quinta-feira, 3 de março de 2011

Cliente pergunta:
"Olá Dr. Boelter! 
Acabo de passar algumas boas horas lendo tudo que encontrei no seu site! Fiquei maravilhada com o tanto que aprendi! Estou enviando este email para lhe contar uma situação e pedir  que, se o senhor puder, me tire duas dúvidas. Mas só se puder! Não quero incomodar! Vou lhe contar uma pequena história para que o senhor possa entender o contexto.
Sim, eu sou a típica paciente que só foi no dentista quando o dente doeu, e sim, também tenho o tal medo do dentista. Acontece que meu medo é menos importante que a saúde de meus dentes e pretendo mudar essa situação. Por que? Muito simples. Recentemente tive uma inflamação na gengiva (a tal gengiva do siso que dá uma inflamadinha) e estou fazendo o tratamento. Comecei, então, a pesquisar sobre a saúde dos dentes na internet e já estou muito mais bem informada. Descobri coisas que nenhum dentista havia me explicado detalhadamente e fiquei horrorizada com minha propria falta de cuidado. Isso vai mudar! Faz míseros 5 dias que estou levando meus dentes mais a sério (pois faz 5 dias que fui na dentista e comecei a pesquisar). Estou escovando melhor, por mais tempo e de maneira adequada, aprendi a passar o fio dental e minha gengiva já não sangra mais. Enfim, a maioria das coisas que eu li no seu site eu comecei a fazer a apenas 5 dias! Mas eu não encontrei nada a respeito de duas coisas que eu gostaria de saber. Então lá vão as minhas perguntas:

1. Tenho uma obturação profunda, fruto de um "quase canal". Quando o dentista fez essa obturação ele me explicou que teria que usar uma "massinha cinza" que era mais forte que a "massinha branca" (que se não me engano é a resina... eu não sei...), isso porque a massinha branca, segundo ele, poderia dar problema depois. Eu falei que tudo bem e que não ligo pra cor da massinha e obviamente fiz o que ele disse que era melhor, pois não sou dentista! Isso faz uns 2 anos. Acontece que a 5 dias atrás quando minha gengiva estava doendo ele não tinha horário e eu fui em outra dentista. Eu não comentei nada a respeito do dente. Ela simplesmente olhou e falou: " a gente pode tirar essa massa cinza feia e colocar uma branca que fica mais bonito". Aí sim eu falei que o meu dentista tinha falado que a massa branca não aguentaria e que esta que eu tenho é mais forte. Ela disse que não tinha nada a ver. Afinal, deve se usar qual "massinha" em uma obturação profunda, a cinza ou a branca? Pergunto pois o meu interesse primeiro não é a beleza da massinha e sim o seu uso correto. Mas se o uso correto puder se aliar com a estética quererei sim colocar a tal massinha branca. 

2. Esse mesma dentista receitou o uso do enxaguante bucal Periogard 3x por dia, por mais de um minuto durante 5 dias para tratar a minha gengiva inchada do siso. Ele não tem álcool, mas na segunda vez que fiquei com ele por 1 minuto na boca a minha língua começou a queimar. A Sensação era de que um milhão de formigas estavam picando minha língua e de que ela estava dormente. Fiquei com essa sensação pelo resto do dia e no dia seguinte inteirinho, nem consegui dormir com o incômodo. Então fiquei com medo de acontecer de novo e decidi bochechar o Periogard por apenas 30 segundos (como manda na bula) as 3 vezes que ela mandou. Ja é o 6 dia e ainda esta desinchando. O fato é que ela me disse para usar regularmente, depois que a gengiva voltasse ao seu normal, o  Plax Whitnning , 3X por dia por 2 minutos pelo menos. É realmente recomendável que eu faça isso? Ele não vai afetar a minha lingua também? 

Se o senhor puder responder ficarei grata pois estou entre a opinião e dois dentistas no caso da pergunta 1. Dependendo disso vou escolher o dentista que devo ficar. Não quero um dentista que priorize só a beleza da boca sem pensar na segurança dos procedimentos... tenho medo disso!

Agradeço pelas informações de seu site e parebenizo-o! Eu não quero mais tratar mal dos meus dentes e o seu site me ajudou muito com isso. Agora eu já sei como cuidar e pretendo fazer direito!
Obrigada,"

Dentista Responde:
"Prezada
Fico feliz pelo fato do conteúdo do blog ter ido de encontro a sua necessidade de conhecimento acerca de saúde bucal.
Quanto ao seu medo isso é totalmente normal. pois a maioria das pessoas tem esse medo. Todavia, ele não pode ser empecílio para que você deixe de procurar tratamento, porque problemas bucais não “desaparecem” quando ignoramos eles. Problemas bucais são cumulativos e se você tem medo, certamente esse medo aumentará se você fizer visitas esparsas ao dentista (veja no Paradoxo do medo de dentista).
Vamos às suas perguntas:
1. “Massinha” branca ou cinza: Qual é a melhor?
É difícil responder em poucas palavras um assunto tão controverso na odontologia. Os dentistas se dividem, ou seja, uns são a favor e outros contra aos dois tipos de materiais restauradores.
A “massinha branca”, também chamada de resina composta, é um material que surgiu na década de 50 como alternativa restauradora estética direta. A pessoa vem ao consultório com parte do dente destruído e na mesma consulta sai com o dente reconstruído na sua forma e cor. A partir da descoberta da resina composta constantes aprimoramentos vêm sendo feitos no intuito de melhorar suas propriedades físicas e químicas. Para dentes anteriores seu uso é inquestionável. Entretanto, para dentes posteriores seu uso deve ser criterioso apesar de todos os avancos.
A “massinha cinza”, também conhecida como amálgama de prata, é o material restaurador mais antigo que existe. Surgiu no século XVIII e é usado até hoje como material restaurador direto para dentes posteriores. A grande desvantagem dele é a cor.
Agora, porque um dentista escolheu amálgama e outro escolheu resina?
Isto está diretamente ligado ao tipo de formação acadêmica de cada um. Há faculdades que são mais tradicionais e recomendam o amálgama. Já em outras, a estética é fundamental e preferem usar resina composta em todos os procedimentos.
Particularmente uso os dois tipos de materiais, pois existem indicações para cada um deles.
Antes de restaurar avalio o tipo e tamanho da cavidade, a proximidade da gengiva, a posição do dente na arcada, as exigências estéticas do paciente e o seu grau de saúde bucal.
Não vou descrever essas características, pois são considerações técnicas e traria mais dúvidas do que esclarecimentos para você.
Contudo, sou contra a troca de restaurações pura e simplesmente. Por mais habilidoso que o dentista seja, sempre haverá desgaste da estrutura dentária no ato restaurador. Em outras palavras o dente irá enfraquecer...
Portanto, os dois estão certos e cabe a você escolher o que mais lhe convier. Ambos os tratamentos têm vantagens e desvantagens. Seu dentista deve informá-la sobre isso.
 
Quanto aos enxaguentes bucais sou contra ao seu uso indiscriminado, pois acabam substituindo a escovação com creme dental e o fio dental. É como se você estivesse com a casa suja, pegasse um limpador bem cheiroso, jogar no chão e dizer que a casa está limpa só porque está cheirando bem. Quem usa enxaguante diariamente está mais nou menos nessa situação...
O uso da clorexidina (nome comercial Periogard) deve ser limitado e controlado, pois pode manchar os dentes, irritar a língua e provocar perda do paladar.
A clorexina solução a 0,12% (Periogard) deve ser utilizada 2 vezes ao dia com bochechos de 1 minuto de duração. Mais do que isso é desnecessário.
Por ter efeitos colaterais a clorexidina deve ter um prazo de uso limitado e deve ser controlado pelo dentista.
A maioria dos enxaguatórios tem mais efeito cosmético do que medicamentoso, ou seja, funciona mais como perfume bucal do que antibacteriano. Isto deve-se ao fato de que para o Plax, por exemplo, tenha efeito medicamentoso você deveria fazer bochechos de 4 em 4 horas e ninguém faz isso...
Portanto a velha e boa escovação com creme dental e o complemento da limpeza com fio dental, aliado a uma alimentação adequada e nas horas certas, é suficiente para você ter saúde bucal.
Também a visita regular ao dentista é um importante complemento para a manutenção da saúde bucal.
Se alguma dúvida persistir me avise, ok?
Bons sorrisos!
Rogério Boelter"

41 comentários:

  1. tem uma mancha preta entre dois dos meus dentes q nao sai de jeito algum, como tiro ela?

    ResponderExcluir
  2. Sem ver não dá para diagnosticar. Pegue uma câmera digital que tenha a função macro, tire uma foto e mande pra mim, ok?

    ResponderExcluir
  3. Tenho resina nos dois dentes da frente sera que eu posso usar aparelho

    ResponderExcluir
  4. QUEM TEM OS DOIS DENTES DA FRENTE RECONSTRUIDOS COM RESINA PODE COLOCAR APARELHO? QUAL O + APROPRIADO? A RESINA PODE CAIR COM O USO DO APARELHO? RESPONDA PFV OBG!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Pode usar aparelho sem problemas. Porém, o aparelho vai danificar as resinas e depois você terá que refazê-las. O mais apropriado será de acordo com o seu caso. Não vai cair.

    ResponderExcluir
  6. tenho uma massinha da cinza no dente do fundo, mas é um pouco feio na hora que abro a boca pra sorrir (da impressao qe é dente estragado)tem como colocar massinha branca por cima da cinza ?

    ResponderExcluir
  7. Não.
    Retira a cinza e coloca a branca...

    ResponderExcluir
  8. oi dr meu nome e flavia, antes de qualquer pergunta tenho que dizer que sempre leio tudo sobre a saude bucal no seu blog, e tirei a maioria das minhas duvidas lendo mas... ainda tenho uma e esta me assusta um pouco tem 1 mês que extrai o dente de siso. fiquei 21 dias so comendo de um lado pra não entrar restos de comida no buraquinho do dente né, porque o meu dentista disse que podia inflamar se naum limpasse direito. bom so sei que quando fui comer do lado do extraido entro a beindita sobrinha, ai fui escovar os dentes e passei a escova beim devagar no local, ai eu vi que tinha uma cor branca no buraco eu achei que fosse algum restinho de comida..mas não saiu fiz bochecho e nada de sair.... saiu sim um pouco de sangue. eu gostaria de saber se é normal essa cor branca e se o fato de sair sangue tenha inflamado eu naum sinto doer so quando bebo agua jelada que bate no buraco que doi um pouco .. e se infecciona mesm deixar comida no buraco msm depois de um mes tire minhas duvidas por favor

    ResponderExcluir
  9. Pode ser tecido de cicatrização e ele tem a cor esbranquiçada. Continue fazendo a higienização, ok?

    ResponderExcluir
  10. Olá doutor, sempre que eu sentir que meu dente tem sensibilidade a quente ou a frio é sinal de que eu vou ter que fazer um canal? O uso das bandas ortodônticas afetam a estrutura dos molares... Porque depois de tirado o aparelho ortodôntico os dentes ficam com aquela aparência de que há uma placa ou que estão amarelados?

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nem sempre que vc sentir sensibilidade é sinal que terá que fazer tratamento de canal. Na maioria das vezes um dessensibilizante resolve o problema, além de vc evitar as causa que produzem sensibilidade.
    Os dentes ficam amarelados durante o uso de bandas devido ao acúmulo de placa bacteriana...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia DR. Gostaria de saber se o procedimento de canal só é feito quando o dente já está doendo ou pode ser que seja caso de canal mesmo sem sentir dor?

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Pode ser as duas situações, sendo a mais comum quando há dor.

    ResponderExcluir
  14. Ola boa tarde, gostaria de saber como é feita a retirada do massa cinza para colocar a branca? Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    É muito simples trocar uma restauração de amálgama por uma de resina. O dentista retira com auxílio do "motorzinho" a restauração cinza e depois coloca a branca...

    ResponderExcluir
  16. é normal o dente ficar dolorido alguns dias após a restauração? "abturação"

    ResponderExcluir
  17. Olá doutor, estou com um dente em que a metade dele esta cinza, qndo passo o fio dental tenho a sensação em que o fio dental entra dentro do dente, eu ja fui ao dentista ele viu uma carie, mais quando eu voltar la dinovo tenho medo que seje canal, o que o senhor acha disso?
    mto obrigada espero q responda minha pergunta

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Pode ser.
    Procure seu dentista o mais breve possível para evitar um mal maior...

    ResponderExcluir
  19. Olá doutor!qual é a escovação e qual escova de dentes ideal para quem está saindo da etapa de dentes de leite?

    ResponderExcluir
  20. Abturei o meu dente so que colocaram errado ta alto o dente enttao tem como tirar a abturação branca ?

    ResponderExcluir
  21. Olá Anônimo 1! use uma escova macia.

    Olá anônimo 2! Tem sim. Procure o dentista que tratou de você para fazer o devido ajuste.

    ResponderExcluir
  22. olá doutor queria saber se manchas pretas mais só que pequenas nos dentes tem como sair com a limpeza , ou o tratamento clareador tem como ?? e qual seria o procedimento melhor ??

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Depende da mancha.
    Mancha superficial sai com polimento ou clareamento.
    Mancha profunda só com abrasivo e restauração com resina.

    ResponderExcluir
  24. Olá, gostaria de tirar uma dúvida que para mim é muito importante.. eu passei mais de 5 anos usando um aparelho fixo, estou no final do tratamento meu dentista. Tirei meu fixo superior e ele me disse que teria que fazer restauração em 4 dentes superiores, os incisivos centrais e os laterais. O caso é que pensei q ele fosse fazer uma restauração que ficasse imperceptível, da cor do meu dente, mas não ficou... ele ficou escurecido, e quando fui perguntar pra ele se ele não poderia dar um jeito pra ficar branquinho, ele disse simplesmente que fazia parte do procedimento e que era difícil, e deixou de lado a situação. Ele quer terminar o tratamento comigo, mas estou com medo, porque acho q ele está me enrolando e não está levando a sério, fazendo por fazer. É importante frisar que NÃO foi usado amálgama, mas ficou escuro, e sinceramente, tenho minhas dúvidas se foi usada a resina, me perdi completamente. O que sei é que ficou escuro, a aparência é de cárie! Esperei pacientemente os 5 anos e 6 meses de tratamento pra ficar esteticamente feio :/ Isso está me incomodando muito, porque estou com vergonha de sorrir com medo das pessoas ficarem reparando. Gostaria muito de entender o porque de ter ficado escura a restauração e se eu posso fazer alguma coisa para reverter a situação. Por favor, me ajude! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente uma restauração estética pós tratamento ortodôntico é difícil. No meu consultório indico tratamento clareador e depois a restauração. Caso não fique da cor certa procuro outras marcas de resina até chegar na cor correta.

      Excluir
  25. ola´,gostaria de saber se a obturacao com massinha branca tem risco de cair com o aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola doutor td bem???

      antes de td feliz 2014 :)

      fiz uma restauraçao no dente da frente hoje, com resina ..

      Eu uso aparelho e a doutora retirou o bract( nao sei cm escreve), pq disse que a carie era mto grande e profunda, e ela mencionou uma hora que o que sobrou do dente estava "molinho"( medoooooo) ..

      Gostaria de saber, se na minha consulta com a ortodontista, se na hora que ela colocar novamente e fazer as manutençoes meu dente pode quebrar??

      abraços ..

      Excluir
    2. Teria que ver o tamanho do fragmento, mas prepare-se para um futuro tratamento de canal e uma coroa total de porcelana...

      Excluir
  26. ola´, quem tem os dois dentes da frente reconstruido com resina,tem risco que ela fique preto? ((obrigado))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem. A resina vai pigmentando com o passar do tempo. Nesse caso recomendo porcelana.

      Excluir
  27. Ola. Pq existem resina cinzas e prateadas ? Fiz um canal, uma cirurgia da gengiga e a minha dentista pôs uma massa cinza p restauracao. Porem o amalgama e prateado. Certo ? Entao q material foi utilizado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Tire uma foto da restauração e mande pra mim. drboelter@outlook.com

      Excluir
  28. Fiz uma abturacao hoje e meu dente está doendo. E normal o dente ficar doendo após abturacao? A sensação e a mesma daquele motorzinho a o dentista usa pra raspar a cárie será normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal. Mas a dor é passageira. Se doer constantemente será canal.

      Excluir
  29. Fiz canal e a massinha branca que ela colocou esta caindo, o que fazer pois é são joao e os dentistas estão em recesso, vou colocar o bloco dia 10 mas acho que até lá essa massa nã vai durar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sair procure um dentista de urgência. Não deixe ficar o buraco.

      Excluir
  30. Ola!como branquear a massinha dos dentes da frentes q ja estao amarelando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resina não clareia. Você vai ter que trocar.

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...