segunda-feira, 27 de junho de 2011

Qual a idade correta para os dentes nascerem?

Não quero falar sobre cronologia de erupção, até porque existem vários textos falando sobre o assunto.
Mas quero ressaltar que existem muitas variações. A raça brasileira  é formada por várias outras raças e essa diversidade faz toda a diferença quando falamos de cronologia de erupção. Em outras palavras: é perfeitamente natural um incisivo central inferior decíduo (de leite) nascer aos 6 meses de idade ou nascer com 12 meses. O primeiro molar permanente pode nascer aos 6 anos de idade ou aos 5 ou aos 7 anos. Já tive casos em meu consultório que os caninos e segundos molares permanentes nasceram aos 15 anos. E a menina (hoje com 25 anos) tem uma dentição normal.
Então pais, não se preocupem se o dentinho do seu filho nasceu rápido ou está demorando a nascer. Procure sim com a saúde bucal, com a higiene bucal e com os hábitos de alimentação. Se algum dente nasceu fora de ordem ou de lugar e o alinhamento da arcada dentária não ficou perfeito, um aparelho ortodôntico resolve rapidinho.

10 comentários:

  1. Anónima. A alguns dias deu um buraco na gengiva bem no pe do dente e ele ficou mole,tudo que comia quente ou frio doía. Hoje fui comer um pão de queijo e trocou.o que poder ser doutor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique melhor a sua dúvida que não entendi o que disse...

      Excluir
    2. Explique melhor a sua dúvida que não entendi o que disse...

      Excluir
    3. Doutor... Quebrei minha restauração e fui refaze-la, depois de uma semana notei que começou a ficar escura... Fui em um outro dentista e ele logo achou q era uma cárie.. bati o pé dizendo q fazia pouco tempo q havia restaurado, então ele pediu uma radiografia , não deu nada na radiografia, mas tf vez q vou nela ela pergunta se a macha está crescendo ... Estou agoniada..será q tem alguma cárie aliii???

      Excluir
    4. Você não soube descrever se é o dente ou a restauração que escreveu. Se foi o dente é por Gorceix sangramento interno e pigmentou o dente. Só resolve com coroa total em porcelana.
      Se foi a restauração é porque a resina é de baixa qualidade e a técnica de confecção foi errada...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo disse...
    Dr. Rogério por favor me ajude.
    Estou com fortes dores a três dias tudo por conta de um dente siso que está nascendo , a principio tomei amoxilina de 500mg de 8 em 8h e ibuprofeno de 12 em 12h, bem como assepsia com água oxigenada tudo receitado pelo dentista. Entretanto a dor só aumentou, tanto que faz 3 dias que não consigo dormir. Então voltei a um dentista de emergência que me receitou agora toragesic de 12 em 12h e amoxicilan BD DE 875mg Com Clavulonato de 125mg de 12 em 12h e a dor não passa, ainda está inchado o dente. Já não sei mais o que tomar para essa dor. Tenho que ser hospitalizada? Posso fazer uma cirurgia de retirada de siso nestas circunstâncias? POr favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tem que extrair o siso para acabar com essa dor...

      Excluir
  4. Dr. Esses dias escovando os dentes vi uma manchinha no último dente, me veio logo na cabeça ser cárie (nunca dive cárie) então marquei um avalição. Chegando lá ele examinou e elogiou e perguntou se eu já tive alguma cárie... então eu disse que sim, essa aqui e mostrei pra ele, ele disse que isso não é cárie e sim uma marcha de pigmentos que ocorreu por eu comer coisas com corante... isso é msm verdd? É cárie ou não?

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...