sábado, 29 de janeiro de 2011

Cliente pergunta:
"Boa Tarde Dr.
Estava pesquisando na net sobre siso, mais precisamente lingua enformigada depois que da extração, e encontrei seu blog
mas não consegui tirar minha duvida, e não encontrei como postar la no seu blog.
bom, o caso é o seguinte, extrai um siso inferior e minha lingua esta enformigada ja faz uma semana, quando extrai o outro siso inferior não aconteceu isso, a minha dentista
informou que isso pode acontecer, e que pode ficar assim uma semana, um mes, ou até um ano, e ainda pode ser usado medicamento (corticoide), gostaria de saber melhor sobre isso, pois nunca ouvi falar.
desde ja agradeço.
excelente blog do senhor."

Dentista responde:

"
Olá 
No seu caso ocorreu um acidente na anestesia local chamado de parestesia. A agulha feriu acidentalmente a célula nervosa e, por isso, a condução dos estímulos nervosos fica comprometida temporariamente. A parestesia provoca sensações de formigamento ou dormência. No seu caso, a lesão foi branda e o formigamento é sinal disso, pois, corresponde a fase inicial da anestesia.
Sua dentista não cometeu nenhum erro, pois não temos como precisar se na introdução da agulha durante o ato anestésico, a mesma vai lesionar algum nervo. É difícil acontecer este tipo de acidente anestésico, mas acontece.

Contudo, esse efeito é temporário, pois o que foi lesionado foi o axônio da célula nervosa e o axonio se regenera. Não tenho conhecimento se o corticóide vai ajudar.
Todavia, recomendo uso de laser de baixa potência e fisioterapia, que tem efeitos comprovados para acabar com a parestesia.
Espero ter ajudado.
Bons sorrisos!!

184 comentários:

  1. Bom dia Dr.Boelter,
    Retirei um ciso incluso há 17 dias. Metade da minha língua continua dormente, já percebi que é uma parestesia e que vou ter que aguardar pacientemente que melhore. Agora há 2 dias descobri que o dente que se encontra ao lado do dente que está ao lado da sutura ficou completamente preto! Que quer isto dizer? Está necrosado? Morreu? Porque? Hoje vou ao dentista para retirar os pontos e vou-lhe falar neste assunto. É justo que eu exija que ele solucione este problema sem me cobrar?
    Muito obrigada pela sua atenção.
    Bem haja pelo seu trabalho aqui neste blog.
    Sara Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Esse "preto" deve ser a sutura ou um coágulo sanguíneo. Ou mesmo uma restauração de amálgama que você não sabia que existia.
    Certamente seu dentista usará o bom senso para resolver seu problema, ok?

    ResponderExcluir
  3. Olá.Arranquei o Siso a uma semana e acho que a anestesia lesionou algum musculo ou nervo,o dente nao esta mais doendo mais sempre que engulo sinto dor da garganta ao ouvido.Gostaria de saber o que fazer?Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Isso é consequência da extração de sisos. O pós operatório é assim mesmo. Terá que tomar remédio para dor e um pouco de paciência. Os sntomas regridirão e tudo voltará ao normal...

    ResponderExcluir
  5. extrai o siso e estou com a metade da da boca inferior direta (o lado da extração) dormente, sem tato... fui no meu dentista e fui informado que isso e normal, raro, mais normal! oq ue devo fazer para acelerar a recuperação do tato... e terrível toda hora me mordo...

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Você está com parestesia, que é causado por uma lesão no nervo. É um problema reverssível. Geralmente a sensibilidade volta num espaço de 6 meses. Para acelerar o processo procure um fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
  7. joão jr
    meu caso nao é diferente, só o tempo q esta um pouco extenso, pois agora em março vai fazer 2 anos q metade da minha lingua esta dormente apos a retirada do siso, nao sou especialista mas sei q nao é normal.q q faço, tomei trauma profunda de dentista q depois disso nunca mais procurei um...q devo fazerr doutor?

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Procure um neurologista para uma avaliação do seu caso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que procurar um neuro? Ele vai tratar da parestesia?

      Excluir
  9. olá , fiz implantes dentarios inferiores , 21 dias depois , um caiu , me lembro de sentir dores horriveis sobre humanas quando a anestesia passou, logo apos os implantes . tomei tramal , depois o dentista fez denovo , o que caiu , um outro , mole ,e um outro que nao me disse pq , bem estes implantes estao moles , e com infecção , meu ouvido doi e ouço um bum o tempo todo ,minhas mãos dormentes cabeça estoura e me sinto muito mal , estou tomando cefalexina , e minha garganta quase fecha , não durmo ! o medico disse que o nervo foi lesionado e o dentista diz que não ! me ajude , e o dentista fez um asobrposição oq e isso ?

    ResponderExcluir
  10. Olá doutor...
    Arranquei meu siso 38 quinta feira e até minha língua está dormente, pelo que li estou com parestesia, porém se eu faço o movimento de abrir a boca, quando a língua vai pra trás eu sinto o nervo que está lesionado sendo puxado e tenho uma dor (não muito forte) em todo o comprimento da língua e principalmente na ponta. Isso é reversível mesmo? Estou tão preocupada pq vi em vários locais dizendo que é uma lesão permanente e isso é muito chato.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Realmente a parestesia é uma consequência da extração de siso muito chata.
    Recomendo que procure um fisioterapeuta para tratamento...

    ResponderExcluir
  12. Dr. Rogério, o meu problema pós operatorio nao houve dormencia nem formigamento, mas sim um incomodo e uma ferida 'muito estranha' apos quase 2 meses em que extrai um dente do siso, na parte inferior e do lado direito.Tomei os devidos cuidados recomendados e os remedios passados sendo eles: antibiotico e antiflamatorio, mas o antibiotico só foi passado uma semana depois, quando ainda estava com os pontos e sentia muita dor(alem do inchaço que me disseram que só duraria por 5 dias). Fui até o dentista, antes do q ele tinha planejado p eu tirar os pontos pois nao aguentava a dor, ele disse q era uma inflamação superficial devido os pontos e que com antibiotico passaria....a dor passou e o inchaço melhorou, mas depois de semanas senti dor a mastigar e evite comer do lado onde havia o dente. E voltou a inchar a minha face do lado. Além do mais preocupante, apareceu uma 'bolinha' bem avermelhada na gengiva, mas nao aonde havia o dente, e sim entre o segundo e primeiro molar. Estou preocupada, oq aconteceu?Isso nunca aconteceu, só depois da cirurgia q apareceram coisas estranhas...

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Pela sua descrição dá a entender que o siso não foi completamente removido e que há um fragmento no local, ou há uma infecção no canal dos dentes da frente do siso.
    Por via das dúvidas, recomendo que procure um dentista e faça um exame radiográfico da região para verificar o que está ocorrendo por baixo da gengiva, ok?

    ResponderExcluir
  14. doutor depois de 2 dias que extrai o siso interno o nervo esta doendo muito não consigo abrir a boca,é muito doloroso já ao sei mais o que faço

    ResponderExcluir
  15. Olá doutor,

    Tirei 2 dentes do siso e meu dentista me prescreveu cefalexina e cetoprofeno. Porém, ambos estão deixando meu estômago irritado (não sinto dores, mas desconforto). Hoje faz 4 dias que fiz a cirurgia. Ele me prescreveu Cefalexina a cada 6 hrs durante 7 dias, será que posso diminuir a dose de 12 em 12 horas ao invés de 6 em 6 hrs? O cetoprofeno ele prescreveu durante 4 dias de 12 em 12 horas. Não sinto dores e nem está tão inchado, o meu problema mesmo foi o estômago. Tomo omeprazol para evitar os desconfortos (parecem excesso de ácido por causa do barulho que meu estômago tem feito) mas não está sendo muito eficaz. Estou fazendo essa pergunta à você pois já liguei para ele mas ele não me disse nada a respeito da cefalexina. Me ajude, estou desesperada.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Lamento, mas não prescrevo medicamentos via internet...

    ResponderExcluir
  17. Ola doutor...comecei a ler sobre a extração do dente siso depois de ja ter tirado um...deu tudo certo,ja não doi mais,mas tenho mais um para tirar e estou temeroso pelo q li de depoimentos de outras pessoas...o meu dentista não falou q era tão perigoso e complicado...o dente não me doi...é aconselhavel tira-lo mesmo assim???

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Cirurgia tem que ter indicação, pois existem diversos efeitos colaterais que podem ocorrer. É necessário você ver a relação custo/benefício para decidir...

    ResponderExcluir
  19. Dr. Rogério,

    Faz 2 anos que implantei 3 implantes na parte inferior, desde que coloquei a armação que segura a protese, sinto choque nos implantes, e cada vez está mais constantes´.

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Há 1 mês e 10 dias, fiz a cirurgia de 2 sisos do lado esquerdo. Minha recuperação total levou 1 mês porém, sinto minha bochecha interna do lado esquerdo constantemente depois dessa cirurgia. Quando comparo os dois lados da minha boca, percebo que o lado que não fiz a cirurgia está mais claro e largo, enquanto que o lado esquerdo está vermelho e até com marcas de mordidas. Não sinto dores mas sinto o "inchaço". Fui em outro dentista e no meu cirurgião e ambos disseram que está tudo ok, a dentista só informou que eu já mordia a bochecha antes mas que, por causa da cirurgia, inchou e agora estou sentindo mais. O problema é que já faz bastante tempo que fiz essa cirurgia e não entendo o porque sinto esse inchaço.

    O que devo fazer?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Se dois dentistas disseram que está tudo normal, só me resta recomendar que procure um terceiro para examiná-la e dar uma opinião conclusiva.

    ResponderExcluir
  22. com relação a que fez implantes, vc tem dentes restaurados com amálgama?

    ResponderExcluir
  23. arranquei o siso a 24 dias no pos nao doeu muito mas agora todo dia ao deitar geralmente a dor vai e vem forte que me deixa sem dormir sera que e normal.

    ResponderExcluir
  24. Deve ser a dor da cicatrização.
    Procure seu dentista e peça orientações...

    ResponderExcluir
  25. Olá Doutor, fiz toda a documentação (RAIO X) para usar aparelho e ele viu nos exames que tenho um siso q está juntinho com o nervo e ja me alertou que posso ter parestesia, mas por via das dúvidas, ele me solicitou uma TOMOGRAFIA, para saber exatamente como está minha situação....vc acha que esse exame vai ajudar em algo, em evitar essa parestesia??? é um exame caro...não queria fazer a toa..

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    A conduta do colega é correta.
    A tomografia vai mostrar a posição correta do siso e isso é importante no planejamento da cirurgia.
    Faça o exame para que seu dentista tenha maiores detalhes da região a ser operada...

    ResponderExcluir
  27. Olá doutor. Tem 7 dias em que retirei o siso superior e inferior do lado esquerdo, a 5 dias estava tudo bem. Mas agora eu estou sentindo dores muito fortes no maxilar na altura do ouvido e dentro do ouvido. A dor e tão absurda que o paracetamol nao funciona. Fui a um otorrino e ele disse que meu ouvido esta inflamado. Pode estar ocorrendo algo por causa da cirurgia? Obrigado.
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já procurou o dentista que fez a cirurgia?
      é importante ele saber o que está acontecendo para orientá-lo melhor, ok?

      Excluir
  28. Você já procurou o dentista que fez a cirurgia?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite. O meu caso é o seguinte. Tenho um dente desvitalizado à seis anos. Este mês fui arranjar a massa que tinha caído. Após o arranjo passei a ter dormência na boca e na língua cada vez que faço exercício físico mais intenso, tipo RPM. Por favor diga-me o que pode ter acontecido e o que devo fazer?. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Você foi anestesiada?
    A anestesia pode provocar esta dormência.
    Caso não tenha sido, foi coincidência esses sintomas ocorrerem juntamente com o tratamento dentário.
    Procure um dentista especialista em estomatologia para uma avaliação, ok?

    ResponderExcluir
  31. Dr . Rogério
    o negocio é o seguinte, arranquei um ciso a 5 dias , e minha lingua está dormente do lado que arranquei oque será isso ? quanto tempo pode demora .. ? realmente estou com trauma depois que aconteceu isso e eu tenho mais um para arrancar..
    mais antes de arranca esse outro quero saber oque é isso que deu na minha lingua.

    ResponderExcluir
  32. É o que você leu no post. Você está com parestesia...
    Converse a respeito com seu dentista.

    ResponderExcluir
  33. ola meu nome e regianee queria saber se normal na parte da mastigação formigar e as bochechas uso aparelho odotologico e e mais nada m formiga ja medi pressao e esta normal posso ter atm

    ResponderExcluir
  34. Não é normal.
    Procure seu ortodontista para avaliação, ok?

    ResponderExcluir
  35. Dr. Rogério.
    Extraí o dente 48 na sexta-feira(30/06) e estou com parte direita da língua dormente. Também não consigo abrir totalmente a boca, acho que isso se deve aos 2 pontos que levei. Estou preocupado, pois, não tenho sensibilidade nenhuma na língua na parte direita da língua. Nesse caso, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  36. Você está com parestesia.
    Leia o conteúdo do link: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

    ResponderExcluir
  37. kkkk... minha linga do lado direito tbm ta dormente desde o dia 14/06, tava preocupado, mas vejo q isso ñ foi só comigo. Agora to preparando meu psicológico e tomando coragem p/ tirar o esquerdo... hahaha

    vlw Dr. por prestar um pouco do seu tmp p/ tirar duvidas das pessoas... pois partindo do principio que " santo de casa ñ faz milagre" me senti mais tranquilo ao ler esses comentários, do que a opinião de 2 cirurgiões dentistas, pois ñ souberam esclarecer, só falaram que foi problema no nervo e tals, muito vago a explicação... ja tava p/ ir em um medico anestesista.... vlw msm

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Dr.!arranquei os quatros sisos de uma só vez e estou fazendo dois canais bem proximo dos sisos, ja foi retirado a polpa e os canais ainda ñ foram fechados e estou sentindo dor e muita sensibilidade nos dois dente!o meu dentista me disse que ñ era pra esta sentindo dor. estou com medo de ñ ter jeito e precisar arrancar. Sera que ainda tem jeito?

    ResponderExcluir
  39. Você está fazendo procedimentos muito invasivos ao mesmo tempo e é natural que sinta dor.
    Peça a seu dentista para lhe receitar um analgésico potente, ok?

    ResponderExcluir
  40. ola´ amigo, fiz uma extração do ciso superior esquerdo e no momento que aplicou a anestesia o meu olho esquerdo ficou com uma diplopia, o que foi isso, depois foi voltando ao normal
    abç

    ResponderExcluir
  41. é normal a anestesia atingir a musculatura do olho...

    ResponderExcluir
  42. Olá doutor, parabéns pelo blog!!
    Quarta-feira passada (11), retirei os quatro sisos com anestesia geral.
    Hoje, fazem oito dias da minha cirurgia e vou retirar os pontos.
    Queria saber se é normal ainda sentir tipo um peso puxando as minhas bochechas para baixo apesar de já estarem beem desinchadas??? E, se vou conseguir mastigar logo, pq já perdi três kg kkkkkk
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  43. Esses sintomas fazem parte do pós operatório...

    ResponderExcluir
  44. ola senhor Rogerio eu tenho uma duvida que me deixo com muito medo ate mesmo a minha dentista fico confuza ela aplico a nestesia para extrair 2 dentes um de cada lado sao ele o 34 e o 44 inferior so que mesmo anestesiado senti o dente e muita dor n'ao deixei ela concluir e passei mau pq ela ja havia aplicado 6 doses e o maximo e 5 o qu ocorreu detalhe a minha gengiva nao esta inflamada e nao tomo nem um tipo de medicamento. o motivo da extracao foi ortodontico ?

    ResponderExcluir
  45. antes de fazer tratamento de canal meu esposo já tinha dormencia na lingua será q era do dente a causa,e depois q fez tratamento d canal saiu uma ferida no labio inferior e tem dormencia no labio tb ?luciane

    ResponderExcluir
  46. É complicado analisar esse caso só pela net. Recomendo que procure um dentista especialista em estomatologia.

    ResponderExcluir
  47. Anonimo Ortodôntico
    Seu texto está muito complicado para ter um entendimento. Mas, o que entendi que você foi fazer extração e a anestesia não fez efeito. Isto é normal acontecer e a dose máxima não foi essa que você disse. Exite um cálculo para dose por sexo e peso. Numa pessoa normal de estatura mediana podemos administrar aproximadamente até 12 tubetes sem maiores problemas...
    Leia o post: http://www.dicasodontologicas.com.br/2010/09/por-que-anestesia-dentaria-demora-pegar.html

    ResponderExcluir
  48. me desculpe pela informaçao errada , meu esposo ficou com a ponta da lingua e uma parte de cima do labio dormente somente depois do tratamento de canal antes nao !!!obrigada luciane

    ResponderExcluir
  49. Doutor extrai meu dente siso pq ele estava muito imprenssado e sai muito pouco ,comecei a sentir dores fortes na garganta e ouvido.... porem agora depois de uns 18 meses notei q o local em minha garganta q doia muito enquanto ainda nao havia extraido meu siso esta com uma forma de nervo embolado, nao me incomoda mas quero saber se é normal e se passa depois!

    ResponderExcluir
  50. Extrai um siso e queria saber se já posso voltar a usar um spray nasal que meu otorrino havia indicado, acho que é um corticoide, o nome é Ciclesonida. Um dia antes da extração parei de usar e agora queria saber se vai atrapalhar a cicatrização do lugar.

    ResponderExcluir
  51. Isso só o seu dentista é que pode responder...

    ResponderExcluir
  52. Bom dia Dr.Rogério! Parabéns pelo seu trabalho! Moro no Rio de Janeiro e no futuro, terei o maior prazer em ser atendido em seu consultório.

    Meu nome é Gabriel e no dia 16/08 foi extraído meu siso inferior direito que estava incluso e impactado. Foi feito através de osteostomia e osteoplastia. Nesse pós-operatório, a dor e o inchaço estão aos poucos regredindo.Sangramento praticamente não houve, nem foi preciso fazer uso de gaze.Amoxilina, Ibuprofeno e gelo estou usando conforme sua recomendação do profissional, assim como repouso total.

    Porém, mesmo após 72 horas...

    - Estou com grande rigidez na musculatura da mandíbula, o que causa dores e me impede de abrir a boca ou colocar a língua para fora. Só abro por, no máximo, UM centímetro, o que dificulta a alimentação, até mesmo o sorvete. Escovar está muito difícil, espero que o Periogard seja suficiente para evitar bactérias.

    - Estou com o lábio inferior e queixo e parte da língua totalmente anestesiados. Parece que acabei de levar anestesia! Conforme orientação do profissional, além de antibiótico e anti-inflamatório estou tomando BENERVA (2 comp. ao dia), mas não tenho notado nenhuma melhora.

    Estou MUITO preocupado! Com medo até...

    Sei que isso varia de paciente para paciente, mas, em média, quanto tempo demora para essa parestesia passar? Ela tem cura ou existe alguma possibilidade de ficar assim pra sempre? Além do Benerva, existem outras maneiras para acelerar a volta da sensibilidade?

    Sobre a questão do trismo, em quanto tempo minha boca voltará a abrir normalmente? Será que os pontos também pode estar dificultando a abertura da boca? Após as 72 horas iniciais, posso forçar o movimento de abertura da boca ou fazer massagem externa? O que devo fazer? Só vou tirar os pontos quando completar 7 dias.

    Por favor me ajude com suas respostas.

    Um abraço

    GABRIEL

    ResponderExcluir
  53. Seu caso é complicado de dar uma resposta. Converse com seu dentista a respeito ou se consulte com outro profissional para que seja realizado o devido exame, ok?

    ResponderExcluir
  54. Ola dr Rogério além da parestesia ocorreu também o aparecimento de umas bolinhas,do mesmo lado em que eu tive dormência,será que ocorreu algum tipo de reação alérgica a anestesia,pois já se passou 1 mês e ainda continuo sentindo estes sintomas,obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde Dr Rogério. Também apresento sintoma da parestesia. Queria saber se posso fazer alguma compressa (quente ou fria). O problema é que minha dentista viajou e a assistente disse para eu esperar um pouco pois ela só volta semana que vem e estou preocupada com essa falta de tato na língua. a falta de tato se dá apenas no lado que o dente foi extraído. Desde já agradeço. Boa tarde.

    ResponderExcluir
  56. Primeiro anônimo:
    São reações normais. Procure manter uma boa higienização e mantenha contato com seu dentista, ok?

    Segundo anônimo:
    Procure seguir as recomendações que já citei acima. Entre em contato com seu dentista assim que puder, ok?

    ResponderExcluir
  57. Arranquei meus 2 sisos do lado direito a 25 dias e minha lingua ainda está dormente e não abro a boca mais q 1 dedo.... isso é normal?

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Dr...

    No dia 27/08 fiz retirada dos dois sisos do lado direito, o inferior estava pressionado pelo o osso, e com isso teve que raspar no osso para conseguir a retirada do mesmo. O superior foi tranquilo, bem rápido, já o inferior foi mais lento o processo. Pois bem, os dentistas diagnosticaram que tive Trismo depois disso, pois não consigo abrir muito a boca como antes, os músculos estão travados, e além do mais dói bastante e estrala com mais frequência do que antes na região. Até o momento não cicatrizou no local, está aberto aonde estava o dente inferior, que acumula sujeira e tudo mais. Grande problema é que o lado direito ainda está dormente, o dentista disse que é normal ocorrer, mas quando retirei os sisos do lado esquerdo não ocorreu nada fora do normal, ocorreu tudo bem em 3 dias. Já do lado direito ta com essas complicações todas. Dormência na língua, dores no maxilar, não consigo abrir a boca muito, enfim. E foi diagnosticado que estou com problemas de ATM, e irei usar aparelho ortodôntico. E há uma semana comecei a sentir sensações ruins no ouvido, é mais do lado esquerdo, porém no direito também dá, é como se estivesse com pressão, mal escuto o que falo, é muito ruim, me aconselharam a procurar um otorrino, mas creio que não seja nada em questão do ouvido mesmo, nunca tive isso desde que extrai os sisos.
    Queria mais informações. Já que o meu dentista simplesmente acha normal, e quer um tempo para ver se esses problemas vão cessar.
    Grata,
    Aline.

    ResponderExcluir
  59. Olá Aline!
    O que ocorreu contigo é consequência da cirurgia de extração de sisos.
    Todavia, esses sintomas dolorosos podem ser minorados.
    Procure um dentista especialista em dor orofacial que resolverá o seu problema, ok?

    ResponderExcluir
  60. ola doutor.
    ontem fiz uma cirurgia de cunha distal para tirar o exesso de gengiva e na hora que a dentista aplicou a anestesia senti um choque um pouco forte na lingua. a anestesia ainda nao passou esta dormente e formigando na metade da lingua? a sensibilidade demora a voltar? ou sera algo mais serio?

    ResponderExcluir
  61. Ola DR
    nunca ouvi fala sobre isso parestesia, foi no seu blog que fiquei mais informada, parabens por ele.
    mas tambem tenho uma duvida alem da parestesia na metada da lingua, eu tambem arraquei o 3ªmolar inferior so que todos os outros dentes estao doendo muito e minha mordida nao parece mais a mesma, sinto como se estivesse torta. isso é pela forçA que o cirurgiao fez? por que tava dificil de extrair e ele tava usando muita força mesmo.
    desde ja agradeço e apoio as suas dicas.
    abraço...

    ResponderExcluir
  62. Tirei o meu siso onten,hoje acordei com o lado direito dormente pelo que estou lendo é normal, mais quanto tempo vai durar essa dormencia, me responda por favor.

    ResponderExcluir
  63. Olá Mamy!
    A agulha pegou o nervo. Esse tipo de dormência passa logo...

    anônimo 1:
    Quanto a dormência só o tempo poderá dizer se vai ser permanente ou não. Fisioterapia ajuda bastante. Dentes desencaixados é sinal de trauma agudo na articulação temporomandibular. Procure um dentista especialista em dor orofacial.

    Anônimo 2:
    Não tenho como prever. Converse com seu dentista a respeito...

    ResponderExcluir
  64. Oi doutor ranquei meus dentes sisos segunda dia 01/09/12 minha lingua ta dormente e estou sentindo muita dor na garganta qdo a dentista extrai um dos meus dentes a arcada dentaria subiu e pude sentir o osso agora ta inchado isso e normal o que posso fazer para melhorar!

    ResponderExcluir
  65. Nao arranquei dia 1/10/12 errei a data foi agora no começo de outubro...Abraço

    ResponderExcluir
  66. doutor por favor ajuda, eu tenho 18 anos e fui ao dentista ele me deu uma anestesia e eu senti um choque muito grande e minha lingua ficou dormente desde então faz 3 dias e não voltou só voltou un 20% sendo otimista eu to mt preocupado o que eu faço pior de tudo que eu tenho 2 cáries pra retirar e to com medo de voltar lá o que eu faço

    ResponderExcluir
  67. Olá Doutor , fiz um extração de 4 dentes sisos a quase um ano , vim num processo muito complicado , e a cirurgia foi muito violenta , ao ponto pegar uma infecção na face e depois um processo inflamatorio. depois de tratar a infecção e inflamação minha face não regredi? o que tenho
    que fazer doutor?

    PS: Matheus Brito

    ResponderExcluir
  68. Olha galera arranquei os sisos e banhei com folha de algodão e folha de goiaba o meu dentista falou que não resolveria mas em 3 dias ja estava cicatrizado e não senti mas dores ate ele ficou impressionado de ver não peço que acreditem em mim so façam e verão.Ah e café margozo tbm e muito bom é um antiflamatorio natural banha a boca 3 vezes por dia que tira a inflamação!Isso é só uma dica para aliviar um pouco a inflamação e o inchaço!

    ResponderExcluir
  69. Anônimo 1:
    Isso acontece, mas vai regredir...

    Mattheus:
    Procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

    Anônimo 2: Interessante o seu medicamento natural...

    ResponderExcluir
  70. Olá Dr. Rogério,
    Fiz a extração do dente do siso no dia 10/10, e acredito que estou com uma parestesia, pois até hoje (4 dias) não voltou a sensibilidade do labio inferior do lado direito (lado da extração). Ao acordar não tenho sensibilidade alguma, é como se tivesse acabado de tomar a anestesia, no decorrer do dia, sinto formiguar e as vezes coceiras.
    O meu dentista disse que isso passaria em 2, 3 dias, e por enquanto nada.
    Estou com medo de ser permanente. Tem essa possibilidade? O tempo de recuperação é realmente de aproximadamente 6 meses?
    Grato.
    Felippe

    ResponderExcluir
  71. Olá!
    Certamente seu dentista não está familiarizado com este problema.
    O período de recuperação gira em torno de 6 meses, sendo necessário em alguns casos de fisioterapeuta...

    ResponderExcluir
  72. Olá!

    Queria saber o que é Tret.ofentério/ofertenio. Coisa assim que tem no meu atestado...

    ResponderExcluir
  73. Qual nome se dar em um atestado para quem extraiu um dente ???

    ResponderExcluir
  74. Oi Dr.
    Tenho que extrair os 4 dentes do siso.
    a destista que ira fazer o precidimento comentou sobre a possibilidade da lingua ficar dormente por algum tempo.
    estou com muito medo. se isso acontecer posso ficar com essa dormencia pro resto da vida ?

    ResponderExcluir
  75. Prezado Rômulo:
    Não tenho idéia do que seja isso. Procure no São Google.
    O nome é: Atestado de que se realizou a extração do dente.

    Anônimo:
    Pode ser que sim, mas é mt raro acontecer esse tipo de problema...

    ResponderExcluir
  76. Olá Doutor, extrai o siso há dois meses e meio e tive parestesia lingual. Segundo recomendações do dentista, tomei Citoneurin 5.000, por este período mas ele mandou parar, já que não tinha "voltado" a sensibilidade. Ele disse que vai voltar naturalmente pois não usou broca na extração então provavelmente não teve ruptura do nervo.
    Perguntei e ele não me falou da existencia de nenhum outro tratamento que auxiliasse no fim da parestesia.
    Existe algum outro tipo de tratamento? Se sim, deveria ser feito logo no início da parestesia, e ainda dá tempo?
    E o tratamento com a Vit. B deve ser feita até cessar a parestesia, ou realmente se não fez efeito agora no inicio nao há necessidade de continuar tomando?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Dr,
    Estou com parestesia lingual há 02 meses devido a extração do siso. Tomei Citoneurin no inicio da parestesia, mas hoje não. Fui a dermatologista e ela me receitou para tratamento da acne a administração oral de isotretinoina (roacutan) por 6 meses. Como esta medicação apresenta vários efeitos colaterais, entre elas diminuição da cicatrização, depressao (sist. nervoso), gostaria de saber se já ouviu alguma relação entre não administrar a medicação durante a parestesia pois poderia prejudicar a regeneração do nervo. Perguntei a dermato e ela não sabia nem que este tipo de parestesia podia acontecer, e também perguntei ao meu dentista e ele nunca tinha ouvido falar na medicação (roacutan).
    grata,

    ResponderExcluir
  78. Bom dia Dr; Rogerio,Meu nome e Viviane, tenho 29 anos e fiz um implante superior de um pré-molar a uns 60 dias , a cirurgia foi tranquila o pós cirurgico tambem, sem muito incomodo ou dor assim como meu dentista havia dito, quando eu achei q estava td bem começei a sentir um leve sangramento e percebi q o implante estava mole, quando foi ontem quando estava escovando os dentes o implante caiu!!! No lugar ficou um buraco com leve sangramento e depois no decorrer da tarde dores em toda face. Quando liguei para a clinica para comunicar oq aconteceu e tentar marcar uma consulta me informaram q o Doutor esta sem horario para me atender na proxima semana. Meu caso nao seria uma emergencia? É normal um implante cair assim, oq pode ter acontecido?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  79. Com certeza houve alguma infecção que impediu o implante de integrar com a estrutura óssea.
    Com certeza sua consulta seria de emergência.
    Recomendo que fale com o dentista responsável diretamente. Certamente ele não sabe o que aconteceu.
    Existem muitas recepcionistas que adoram sabotar suas clínicas e/ou consultórios e esta é uma ótima oportunidade para tal. Compareça pessoalmente, ok?

    ResponderExcluir
  80. a mais ou menos 1 mes fiz uma cirurgia em meu maxilar que apos uma pancada quebrou... ja estou recuperado mais meus labios estao durmentes principalemnte o inferior . gostaria de saber o que ocorreu ?

    ResponderExcluir
  81. Houve uma parestesia devido a lesão ocorrida no nervo por ocasião da fratura do maxilar...

    ResponderExcluir
  82. Olá Doutor,
    Fiz uma cirurgia de extração do siso inferior do lado direito há 5 dias e estou com metade da boca, metade do queixo e metade dos dentes inferiores sem sensibilidade nenhuma. Isso também é parestesia? Meu dentista disse que posso ficar assim entre 1 e 8 meses, procede? Há algum tipo de tratamento ou medicamento que possa acelerar esse processo?

    ResponderExcluir
  83. Oi Doutor, meu caso é parecido com o da Mariane logo acima, mas estou sem sentir um pouco do lado esquerdo da boca e do queixo, queria saber se existe algum medicamento que ajude.

    Ou se for parestesia, se eu tiver que fazer fisioterapia, eu tenho que fazer alguns movimentos na boca?! Tipo quais?! Não é muito bom ficar assim, não sinto nada, parece que perdi uma parte da boca.

    ResponderExcluir
  84. doutor, fiz uma frenectomia lingual antes de ontem, falava perfeitamente bem mas o freio da lingua era muito curto as vezes doia e incomodava bastante, estou com muita dofoculdade em pronunciar palavras com, s , l, r, ou seja estou falando como se a lingua estivesse presa, ja chorei muito ja me arrependi de ter feito a cirurgia, falaca perfeitamente bem e preferia ficar com dor pr resto da vida do que ficar falando embolado... a minha lingua a ponta ainda esta dormente um pouco e a linvua ainda esta um pouco inchada, nao sei se eh por isso q estou tendo prpblenas na pronuncia mas acho que nao....ja tive ataques de ansiedade, meu coracao ta super acelerado nao sei mais o que faco, nao quero falar desse jeito, estou super arrependida.

    ResponderExcluir
  85. Respostas:

    1) Mariane,
    É parestesia. O tempo de duração varia de pessoa para pessoa. Com fisioterapia os sintomas regridem mais rápido.

    2)satannabis,
    Procure um fisioterapeuta e ele fará a sequência de exercícios mais adequada para seu caso.

    3)Anônima,
    você está muito ansiosa. Espere a cicatrização se concretizar e o seu sistema nervoso autônomo se adequar a esta nova realidade. Demora um pouco, mas em 40 dias tudo volta a normalidade...

    ResponderExcluir
  86. Dr. Rogério, estou com muita dificuldade para abrir a boca.

    faz um mes aproximadamente que meu dentista tentou tirar meu siso inferior do lado esquerdo enão conseguiu, ele machucou minha gengiva toda , soltou o dente mas não conseguiu arrancar, então ele deu um ponto n gengiva me receitou remedios e mandou pra casa, sofri com dores muito fortes nos primeiros dias e até agora não consigo abrir a boca, não consigo nem me alimentar direito esse tempo todo.

    o que eu faço Dr. Rogério?

    é normal o que está acontecendo ? existe algum exercicio ou tratamento?

    Obrigado,

    Glauco.

    ResponderExcluir
  87. Olá!
    Você está com trismo devido a abertura exagerada da boca por ocasião da cirurgia mal sucedida.
    converse com seu dentista a respeito que ele prescreverá o medicamento adequado.

    ResponderExcluir
  88. Olá Doutor!
    Fiz um canal do último dente (anterior ao siso que já extraí) do lado inferior direito numa segunda-feira. O procedimento demorou bastante pois o canal estava sendo refeito devido um mal procedimento de outro dentista anterior. No dia seguinte, começou a doer bastante. A dentista me recomendou analgésicos e anti-inflamatórios. O estranho é que 3 dias após o procedimento, acordei com dormência parcial e formigamentos próximo ao local do canal. Será que pode ser parestesia mesmo após 3 dias do procedimento? Minha dentista acha pouco provável e um médico descartou paralisia facial por consequência neurológica. O senhor conhece algum caso que tenha ocorrido parestesia após 3 dias do procedimento anestésico? Obigada, Claudia.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite ! Arranquei meu primeiro molar faz uma semana amanhã (10-11-2012) e o local está preto e cheira mal,a sangue "velho" isso é normal ?

    ResponderExcluir
  90. Olá Cláudia!
    Desconheço e concordo com os colegas...

    Anônimo
    Não é normal. Cuide de sua higiene bucal e procure seu dentista...

    ResponderExcluir
  91. Olá,
    recebi a indicação do dentista para extrair os 4 sisos, um deles já está com aparencia de pericoronarite, segundo ele. E pela radiografia eles estão ou sobrepostou ou "no" nervo que passa em baixo, não sei exatamente como se diz. corro o risco da parestesia, o que ele disse que no meu caso é bem provavel ou fico com o cisto enrolando o problema, não sei o que fazer, não quero ficar com esses problemas de formigamento e dormência, o que o senhor me aconselha?

    ResponderExcluir
  92. ALINE V. ... ola doutor extrai o dente numero 36 foi muito complicado e doloroso ja fazem 5 meses tenho dor no local como se fosse dor de dente ja procurei varios dentistas bucos e neurocirurgioes que me passam medicamentos para dor tipo tramal e lirica nada passa essa dor a dentista que fez a cirurgia disse q no ato da cirurgia teve q afastar o nervo agora nem ela sabe mais o que fazer o senhor tem alguma sugestao do que possa ser estou desesperada de dor

    ResponderExcluir
  93. doutor rogerio , extrai o siso faz 5 dias e parece q parte do meu labio esta anestesiado , será parestesia ? é estranho q posso morder forte q nao sinto, quanto tempo leva para voltar ao normal ?

    ResponderExcluir
  94. doutor boa noite! eu ha 2 anos fui no dentista para extrai um dente de tras que estava só a raiz e tomei 2 tabuletes de anestesia ,quando a doutora foi aplicar o terceiro minha cabeça começou a ficar dormente , contei para ela na hora e ela interrompeu. fiquei uns 20minutos passando mal com ansia de desmaio. ela nem quiz mais extrai o dente... resultado: fiquei com trauma e meus dentes estao horriveis na boca, tenho que tirar os 4 sisos 2 estao ruims mesmo, e agora apareceu abceso no meu canal, como vou no dentista depois de quaze morrer... e agora?

    ResponderExcluir
  95. DOUTOR EU AS VEZES SINTO MINHA BOCA DORMENTE,MAS AINDA NAO ARRANQUEI MEUS SISOS ELES AINDA ESTAO NASCENDO.E TEM HORA QUE PARECE QUE VOU ENGOLIR A MINHA LINGUA...ME AJUDA

    ResponderExcluir
  96. doutor, eu extrai dois sisos de baixo, eles estavam inclusos e na posição horizontal, o pós operátorio foi um pouco complicado, senti bastante a mandibula e o ouvido. agora já está melhorando, já estou abrindo a boca normalmente, sinto de leve um incomodo quando forço demais a abertura, mas está regredindo. porém eu gostaria de tirar duas dúvidas. Em relação aos buracos que ficam após a extração, quanto tempo mais ou menos eles demoram pra fechar completamente, pois é muito chato de limpar. E outra coisa, estou com um formigamento na ponta da lingua, consigo movimentá-la normal por toda a boca, e sinto o gosto dos alimentos, porém na metade da lingua eu sinto um formigamento, tipo uma queimação. o meu médico disse que é porque pode ter encostado no nervo durante a cirurgia, ou até mesmo o edema pode ter comprimido. essa dormencia regride normalmente? em quanto tempo? Eu estomou tomando complexo B há uma semana, mas nao vejo melhora! Obrigada, Julia.

    ResponderExcluir
  97. Respostas:

    1) Anônimo 1: Toda cirurgia tem risco e você juntamente com seu dentista, devem avaliar qual a melhor opção.

    2)Anônimo 2: Fica difícil dar alguma opinião com tão poucas informações. Você já tentou usar laser de baixa potência. Este tipo de laser tem uma ótima ação nestes casos. Uma outra alternativa é a acupuntura.

    3)Roger: É parestesia. A volta da normalidade vai depender da extensão da lesão.

    4) Anônimo 3: O que aconteceu contigo não teve nada a ver diretamente com a anestesia. Foi simplesmente um distúrbio neurovegetativo. O nervosismo a levou a esta sintomatologia. Recomendo que procure um psicólogo para curar essa fobia.

    5)Anônimo 4: O seu caso também é de fobia. Procure um psicólogo.

    ResponderExcluir
  98. Ola doutor, retirei meu siso, tem dois dias, mas depois da anestesia ter passado o efeito, eu senti que minha lingua ficou dormente quando respirava forte, ou bocejava, até que parou na lingua e começou no dente, agora voltou a lingua e o de3nte a esse formigamento.O que eu posso fazer para passar?

    ResponderExcluir
  99. Olá Dr! Extrai um siso superior, depois que saiu o inchaço fiquei com dificuldade de mastigar e durante o sono eu mordo a língua e a bochecha (dos 2 lados), que tipo de tratamento pode ser feito e qual profissional devo consultar? Minhas bochechas estão feridas. Obg.

    ResponderExcluir
  100. Iriis - Você deve esperar que daqui a pouco passa...

    Ani - Você está com a musculatura afetada devido ao trauma da extração. Procure um dentista especialista em dor orofacial.
    Porém, os sintomas regridem espontaneamente.

    ResponderExcluir
  101. Dr extrai dois molares respectivos inferiores 17 e ou outro nao sei o numero. o 17 abriu os pontos e eu estou com uma duvida devo tirar o algodão e esperar a cicatrização total da sutura ? notei que está ficando esverdeado é normal ?

    ResponderExcluir
  102. Olá Jeissa!
    Não é normal. Procure seu dentista...

    ResponderExcluir
  103. Olá Dr Rogério!
    Eu descobri que tenho essa tal de Parestesia, porem alem disso, eu tenho um sério problema que é não conseguir abrir a boca, sinto como se tivesse uma limitação, a ponto de eu não conseguir nem colocar uma colher na boca. Isso é algum problema com o músculo? Procurei o dentista e ele disse que meu músculo contraiu, mas que isso volta sozinho. Mas estou preocupada já faz 6 dias que fiz a cirurgia do Siso e mal consigo falar e me alimentar. Devo considerar oque ele disse? Se não, oque eu faço? Me ajude por favor?
    Obrigada. Att, Priscila.

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde.
    Qual tipo de dentista faz profilaxia?
    E qual tipo de dentista olha/ extrai os incisos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  105. Respostas:

    Olá Priscila!
    Procure um dentista especialista em dor orofacial para ajudá-la, ok?

    Olá Anônimo!
    Qualquer dentista pode fazer todos estes procedimentos

    ResponderExcluir
  106. olá doutor, hoje fazem 2 meses e 10 que extrai os 4 sisus, estou com parestesia lingual e ando sentindo dores na parte interna da língua do lado paralisado, isso é algum sinal de melhora. queria saber tb sobre o buraco que ficou em um dos dentes que retirei, quanto tempo demora pra fechar? desde já agradeço. Ana

    ResponderExcluir
  107. Correção 1 mês e 10 dias

    ResponderExcluir
  108. meu nome e rosane,meu dente do siso caiu sozinho em casa,nao esta doendo nao esta com infecçao,mas a parte do lado da face um pouco inchado e dormenta,e o buraco ja esta fechando,isso e parigoso ou e normal?obrigado

    ResponderExcluir
  109. Respostas:

    Olá Ana!
    Realmente a parestesia é um é um problema delicado, mas regride com o passar do tempo e com fisioterapia. quanto ao buraco, ele se fecha em cerca de 40 dias aproximadamente.

    Olá Carla!
    O que caiu foi a coroa. A raiz ainda está lá e pode causar sérios problemas de infecção. Procure um dentista imediatamente!

    ResponderExcluir
  110. parabéns pelo blog doutor. Vejo que muitas pessoas tem a tal parestesia , , eu sou uma delas! Há quase 2anos , posso dizer que é muito incomodo; tem dias que tenho vontade de arrancar a lingua de tão chato, minha lingua fica passando entre os dentes e isso a deixa irritada,mais tudo bem! Meu dentista só recomendou complexoB e já fiz 20 sessões de laser; e nada. Mais estou pensando em procurar um neurologista como o senhor citou num comentario . Ou fazer acumputura ! O que o senhor acha ? . Obrigada .

    ResponderExcluir
  111. Olá Doutor. fiz uma cirurgia do dente e o que acontece não consigo mastigar pois provoca uma dor muito forte no maxilar,também só consigo abrir uma brecha para falar e esta mesma não é abertura suficiente para comer.Estou sofrendo muito meu médico disse que tomasse antibiótico, anti-inflamatório,e fizesse compressa quente.
    Acho que meu maxilar foi lesionado e ele não quis falar.Ah e sinto dores fortíssimas ao encostar a cabeça no travesseiro.

    ResponderExcluir
  112. Olá Rosana!
    São boas opções. Recomendo também que procure um fisioterapeuta, ok?

    Olá Anônimo!
    Geralmente uma extração difícil provoca lesão na articulação. Recomendo que procure um dentista especialista em dor orofacial para ajudá-lo ok?

    ResponderExcluir
  113. ola doutor ja vai fazer 3 meses estou com esta a parestesia ate quando vai ficar assim metade da lingua dormente????

    ResponderExcluir
  114. Olá!
    Não tenho como precisar sem saber o que aconteceu...

    ResponderExcluir
  115. Ola doutor , extrai um dente mas nao sei o numero fais dois dias e hj acordei com o lado direito da lingua dormente , mas o dente que extrai foi do lado esquerdo isso pode ser por causa da extracao. E porque a dormencia so apareceu 2 dias depois e do outro lado?

    ResponderExcluir
  116. Ola Dr.fiz a cirurgia dos 4 sisos dia 31/05/13, estou com parestesia do lado esquerdo meu queixo e labios estao dormentes...ja fiz 3 sessoes de laser mais ainda nao senti nenhum resultado... meu dentista disse que nao era pra ter acontecido pois estava longe do nervo ja estou nervosa oque vc me diz?

    ResponderExcluir
  117. Dr. Fiz uma cirurgia retirando material do mento para enxerto na arcada superior para futuro implante,entretanto, tive parestesia no lábio inferior, dois dentes da frente da arcada inferior e no mento.Ja se passaram 1 ano e 6meses. Tomei Etna, complexo b, fiz umas 30 aplicações de lazer e nada. As vezes parece que nao tenho nada só uma leve dormência, derrepente, sinto queimação, aperto e uma leve dor, e um incomodo muito grande, pois acontece varias vezes por dia. disseram-me que a minha parestesia e parcial. Terá isso cura?Regride? Me conformo com isso ou procuro tratamento?Me ajude!

    ResponderExcluir
  118. Respostas:

    1)Anônimo 1: Mistérios da odontologia... hehehe Você teve parte do nervo lesionada que depois se recuperou.

    2) Anônimo 2: Você está com parestesia. Normalmente regride nos primeiros 6 meses. Procure fazer um tratamento com fisioterapeuta que ajuda bastante.

    3)Anônimo 3: Realmente você está com uma parestesia severa. Normalmente regride espontaneamente. Recomendo que procure um fisioterapeuta para ajudar na recuperação.

    ResponderExcluir
  119. Olá doutor, retirei os 4 cisos de uma só vez, só que tem um bebe de 3 meses que ficou doente e nao pude voltar para retirar os pontos hoje já faz 13 dias, corro algum risco de infecção? Só vou amanha para retirar os pontos. Estou preocupada.

    ResponderExcluir
  120. Bom dia Dr. Eu fiz frenectomia da lingua ja tem 10 dias e minha doe muito mesmo naõ consigo nem dormir ela dá cheques fortes e está dormente, isso é normal ?

    ResponderExcluir
  121. OLá, fui fazer um tratamento de canal e estou com parestesia há 15 dias, voltei ao meu dentista que me recomendou o tratamento com laser. Acontece que, alem da lingua estar anestesiada parcialmente e como se estivesse "queimada" estou tambem com varios machucados que se alternam na borda e em baixo da lingua. Meu dentista disse que os machucados não são normais na parestesia e pelo que tenho lido na internet ele tem razão...não vi nenhum relato de pessoas com estes "machucados" na lingua, pode me esclarecer melhor? Obrigada!

    ResponderExcluir
  122. Olá, tirei meus sisos inferiores a 1 ano e 10 meses e até hoje não sinto metade da minha língua e da gengiva do lado direito, já fiz um tempo de fisioterapia a lazer, tomei um complexo vitamínico por indicação do dentista e nada funcionou, ele me disse que era uma situação temporária, mas diante do tempo que já passou, isso pode se tornar definitivo?Obrigada!

    ResponderExcluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  124. Respostas:

    1) Olá Marcos! Já não era para doer mais. Provavelmente está infeccionado. Procure seu dentista, ok?

    2) Olá Andrea! Sem examinar não dá para falar melhor a respeito, mas podemos especular: A irritação na língua pode ser devido aos medicamentos usados no tratamento de canal. Quanto a parestesia, pode ser devido a agulha usada no ato da aplicação da anestesia...

    3) Olá Anônimo!
    Realmente já era para ter voltado ao normal. Penso que esse problema pode ser irreversível. Lamento...

    ResponderExcluir
  125. Boa noite Doutor,fiz uma cirurgia buco facial pois fraturei o maxilar. a cirurgia ocorreu tudo bem ,mas tem 2 semanas e o lábio inferior lado esquerdo e parte do queixo estão dormentes, quando dou um sorriso, fica claro q está torto.. pois o lábio inferior lado esquerdo não se mexe. o sorriso certo voltará com o tempo ou precisará de tratamento ?

    ResponderExcluir
  126. Olá!
    Não sei te dizer com certeza, pois durante o trauma ou durante a cirurgia o nervo foi lesionado. Essa lesão é a nível de axônio, o que indica que a célula nervosa pode se regenerar, mas é um processo lento e, na maioria dos casos necessita de fisioterapia. Recomendo que procure um fisioterapeuta especializado em face para ajudá-lo...

    ResponderExcluir
  127. Olá!
    fiz a retirada de dois sisos há 1 ano e quatro meses, nos primeiros dias a minha boca,queixo e metade da língua ficou dormente, agora só a ponta da língua está com uma leve dormência, que não me atrapalha falar nem comer e nem movimentar a língua e estou sentido toda sensibilidade
    ou seja não mudou em nada, mas sinto um certo incômodo por causa da leve dormência, voltarei ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como fazer essa previsão. Recomendo procurar um fisioterapeuta e perguntar a respeito...

      Excluir
  128. Olá !
    Pelo que tenho lido pelos comentarios acima , notei, a parestesia é geralmente consequencia normal da retirada do siso. Há 3 semanas fiz uma RESTAURAÇÃO, no penultimo dente inferior (sem contar o siso, o qual ainda nao nasceu completamente), ela aplicou anestesia duas vezes, é um dente que se houver mais complicações pode levar à canal.Porém minha língua até hoje está dormente, e quando tomo ou como algo gelado ela dói um pouco, fica formigando e as vezes da uma repuxada. Estou um pouco preocupada. Tenho uma amiga que cursa odontologia e ela me disse que na faculdade há uma terapia a laser especial para isso, mas mesmo assim, estou um pouco preocupada. Cerca d dois anos atras houve restauração no mesmo dente, e felizmente minha lingua voltou ao normal após 2 dias. No meu caso, por ser uma restauração, é erro do dentista ? Ela ainda não foi informada do ocorrido porque entrou de recesso de fim de ano =(. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não é consequência, mas um acidente que pode acontecer (com 18 anos de cirurgias de sisos nunca um paciente meu ficou com parestesia...)
      Não é erro do dentista. Infelizmente a agulha atingiu o feixe nervoso e provocou o problema. Esse tipo de lesão regride espontaneamente. O laser de baixa potência ajuda muito na recuperação.

      Excluir
  129. Fiz um canal há mais de 1 mês,a anestesia foi muito profunda,meu ouvido e embaixo da orelha não pararam de doer até hoje,já tomei vários antiinflamatórios,meu pescoço ficou paralisado na época,não posso ouvir música,som alto,barulho,que dói muito o ouvido e a cabeça,o dente ainda está dolorido.Minha audição ficou mais baixa nesse ouvido,não consigo dormir de dor no ouvido,garganta e pescoço.Isso é parestesia?O que posso fazer?A dentista é culpada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é parestesia. Você está com problemas na articulação temporomandibular. Procure um especialista em dor orofacial. Se for no RJ posso atender você.
      A dentista não é culpada...

      Excluir
  130. - 23 de janeiro de 2014
    Fiz uma cirurgia para a retirada do siso 38 no ultimo dia 13, portanto há dez dias. Comecei a sentir algo estranho ainda na sala da cirurgia, pois mesmo com muita anestesia senti muita dor durante o procedimento. O dentista Weckeslley Ximenes do RN que realizou o procedimento me receitou apenas o paracetamol para tomar de 4 em 4 horas, mas não passava a dor, foram 24h de dor, além da dormencia e formigamento na arcada dentaria do lado do dente retirado, queijo e labio que não passava,
    mas ao 5º dia procurei um dentista e ele, após examinar a minha boca falou que eu estava com parestesia, me medicou com Complexo B e um outro medicamento chamado Beum e falou que não havia o que fazer, era tomar o remédio e rezar para ser reversível. Fiquei revoltadíssima com o dentista, mas desde então li bastante sobre o assunto e descobri que há 3 tipos de parestesia. Dá para saber o tipo? Como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conversou com o dentista que fez a cirurgia antes de procurar outro?
      Já começou errada.
      Não tenho como diagnosticar pela internet...

      Excluir
  131. BOA TARDE. TENHO 35 ANOS E HÁ 15 DIAS EXTRAI UM TERCEIRO MOLAR INFERIOR PARCIALMENTE INCLUSO. PROCUREI UM ESPECIALISTA UM BUCO MAXILO. ESTOU SENTINDO DOR E DORMENCIA NA PARTE INFERIOR DA BOCA, GENGIVA, QUEIXO E DENTES DO LADO DIREITO, MESMO LADO EM QUE ESTAVA O DENTE QUE FOI EXTRAIDO. O DENTISTA ME DISSE QUE "DESCASCOU" O NERVO E TRINCOU O OSSO EM QUE AS RAIZES DO DENTE ESTAVAM EM CONTATO. TOMEI ANTIBIÓTICO E ANTI INFLAMATÓRIO E AGORA ESTOU TOMANDO ETNA E VITAMINA B E C. ELE DISSE QUE EU TIVE UMA PARESTESIA E UMA PEQUENA "OSTEOLITE" POIS ALGUM LIQUIDO ENTROU EM CONTATO COM O OSSO DURANTE A ALIMENTAÇÃO.
    O QUE MAIS DEVO FAZER CONTINUO SENTINDO DOR E MUITO INCOMODO NOS DENTES E QUEIXO, NÃO ESTOU COMENDO NEM FALANDO DIREITO, SINTO MUITA PRESSÃO NOS DENTES E NO QUEIXO.
    AGUARDO CONTATO
    GRATA

    ResponderExcluir
  132. Olá! A conduta do colega está correta. Recomendo que continue seguindo ela. Complicações em extração de sisos são relativamente comuns. Particularmente divido a responsabilidade com o paciente, pois poderá acontecer o que está acontecendo contigo...

    ResponderExcluir
  133. Boa tarde Dr. tenho duvidas a respeito de uma anestesia. No consultorio, a Dra. me falou q faria uma anestesia no fundo da mandibula, pterigomandibular, qro saber pq q a primeira anestesia nao pegou, e porque sentia dor na amigdala ao engolir, isso durou o dia inteiro, passando somente no dia seguinte??

    ResponderExcluir
  134. bom dia Dr, fiz dois implantes a 70 dias e já tem dois dias que quando deito a noite os implantes começam a dá sinal, um incomodo com dor, estou desesperada com medo de perder meus implantes , será que tem como meu medico passar medicação ou vai ter que refazer a cirurgia? estou anciosa, pq no momento ele esta viajando, me ajude por favor,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente houve algum problema de cicatrização. Procure seu dentista ou uma emergência odontológica.

      Excluir
  135. complementando meu comentario acima, tomei para dor TYLEX 400 mg, os implantes sao superior e por cima fezenxerto de osso na mesma hora, parece que com o enxerto está bem, logico que fica meio vermelho porque é em cima dos implantes, tem como tirar raio x pra ver se tá tudo certo com os implantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um exame local para verificar o problema...

      Excluir
  136. Doutor, eu tirei o penúltimo dente tirei o dente antes do dente do juízo… Bom e assim já faz 8 dias que to com o ponto so que levei um ponto só e já ta fechado o fio sutura ta ate frouxo, só que me falaram que devo esperar q o ponto sairia sozinho. O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  137. Ola fiz a extraçao de um ciso a 4 dias,minha lingua esta formigando e queimando muito,sera q é reversivel,estou com muito medo pois é muito dificil conviver com esse encomodo todo.

    ResponderExcluir
  138. Geralmente é reversível. Esses sintomas duram até seis meses. Recomendo que se persistir os sintomas em até 4 semanas, procure um fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
  139. Olá, retirei um ciso há 6 dias, não sinto dor, mas sinto uma espécie de pressão com leve dormência que vai até o nariz do lado do dente que retirei. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  140. Olá, ontem fiz a extração de dois dentes siso (inferior e superior) do lado esquerdo e minha língua do lado esquerdo esta anestesiada. Não estou sentindo nada, seja quente ou gelado, doce ou azedo. Quanto tempo pode durar o efeito da anestesia? Tem como acelerar o meu metabolismo para passar o efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já era para ter passado o efeito da anestesia. Provavelmente você está com parestesia, que é uma lesão no nervo. A sensibilidade pode demorar a voltar. Procure seu dentista e converse a respeito.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá doutor voltei na minha dentista e ela mim falou o mesmo que o senhor. Porém hoje 10.06.2014 faz 1 mês que eu fiz a extração e minha língua ainda esta com uma paralisia leve. E eu estou tendo uns formigamento, ardência e uma leve sensação de que a língua esta anestesiada. A sensibilidade esta bem longe cause imperceptível. Eu gostaria de saber do senhor, quais são os sinais da recuperação da paralisia. Como posso de fato saber que estou mim recuperando?

      Excluir
  141. Ola Dr. Hoje fiz 4 implantes inferiores mas notei que abaixo da lingua ali no freio ficaram dois coagulos bem vermelhos !!! Fiquei preocupado isso é normal ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal. Eles vão desaparecer ao longo da cicatrização...

      Excluir
  142. Boa noite doutor,

    Eu tire o siso inferior direito e quando me estavam a dar a anestesia, caiu um pouco para a minha língua e ardeu-me imenso. Faz hoje 5 dias que isso aconteceu e fiquei sempre com o lado direito da língua diferente. Parece que está sempre meio anestesiado e inchado. Eu faço alergia a anestésicos que o nome acabe em "caina", não sei se foi esse o problema ou se é parestesia. Não sei o que devo fazer para isto passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os anestésicos o nome acaba com "caina"...
      Procure seu dentista para nova avaliação, ok?

      Excluir
  143. Ola Dr,ha 2 dias começei a fazer um tratamento de canal so que depois q a anestesia passou estou sentindo a minha lingua com aquela sensação de como se tivesse queimada so de um lado isso é normal me ajude por favor

    ResponderExcluir
  144. Tirei o siso inferior direito no dia 04/06. A extraçāo foi rápida, sem sangramento,etc. Só q no mesmo dia meu lábio , queixo e gengiva do lado do dente ficaram dormentes. No segundo dia após a extração, comecei a sentir um formigamento e coceira no queixo e lábio. Também sinto una pressāo nos dentes. Não sinto dor nenhuma. No terceiro dia comecei a sentir a parte interna da gengiva mas ainda não sinto os dentes e a pressão continua. Pelo que li estou com parestesia. Será que vai regredir? O que devo fazer?Só aguardar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai regredir. O tempo médio de remissão dois sintomas e em média de seis meses se fizer fizer fisioterapia , volta ao normal antes.

      Excluir
  145. Olá... Gostaria de saber, a partur de qtos dias pode se considerar uma parestesia apos a extração do siso?

    ResponderExcluir
  146. gostaria de saber, hoje tive uma leve dormência na boca e rosto do lado esquerdo,(a dormência é mais concentrada nos lábios) fui ao medico, ele me passou uma remédio na veia, fiz exame de sangue completo, e não deu nada, então ele passou o remédio ibuprofeno por 5 dias de 8 em 8 hs, voltei pra casa e ainda estou sentindo a dormência leve, não estava tomando nenhum remédio, não comi nada de diferente, e só senti a dormência, sem nenhuma dor adicional, só a dormência, devo me preocupar. procurar um neuro. por favor me ajude pois começou hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve procurar um neurologista. Dormência sem uma causa aparente é preocupante.

      Excluir
  147. Boa Noite,fiz a extração do 1° molar e debaixo da minha língua esta inchado é normal?

    ResponderExcluir
  148. Boa tarde Dr.23 dias q arranquei os 4 dentes sisos e sinto uma dormencia no lado direito e minha lingua continua dormente sinto uma dor puxando latejando e as vezes munha lingua formiga .estou muito triste .Dr como saber se o meu nervo foi apenas traumatizado ou comrropido?devo esperar mais tempo ou começar um tratamento ja?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente o nervo foi afetado, mas não dá para saber a intensidade. Para melhorar isso você pode fazer fisioterapia. A dor repuxando é a dor da cicatrização. Essa dor é normal sentir.

      Excluir
  149. Boa noite Dr .já faz 1 ano que extrai os dentes do siso e num deles que extrai na parte inferior direito ficou dormente e as vezes fica formigando é ruim ate pra falar as vezes sinto a língua como c tivesse enrrolando ,sera que algum dia vai volta ? tomei ETNA fiz 3 sessões d leiser e ate hj num melhor oq eu faco?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que procure um fisioterapeuta para ajuda-lo.

      Excluir
  150. Sofri uma pancada nos dentes da frente e 2 ficaram dormentes, isso jogando bola, e um dos meus dentes ainda esta dormente. Isso foi no Domingo. Sabe me informar se é passageiro. Agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente sim, mas vai depender da intensidade do trauma. Recomendo que procure um dentista para acompanhamento.

      Excluir
  151. olá! gostaria que você me ajudasse. fiz a cirurgia do freio lingual para soltar a língua mais apareceu cerca de um ms depois uma bolha de baixo da língua e os medico falaram que teria sido a gandola salivaria, fiz outra cirurgia e reapareceu de novo e fiz a terceira cirurgia e fizeram um precedimento que queimaram e a minha língua ficou dormente e formigando um pouco e reapareceu a bolha. o que eu faço? a quem deve procurar? todas as cirurgias eu fiz no hospital da pmce.

    ResponderExcluir
  152. Bom dia!
    Na sexta dia 26/09 fiz a cirurgia para retirar os dois sisos do lado esquerdo.Quando da aplicação da anestesia,senti um choquinho e falei para a dentista,que me disse que era normal.Ao chegar em casa,senti do lado da cirurgia,a língua,os lábios e o queixo dormentes.Como não havia sentido isso da outra vez,liguei para a dentista, que mandou a assistente me dizer que era normal.No primeiro dia, os lábios e o queixo voltaram ao normal,mas a língua ainda permanece sem sensibilidade na metade esquerda e dormente.Liguei novamente e a dentista não me atendeu,mandou a assistente dizer que era normal...Queria que o Sr me ajudasse. O que devo fazer? Devo tonar citoneurim 5000 para ajudar? O fato de ta formigando significa que não houve rompimento e sim uma lesão? O que eu senti na anestesia,pode ter sido o fator desencadeante dessa dormência na metade da língua? Fiz uns testes e notei que na parte de baixo da língua tenho sensibilidade,isso é bom?? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  153. Boa tarde!
    Faz uma semana que fiz extrações de 9 dentes,sendo que no mesmo dia foi feito 5 implantes inferiores.Estou com o queixo dormente,isso é nomal?o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  154. Olá. Há doze anos extraí um dente do siso e tive parestesia lingual. Tentei fazer com que voltasse ao normal, tomei remédio, fiz lazer e até hoje convivo com essa maldição. Hoje tive que extrair outro dente do siso. Imagine o meu medo de acontecer do outro lado também. Graças a Deus, dessa vez foi tudo bem.

    ResponderExcluir
  155. Boa tarde Dr.
    Hoje faz um a semana que extrai os 4 sisos, no quarto dia após a cirurgia comecei a sentir uma sensação de pressão nos dentes inferiores, principalmente nos da frente. Isso também é sintoma da parestesia? Obrigada.

    ResponderExcluir
  156. Boa tarde Dr. Extrai meu siso inferior incluso do lado direito, ha 11 dias. E estou com parestesia,e ja estou tomando etna. Só que preciso extrair o outro do lado esquerdo que também está incluso e com uma proximidade com o nervo maior do que o que eu ja tirei. Estou com medo, de extrair e ficar com toda a lingua sem sentir nada, sem sentir gosto, sensibilidade e ainda com esse formigamento horrível! Eu não sei o que faço, quero esperar a lingua voltar...pra depois extrair. Mas nao se sabe quando isso vai voltar... devo fazer? Sera que volta a parestesia? Sera que tem chance também do outro lado ficar com parestesia?

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...