segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tenho medo de fazer cirurgia de implante.

É com essa frase que a maioria das pessoas que deseja fazer implantes dentários fala para mim ao término de uma avaliação. Esse medo é fundamentado num período em que a cirurgia de implantes era feita de maneira empírica, ou seja, cada dentista usava sua "técnica". Por causa disso, o índice de insucesso era alto. Hoje em dia as técnicas foram testadas exaustivamente e o índice de insucesso caiu para 2%. Por isso, utilizando a técnica adequadamente dificilmente haverá perda de implante, salvo os casos de infecção e outras complicações orgânicas.
Outra alegação é a questão da dor. Dizem que vai doer muito a colocação de implante e ficam apavorados com a idéia de um parafuso ser fincado no osso. Quando me falam isso digo que a cirurgia de implante é como se fosse uma extração dentária ao contrário. Se ela suportou bem a extração dentária certamente irá se dar bem na cirurgia de implante. Outro detalhe importante que menciono é que a cirurgia de implante é de longe menos dolorosa do que uma extração dentária. A estrutura óssea é menos inervada e, por isso, menor sensação dolorosa provoca ao ser preparada para a colocação do implante.
Tendo esclarecido esse receio crucial, recomendo que deixe o medo de lado e faça um favor a si mesmo fazendo implante dentário.
O que você vai ganhar em alto estima e bem estar vai recompensar!