sábado, 25 de junho de 2011

Pós operatório em extração de sisos: O que acontece?




Dúvida da leitora:
“Olá boa tarde! Vi seu blog, e como estou procurando o porquê do problema que estou enfrentando e resolvi te escrever. No dia 26 de maio de 2011 arranquei dois sisos do lado direito um em cima e o outro embaixo. Hoje, praticamente 2 semanas depois, estou sentindo os dentes do lado do siso que arranquei doloridos, parecem fracos e a gengiva também esta dolorida. O senhor acha que tem haver com os dentes sisos que arranquei? Me indica fazer algum procedimento pois está me incomodando muito, fora que não estou agüentando nem mastigar deste lado. Outra coisa: O buraco que ficou eu faço a limpeza normal com anti séptico, porque está difícil, viu? A comida entra toda ali e não sai. Agradeço se o senhor puder me ajudar.”

Olá!
O que você está relatando é absolutamente normal.
O pós operatório é dolorido. A dor causada como se estivesse "repuxando" a gengiva eu chamo de "dor da cicatrização". Essa dor pode ser amenizada com analgésicos (dipirona, paracetamol, etc.).
Os molares ao lado ficam sensíveis porque a dentina fica exposta, e só vai melhorar quando a cicatrização for completa. Às vezes nem assim melhora, pois a gengiva retrai e a dentina fica exposta. Nesse caso você deverá faz um tratamento para dessensibilização com seu dentista.
Quanto ao "buraco" que relatou estar presente no local da extração é também normal, porque a cicatrização é de dentro para fora. Se fosse ao contrário algum detrito iria ficar confinado e causar infecções. Esse "buraco" desaparece em cerca de 40 dias, que é o período de tempo para a reconstituição das estruturas danificadas (osso, veias, nervos, gengiva, etc.) se regenerem totalmente.
Continue fazendo a higienização e tenha um pouco de paciência, ok?


Resposta da leitora:
“Muito obrigada pela resposta super rápida, e vou aproveitar e vou te perguntar mais uma coisa: Quando tirei a radiografia panorâmica meu dentista disse que meus sisos debaixo estavam próximo ao nervo que poderia acontecer de ficar com partes dormentes. Logo que ele tirou os pontos estou sentindo meio dormente às vezes. Agora, com os dentes vizinhos (como eu tinha dito antes) está dolorido demais. Como é normal não preciso tomar nada, né? Nenhuma vitamina nem nada, tudo que está acontecendo é extremamente normal?
Outra coisa tenho mais 2 pra arrancar. O senhor me aconselha esperar a dor passar o "buraco" fechar pra depois tirar os outros, porque pra comer só de um lado está horrível para evitar de cair ‘coisas’ no ‘buraco’. Novamente te agradeço pela atenção.”


Resposta:
Olá!
Essa "dormência" no nervo, chamada de parestesia do nervo alveolar inferior, pode realmente acontecer. Por isso, a cirurgia do siso deve ser feita com muita cautela. Mas isso é transitório e a sensibilidade da região afetada voltará ao normal.
Espere cicatrizar para fazer as extrações restantes. Não há pressa...
Quanto à sensibilidade, você poderá usar um creme dental dessensibilizante. Aplique nos dentes afetados como se fosse uma pomada e friccione por cerca de 1 minuto 3 vezes ao dia. Se a sensibilidade não passar procure seu dentista, ok?


Um outro leitor me disse que seu dentista recomendou para ele utilizar uma seringa com agulha sem bisel (sem ponta) e lavasse com água a cavidade. É uma alternativa interessante. Porém, o jato de água poderá remover o coágulo e fazer com que a cicatrização demore mais e se efetuar. 


O importante é usar os medicamentos no pós operatório, ter uma boa higiene bucal e se alimentar nas horas certas. Isso já é o bastante para um pós operatório tranquilo!



618 comentários:

  1. Olá, Dr. Rogério!
    Estou passando pela mesma situação. Arranquei três sisos no dia 22/06 (o inferior esquerdo eu já não tinha). Pesquisando no google eu achei seu blog que já esclareceu 99% de minhas dúvidas. Uma dúvida que ainda persiste é: a chamada "dor da cicatrização" inclui pontadas agudas? Ontem estava meio insuportável e comecei a tomar paracetamol. Aliviou bastante. Os sisos superiores cicatrizaram muito bem. O mais chato está sendo o inferior mesmo, ainda está dolorido e olhando no espelho vi que no fundo do "buraco" está com uma massa branca/amarelada, creio que seja pus. É normal também?
    O dentista que fez a cirurgia me deu uma seringa com agulha sem bisel para lavar a cavidade, por isso suspeito que que essa massa seja pus, porque mesmo lavando ela não sai do lugar. Não vejo a hora desse buraco fechar logo.

    Aguardo pela resposta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Só mais uma coisa que esqueci de mencionar. Ele deu a seringa e falou para eu lavar a cavidade três vezes ao dia com PerioGard. Perguntei para ele sobre o escurecimento que o produto pode causar nos dentes e ele respondeu que isso só ocorre com uso crônico. Utilizando constantemente por mais de um ano, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Filipe!
    Essa "massa" é o tecido de cicatrização. Antes de ficar na cor normal, o tecido de cicatrização tem essa cor por algum tempo...
    A pigmentação de clorexidina pode causar manchamento com uma semana de uso. A pigmentação vai depender do grau de porosidade do dente...

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde. Tenho 13 anos e estou morrendo de medo! Na última quarta-feira(13)meu dentista colocou em mim a parte superior do aparelho fixo. Estou me sentindo super bem, a adaptação foi fácil. Preciso retirar meus dentes do siso, são os quatro de uma vez! Estão todos "de pé", graças a Deus, nenhum está "deitado". Vou retirá-los na próxima quarta-feira, às 8 da manhã. Estou com muito medo do pós-operatório. Pesquisei no google relatos da extração e percebi que a maioria é bem traumática. Vou realizar a extraação com dois exelentes dentistas e gostaria de saber se os pontos não vão me dar nojo?? O buraco que fica depois da retirada dos pontos é nojento e agrava mau-hálito?

    Grata.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Se você seguir todas as orientações do seu dentista não terá problemas com mau hálito.
    O fio de sutura incomoda um pouco, mas não chega a dar nojo...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Dr. Rogério.
    Fiz a extração dos sisos superior e inferior do lado esquerdo no dia 19/08/2011 e até a presente data sinto uma certa dormência, seguida de formigamento e insensibilidade na lingua somente do lado esquerdo que foi feita a extração. Quando como sinto repuchar a lingua deste lado na parte de baixo. O dentista disse para ter paciência que iria voltar ao normal.
    Gostaria de saber se isto é normal mesmo pois leio que muitas pessoas ficaram assim durante anos. Para falar encomoda e para comer tb. Meu maxilar ainda está um pouco dolorido e não consigo abrir a boca tanto quanto conseguia antes.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Se você ler o texto do post verá que ele responde a sua pergunta. Você está sofrendo de parestesia do nervo alveolar inferior. Isto é uma complicação da cirurgia que, na maioria dos casos regride espontaneamente. Porém, em alguns casos será necessária a realização de fisioterapia para restabelecimento da sensibilidade...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela resposta Dr.Rogério. Qual tipo de fisioterapia deveria ser usada neste caso. Um dentista me recomendaria ou eu teria que procurar direto um fisioterapeuta que ele saberia o que fazer?

    ResponderExcluir
  9. Daniele Costa Rocha15 de setembro de 2011 07:02

    Dr. Rogério. Quando fiz tratamento ortodôntico, o profissional disse que era pra eu retirar os meus cisos após os 18 anos pq poderia atrapalhar o tratamento feito. Não fiz o que ele pediu, nasceram dois cisos e um deles está deitado e encomodando muito na alimentação, além de estar escurecendo e dando mau cheiro. Gostaria de saber se a cirurgia e complicada e qual o processo para a retirada desse dente...se preciso fazer exames e tal. Grata!
    Daniele Costa Rocha

    ResponderExcluir
  10. Quanto a fisioterapia você terá que se consultar com um profissional da área para uma devida avaliação. Normalmente o tratamento dura cerca de 6 meses para voltar ao normal...

    ResponderExcluir
  11. Viu só o que dá não ser uma menina obediente? rss
    A cirurgia de extração de siso é uma caixinha de surpresas, pois nunca sabemos com exatidão o que iremos encontrar. Todavia, com exames radiográficos, um bom planejamento do cirurgião que for lhe atender, com os exames laboratoriais necessários em ordem (hemograma completo, glicose e colesterol) e usar os medicamentos pre-operatórios a possibilidade de complicações é mínima.

    ResponderExcluir
  12. Ola, fiz a cirurgia do siso ha 9 dias e retirei os 4 de uma vez so. Porem os sisos de baixo ainda sinto repuxando e um pouco de dor como se tivesse algo na minha gengiva querendo sair e ainda esta um pouco inchado. Marquei para retirar os pontos amanha, porem olhando no espelho percebi que em um dos lados na regiao dos pontos encontra-se um tecido alto e meio branco.. fiquei preocupada.. isso é normal? Outra coisa.. devido eu sentir essas dores, na hora de tirar os pontos nao vai doer? Nao aguento mais, tenho 9 dias de operada e ainda so consigo comer coisa liquida e pastosa. Me ajude :(

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não respondi antes pq meu note estava com defeito.
    Todos os sintomas que você descreveu estão relacionados com o pós operatório de uma cirurgia de extração do dente siso. Recomendo que entre em contato com seu dentista para uma melhor análise...

    ResponderExcluir
  14. Estrai os dois 3º molares inferiores a uma semana e meia e depois que retirei os pontos pude observar q ficaram dos dois lados um buraco fundo entre a gengiva e a bochecha no pezinho do segundo molar. Isso esta dificultando de mais a limpeza. Está tão fundo q cabe um grão de arroz inteiro. Tenho medo de infeccionar por acumulo de resíduos. Ontem deu dois jatos de Perio Gard com uma seringa, meia hora depois apliquei OMCILON-a nos orifícios.Hoje após o almoço apliquei jatos de um anti-séptico bocal e percebi que ficou basante sensível, e no caso do Perio Gard acho q ñ posso mais usar pq ja usei por 8 dias consecutivos .Estou muito preocupada pq só terei contato com o meu cirurgião dentista em duas semanas, e isso é muito tempo p/eu ficar sem saber oq devo fazer.
    Por favor preciso de ajuda.
    Grata Carmem Costa.

    ResponderExcluir
  15. Olá Carmem!
    O que está acontecendo é absolutamente normal. A cicatrização se dá de baixo para cima. O processo de cicatrização leva cerca de 40 dias para a gengiva voltar ao normal. Enquanto isso recomendo que continue fazendo uma boa higienização, usando o Periogard e se alimentando nas horas certas. Para combater a sensibilidade você pode usar um creme dental específico.

    ResponderExcluir
  16. Muitíssimo obrigada Dr.Rogério isso me tranquiliza muito.
    Em alguns dias vou fazer uma frenectomia lábial superior. No pós operatório também é indicado o uso do Perio Gard? Existe alguma pomada q eu possa usar p/ agilizar ambas a cicatrizações (alguma que eu possa indicar p/ o meu dentista)? Também tenho duvida a respeito de levantar peso, pois trabalho com crianças e preciso baixar e levantar constantemente e com peso. Isso pode prejudicar minha cicatrização? Algumas vezes sinto incomodo local quando levanto peso.
    Obrigada mais uma vez e desculpe pelo incomodo.

    ResponderExcluir
  17. Geralmente é recomendado o uso de periogard em frenectomias. Não é necessário nenhum medicamento para acelerar a cicatrização, até porque as células da gengiva são as que se regeneram mais rápido no corpo humano. Quanto ao esforço físico recomendo que você evite-o nas primeiras 48 horas pós cirurgia

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez obrigada DR. Rogério.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  19. Um ano atrás uma dentista ne disse que tinha um dente a mais na boca,que meus sisos inferiores estavam submersos na gengiva causando apinhamento aos demais,os superiores nasceram mas ficaram muito imprensados na boca de maneira que tenho a bocheicha com varias marcas de mordidas,já não tinha abertura total da boca,mandou que extraisse todos os sisos e o dente a mais de uma só vez mas o cirurgião não fezpois seria muito traumatico principalmente na minha idade(41 anos)e retirou somente os do lado esquerdo segundo ele eram os que afetavam mais,foi horrivel a cirurgia,houve muita dificuldade com o inferior,faz um ano e ainda hoje não me recuperei,não consigo mastigar bem do lado direito,vivo mordendo a lingua,sinto minha boca torta e agora um dente próximo quebrou do nada,tenho que tirar os do lado esquerdo mas não tenho coragem,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  20. Só ratificando,os dentes extraidos foram os do lado direito(um superior e dois inferiores) e não esquerdo como postei antes.

    ResponderExcluir
  21. Pelo que relatou você está com uma disfunção temporomandibular, que pode ter sido causada (ou não) pela extração traumática dos sisos. Recomendo que você procure um dentista especialista em disfunção temporomandibular para cuidar do seu caso.

    ResponderExcluir
  22. Olá doutor, retirei o ciso há 3 dias e hoje o local começou a sangrar muito. Fiz compressa com gelo e estanquei com gaze. Ai parece que a veia estorou e saiu. Parece uma carne fininha, meio roxa. Será que isso pode prejudicar a irrigação de sangue no meu rosto?

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr. Rogério! Extraí meus 4 dentes cisos na sexta-feira passada e retirei os pontos na quarta-feira (26/10), ontem o buraco inferior esquerdo começou a sangrar e estanquei com uma gaze, gostaria de saber se isso é normal após a retirada dos pontos? Mais uma dúvida, é normal a região fica avermelhada e inchada ainda? Não consigo me alimentar direito, pois tenho medo que entre comida alí e cause uma infecção. Estou até com medo de já estar com alguma, pq ainda sinto muita dor nos inferiores, tomei somente analgésico e antiinflamatório após a cirurgia. Seria recomendado tomar antibiótico amoxilina agora? Passada uma semana da operação?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá Évelin!Os sintomas que você relatou são normais para uma cirurgia de extração de sisos. A sua foi bastante radical, por isso esses sintomas. Recomendo que fique em contato constante com seu dentista para maiores orientações e acompanhamento.

    ResponderExcluir
  25. Olá Rodiney!Numa cirurgia qualquer vasos sanguíneos são rompidos e numa cirurgia de siso não é diferente. São micro vasos que são cortados, daí o sangramento. Todavia, nenhum vaso "estourou" e seu rosto não vai ficar com o fluxo de sangue comprometido. O próprio organismo faz compensações para que a corrente sanguínea seja restabelecida na área operada. Se não fosse assim as células morreriam por falta de nutrição e oxigênio. Mantenha contato mais estreito com seu dentista para orientações complementares.

    ResponderExcluir
  26. Ola Doutor! Estava vendo e você esclarece mesmo as duvidas! Eu operei um dos meus sisos a 8 dias (preciso tirar só os dois sisos inferiores)e estou num processo "bacana" de cicatrização. Minha duvida é relacionada a tipo uma bolinha de pele branca que fica perto dos pontos. É normal? ela vai sair? Só mais uma coisinha, para tirar os pontos dói?
    Desde já agradeço. E parabéns pela dedicação em responder "nossas" duvidas!

    ResponderExcluir
  27. Essa "bolinha" é o tecido de cicatrização sendo formado. Ele tem essa coloração nos momentos iniciais da multiplicação celular. É normal. Remover os pontos não dói. Pode ficar tranquilo(a)!

    ResponderExcluir
  28. Olá. Obrigado pelo espaço. (E parabéns pelo blog)

    Estou com um problema estranho aqui... extrai um siso inferior direito semi-incluso 5 dias atrás, e um liquído mal cheiroso não para de sair do local (suturado). A partir do terceiro dia passei a acordar com fortes dores que só aliviam depois de eu ficar sentado ou em pé, se eu deito, as dores voltam rapidamente.

    Vou ao dentista amanhã ver a situação, mas gostaria de saber sua opinião sobre o assunto, será que infeccionou (mesmo não estando com febre), entrou algum alimento ali ou é normal da cicatrização?

    Minha maior preocupação é de ser uma alveolite, mas a dor não é continua, isso que é estranho, depende da posição da minha cabeça. Não lembro disso ter acontecido nos outros 3 sisos que tirei anteriormente.

    De qualquer forma, obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Esses sintomas são característicos de alveolite. A alveolite está ligada a higienização e a imunidade. Qualquer um desses fatores comprometidos você pode desenvolver o problema. Vá ao seu dentista para uma melhor avaliação.

    ResponderExcluir
  30. Olá Dr.

    Apenas para dar o retorno, realmente era uma alveolite seca, na qual o dentista falou que o coagulo não se formou.

    Ele limpou dentro e aplicou uma espécie de pomada verde dentro, que parou com a dor. O mal cheiro parece ter ficado mais fraco.

    Ele falou que vai cicatrizar ao longo do tempo. Só achei estranho, pensei que teria que fazer uma curetagem ou algo do tipo, mas a pomada parece funcionar.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,

    tirei os 4 cisos fazem 9 dias sinto um pouco de dor no dentee da frente onde estava o ciso se empurro ele com a lingua ele doí e esta um pouco inchado a gengiva no lado deste dente, isto é normal ? vou tirar os pontos na quinta. Amanha como é feriado ja posso ir na praia pegas umas ondinha ?

    Abraco

    ResponderExcluir
  32. Você fez um procedimento cirúrgico muito agressivo. Normalmente a gente remove um ou no máximo dois sisos. Quatro sisos é bastante traumático e os sintomas que você relatou são normais. Como já passaram nove dias pode pegar suas ondas sem maiores problemas, ok?

    ResponderExcluir
  33. Boa Tarde Rogério,
    Tirei os 4 sisos no dia 26/10, a recuperação foi muito tranquila em 3 dentes, porem o dente inferior esquerdo foi mais difícil a retirada e a cicatrizão.
    até hoje (8 dias depois da extração), ainda sinto um pouco de dor ao comer.
    parece que ficou um "buraco" no lugar do dente (que esta meio escuro), isso é normal?
    os outros 3 nao ficaram com esses "buracos", ja quase nao percebo diferenca.

    alem disso, minha gengiva perto desse dente, "subiu" em cima do molar. isso é normal?

    meu dentista recomendou usar periogard por 1 mes, bochechando.
    é verdade q periogard pode escurecer os dentes?
    posso aplica-lo somente com um algodao no "buraco"?

    tirei 3 fotos para exemplificar melhor:
    buraco:
    http://i.imgur.com/DdUTb.jpg
    gengiva:
    http://i.imgur.com/ZmrpX.jpg
    lado bom:
    http://i.imgur.com/HyyMp.jpg

    muito obrigado pela ajuda,

    att,

    Marcos.

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    O que vc está relatando é perfeitamente normal. Continue com o tratamento prescrito pelo seu dentista. A clorexidina mancha os dentes, mas um polimento com jato de bicarbonato resolve o problema.

    ResponderExcluir
  35. Parabens pelo seu Blog Rogerio!
    tem ajudado muita gente!

    tirei 2 cisos na semana passada. tirei os pontos ontem, e ficou um buraquinho no de baixo, mas é muuuito dificil de limpar la dentro.
    entrou um resto de comida, mas eu nao consigo tirar!

    tem algum problema?
    voce tem alguma dica para limpar os buracos?

    ResponderExcluir
  36. Valeu!
    Normalmente com bochechos você consegue limpar. Caso não consiga procure seu dentista, pois pode correr o risco de infectar...

    ResponderExcluir
  37. bom dia dr Rogerio arranquei o meu siso debaixo do lado direiro, e o denti da frente dele, hoje ja fais 4 dias mais a minha gengiva fica latejando a noite,nem consigo dormi direito. o dentista mandou eu tomar ibuprofeno mais nao estar adiantando muito.me ajuda dr Rogerio

    ResponderExcluir
  38. Olá! Sem ver seu caso posso dar duas hipóteses:
    1) Se a dor for do tipo "repuxando" é normal. Chamo essa dor de "dor da cicatrização" e em algumas pessoas incomoda mesmo. Se for esse caso o medicamento que seu dentista passou resolve.
    2) Dor contínua ou pulsante é alveolite e você necessita de retornar ao seu dentista para uma curetagem da ferida cirúrgica.

    Veja em qual das situações você se enquadra e boa sorte!

    ResponderExcluir
  39. Dr. extrai 2 sisos do lado esquerdo faz 4 dias hoje, estou tomando todos os medicamentos que meu dentista receitou, mas não consigo nem abrir a boca de tanta dor, está doendo minha garganta até para engolir a saliva, estou só tomando iogurte pelo canudinho e amanhã preciso ir trabalhar, o que devo fazer? é normal ou preciso voltar ao dentista? a dor é tanta que eu não consigo respeitar os horários dos remédios, acabo adiantando todos, porque a dor é insuportável.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite Dr. Rogerio
    tenho tido muita dificuldade para limpar os buracos onde ficavam os sisos.
    vc tem alguma dica para ajudar a limpeza?
    qual é a "cor" dos buracos?
    assim q eu tirei eles estavam meio pretos, mas agora estao amarelados, uma cor clara.
    isso é normal? ou sera q inflamaram?

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    A extração dos sisos pode ser uma cirurgia traumática, podendo afetar a garganta, provocar uma contratura muscular que impede a abertura da boca e uma forte dor no pós operatório. Infelizmente faz parte do processo. Se por ventura você acordar na segunda indisposto recomendo que permaneça em repouso. Procure seu dentista e peça um atestado de dispensa do trabalho para justificar a ausência. Continue a seguir as orientações que dentro de pouco tempo estarás novinho em folha!

    ResponderExcluir
  42. Olá!
    É mesmo difícil a higienização. Esses "buracos" são assim mesmo, porque a gengiva cicatriza de dentro para fora. Use um enxaguatório para bochechar e se algum resíduo persistir use com cuidado um palito para remover. A "cor do buraco" vai depender da fase da cicatrização, que varia de pessoa pra pessoa...

    ResponderExcluir
  43. Dr. Rogerio, boa noite!
    Extrai o dente do siso no dia 15/10, não houve sutura, o dentista só preescreveu antiinflamatório e analgésico e compressa com gelo. No terceiro dia retornei ao dentista pois, sentia muitas dores e não comia nada. Ele fez limpeza com água oxigenada e colocou um curativo e preescreveu amoxilina. Continuei com dores, então, procurei outro dentista pra ver se tava tudo certo, ele fez nova limpeza e fez curativo e falou que não se usa água oxigenada, pois, ela impede a formação do tampão. O tampão não se formou. Continuei a ter dores terríveis, nem a respiração e saliva agüentava, chorei muitas vezes de dor, principalmente a noite, a dor aumentava, depois de 10 dias da extração o buraco tava enorme, sem tampão, retornei ao meu dentista e ele fez uma curetagem, lavou novamente com água oxigenada e suturou, suturou até minha bochecha. Continuei com os remédios, foram 15 dias de amoxilina e 20 de antiinflamatório, ale de analgésico e até calmante, pois, estava estressada e nervosa com toda a situação. Após 11 da curetagem retirei os pontos, o tampão, segundo o dentista se formou, mas o buraco não cicatrizou, continua aqui, fundo e grande e sensível . Estou usando apenas o perio-garde diluído em água mineral pra fazer a limpeza. Já caiu arroz duas vezes e é horrível, dói, corro pra fazer bochecho.
    Isso é normal? Por que acontece isso? Os procedimentos adotados foram corretos? Segundo o dentista não é obrigatório fazer sutura após a extração e a culpa é do meu organismo? Será mesmo? Nunca vi ponto não cicatrizar, digo, colar as partes. Pra que serviram os pontos então? Um outro dentista falou que posso usar oncilom até cicatrizar, mas fico com medo de acumular no buraco e complicar? Ainda tenho dores, bem fraquinhas, as vezes espeta, incomoda. Posso usar óleo de copaíba em volta do buraco pra ajudar a não inflamar e cicatrizar?
    Me oriente. O que devo fazer? O dentista diz pra ter paciência, porque não é com ele, a minha já acabou faz tempo, não agüento mais essa situação, perdi dias de trabalho e até uma viagem. O que faço? É normal? A gengiva vai fecha? Quando?

    ResponderExcluir
  44. Olá! Realmente é lamentável o que está ocorrendo com você. Pelo que relatou os procedimentos feitos foram mal conduzidos. Toda cirurgia tem 3 fases: Pré operatório, ato operatório e o pós operatório. Se essas fases não forem bem conduzidas acontece o que aconteceu contigo. Agora você vai ter que ter paciência, porque uma loja cirúrgica infeccionada demora muito mais a cicatrizar do que se tudo ocorresse normalmente. Recomendo que continue a ser acompanhada pelo dentista que a está atendendo, até que ocorra a conclusão da cicatrização.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia doutor td bem? Tenho uma duvida que vem me incomodando bastante, extrai o dente do siso inferior direito fazem 11 dias, foi uma cirurgia complicada pois o dente estava na horizontal e nao exposto. Meu problema é que ja se passaram 11 dias da cirurgia e ainda sinto dores, faço a higienizacao com agua oxigenada 10 vol e limpo sempre que me alimento, olhei no espelho e veio um inchasso e algo parecido com pus. Nao chega a ser uma dor muito forte mas é intensa e remedios como parafetamol oi dorflex já nao resolvem com a dor, isso é normal de acontecer? Quanto tempo tenho que esperar para deixar de sentir dor? Muito obrigado pela atencao e fico no aguardo de uma resposta.

    ResponderExcluir
  46. Olá!
    O que você está relatando é perfeitamente normal numa cirurgia de siso. A dor é uma percepção que varia muito de pessoa para pessoa, ou seja, o que você está sentindo como uma dor incômoda, para outra pessoa é normal. Se a dor que está sentindo é uma dor tipo "repuxando", essa dor é a que chamo de "dor da cicatrização" e você vai senti-la durante todo o processo de cicatrização. O esbranquiçado parecido com pus que você viu é a gengiva cicatrizando. Ela tem essa coloração nessa fase, ok?

    ResponderExcluir
  47. Doutor,
    Muito obrigado pela atenção em responder tão prontamente minhas duvidas e parabens pelo excelente trabalho prestado. Muito legal sua iniciativa, parabens e sucesso!

    ResponderExcluir
  48. Doutor,
    fazem aproximadamente 20 dias que eu extrai um dos sisos, hoje estava vendo minha boca pelo espelho e percebi que ao acalcar levemente o local, saia tipo uma pasta branca próximo do local da cirurgia. Isso é normal? Faz parte da cicatrização? Obrigado.

    ResponderExcluir
  49. Dr Retirei o siso superior há 05 dias,estou sentindo um gosto horrivel e mal cheiro na boca, gostaria de saber se isso é normal?

    ResponderExcluir
  50. DR. hoje arranquei meu dente do siso, gostaria de saber se já no primeiro dia tomar sorvetes....para melhor cicatrização....

    ResponderExcluir
  51. Respostas aos três comentários anteriores:

    1) Secreção após 20 dias de cirurgia é estranho. Recomendo que procure seu dentista para reavaliar a cicatrização, que me parece está comprometida...

    2)Estes gostos ruins são devido a atividade bacteriana. Seu dentista recomendou antibiótico? Recomendou o antibacteriano de uso oral chamado clorexidina? Caso contrário procure seu dentista para que ele possa prescrever esses medicamentos. Você está com um processo infeccioso em curso que poderá trazer-lhe problemas desagradáveis.

    3)Com certeza! Sorvetes e bebidas geladas ajudam na cicatrização, pois conservam o coágulo que vai se transformar em gengiva.

    ResponderExcluir
  52. doutor
    gostaria de saber o que esta acontecendo comigo
    arraquei um dente siso a dois meses e minha lingua
    esta dormente e as vezes doi tem um formigamento
    isso é nomal?

    ResponderExcluir
  53. Escrevi algo a respeito no post: http://www.dicasodontologicas.com.br/2011/01/pergunta-do-cliente-23-lingua.html

    Copie o link e cole na barra de endereços do seu navegador, ok?

    ResponderExcluir
  54. Dr.meu nome é verômica extrai 2 dentes inferiores um no lado direito e o outro do lado esquerdo,mais não suturou.a minha duvida é que tudo que como cai dentro do buraco,só que dessa vez caiu nos 2 enão consigo retirar tem algum problema???

    ResponderExcluir
  55. Meu terceiro ciso esta com um buraco e doendo muito,já tomei cimelide,cetoprofeno e nada.Agora sinto que esta afetando a garganta mas estou com medo de extrair pois dizem que a anestesia não pega com ele inflamado,o que faço?

    ResponderExcluir
  56. Bom dia! Minha irmã extraiu o siso incluso há 4 dias e está com febre, inchaço e fortes dores. Mal consegue abrir a boca. Achei estranho e quero levá-la ao dentista que extraiu, mas ela ficou traumatizada com a cirurgia, visto que o dentista parece ter aplicado "várias" vezes a anestesia e com muita força. Deixando a minha irmã desconfortável e insunuando que ela estava sendo "fraca" e o estava atrasando para um compromisso que o mesmo teria após a cirurgia.
    Gostaria de saber se esses sintomas são normais e o que posso fazer para ajudá-la.
    Desde já agradeço a atenção.

    Atenciosamente,

    Elaine

    ResponderExcluir
  57. Pelo que você descreveu sua irmã está com alveolite, que é uma infecção no local onde foi realizada a extração.
    Recomendo que procure o dentista que realizou a cirurgia para receber a medicação adequada e demais orientações.
    Definitivamente esses sintomas não são normais...

    ResponderExcluir
  58. Dente siso com buraco é extração!
    Procure um dentista urgentemente para que este problema seja resolvido...

    ResponderExcluir
  59. Olá Verônica!
    Normalmente é realizada a sutura após a extração. Quanto ao acúmulo de alimentos na ferida, você deve ter cuidado e fazer uma higienização adequada. Procure seu dentista para maiores orientações, ok?

    ResponderExcluir
  60. Dr. Faz uma semana q tirei meu dente do siso esquerdo inferior, minha boca esta muito machucada e inchada e esta com umas feridas o q devo usar para sarar, pois nem consigo comer?

    atenciosamente,

    Mônica 28 de novembro de 2011

    ResponderExcluir
  61. ah e dormente tb no lado esquerdo o medico me receitou tiamina?
    Mônica

    ResponderExcluir
  62. Respostas:
    1) Mônica, infelizmente não posso prescrever nada via internet. Seria necessário analisar seu caso e a examinar. Portanto, recomendo que retorne ao dentista que faz a cirurgia para orientações, ok?
    2) Esse medicamento é para acelerar a cicatrização da célula nervosa, a fim de que essa dormência regrida. Normalmente, a dormência leva cerca de 3 a 6 meses para regredir...

    ResponderExcluir
  63. ola doutor Rogério..
    fiz uma cirurgia de extração de ciso no dia 28/11/2011 foi o inferior direito.
    mas agora nao estou conseguindo abrir a boca totalmente, e meu maxilar esta doendo.. a um bom tempo atras meu dentista me disse q eu tinha ATM
    qual sua opinião? oq devo fazer ?
    agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
  64. Oi!
    A contratura muscular pós operatória é normal nestes casos. Um relaxante muscular poderá amenizar os efeitos...

    ResponderExcluir
  65. BOA TARDE DR.

    FIZ A CIRURGIA DE EXTRAÇÃO DO DENTE SISO INFERIOR NO DIA 05/11, JÁ SE PASSOU QUASE UM MÊS E MINHA GENGIVA E DENTES DO LADO EM QUE EXTRAIR O DENTE CONTINUAM DORMENTES, METADE DA MINHA LÍNGUA ESTÁ SEM SENSIBILIDADE. QUANDO PASSO A MÃO DO NO ROSTO DO LADO EM QUE FOI TIRADO O DENTE A PONTA DA LÍNGUA DÁ UMA REAÇÃO, COMO SE FOSSE UM CHOQUE. O QUE POD ETER ACONTECIDO, O QUE DEVO FAZER, SINTO DORES NO OUVIDO E NA CIRURGIA.

    Ananda Alves

    ResponderExcluir
  66. extrair um dente e minha lingua esta dormente
    depois de 2 meses isto é nomal? ou vc pode
    mim indica alguma coisa para eu toma minha dentista falou que era normal e com o tempo
    passava posso cofiar nela?

    ResponderExcluir
  67. Olá!
    Para os dois últimos comentários o problema é o mesmo. Trata-se de um problema chamado de parestesia.
    Maiores informações acesse o post do link:
    http://www.dicasodontologicas.com.br/2011/01/pergunta-do-cliente-23-lingua.html

    ResponderExcluir
  68. Bom dia DR. Rogério!

    Extrai o siso ineferior direito a 2 semanas, minha lingua continua anestesiada, mas o que mais me preocupa é que as vezes quando vou engolir saliva, falo ou faço algum movimento brusco, minha lingua prende no céu da boca e causa uma dor muito grande no maxilar inferior direito.
    Estou desesperado pois nao sei mais o que fazer.

    Att.
    Ulisses Vittori (Audaz Filmes)

    ResponderExcluir
  69. Ola, gostaria de saber se e normal ter sangue escuro? apos extracao do siso? junto a uma especie de pus, coloracao amarela!?E outra coisa minha dentista nao receitou nenhum medicamento, somente para tirar a dor? procede? faz 3 dias que extrai..

    Grato

    ResponderExcluir
  70. ola doutor
    fiz a extração do meu ciso, na segunda feira dia 08 e até hj as dores persistem isso e normal ?

    obg pela atenção!

    ResponderExcluir
  71. Oi doutor,
    Já se passaram 48h da cirurgia e minha bochecha continua muito inchada, mesmo tomando o antinflamatório e antibiótico e, colocando compressas de gelo. Será que pode ser alveolite seca? Obrigada.

    ResponderExcluir
  72. Olá!

    Faz três dias que fiz a cirurgia dos dois siso do lado direito (cima e embaixo), no primeiro dia vomitei umas 3 vezes por causa da anestesia e da alimentação precaria.

    Hoje, terceiro dia, um ponto já caiu. É normal?
    Não está sangrando, e já está desinchando.
    O dentista havia dito que a cirurgia foi boa, tranquila e foi rápido também.

    Tem chances de inflamar pelo ponto ter caido já?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  73. Para a dúvida o Audaz filmes é a seguinte resposta:
    Olá!
    Trata-se de um problema chamado de parestesia.
    Maiores informações acesse o post do link:
    http://www.dicasodontologicas.com.br/2011/01/pergunta-do-cliente-23-lingua.html

    ResponderExcluir
  74. Respostas aos comentários:

    1) Sangue "escuro" e secreção é sinal de infecção. Procure seu dentista com urgência!

    2)Dependendo do grau de dificuldade no ato cirúrgico pode haver dor no pós operatório. Procure seu dentista para que ele administre um medicamento analgésico e antiinflamatório mais adequado para você, ok?

    3)O inchaço e desconforto são normais após a extração do siso. Pelo que relatou está descartada a hipótese de alveolite seca.

    4)O ponto é uma forma de auxiliar o organismo no processo de cicatrização. Se ele já soltou é sinal de que a sua cicatrização está bem adiantada. Por isso, não se preocupe e continue com a higiene bucal e continue seguindo as orientações.

    ResponderExcluir
  75. Olá!extrai o primeiro pré-molar(que foi ponteado)e o primeiro molar(não foi ponteado) de uma vez.já faz uma semana e o que não foi ponteado dói muito e minha gengiva esta alta e um pouco vermelha.estou tomando antibiótico e paracetamol para alivíar as dores.o buraco do dente esta amarelado.será pus?estou preocupada>o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  76. O tecido amarelado é o tecido de cicatrização. Portanto, é normal nesta fase da cicatrização. Continue seguindo as orientações de seu dentista e qualquer problema reporte-se imediatamente a ele, ok?

    ResponderExcluir
  77. Olá há 4 anos extrai o dente do siso e ficou um pedaço. Há uma semana começou a doer muito, então fui ao dentista e ele falou que era dor muscular, achei estranho, pois não podia comer e nem relar em cima dele, então ele resolveu extrai-lo sexta feira 2/12 doeu muito apos os medicamentos não tiravam a dor, tomei injeção de lisador e amenisou. Lembrando que para extrair esse pedaço de dente ele usou a broca, pois estava grudado no oss. Ontem começou doer d+ a minha cabeça(nuca) também, hoje continua doendo e saiu um ponto só que esta muito vermelho e com uma parte amarelada, será que é pus? Será que está infeccionado? estou tomando tilenol e nimesulida. Obrigada pela atenção, e socorro esta doendo.

    ResponderExcluir
  78. Realmente acontecem acidentes deste tipo numa extração de siso. Não conseguimos extraí-lo por completo. Entretanto, o profissional deveria alertá-lo do fato. A nova intervenção cirúrgica é mais complicada e o pós operatório também. Portanto, os sintomas que vc relata são normais. Todavia, causa-me estranheza o seu dentista não ter prescrito nenhum antibiótico... Recomendo que o procure novamente para ele examiná-lo e dar uma solução para este inconveniente, ok?

    ResponderExcluir
  79. Ha um dia o dentista tentou retirar o meu siso superior esquerdo que ainda não nasceu completamente, alem de nao conseguir tirar, estou com a boca toda machucada por dentro e por fora, causada pelo afastador, eu informei q estava machucando mas el insistiu dizendo q eu iria ter q aguentar um pouco, resultado, estou com uma ferida enorme no canto da boca, e por dentro tambem, ela deu ponto no dente sem extrair e pediu para eu tomar Azitromicina, Nimesulida e Paracetamol. Pediu para aguardar 3 meses. Porem hoje meu rosto começou a inchar mais, é normal? Nao consigo me alimentar e estou arrasada com isso tudo, acho q nunca mais vou conseguir passar por essa extraçao novamente.

    ResponderExcluir
  80. Realmente isso é lamentável. Na minha prática clínica passei por essa situação por duas vezes e é muito desagradável. Entretanto, consegui resolver o problema de uma paciente no dia seguinte e o outro paciente desistiu da extração, mas recebeu o devido acompanhamento até que a ferida cirúrgica cicatrizasse. Uma cirurgia pode não ser possível, mas o acompanhamento posterior é obrigação do profissional. Recomendo que o procure para as devidas orientações.

    ResponderExcluir
  81. Olá!
    Faz uma semana que extrai os sisos, dois no total. Retirei o pontos ontem, tudo ok sem inflamação nenhuma.
    Porém sinto minha bochecha inchada ainda e minha mandibula pesada. Isso está me incomodando, é normal? Quanto tempo para passar esse incomodo?

    Outra dúvida: Não consigo abrir a boca completamente ainda, é normal?

    Já consigo mastigar, falar normal, só cansa um pouco. Parece que vai ficar assim pra sempre.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  82. Oi!
    A cirurgia de siso é um procedimento complicado. Na maioria das vezes não há espaço suficiente para a remoção do dente. Então temos que fazer procedimentos de desgaste no dente e no osso circundante para abrir o espaço necessário. Tudo isso gera trauma e a cicatrização costuma demorar. Portanto todos os sintomas que você relatou são normais. É questão de paciência, porque vai melhorar, ok?

    ResponderExcluir
  83. Dr , so uma duvida ...
    Tem apenas 5 dias que retirei o siso superior esquerdp,com apenas 4 dias 1 ponto caiu , ta td normal? ... Continuo tomando medicacao, creio eu que nao tem nada inflamado, olhando no espelho consigo ve o tecido de cor branca/amarelada que ja entendi que tambem esta td normal, minha cirurgia foi otima nao senti nada, confesso que para criar coragem li sua pagina milhoes de vezes e agradeco rsrs ....
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  84. bom dia dr. parabens pelo blog.

    ja faz 1 mes que removi o siso inferior.. tirei os pontos em 1 semana etc.. sinto dores todos os dias, principalmente durante o sono.. nesse momento que escrevo estou com dor.. ja completam 1 mes de dor na região da extração.. existem momentos q essa dora desaparece ao dia... vc acredita que tem algo errado? ele estava incluso na parte de baixo e bem deitado.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia Dr. Me chamo Natalia

    Faz 3 dias que extraí 2 pré-molares,senti minha boca coçando muito hoje estou com meus lábios inchados e feridos.Esse sintomas são normais?

    ResponderExcluir
  86. Bom dia Dr.
    Realizei uma extração de siso incluso inferior no dia 25 de novembro. Infelizmente precisei fazer nova cirurgia no dia 9 de dezembro, após muitas dores - sem justificativa. Foi constatado que ficou fragmentos de tecido ósseo no local - por isso sentia tanta dor. Hoje, 3 dias após a última cirurgia, sinto minha lingua ainda um pouco sem sensibilidade - como se ainda estivesse um pouco anestesiada. Isso eh normal depois de tanto tempo??? Obrigada.

    ResponderExcluir
  87. Dr. fiz cirurgia de siso há 3 dias. Meu dentista quer retirar os pontos na quinta, ou seja, 6 dias após a cirurgia. 6 dias não eh pouco tempo? Tenho visto que o normal é de 7/8 dias.

    ResponderExcluir
  88. Olá doutor, fiz uma cirurgia de um dente siso.tem 6 dias to os pontos que levei faz com que aflame e entra na gengiva ta doento muito.ja posso tira? outra coisa o buraco ta enorme nao vai fechar. e os outros dentes q ficava perto estoa doento muito ah tbm uso aparelho. mim ajude

    ResponderExcluir
  89. Nesse momento só o seu dentista é que poderá ajudar você. Procure-o!

    ResponderExcluir
  90. Olá Carol!
    Se o seu dentista falou que quer remover a sutura em 6 dias ele sabe o que está fazendo. Se vc confiou nele para fazer a cirurgia porque não confiar na remoção dos pontos (que é um procedimento infinitamente mais simples)?

    ResponderExcluir
  91. você está com parestesia! veja os comentários neste post em que falo a respeito da "dormência" pós operatória.

    ResponderExcluir
  92. Claudia Natália
    Infelizmente o pós operatório de extração de siso é assim mesmo. Mantenha contato com seu dentista para as devidas orientações, ok?

    ResponderExcluir
  93. Dor prolongada no local em que o siso foi extraído é denominada "dor da cicatrização". É uma dor do tipo que repuxa. É normal, mas se incomodar utilize um analgésico de seu conhecimento, ok?

    ResponderExcluir
  94. Obrigada Dr. Eh que tive problemas com o meu dentista na cirurgia e por isso perdi a confiança nele, infelizmente.
    Agradeço desde já sua atenção.
    Parabéns pelo blog! Nem sempre damos a sorte de encontrar profissionais sérios como o sr. Obrigada!

    ResponderExcluir
  95. O ponto soltou é sinal de que a cicatrização está acelerada. continue a seguir as orientações de seu dentistas porque está tudo normal, ok?

    ResponderExcluir
  96. Oi Dr Rogério!
    Extraí os dois sisos do lado direito, só que o debaixo estava incluso e deitado. Estou no quarto dia pós operatório, sempre que vou higienizar o local sangra um pouco, mas minha dúvida é: às vezes sinto uma pequena pressão, e tem saído um pouco de secreção também. Vc acha estes sintomas normais? Teria uma dica sobre essa possível inflamação? Ouvi dizer que água filtrada na temperatura ambiente com um pouco de sal é bom, é verdade? Me ajuda?

    ResponderExcluir
  97. Prezado Vinicius:
    Os sintomas que você relatou são perfeitamente normais com o tipo de cirurgia que fez.
    Quanto a medicação recomendo que procure seu dentista para uma melhor orientação, ok?

    ResponderExcluir
  98. Ola Doutor,

    Extrai 2 cisos ha 1 mes, e ha uma semana extrai mais 2. Preciso colocar aparelho. Quanto tempo
    tenho que esperar para comecar o tratamento??

    ResponderExcluir
  99. Boa noite
    Fiz a extração do siso esquerdo superior na quinta feira, depois de muita briga com minha dentista, que me informou que o dente do lado estava sendo prejudicado pelo siso. continuo com os outros 3 dentes do siso, minha duvida é, ela precisa arrancar o outro dente do siso do lado direito superior? ouvir dizer que, se nao arrancar posso desalinhar meus dentes que sao juntos, retos e bonitos, e precisarei de aparelho futuramente, é verdade? obrigada keila

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde.
    Retirei os pontos da extração do siso hoje. Ainda está meio inchado na gengiva, é normal? E sinto doer, como se latejasse na gengiva. Será que é só o processo de cicatrização mesmo? A retirada dos pontos foi bem dolorida.

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde,

    Eu extrai 2 dentes siso a dois meses,e ainda não cicatrizou.Desde o primeiro dia ate hoje eu tenho tomado antibiotico, anti inflamatorio e analgesico. Sinto fortes dores na cabeça, dor de garganta e ouvido do mesmo lado onde extrai os dentes. Eu ja voltei no meu dentista duas vezes e falei para ele todos os meus sintomas mas ele me examinou e disse que a minha recuperação está correndo muito bem e apenas fez uma limpeza no buraco. Porem a 3 dias surgiu algo como um pedaço de dente no local e agora não sei o que fazer por que não quero voltar no mesmo dentista. Sinto que ele foi negligente comigo, não acreditou quando eu disse que estava sentindo muita dor. Gostaria de saber se esse pedaço de dente que apareceu pode estar causando essas dores.

    ResponderExcluir
  102. Bom dia, Dr! Meu marido arrancou um dente siso inferior do lado esquerdo que deu muito trabalho a dentista. Ele ficou com a lingua ferida e hoje está quase sem conseguir falar reclamando que toda musculatura do lado esquerdo da língua até a garganta estão doendo. É normal isso? O que ele deve fazer?

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde!
    Fiz uma extração de 2 sisos (1 incluso) a 9 dias, tirei os pontos a 2 dias atrás. Tudo certo. Hoje fiz hidroterapia e agora estou com dor e sensação de inchaço no local. O que pode ter acontecido? Não consigo contato com meu dentista. Obrigada!

    ResponderExcluir
  104. Respostas aos comentários anteriores:

    1)Keila, essa questão de extrair os sisos porque vão causar alguma movimentação nos demais dentes é controversa. Eu não concordo com isso. Recomendo que você procure outro dentista para avaliação do seu caso, ok?

    2)Daniela, o que você relata é perfeitamente normal com o pós operatório. Continue seguindo as orientações do seu dentista.

    3)Dois meses é um pouco demorado para não haver a cicatrização. O pedaço de dente que se referiu chama-se de espícula óssea, que é um pedaço de osso que se solta durante a extração de é expelido pelo corpo durante a cicatrização. Recomendo que procure outro dentista para avaliação do pós operatório, ok?

    4)é normal quando há uma extração traumática. Recomendo que procure um dentista para exame local, ok?

    5)Olá Luana! é normal esses sintomas no pós operatório. Caso os sintomas persistam procure seu dentista, ok?

    ResponderExcluir
  105. Dr. Rogério, boa tarde.
    No ano passado eu descobri que tenho os quatro sisos inclusos, não há espaço para eles crescerem, dois deles estão um pouco de lado, como mostrou o RX. A minha dentista pediu para para que eu procure um cirurgião dentista, pois terei que arrancá-los. Acontece que não sinto dor alguma, não me incomodam e eu já tenho 35 anos. Pergunto: Devido a minha idade, seria mesmo necessária a extração? Acho que eles não crescerão mais.

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  106. CLARO QUE NÃO É NECESSÁRIO EXTRAÍ-LOS! VOCÊ ESTÁ COM 35 ANOS E NÃO TEVE NENHUM PROBLEMA POR QUE EXTRAÍ-LOS AGORA?

    ResponderExcluir
  107. Marta disse...
    Obrigada doutor pela sua resposta. A probabilidade de que um dente incluso favoreça o surgimento de um tumor é realmente muito pequena? Qual a sua opinião? A minha única preocupação é essa, caso eu faça a cirurgia, aos 35 anos, será somente devido a isso.
    Desde já agradeço a sua resposta.

    ResponderExcluir
  108. Olá Maria!
    A probabilidade é mínima. É mais fácil você acertar na mega sena sozinha....

    ResponderExcluir
  109. Doutor há 02 dias fiz uma cirurgia para extrair meu dente siso superior esquerdo e senti que meus dentes desalinharam, foram mais para o lado direito, isso é normal devido ao inchaço nessa região ou terei que usar aparelho ortodontico?

    ResponderExcluir
  110. Isso é impressão sua devido ao inchaço. Porém, recomendo que procure seu dentista para uma melhor visualização do problema...

    ResponderExcluir
  111. Olá Dr Rogério, obrigada por responder a esses tantos pacientes que nem se quer são seus, Poucos fariam o que você faz. Enfim minha dúvida é a seguinte extrai meu siso inferior que estava incluso há 5 dias, passei 3 horas na cirurgia, a Dra usou broca e hoje com muito incômodo com uma lanterna em frente ao espelho consegui ver como está. A minha garganta está fechada do lado esquedo todo(lado do dente extraído, existem vários furos na minha bochecha, gengiva e embaixo da língua, meu lábio ficou ferido também. O problema todo é: sinto muita dor ao engolir e também só consigo abrir a boca na medida de 1 dedo,o músculo trava e dói por isso não consigo me alimentar, mastigar e engolir pois dói muito. Estou tomando antibiótico e antiflamatório que vai acabar em 2 dias. É normal ficar assim? Garganta fechada e ferida e sem conseguir abrir a boca com trismo?

    ResponderExcluir
  112. Dr. Rogério há 5 dias extrai meu dente siso incluso o local ainda está dolorido e estou sentindo os que os dentes proximos estão meio moles isso é normal?

    ResponderExcluir
  113. Olá Dr. Boelter:

    Interessante o site!
    Encontrei pela imagem inicial... Super bacana.
    Isso de DENTES DE SISO é um problema bem incômodo mesmo - grande parte das pessoas tem...
    Extrai dois há quase 20 anos; que se localizavam na parte debaixo. Deveria tirar os outros que faltam (que se encontram acima)... Existe alguma diferença (tipo ANESTESIA)?
    Aproveito o espaço para perguntar uma coisa: tenho um dente na parte de cima da boca (que por sinal JUNTO ONDE SE ENCONTRA UM DOS SISOS!) que é TORTO... Um dentista me disse que com o tempo se tal empurasse a bochecha poderia trazer doenças/problemas... Até CANCER! Seria verdade?
    Um outro dentista (até conhecido deste que me disse tais coisas) me falou que o tratamento (para colocá-lo no devido lugar) seria SIMPLES; de duração curta - por volta de três meses.
    E o pior (até IRRITANTE!) é que JÁ USEI APARELHO... E este dentista que me 'preocupou' até me perguntou quem era o dentista que colocou o aparelho em mim.
    Vi que moras no RJ: também sou daí, só que resido em PORTO ALEGRE há quase 17 anos. até conheço uma pessoa de sobrenome "Boelter" também.
    É isso.

    Abraços,
    Rodrigo O. Rosa

    data1974@live.com

    ResponderExcluir
  114. Bem, vamos as respostas aos 3 últimos comentários:

    1)Aline, infelizmente estas são as consequências de uma extração traumática. continue a tomar os medicamentos e esteja em contato constante com seu dentista informando o fatos, a fim de que ele possa monitorar e trazer outras soluções para aliviar esse desconforto...

    2)Anônimo, é normal esses sintomas após a extração de siso. Procure seguir as orientações de seu dentista.

    3) Prezado Rodrigo, essa questão de diagnóstico é muito complicado, pois cada dentista tem uma opinião diferente. Recomendo que procure um dentista de sua confiança para dar uma opinião definitiva. Caso contrário você continuará a receber opiniões divergentes. Realmente minha família é daí. Por isso tantos "Boelter"... rss

    ResponderExcluir
  115. Oi novamente:

    Obrigado pela resposta!
    Estou vendo isso de dentistas... Principalmente de CONFIANÇA.
    Valeu mais uma vez pela dica/opinião.

    Boas festas,
    Rodrigo Rosa

    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  116. Boa noite Dr.
    Eu extraí do dente do siso inferior, lado direito no dia 15/12, ela prescreveu amoxicilina, dexametasona e piroxican, e caso tivesse dor lisador gotas. Como vim pro litoral 4 dias depois, já tirei os pontos, tudo normal.
    Como persistiu um pouco as dores, fui na farmácia o fui orientada a tomar TRILAX a cada 8 hs. Hoje já 11 dias depois tenho sentido um pouco de dor no intervalo dos remédios (trilax e amoxicilina), e queria sabe se é normal sentir dor tantos dias depois...por qto tempo ainda deverá doer??
    Obrigada e Parabéns por seu trabalho.
    Fabi

    ResponderExcluir
  117. Olá Fabi!
    Primeiramente vc está medicada devidamente. Contudo, me preocupa quantos dias está tomando antibiótico (o máximo neste casos são 8 dias). As dores que está sentindo são as dores da cicatrização. Um simples analgésico resolve o caso...

    ResponderExcluir
  118. Oi Dr.
    Muito obrigada...
    Eu estava tomando 40 gotas de tylenol direto na boca.... só q ficava sem doer apenas algumas horas....e não tinha dado o tempo de 8 horas pra poder tomar de novo o tylenol. nesse caso, o q posso tomar? me sugere algum analgésico?
    Obrigada...
    Fabi

    ResponderExcluir
  119. Infelizmente não prescrevo medicamentos via internet, mesmo um simples analgésico. Recomendo que entre em contato com seu dentista para maiores orientações, ok?

    ResponderExcluir
  120. Dr Rogério, obrigada pela resposta, mas olha vou te contar, depois de dores insuportáveis, senti um gosto ruim na boca, tinha muito pus e logo depois saiu um algodão que estava na minha boca há 5 dias que foi deixado dentro do buraco costurado. Depois que saiu eu melhorei. Sentia dores absurdas e não entendia o porquê, só chorava e depois descobri a bosta que a Dra fez comigo!

    ResponderExcluir
  121. Lamento o ocorrido. Infelizmente alguns dentistas não se preocupam com o pós operatório de seus pacientes e isto traz muito desconforto. Procure um dentista mais confiável para dar continuidade ao seu tratamento.

    ResponderExcluir
  122. olá! alguns dias vinha sentindo dores e fisgadas erriveis em um dos meus dentes da parte de cima do lado esquerdo da boca, como minha dentista esta de ferias e viajando e as dores eram absurdas resolvi procurar um outro pra me da um alivio, esse dentista que fui é recem formado e disse que era uma carie profunda, fez o procedimentos e meu dente realmente parou de doer, so que na hora que ele me deu a anestesia doeu mais que o habitual e agora isso ja tem uma semana todos os dias sinto dores na gengiva que se se estendem ao meu nariz e ao canto dos meus olhos , na minha cabeça, são dores como se tivesse algo espetando, repuxando, olho e nao vejo nada apenas que esta vermelho, mais a sensação é de que ha algo machucado, meio que arrebentado, qd coloco a mão baixo no rariz, em cima do meu buço, quase desmaio de dor, durante o dia fica ate suportavel, mais a noite sou obrigada a me encher de remdios para suportar a dor, to com medo de voltar nele, mais nao posso esperar minha dentista voltar de viajar , ela so volta dia 9/01 pois isso ta me incomodando muuuuito, alguma sugestao, orientação do que fazer??? obrigada!

    ResponderExcluir
  123. nossa, estou passando pelo mesmo, tirei um siso e tem horas que nem sei qual dente doi, porque do lado todo, ai, fica tipo uma coseira no lugar, e tudo que como cai lá no buraco, ja perdi ate a vontade de comer...irrita muito, ontem ate chorei de dor, os dentes sensiveis de mais, o que me conforta foi quando li, o Dr. falando que é normal, mas nao aguento mais tomar analgesicos... o que passa mais rapido é o toragesic sublingual, mas tenho medo de tomar de mais, agradeço por responder.rozy

    ResponderExcluir
  124. Respostas aos dois últimos comentários:

    1)Este tipo de dor é característico de lesão muscular, ou seja, no ato da aplicação do anestésico o músculo foi lesionado, o que é comum acontecer. Como você está com muita sensibilidade recomendo a continuar com os analgésicos e compressas com água morna para que a inflamação se desfaça mais rápido.

    2)Rozy, estas são as reações normais do pós operatório da extração do siso. Você vai sentir incômodo por uns dias e depois tudo voltará ao normal. Como já dizia Cleber Bambam: "Faz parte..."

    ResponderExcluir
  125. Caro Dr. Rogério,

    Retirei dois sisos, lado esquerdo, faz quatro dias e o inferior ainda sangra um pouco e dói constantemente. Gostaria de saber se é normal o sangramento e esta dor constante que piora à noite mesmo depois de passados 4 dias após o procedimento.
    O Dentista me recomendou o uso do cataflam de 8 em 8 horas e paracetamol para aliviar a dor.
    O que o recomenda para uma boa higienização do local.

    ResponderExcluir
  126. febre após extração de primeiro molar superior que foi muito trabalhosa é normal ? doeu só no primeiro dia.

    ResponderExcluir
  127. Rogério tenho uma pergunta a fazer, fiz uma cirurgia em junho do ano passado a retirada de um dente elemento 26 só que ocorreu a comunicação buco nasal desta região, já foram feitos 2 cirurgia p vedamento da fistula...Estou apavorada e com medo de ter uma infecção grave..Dia 09/01 tenho uma consulta com meu Otorrino pq tenho Sinusite e Renite.Mais mesmo assim estou com muito medo, pode ocorrer morte por esse tipo de comunicação? Pois as vezes sinto o cheiro de pus e isso me incomoda muito...Grta

    ResponderExcluir
  128. O meu caso nunca pensei que fosse passar por tudo isso..primeiro foi meu dente do siso tive que estrair..mais a dor continuou ai tive que extrair um dente molar que tb já estava todo destruido....e a dor continuou...então a dor passou e meu rosto ingou e minha gengiva está meia alta...estou tomando metronizadol e azitromicina ,pq a amoxilina não estav adiantando..parece que estou melhor..+ morro de medo de estar com uma infecção....falo com meu dentista todo dia...+ agora não confio + nele...queria saber se´posso estar com alguma infecção?

    ResponderExcluir
  129. Respostas aos comentários:

    Primeiramente quero dizer que não posso prescrever nenhum medicamento via internet. É necessário exame clínico e que a pessoa seja meu cliente, pois seria antiético interferir na conduta clínica de outro colega. Portanto, quando não respender totalmente as perguntas é por causa disso, ok?

    Resposta 1) Seu dentista fez as recomendações corretas. Continue se reportanto a ele para maiores esclareciemntos.

    Resposta 2) É normal febre, mas é necessário cobertura antibiótica para evitar maiores problemas. se seu dentista não fez isso procure-o!

    Resposta 3)Comunicação bucosinusal. Ela pode ter acontecido por uma infecção no seio maxilar que afetou o dente ou vive versa. Como o dente já foi extraído e a fístula permanece, o problema passa a ser no seio maxilar exclusivamente. Esta área de atuação pertence ao otorrinolaringologista. Você deve-se reportar a ele para maiores orientações, mas posso te adiantar que muitas infecções no seio são provenientes de processos alérgicos.

    Resposta 4)Você está com uma infceção! Daí os antibióticos que está tomando. Pelo que você relatou a conduta do seu dentista está correta. Porém, se você não confia mais nele procure outro de sua confiança para terminar o tratamento, ok?

    ResponderExcluir
  130. Boa noite Dr. Boelter. É necessário desgastar o osso para extrair os sisos? Vi esse vídeo na internet onde não se usou broca... http://www.youtube.com/watch?v=OJcxs1zbVP8

    Já no meu caso o meu dentista usou uma broca. É normal? Obrigado.

    ResponderExcluir
  131. Olá!
    A osteotomia será realizada quando não há espaço suficiente para remoção do dente. Este procedimento acontece com grande frequência, principalmente na exodontia dos sisos inferiores.

    ResponderExcluir
  132. OLA AMIGOS..RETIREI MEU SISI TEM 5 DIAS...
    ESTOU COM UMA SENSAÇAO DE PESO NA CABEÇA E MUITA DOR...MINHA GARGANTA PARECE Q ESTA FECHANDO...
    ISSO E NORMAL? ESTOU TOMANDO AMOXILINA COM
    NIMESULIDA E ANALGESICOS RECEITADOS PELO MEDICO
    MEU DENTES CISOS ESTAVAM INCLUSO E DEITADOS..
    NAO SANGRA MAIS..ME DIGAM SE E NORMAL AINDA ESTA DOENDO MUITO QUANDO COMO...GRANDE ABRAÇO..ANDREA
    RJ

    ResponderExcluir
  133. São sintomas normais decorrentes da exodontia do siso. Contudo, mantenha contato constante co mseu dentista para maiores orientações...

    ResponderExcluir
  134. estrai um molar superior e estou comendo do outro lado,para não acumular residuos de alimentos,mas não consigo limpar direito,sempre tem um pedacinho de alimento que acaba indo pra o buraco,como faço a limpeza sem que sangre ou acabe empurrando mais para dentro os residuos?

    ResponderExcluir
  135. Existe um aparelho chamado waterpik (http://www.gemasbrasil.com/loja/produto-104756-2224-waterpik_combo__waterpik_utra_familia_wp100__waterpik_portatil_wp450_110volts_frete_gratis), que é muito prático para este tipo de higienização. Existem vários modelos à sua escolha.

    ResponderExcluir
  136. olá gostaria de tirar uma duvida , tenho 24 anos e extrai 6 dentes de uma vez a 3 dias , ainda esta meio inchado mas nao esta doendo, quanto tempo vai demorar para cicatrizar ??
    oque posso fazer para ajudar na cicatrizaçao??

    ResponderExcluir
  137. oooi, estou com uma coisa amarelada em cima dos pontos..é pus? sendo assim pode estar infeccionado?

    ResponderExcluir
  138. oi,quero tirar uma duvida eu usei aparelho durante 4 anos meu dentista pediu para eu tirar os quatros pre molares e hoje tenho que tirar os quatros sisos total de dentes arrancados 8,sendo que o normal é ter 32 dentes .pq tive que tirar 8 dentes.hoje tenho 24 dentes na boca é normal isso?

    ResponderExcluir
  139. Respostas aos comentários anteriores:

    1) Extraiu 6 dentes de uma vez? Você é corajoso e seu dentista maluco. Procure ele...

    2) Só examinando para ver o que é...

    3) é normal quando o comprimento do arco dentário é inferior a largura dos dentes do arco alinhados. Devido a miscigenação das raças, muitas vezes acontece a pessoa ter um padrão ósseo pequeno de uma raça e um padrão dentário grande de outra. Logo, os dentes não conseguem espaço para encaixar no arco reduzido. Assim o ortodontista usa do procedimento de extração para obter espeço para o devido alinhamento, ok?

    ResponderExcluir
  140. Oi Dr., boa tarde!
    Extraí 2 sisos( o inferior e o superior do lado esquerdo na última sexta 13/01) a 4 dias. Hoje quando fui higienizar minha boca após a refeição vi um tecido branco meio amarelado meio que saindo dos pontos da gengiva superior, quase tive um colapso, liguei pra minha dentista e falei com a secretária que tinha um algodão saindo da gengiva e se eu podia tirar. Ela me respondeu que a Dra. só estará no consultório amanhã à tarde. Além disso, minha boca fica incessantemente salivando, não estou sentido dores além do normal, mas quando lavo bem as mãos e passo no local percebo também um leve odor. O que o Dr. acha?
    Grata desde já, por mim e por todos que o Dr. se dispôs a ajudar esclarecendo as dúvidas que para nós, leigos no assunto, são uma tormenta.

    ResponderExcluir
  141. Olá!
    Ao que me parece o que você descreveu trata-se de tecido de cicatrização e, juntamente com a leve dor, tudo está dentro da nomalidade. continue a seguir as orientações de sua dentista, ok?

    ResponderExcluir
  142. Muitíssimo obrigada! O Dr. deve se sentir realizado na profissão em que atua, eu me sentiria se pudesse ajudar tantas pessoas.
    Bom trabalho ao verdadeiro Dr. na profissão que atua.DR. ROGÉRIO BOELTER.
    Att.
    Eliane

    ResponderExcluir
  143. Ola Dr. fiz a retirada de 2 sisos na sexta-feira passada, e hoje estou com muita dor ainda, principalmente no dente que ficava proximo ao siso. Gostaria de saber se isso é normal, e por quanto tempo eu vou continuar sentindo essa dor? esta sendo muito desconfortavel para mim. Estou utilizando um anti-inflamatorio e dipirona e paracetamol para controle da dor.
    Grato

    ResponderExcluir
  144. Ola Dr. retirei um siso na quarta-feira passada, ontem os pontos caíram, fui na dentista e ela falou que é normal. Faço a limpeza escovando os dentes, depois com uma seringa despejo um pouco de água dentro do buraco faço isso umas 5 vezes pra limpar bem, e, depois venho com listerine e faço buchechos pra finalizar a limpeza. Faço isso sempre com intervalos de 1 hora.
    Ainda assim sai um líquido meio ácido, mais é em pouca quantidade e não é incômodo. Gostaria de saber se é pus, ou se é porque está ocorrendo a cicatrização e se isso é normal.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  145. Respostas aos comentários:

    1) Grato pelo reconhecimento!

    2)A dor pós operatória é normal na região onde foi removido o siso, inclusive nos dentes adjacentes. O tempo de duração varia de pessoa para pessoa, mas deve ficar em torno de 1 semana.

    3)Fez análise de pH para determinar a acidez? rss
    Penso que você deve se desencanar, porque está com excesso de zelo e isto pode até prejudicar a cicatrização. O líquido (exudato) saindo é normal...

    ResponderExcluir
  146. Olá Dr.!
    Fiz a extração dos quatro sisos ontem (17/01/2012)no período da tarde, no final de samana tomei mta chuva e sol, estou sentindo uma dor insuportável na garganta, estou tomando Nimesulida e Lisador conforme meu dentista recomendou, será que poderia tomar Amoxicilina 500 mg para diminuir a dor da garganta ou não tem necessidade pelo fato dessa dor ser proveniente da extração???? Obrigada, aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  147. Oi Dr.
    Retirei meus pontos ontem porem tem um pontinho preto lá que n sai por nada..o que pode ser?

    Outra coisa é que parece que estou mordendo errado...e qndo sorrio tenho espasmos musculares..é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  148. Resposta aos comentários:

    1) Não prescrevo ou recomendo medicamentos via internet. Procure seu dentista.

    2) O pontinho preto que não sai por nada pode ser um caroço de feijão teimoso. Os espasmos pode ser um início de AVC...

    ResponderExcluir
  149. Dr retirei 2 dentes a 4 dias foi o dente 15 eo 25,ate ento td normal ontem o dente 25 caiu os pontos sozinho eo do 15 continua ali e sinto que esta repuxando,e estou sentindo um cheiro meio desagradavel é normal isso ?

    ResponderExcluir
  150. Dr. retirei 1 dente sisos a dois meses. foi preciso uma cirugia. So que o problema que doi muito ja tomei antibiotico;paracetamol. doi muito quando tenho contato com agua fria. ja procurei meu dentista ele so me fala que isso e normal. o que devo fazer Dr? isso e normal? Abracos. ANDERSON.

    ResponderExcluir
  151. D.r boa tarde arranquei os 2 sisos há uma semana e sinto bastante dor no ouvido o que eu posso tomar para melhorar essa dor?

    ResponderExcluir
  152. Eu arranque um dente mais eu nao levei ponto,isso e normal

    ResponderExcluir
  153. Boa noite. Dr. estou desesperada, fiz a extração de um molar inferior de raiz longa e bem fixada no osso da mandibula, já passaram 8 dias, e sinto dor intensa local e dores pelo corpo. Retornei ao dentista, fiz um rx panoramico e exame local e nada foi constato. E ainda por cima ele diz que minha dor é PSICOLOGICA! Estou tomando nimesulida e amoxicilina, doi mto, doi o ouvido, garganta e dor local. Queria saber do sr, qtos dias seria normal sentir essa dor, pois ja estou ficando muito nervosa. Me ajude por favor! Ana Paula

    ResponderExcluir
  154. PS: Não quero remedios, apenas saber até qtos dias é normal sentir tantas dores. Ah, não tenho febre. Aguardo a resposta, obrigada, Ana Paula

    ResponderExcluir
  155. Oii, primeiro parabéns pelo trabalho que o senhor esta fazendo aqui.
    Retirei dois sisos na segunda , e nao doeu . Nao inchou mais de ontem pra hj, esta doendo muito. Na hora que eu fecho a boco e os dentes que tem perto da cirurgia encosta um no outro, dói. Dói mesmo. até to tentando quando fechar a boca não encostar os dentes. Segunda feira vou ao dentista retirar os pontos e relatarei a ele. Mais queria saber se é normal. Obrigada.

    ResponderExcluir
  156. Respostas aos comentários:

    1)é normal isso no pós operatório, mas esteja em contato com seu dentista para o devido monitoramento.

    2) Anderson, você está com sensibilidade dentinária no dente vizinho ao siso, devido a perda óssea para extração. Procure seu dentista para solução desse problema...

    3) Bárbara, você está com um trauma na articulação temporo mandibular, o que é relativamente comum em extrações de sisos devido aao braço de alavanca em que esta articulação sofre. Procure seu dentista ou um dentista especialista em dor orofacial para resolver seu problema. Não prescrevo medicamentos via internet.

    4) Em alguns casos não é necessário suturar (dar ponto)...

    5) A dor é algo subjetivo. só quem sente é que vai dar a real dimensão dela. Contudo, se seu dentista disse que não há nada de errado na região operada você deve procurar um dentista especialista em dor orofacial para uma melhor avaliação do seu caso, ok?

    6)E eu não prescrevo remédios via internet. Siga a recomendação acima...

    7)Bruna, são complicações normais de uma cirurgia de siso. Tenha paciência, tome os medicamentos, siga as recomendações do seu dentista e logo voltará ao normal...

    ResponderExcluir
  157. olá, bom dia estou desesperada meu dente incisivo etava precisando de um canal e antes de chegar ao dentista ele inflamou, o dentista não pode mexer mas deu um jeito para ele não doer, pois bem ele não está doendo como antes estou tomando um anti inflamatório e remedios para dor o problema é que meu rosto está inchado e hoje meu olho tb amanheceu inchado o que eu faço estou desesperado pois segundo tenho que estar zerada me ajude por favor

    ResponderExcluir
  158. Vaga sua resposta..eu sei que a dor é sujetiva, tb não pedi medicamentos, somente saber até qtos dias é normal sentir dor.

    ResponderExcluir
  159. Resposta aos comentários:

    1) É necessário que você extraia o quanto aontes esse siso, pois a infecção está se disseminando para a face...

    2) Coloque-se no meu lugar: Como dar um parecer sem examiná-la? A resposta tem que ser vaga mesmo. Se não satisfazê-la procure um dentista confiável para um segunda opinião, ok?

    ResponderExcluir
  160. Vc não pode examinar ninguém que postou aqui. Não deveria nem ter um blog de respostas VAGAS. ;)

    ResponderExcluir
  161. Não quero um parecer Dr., somente uma VAGA noção de qtos dias são normais doer? 1? 4? 2 semanas...só isso ... mas ok, vou seguir teu conselho...

    ResponderExcluir
  162. Dr.
    O Sr realiza um ótimo trabalho aqui, tirando dúvidas de muitas pessoas.
    Continue sempre assim!
    Ah, e sempre irão surgir pessoas arrogantes, não se importe, apenas ignore-as.

    PARABÉNS.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  163. Boa Noite Doutor! Ja realizei 3 cirugias para extrações de sisos inclusos e há uma semana retirei o superior esquerdo, entretanto sinto minha gengiva muito deformada, como se tivesse uma parte solta onde estão os pontos e sobre eu gostaria de saber se a gengiva volta ao normal e se sim, quanto tempo leva. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  164. Olá boa tarde Doutor. Fiz uma cirurgia para a extração do siso a 10 dias,a cirurgia foi muito dificil o dente não queria sair estava bem proximo do nervo,pos a cirurgia tomei antibiotico durante 7 dias,hoje estar com 10 dias e ainda estar enchado, não consigo abri a boca direito. Por favor o que você acha que estar acontecendo?
    Não sinto dor,só se eu forçar muito em abri a boca, ainda não tirei os pontos por causa de não consegui abri bem a boca.
    Por favor Doutor aguardo sua resposta.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  165. Boa tarde,
    No dia 16/01/2012 tirei dois dentes incluso do lado direito sendo um superior e outro inferior.
    Segui todas as recomendações e me mediquei de acordo com o que foi passado pelo dentista, mas ainda estou sentindo muitas dores do lado direito, dores no osso, talvez no maxilar, não estou achando normal, porque não tive estas dores no outro lado quando extrai, mas gostaria de saber se é normal, já que ainda estou tomando dipirona e mesmo assim a dor persiste, é latejante, e como estou mastigando só de um lado também sinto muitas does.
    Outro problema, é o fato de eu não estar conseguindo abrir muito bem a boca, a abertura esta pequena, consigo forçar mais dói, é normal?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  166. Boa tarde,
    Retirei os 4 dentes sisos e precisei fazer com anestesia geral, pois tenho problema de coração e minha dentista aconselhou tirar assim pois teria menos risco de ter infecção. Os locais onde estavam os dentes não dói nem nada, o que incomoda mesmo é uma ferida que foi causada pela intubação e eu não consigo comer nada por causa disso, dói muito. O que aconselharia?

    ResponderExcluir
  167. Olá Rogerio,
    Fiz uma cirurgia para retirar os 4 dentes siso. Um deles, o inferior, estava incluso e ainda "virado".
    Tive a impressão de que o sangramento parou somente 22h após a cirurgia neste dente "mais complicado". Isso é normal?
    Faz pouco mais de 2 dias que os retirei e sinto, principalmente naquele dente "virado" como se estivesse "puxando", chega ser quase um formigamento, porém em sair sangue algum desde aqueles primeiras 22h. Isso é comum e/ou normal?
    Joao

    ResponderExcluir
  168. OLA ROGERIO!
    Queria tirar uma duvida.
    Retirei meu siso inferior esquerdo ha 5 dias e estou sentindo dores nos dente da frente. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  169. Respostas aos comentários:

    1) Se voc~e não gostou da minha resposta procure um dentista ao vivo para maiores esclarecimentos, ok?

    2)A duração da dor varia de pessoa para pessoa bem como a sua intensidade. Dentro de 20 dias os sintomas desaparecem...

    3)Agradeço pelo elogio. Isso é verdade! Algumas pessoas são grosseiras e não prestigiam esse serviço de utilidade pública. Fazr o que?

    4)Vai voltar ao normal. Dentro de 40 dias o tecido volta a normalidade...

    5) Você está sofrendo de uma contratura muscular devido ao tempo que ficou de boca aberta. Procure seu dentista para que ele prescreva um relaxante muscular.

    6)Você está tendo uma contratura muscular devdo ao tempo que ficou de boca aberta e também a "dor da cicatrização". É uma dor repuxando que incomoda bastante. Porcure seu dentista para maiores orientações.

    7)Procure um gastro para que ele exmine onde machucou e prescreva o medicamento apropriado.

    8)A dor repuxando é normal. É a "dor da cicatrização"

    9)Isso acontece com alguma frequência. Chama-se dor reflexa. Ela desaparecerá naturalmente...

    ResponderExcluir
  170. Rogerio, muito obrigado pela resposta!
    Sou o mesmo João a 3 posts acima. Tenho uma pequena duvida. Ao lado do meu segundo molar tem um "ponto", daí tenho um pouco de medo de enconteu ao escovar e comer. Posso "perder" esse medo.
    Também pelo fato de eu achar de ficou sangrando muito tempo, estou tentando me alimentar somente de coisas mornas e frias, posso comer outras coisas um pouco mais tranquilo agora?
    E quanto ao bochecho, posso realizar normalmente, ou é melhor não "forçar" a area ainda, visto que faz quase 48 horas que não sai sangue?
    Obrigado novamente,
    Joao

    ResponderExcluir
  171. Olá!
    Pode voltar ao normal, sem se esquecer de usar os medicamentos prescritos e alimentar-se de alimentos macios. Também uma higienização adequada é fundamental! Faça tudo com delicadeza porque a região operada ainda está sensível...

    ResponderExcluir
  172. Oi Dr Rogério muito obrigada pela resposta eu sou da 5 pergunta, muito obrigada mesmo Deus lhe page. Tenho muito medo de Dentista, a 1ºvez que fui foi agora para a extração do dente do siso que não nasceu e estava doendo.E depois da cirurgia fiquei com esse problema no mesmo lado, de não consegui abri aboca.
    Dr muito obrigada. Me add no facebook SENÁRIA.

    ResponderExcluir
  173. BOA TARDE DR ROGÉRIO. EU EXTRAI O DENTE DO SISO DE BAIXO DO LADO ESQUERDO Á DUAS SEMANAS MAS ACONTECE QUE A GENGIVA DE CIMA DOI ME SE LHE TOCAR. EU JA FUI AO DENTISTA E FIZ DUAS RADIOGRAFIAS E ELE DISSE QUE NAO TINHA NADA APENAS ESTAVA INFECCIONADA DEVIDO A EXTRAÇÃO DO OUTRO DENTE DE BAIXO, NAO ESQUECENDO QUE JA TOMEI UM ANTIBIOTICO DURANTE UMA SEMANA E AS MELHORAS FORAM POUCAS. GOSTAVA DE SABER SE DE FACTO ISTO É NORMAL? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  174. É normal porque o edema da gengiva aumenta o volume dela e acaba atingindo a gengiva superior levando ela a apresentar sintomas dolorosos.

    ResponderExcluir
  175. DR. PENSO QUE NAO ME EXPLIQUEI BEM E RESOLVI CONTAR TUDO DESDO INICIO. COMECEI POR TER DORES NOS DENTES MAS NAO SABIA QUAL ERA POIS DOÍAM-ME TODOS OS DE CIMA E OS DE BAIXO DO MESMO LADO. FUI AO DENTISTA E ELE PARA RESOLVER MANDOU ME TRINCAR UM POUCO DE ALGODÃO ATÉ QUE CHEGOU AO DENTE DO SISO E COMO JÁ NÃO TINHA O DE CIMA SÓ PODERIA SER O DE BAIXO FOI EXTRAIDO ISTO Á DUAS SEMANAS). PASSADO 4 DIAS DEI CONTA QUE A GENGIVA DE CIMA, A QUE JA NAO TEM O DENTE ME DOÍA,ATE AO FALAR , AO RIR ME DOÍA, E RESOLVI IR OUTRA VEZ AO DENTISTA. ELE FEZ ME UMA RADIOGRAFIA E DISSE QUE NAO TINHA NADA APENAS ESTAVA INFECIONADA DEVIDO A EXTRAÇÃO DO OUTRO DENTE, MAS PASSOU ME UM ANTIBIOTICO E OUTRO MEDICAMENTO PARA AS DORES. AGORA QUE PASSARAM QUASE DUAS SEMANAS A GENGIVA SO ME DOI SE LHE TOCAR E COMO JA TOMEI O ANTIBIOTICO ATE AO FIM NAO ACHEI NORMAL CONTINUAR A DOER E VOLTEI LA. VOLTOU A FAZER OUTRA RADIOGRAFIA E DISSE ME EXACTAMENTE O MESMO, MANDOU ME AGUARDAR MAIS UMA SEMANA A VER SE JA ME SENTIA MELHOR CASO CONTRARIO PARA VOLTAR LA E AÍ FAZER UMA RADIOGRAFIA Á BOCA TODA. HOJE DE VEZ ENQUANDO DA-ME UMAS PICADELAS NA GENGIVA, O QUE SERÁ? SERÁ A PASSAR? TUDO ISTO É NORMAL? ISTO DEIXA-ME PREOCUPADA. DR ROGERIO OBRIGADA PELO SEU EXCLARECIMENTO E POR SE DISPOR A TIRAR AS DUVIDAS A TANTA GENTE. ( SOU A MESMA DO COMENTÁRIO ANTERIOR)

    ResponderExcluir
  176. Meu dentista disse que provavelmente tenho bruxismo, disse que se não utilizar aquela plaquinha de proteção para dormir meus dentes podem se desgastar. É verdade? E outra coisa arranquei meus sisos em novembro, 3 pq um nem quis nascer, tá tudo ótimo, mas do lado esquerdo superior onde após a extração precisei voltar e retirar a raiz que havia ficado, sinto como se estivesse inchada minha bochecha e gengiva, não dói, só parece inchado mesmo. É normal?

    ResponderExcluir
  177. Resposta aos comentários:

    1) A sua dor é inespecífica. Provavelmente está sendo causada pela articulação temporomandibular (ATM). Peça ao seu dentista para investigar sua ATM.

    2)Seu dentista fez as recomendações corretamente e o processo de cicatrização se processa dessa forma.

    ResponderExcluir
  178. Dr. Rogério:

    Fiz a cirurgia de retirada do siso inferior direito há 3 dias, foi uma cirurgia bastante difícil, pois além do dente estar "deitado", havia uma cárie muito grande nele. Após a cirurgia, senti muitas dores, que já diminuiram consideravelmente, embora ainda sinta algumas pontadas no local e nos dentes próximos. A minha dentista me receitou apenas paracetamol de 6 em 6h para tirar a dor, não estou tomando nenhum antibiótico ou antiinflamatório. Hj ao higienizar o local, notei a formação de uma placa branca, sem cheiro. Liguei para a dentista, que me informou que esta placa é parte do processo de cicatrização. Porém, sinto um gosto ruim ao engolir a saliva. Além disso, a ponta da minha lingua está dormente, formigando. Gostaria de saber se essa placa branca e a língua formigando são partes normais da recuperação e tbm se é comum não tomar antiinflamatório no pós operatório.

    Grata,
    Nady

    ResponderExcluir
  179. Ola sou Max fiz uma cirurgia e tirei o meu siso, mais ele não dói mais, mais não consigo abrir a boca direito, isso vai passar.

    ResponderExcluir
  180. Ola DR. sou Regiane ...observei sua atecao com todos aqui solicitado no entanto gostaria de tirar uma duvida tbm ... extrai dois dentes do siso hà 3 dias e ontem inchou minha boca do lado que extrai e hj continua inchado e minha gengiva do lado do dente que foi extraido parece estar descolada ..rs mas nao sinto nenhuma dor só o inchasso que incamoda um pouko pois meu resto fica meio torto kkk isso é normal ? demora passar o inchasso ? obrigada pela atencao tenha um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  181. Respostas aos comentários:

    1) Olá Nady!
    O que está acontecendo está dentro da normalidade. Quanto aos medicamentos cada dentista tem sua conduta individual...

    2)Olá Max!
    Você está com uma contratura muscular decorrente da cirurgia. Peça ao seu dentista para receitar um relaxate muscular...

    3) Olá Regiane!
    O trauma pós cirúrgico varia de pessoas para pessoa, mas em 1 semana tudo volta ao normal. Se após este período os problemas persistirem procure seu dentista.

    ResponderExcluir
  182. Vou ver isso, acho pq eu fiquei 2 horas de boca aberta.

    ResponderExcluir
  183. Ola Dr. A minha esposa e Dentista, e estamos morando no interior de MT. Ela esta com duas paciente com Amelogenese Imperfeita, equeria saber como lidar com este caso.

    ResponderExcluir
  184. Ola Dr. Minha esposa e Dentista, e ela esta com duas pacientes com Amelogenese Imperfeita, e nunca lhe deu com isso, quer saber como tratar isso. O Sr. Sabe?

    ResponderExcluir
  185. Olá Dr.
    Hoje eu passei por essa cirurgia de extração do siso, e me arrancaram os 4 de uma vez! Acontece que o último deu algum tipo de problema, ele quebrou várias vezes enquanto tentavam retirá-lo e eu percebi que precisaram cortar mais a gengiva para retirá-lo... Minha boca inteira está dolorida, mas essa região em específico está ainda mais dolorida. Já tomei dipirona, mas parece não adiantar... o senhor poderia me informar quanto tempo demora para a dor ao menos amenizar? Realizei a cirurgia hoje à tarde!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  186. Ixi o meu siso superior esquerdo tb se espedaçou todinho teve que ser arrancado aos pedaços pq estava grudado no osso, foi tão doloroso e demorado, e ainda por cima ficou raiz que tive que tirar umas 2 semanas depois, quase morri de dor! Mas só no dia, no 3º dia já estava tudo ótimo, digo 3º pq no segundo ainda sangrava um pouco! A dipirona e a nimesulida fizeram efeito direitinho!
    Vlw pela confirmação Dr.

    ResponderExcluir
  187. meu nome e Robson
    doutor tirei meu dente hoje penultimo encima e sinto uma dor inssurpotavel to tomando 3 remedio paracetamol ibrupofem e codeine e normal essa dor?
    tel algo ,tipo como caseiro alguma coisa que eu possa esta fazendo para poder parar a dor? obrigado doutor!!!

    ResponderExcluir
  188. Resposta aos comentários:

    1) Olá Max, geralmente o tratamento para amelogênese é com resina composta. Faz-se a remoção da camada superficial e aplica-se a resina na cor do dente. As vezes é necessário usar uma tinta de resina para mascarar a mancha da amelogênese.

    2) 4 sisos de uma vez? Essa coragem vai lhe custar dores por pelo menos uma semana...

    3)Tomando estes três remédios e a dor não passa é sinal de que você está com alveolite. Volte ao seu dentista para que ele faça o tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  189. Olá Dr. Fiz a extração de 3 sisos hoje. Com a medicação, não estou tendo dor. Mas estou preocupada pois meu lábio inferios está totalmente dormente e eu fico babando, não consigo nem beber água direito. Está dormencia passa depois de quanto tempo? Me ajude Dr. estou com medo.

    ResponderExcluir
  190. doutor , o que leva um dentista dizer assim EU PERDI A AGULHA NA SUA BOCA no meio da extração, só pode estar querendo que eu infarto e morro ali mesmo de preocupação, fiquei o resto da cirurgia pensando que aquela merda de agulha iria engolir.....

    Extrai o dente hoje, e já estou sentido pontadas e não esta doendo esta sangrando ainda , o meu dentita não me passou nenhum anti-inflamtorio somente tomar dorflex e agora , posso usar agua oxigenada 10 ? ou melhor não ?

    ResponderExcluir
  191. Olá doutor !
    Queria saber se para tirar os pontos doi ?
    Tirei 4 sisos de uma vez (26/01/12)
    Minha cirurgia foi tranquila não senti nada na hora,mais agora doi um pouco!Quanto tempo leva pra cicatrizar totalmente? Estou tomando sorvete pois não consigo mastigar nada,é certo tomar sorvete depois da cirurgia? E depois de quantos dias após a cirurgia podemos comer coisa solida ?
    Agradeço !

    ResponderExcluir
  192. Oi Dr. ontem pela manhã foi extraido meus 4 dentes sisos. A médica recomendou nos 2 primeiros dias somente líquidos e gelado, e disse para eu não usar canudo. O Dr. sabe porque não pode? Na hora nem lembrei de perguntar a ela, no estado que eu tava. O restante das minha dúvidas eu já resolvi lendo todas as suas respostas. Parabéns pela sua atenção com todos.

    ResponderExcluir
  193. Oi DR meu nome e Julio fiz a cirurgia do siso inferior esquerdo a 18 dia a cicatrização foi normal a cirurgia foi meio complicado pois o dente estava deitado mais já esta cicatrizando minha duvida e sobre um ponto retirei ele mais ficou eai que eis minha duvida esta linha que ficou cai sozinho ou tenho que ir no dentista para tira-la desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  194. oi dr fiz uma extração do dente do siso no dia 24 e ainda hj minha bochecha perto do maxilar esta inxada meio endurecido o lugar estou sentindo dores ainda e com um mal cheiro que sai da minha boca de vaz em qd sinto umas pontadas eu não tomei nenhum antibiótico somente uma injeção um dia antes da extração enfim as dores estão muito incomodas ,hj liguei pra dentista e ela me mandou usar flogoral ,esses sintomas são normais?

    ResponderExcluir
  195. Boa noite Rogério!

    Minha filha tirou o siso superior e o inferior 19/01/2012, ela esta sentindo muita dor, e o bucomaxilo receitou Tenoxican por 4 dias e periogard para bochecho.
    estou preocupada em manchar seus dentes, pois a mesma usa aparelho o que torna esse caso mais complexo.
    Teria uma outra solução que ela pudesse usar, que não cause o risco de amarelar os dentes?
    Desde ja agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  196. Boa Noite!!
    Dr. realizei a extração de 2 cisos a aproximadamente 10 dias, já retirei os pontos, mas percebi que depois que desinchou, o local onde foi extraído o dente inferior encontra-se com um nódulo, que até então não diminuiu, gostaria de saber se isso é normal ou se pode configurar algum processo inflamatório!?
    Obs: Tenho pontadas e dor de ouvido, porém não sinto dor constante no local, apenas algum encomodo!
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  197. Olá Dr.Rogério.
    Extraí os dois sisos do lado esquerdo, faz oito dias hoje e estou quase enlouquecendo de dor, como se tivesse um dente cariado aberto, dói meu rosto e minha cabeça toda, não posso tomar nada gelado que piora, dói até pra engolir já tomei uma caixa de Spidufen e uma de Paracetamol 750mg e acalma por uma hora mais ou menos e começa tudo de novo, esta noite acordei 3 vezes de dor, não aguenteo mais, meu dentista disse que é normal, mas todas as pessoas que conversei que fizeram a cirúrgia nehuma teve grande traumas, tenho dores no nervo do pescoço também. Por favor, agradeço se me responder.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  198. Ola, então arranquei o dente do siso inferior do lado direito , já faz 5 dias e até agora estou sentindo uma dor insuportável de ouvido , a garganta dói também mas a dor no ouvido é descomunal , não consigo nem falar direito, pra engolir qualquer coisa ate mesmo aguá sinto uma dor inimaginável , não sei mais oque eu faço. Voltei no dentista ele mi deu uma benzetacil e mandou eu tomar amoxicilina e diclofenaco . Será que pode ser algo grave? estou desesperado a dor é terrivel mesmo =[...

    ResponderExcluir
  199. Respostas aos comentários:

    1) Olá! Você deve estar com parestesia. Veja o post que escrevi a respeito no blog...

    2) Realmente seu dentista se enrrolou na cirurgia. Espero que tenha resolvido. Quanto a medicamentos, cada dentista prescreve o que quer. Eu não prescrevo o que ele prescreveu...

    3) Tirar pontos não dói. Coisas geladas fazem bem para a cicatrização. Você pode comer alimentos sólidos assim que tiver condições para tal.

    4) Olá Julio! Você tem que ir ao dentista para remover os pontos...

    5) Eu não recomendo somente esse tipo de medicação, pois, para mim, é insuficiente. Continue a acionar seu dentista...

    6) Olá mãe! A clorexidina é o melhor antimicrobiano para o pós operatório. Um polimento posterior removerá as manchas...

    7) Olá Jo! O inchaço é normal e desaparecerá com o tempo. a dor não é no ouvido, mas sim na ATM...

    8) Essa dor é sinal de alveolite. Não é normal. Procure outro dentista para uma melhor avaliação...

    8)

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...