terça-feira, 7 de junho de 2011

Clínicas Populares de Ortodontia


Desabafo da leitora:
"Estou com aparelho dentário a uns 3 anos. Já passei nas mãos de 4 ortodontistas, mas meus dentes continuam do mesmo jeito de antes de iniciar o tratamento. O último dentista que ainda estou não está levando em consideração o fato de um dos meus dentes da frente estar descendo.por minha queixa estar sendo ignorada. Temo em perder o dente, pois ele está mole já a uns 18 dias. Sei que os dentes amolecem, mas nunca ficou desse jeito e já são muitos dias, acredito que ele já deveria ter se estabilizado. Estou procurando um ortodontista sério, pois estou sofrendo muito com esse aparelho na minha boca. Sinto que os dentistas só querem dinheiro e pouuco se importam com o paciente. Minha arcada dentária é cruzada e por causa disso eu tenho uma péssima mastigação e, às vezes, devido a essa dificuldade, deixo até de comer. Sinceramente, eu não aguento mais tanto descaso e sofrimento. Se o senhor tiver em sua clínica ou em outra um bom dentista para me indicar por favor me indique."


Hoje em dia proliferam as clínicas populares de ortodontia. Funcionam da seguinte forma: Oferecem aparelho grátis, cobram somente a manutenção com um valor bem abaixo do mercado e algumas ainda oferecem radiografia. Aí o incauto acha uma tremenda "vantagem" e inicia seu tratamento. O dentista cola os braquetes e não ativa o aparelho. O paciente não está fazendo tratamento ortodôntico e sim colocando piercing metálico nos dentes. Ficou com um sorriso heavy metal!
Outro fato que o paciente não sabe é que os componentes utilizados no tratamento são de péssima qualidade e universais, ou seja, são utilizados para quase todos os tipos de movimentação. Sabemos hoje que os componentes (braquetes, fios, bandas, etc) são individualizados para cada tipo de movimentação. São chamados de aparelhos auto ajustáveis. Uma vez colocados eles fazem toda a movimentação sem necessitar de vários apertos. São mais confortáveis e fazem a movimentação mais rápido.
Em outras palavras: Numa clínica popular de ortodontia seu tratamento para ser concluído vai levar o dobro do tempo que levaria com um ortodontista sério, e se conseguir finalizar.
Uma prática comum nessas clínicas é a rotatividade. Abrem a clínica e começam a oferecer seus serviços bem baratinho. Ganham dinheiro no primeiro ano, no segundo ano e no terceiro ano se mudam, porque começam a aparecer as reclamações. Fecham a clínica e abrem em outro lugar sem dar a mínima satisfação aos seus clientes. 
Infelizmente isto existe. As autoridades deveriam ter maior controle, mas deixam muito a desejar...
O barato pode sair muito caro, pois para corrigir um tratamento ortodôntico mal feito somente um dentista especializado e com muita experiência. Os serviços de um profissional desse tipo costuma ser caro.
Então a dica é: Antes de iniciar seu tratamento ortodôntico certifique-se se é um profissional confiável. Não se iluda com preços baixos. Vale a pena investir num bom profissional para cuidar de sua saúde!

8 comentários:

  1. É triste mas o que se passa em algumas clínicas que muitas vezes não se preocupam muito com o paciente, também acontece em outras áreas da saúde. Cabe aos pacientes denunciar estes casos.

    ResponderExcluir
  2. Dr.Boelter

    Estou sofrendo muito tambem com meu tratamento ortodontico , todo mes alguma bracket quebra e quando ligo p a clinica apenas sou informada que tenho que esperar meu proximo dia agendado para coloca-lo de volta, da ultima vez para o sr ter uma ideia levou 18 dias de espera . Para completar fui fazer a manutenção quinta-feira e quando eu percebi a noite dois brackets estavam sem a borrachinha e eu não senti que elas cairam de jeito nenhum , eu acho que ele esqueceu de colocar.Gostaria de saber como proceder para garantir meus direitos pois alem de todos esses problemas eu não sinto nenhuma evolução no tratamento apenas ele puxou meus dentes inferiores para frente e sinto que estou ficando com prognatismo , quanto à mordida cruzada nada mudou ainda , estou ha quase 1 ano fazendo tratamento.Estou entrando em depressão.

    ResponderExcluir
  3. É isso que dá colocar aparelho "baratinho"...
    Recomendo que suspenda esse tratamento e procure um dentista especialista em ortodontia. Se morar no RJ capital posso indicar um...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada doutor!

    Outra coisa :eu não imaginava que um dentista que não fosse especialista em ortodontia pudesse fazer esse serviço . Só agora descobri que ele não tem especialidade nenhuma.
    Vou seguir sua recomendação e suspender esse tratamento , o dificil é saber onde encontrar um bom profissional.

    Infelizmente não moro no Rio.

    ResponderExcluir
  5. Moro no rj e gostaria de uma indicação de um medico especialistsa em aparelho ortodontico, ja que estou tb com este terrivel problema, estou ha quase 4 anos usando aparelho e nada, os dentes vao pra la e pra ca, se alguem puder me ajudar fico muito grata. e agora que estou desempregada fica ainda mais dificil ne. luciana.brazdasilva@yahoo.com

    ResponderExcluir
  6. Procure meu sócio, Dr. Emanuel. tel. 21 3359-5715
    O endereço é o mesmo que o meu só que na sala 1018.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, boa tarde!
    Estou indignada.. estou fazendo meu tratamento há 2 anos e eles informaramque eu deveria fazer 6 implantes dentários hoje na Barra (para poder dar continuidade ao tratamento). O médico pediu somente uma panoramica sem laudo para estes implantes. Minha sorte é que na quinta-feira fui na minha dentista e pedi uma limpeza geral dos dentes antes do implante. Para minha surpresa ela me encaminhou urgente para um ortodontista de confiança dela e o que fiquei sabendo é que eles movimentaram tudo errado, vou ter que refazer o tratamento e começar do zero. Me informaram que meu problema era simples e se tornou complicado e além de tudo, não precisarei de 6 implantes e somente 4. Infelizmente estamos nas mãos de péssimos profissionais e que só querem ganhar dinheiro. Estou indignada, muito chateada, mas Deus veio na hora certa e me impediu de fazer estes implantes, pois minha situação iria piorar mais ainda. Deixo meu alerta para todos terem muito cuidado ao colocar aparelhos... Muita atenção. A Clinica foi no Centro da Cidade do RJ.

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...