da frente parte superior estão se movendo estou completamente transtornada só em pensar que será quase que obrigatório uma cirurgia.
    Minha gengiva Não sangra ao fazer as escovações nao tenho mau hálito nem gengiva avermelhada muito menos enchadas, porem sinto alguns dentes moles e estõa se movendo. O que posso fazer??

    ResponderExcluir
  2. doença periodontal é uma doença crônica e precisa de tratamento constante. Procure um periodontista (dentista especialista nesta área)e faça seu tratamento, ok?

    ResponderExcluir
  3. tenho periodendite, um dente da frente esta amolecendo, eu estou preste a engatar no namoro, uma curiosidade no beijo pode acontecer alguma coisa com esse dente???

    ResponderExcluir
  4. Procure um dentista especialista em periodontia e cuide de sua saúde bucal. Corre um sério risco do dente cair na boca de sua namorada...

    ResponderExcluir
  5. Já não tenho dentes mas tenho implantes. No entanto apanhei periodontite há cinco anos pelo que certamente irei perder os implantes. Por outro lado consegui controlar a doença após muitas tentativas e usar muitos produtos. O sistema que considero mais eficaz é uma solução 50% de água e vinagre de maçã que injecto entre a gengiva e os »dentes», neste caso implantes.Uso umas agulhas de plástico que o meu dentista me arranja , pois não se arranja fácilmente no mercado.Alem disso uso uma boa pasta e também injecto clorexidina. Faça este tratamento várias vezes ao dia e verá que consegue controlar a doença. Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como aquele comercial: "Use mel, xarope, capim limão, canfora e tome uma Coristina D e a gripe passa.
      Alimentação nas horas certas e higiene adequada são suficientes para se ter saúde bucal...

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...