terça-feira, 10 de maio de 2011

Volta e meia algum cliente interessado em colocar implantes dentários me pergunta se há rejeição dos implantes pelo organismo. A resposta é NÃO! O organismo não rejeita o implante. O implante dentário é formado basicamente do metal chamado titânio, que é um metal totalmente biocompatível com nosso organismo. O fenômeno da rejeição está diretamente ligado aos transplantes de órgãos. Sendo parte de um ser vivo, o órgão possui características protéicas semelhantes ao organismo receptor. Quando ele é inserido no organismo nosso sistema imunológico não reconhece como sendo parte de nosso corpo e inicia o processo de rejeição. Por isso, é que o paciente transplantado necessita de imunossupressores logo após a cirurgia de transplante para inibir esse fenômeno.
O titânio já é usado em ortopedia há muitos anos. Os chamados parafusos colocados após uma fratura são feitos de titânio. A diferença entre o implante ortopédico e o dentário é que enquanto o ortopédico fica debaixo da pele, o implante dentário fica parte dentro e parte fora do nosso corpo. E é nessa interface que todo o problema de integração do implante com o organismo se desenrola.
A fixação do implante ao organismo se dá através do fenômeno da osteointegração. Se houver qualquer tipo de infecção não vai haver osteointegração e o implante não se fixa ao organismo.
Portanto, é necessário uma boca saudável e livre de infecções para que o implante se integre sem maiores problemas.

5 comentários:

  1. GOSTARIA IMENSAMENTE QUE OS TRANPLANTES DE DENTES NO BRASIL fossem amplamente divulgados e pesquisados pelos dentistas, dado aos brasileiros que precisam desta tecnologia o mais rápido possível. Precisamos por em prática esta maravilha de que necessitamos!

    ResponderExcluir
  2. É preciso pensar em nossa saúde , beleza estética e termos o prazer de vivemos melhor. Para isso precisamos ter uma qualidade de vida em melhores condições, onde o índice de desenvolvimento humano represente um quadro de PRIMEIRO MUNDO!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Eder, os implantes dentários no Brasil estão num avançado estágio de sofisticação. O custo ainda é elevado para a maior parte da população, mas os resultados obtidos são comparáveis aos dos países chamados de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  4. Eu spu portuguesa e infelizmente o meu organismo rejeitou um dos meus implantes dentarios ... pelo - foi o que me disseram no dentista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nádia! Infelizmente informaram errado para você. O titânio é usado há mais de 100 anos na medicina e é perfeitamente compatível com o organismo humano. Você perdeu o Implante por outras razões, tais como: infecção, sobre carga, etc

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...