terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cliente pergunta:
"Olá!
entrei no seu blog quando em pesquisa sobre possíveis causas para a anestesia odontológica simplesmente não funcionar mais comigo!
Bom, não sou alcóolatra, nunca fui , nem usei ou uso drogas...nada disso. Sou educadora física e praticante de atividades físicas onde a dor é comum e corriqueira e por isso aprendemos a resistir à ela mais que outras pessoas resistiriam. no entanto minhas visitas ao dentista têm sido problemáticas e sinto-me até constrangida pois todos olham-me com cara de quem vê alguém muito fresco à frente.
Faço tratamentos dentários desde menina e tenho enorme suscetibilidade à cáries, coisa que até o  momento ninguém conseguiu ou se interessou em descobrir o motivo e como evitá-las. Normalmente ficam naquela coisa meio limitada de dizer que eu como muito doce ( e não como!!), que eu não escovo os dentes direito ( não posso afirmar, mas acho que até escovo direito...sei lá) etc. Mas sempre que vou ao dentista tem cáries pra tirar e cáries em estágio avançado, o que causa-me estranheza posto que vou ao dentista pelo menos uma vez ao ano!
MEus dentes são literalmente meu ponto fraco e o motivo maior de toda minha preocupação em relação à saúde posto que não consigo fazer com que permaneçam saudáveis! 
Fora isso também tenho notado que os anestésicos não têm funcionado como antes! Ou seja, já fiz até tratamento de canal de a anestesia pegou. No entanto das ultimas vezes que fui eu sofri a dor do procedimento e ainda tive que aguentar o dentista mandando eu procurar um psicólogo! Será que a ciência está assim tão limitada que não conseguem perceber que algo precisa ser mudado? 
Sou da área de saúde e sei perfeitamente que nenhuma afirmação é absoluta, principalmente no que tange à fisiologia e bioquímica. Já fiz cirurgias com anestesia local (não odontologicas) e pegou direitinho! O que me assusta é que pela dor que sinto durante as intervenções, eu já entro num estado de ansiedade absurdo, e tensão inquestionável todas as vezes que preciso ir à uma consulta. Esta última me causou espanto generalizado pelo fato de que a dentista era ( me parecia) super atenciosa e, embora eu estivesse bem nervosa pelo histórico anterior, a anestesia não pegou. Ela deu duas! Depois várias em volta do dente e nada! Foi tocar na parte sensível do dente (polpa) que eu fui à lua e voltei! Teve que terminar o procedimento na marra eu me contorcendo de dor por que a anestesia não pegava e ela não acreditava nisso!
Então entro em contato para saber o que existe na odontologia atualmente que pretenda resolver ou estudar casos como o meu?
Será que sou a única! 
Escovar os dentes e usar fio dental não basta para evitar cáries...sei por experiencia propria...então o que fazer? O que há de errado?
Falaram-me uma vez de estudos relacionados ao ph da saliva! Isso tem fundamento?
E agora...como paciente, o que faço?
Certa de merecer sua atenção
agradeço"

Resposta:
"Olá!
Provavelmente você deve ter lido meu post sobre anestesia local. Dentro do que você escreveu existem algumas hipóteses diagnósticas para esclarecer a sua resistência ao anestésico local. Primeiramente, a técnica anestésica aplicada não era a mais apropriada para o seu caso. Aplicar a anestesia no local errado você nunca vai ter o efeito desejado. Em segundo, seu limiar de tolerância a dor deve ser muito alto. Logo, a inibição dos receptores da dor necessitam de uma dose maior de anestésico ou de um anestésico mais potente. Em terceiro, a sua ansiedade quanto a eficácia do procedimento faz com que fique hipersensível. Por isso, uma dose normal de anestésico não consegue bloquear com eficácia os receptores para dor.
Penso que no seu caso a alternativa mais viável é a sedação consciente com óxido nitroso. Além de anestesiar, o óxido nitroso promove um relaxamento e a abolição do medo e ansiedade. Isto possibilitará uma dose menor de anestésico local e uma ação eficaz do mesmo.
Procure um dentista que disponha do óxido nitroso em seu consultório e você verá a diferença!

Quanto a situação de cárie dentária que relatou é uma situação complicada, pois você diz que tem uma boa higiene bucal, mas as cáries persistem em surgir e destruir seus dentes.
Neste caso há a possibilidade de você ter contraído uma colônia de bactérias cariogênica muito agressiva, durante a formação de sua flora bacteriana do tubo digestivo quando criança. Por isso, que as lesões de cárie não a abandonam em todos esses anos. 
Porém, há também solução para este caso: Procure um dentista especialista em cariologia e ele fará um teste laboratorial do tipo e quantidade de bactérias presentes na sua boca e da capacidade de neutralização da saliva quando o ph bucal estiver ácido. Também fará uma avaliação criteriosa de seus hábitos alimentares e de higienização. Por mais que a pessoa diga que faz uma boa higiene bucal, hábitos errôneos fazem com que todo este zelo fique sem valor algum.

Espero ter respondido suas dúvidas.
Bons sorrisos!

44 comentários:

  1. Gente , estou na mesma...
    Não pega Anestesia em mim, até mesmo numa embuscopia 2 comprimidinho de sedativos não me apagaram... Estou em tratamento e meu dentista recomendou um hospital, para Geral.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Prezado anônimo:
    No seu caso você tem resistência ao anestésico. Isto pode ser causado pelo uso exagerado de bebidas alcoólicas, medicamentos ansiolíticos ou até mesmo de causas naturais. Nestes casos o atendimento deve ser realizado em ambiente hospitalar com a supervisão de um médico anestesista.

    ResponderExcluir
  3. Hj fui retirar meu dente do juízo.A dentista (a mesma q eu frequento há anos) deu umas 7 doses de anestesia e pegou muito pouco, não dando prá retirar o dente.O q pode ter acontecido prá não ter pegado a anestesia aquele dia?Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Se você ingeriu algum tipo de bebida alcoólica na noite anterior, certamente atrapalha o efeito do anestésico local. Outra hipótese seria a dentista não ter usado a técnica correta...

    ResponderExcluir
  5. Tenho o mesmo problema que vc e tb nao encontrei soluçao para o nosso caso. Porem vejo uma grande falta de vontade por parte dos dentistas que nao gostam de desafios e só querem ganhar dinheiro facil. penso que pode podemos ter algum problema interno no dente tipo inflamaçao o q dificulta a açao da anestesia...talvez tomar um anti-inflamatorio por 7 dias e depois tentar ir ao dentista possa ajudar e quem sabe até um anciolitico pra baixar a tensao...é isso q eu vou tentar agora, vamos ver o resultado.

    ResponderExcluir
  6. Fora a parte das cáries fáceis, faço minhas as suas palavras. Ontem chorei tanto, pois não aguento mais essa situação.Acho que a palavra mais adequada para traduzir o q sinto é tristeza. Além de sentir dor e me sentir um E.T de tanto ver alguns dentistas da clinica dizendo que nunca viram isso,que é estranho, ainda tive que ouvir uma professora falando pra aluna que era mentira minha.Nunca me senti tão mal na vida...
    Acho que essa é uma daquelas horas, em que só me resta acreditar que deve ter um porquê, uma causa maior, talvez Deus querendo trabalhar alguma falha em mim.
    Ainda tem força aqui dentro pra aguentar as dores,mas não mais para que além disso, tenha de suportar me passar por mentirosa...Eu queria acordar deste pesadelo...

    ResponderExcluir
  7. A coisa mais errada por parte de um profissional de saúde é questionar os sintomas do paciente. Dor é algo muito subjetivo. Cada um sente de maneira diferente. Dor é física, é psicológica, é emocional, é neurológica, mas continua sendo dor e tem que ser respeitada pelo profissional. Recomendo que você procure outro profissional que seja mais atencioso. Se você for daqui do Rio de Janeiro estarei ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  8. Rogério muito obrigada por sua atenção.
    Eu tenho q extrair o 3 molar rapido, pq tava com uma carie profunda e não dá pra salvar o dente. Saí daquele lugar, de lá, levo o exemplo do que não dizer á um paciente.
    O médico vai me pedir uns exames de enzima e investigar. Vai demorar pra ter os resultados,pois vou ter q fazer pelo sus pq ele disse q é mto caro. Mas assim que eu resolver esse assunto eu te conto certo?!
    Eu moro em Uberaba, MG, mas fui aí prestar UERJ e se eu passar,vou ai te dar um abraço e conhecer seu consultório.
    Mais uma vez, obrigada. Vc me trouxe alívio num momento de turbulência.
    Grd abraço.

    ResponderExcluir
  9. Será um prazer receber sua visita Ana Paula!
    Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  10. Dr. Rogério, estou na mesma situação de muitas outras pessoas, a anestesia local não funciona de jeito nenhum, tenho 22 anos, não bebo e não tenho contato com nenhum tipo de droga, estou a duas sessões tentando extrair um dente e quando a dentista faz o movimento de torcer o dente para puxá-lo a dor é insurpotável,e ela diz que o meu dente está mole, dessa ultima vez ela abriu meu dente pra deixar o nervo, que faz a dor ser insurpotavel, "respirar", ela também já deu anestesia no nervo e mesmo assim não adiantou. estou tomando nimesulida e amoxicilina e mesmo assim nao adianta o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Prezado Rodrigo,
    Sem examinar fica difícil saber qual é a causa da dificuldade em se obter analgesia dessa região. Procure outro profissional confiável para examiná-lo, ok?

    ResponderExcluir
  12. pow eu fui extrair o dente siso.+ a minha pressão abaixo muito..eu tinha bebido 12 latinhas d verveja a 9 horas antes da anestesia sera q minha pressão abaixo devido eu ainda esta com álcoolno corpo..?????

    ResponderExcluir
  13. Com 12 latinhas na idéia nem precisava de anestesia.. hehehe

    ResponderExcluir
  14. sera q foi por isso q minha pressão abaixo?

    ResponderExcluir
  15. por eu ter tomado 12 latinhas.e maracuja e remedio de pressão.sera q foi por isso q com a anestesia .minha pressão caiu?

    ResponderExcluir
  16. ontem fui ao dentista para extração de 3 dentes do siso, tenho q retirá-los pois estão num angulo ruim, estao deitados, e não tem espaço na minha boca pra eles nascerem, só ao começar o procedimeto minha dentista deu umas 10 anestesias locais, e estranhamente não pegou nehuma, só o q adormeceu foi minha lingua, então ela teve q cancelar o procedimento..vou voltar la semana que vem pra uma nova tentativa,, o que sera q aconteceu?..sempre tenho esse problema pra anestesia pegar, fiz dois canais sentindo muita dor pois a anestesia n pegou totalmente..estou muito preocupada!

    ResponderExcluir
  17. Leia novamente o post e encontrará a resposta, ok?

    ResponderExcluir
  18. Dr, meu caso é parecido com o da Ana Paula. Moro em Curitiba. Você teria algum bom profissional para indicar que atenda aqui?

    ResponderExcluir
  19. Tomei anestesia o suficiente pra tirar 2 dentes, mas nem consegui tratar o canal, pois conforme a colega acima falou, daquele lance de ir a lua e voltar, o pouco efeito anestésico q havia somente na língua, desapareceu na mesma hora e tive q tomar um tipo de "baralgim" injetável até, me falaram que esse tratamento de 7 dias para desinflamação pode resolver, mas estou com vontade de fugir sem fazer mais nada!

    ResponderExcluir
  20. Me falaram que pode ser excesso de descarga interna de Adrenalina e cortizol da suprarenal, sistema natural de defesa do corpo em situações de estresse e risco, assossiado à inflamação!

    ResponderExcluir
  21. olá Eloisa!
    infelizmente não conheço ninguém em Curitiba...

    Anônimo 1:
    não tem nada a ver o que disseram para você.

    Anônimo 2:
    Isso deixa a pessoa um pouco mais excitada, mas não tem nada a ver com o não efeito do anestésico...

    ResponderExcluir
  22. ola Rogério, pode tirar uma dúvida minha? escovo bastante os dentes, claro q de vez enquando chego em casa mto cansado acabo dormindo sem escovar, mais logo de manha escovo, e eu ja perdi alguns dentes, ainda tenho carie que do nada aparece, nao vou ao dentista a anos, mminha namorada quase nao escova os dentes eu tenho que mandar mais o impressionante é que ela nao tem nenhuma carie nos dentes, como isso pode acontecer? sera que existe nome para isso?

    ResponderExcluir
  23. Samantha,
    Você sua namorada estão totalmente erradas quanto a higiene oral. O mau hálito deve imperar na boca de vocês. Deve haver muito amor para beijar uma boca com bafo...
    Recomendo que procurem um dentista com urgência, porque a saúde começa pela boca.
    Boca limpa, boa saúde.
    Boa saúde, disposição para amar e ser amada.
    Pensem nisso...

    ResponderExcluir
  24. ce demoro tanto q ate ja fui eu e ela, ja estamos em tratamento, ela nao precisou fazer nada e sim so uma limpeza, e n temos mau alito mto obrigada pela resposta...e aprenda a ser um proficional mais educado.

    ResponderExcluir
  25. so pode me fazer um favor, poderia apagar os meus comentários? obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Claro que não!!
    Fazem parte do acervo de besteiras que algumas pessoas me escrevem todos os dias...

    ResponderExcluir
  27. Olá! Comigo acontece algo bastante estranho! Meus dentes sempre foram muito fáceis de anestesiar, Porém logo após a retirada de um dente siso, meus dentes de baixo do lado esquerdo simplesmente não são anestesiados! Já tentei com inúmeros dentistas. Alguns falam que é porque tenho oclusão e devo usar placa miorelaxante, porém do outro lado da boca pega muito bem anestesia! Percebo os dentistas surpresos com isso! Nao sei mais o que fazer! Tenho pavor de ter algum problemas nesses dentes e ter que fazer algum tratamento, pois a dor é muito grande! O que será que acontece doutor?

    ResponderExcluir
  28. é um mistério mesmo. não sei o que dizer a respeito.
    porém, oriento que mantenha uma excelente higienização para nunca ter problemas nesta parte da boca...

    ResponderExcluir
  29. Doutor, tenho que estrair um dente siso o mesmo esta nascendo e esta sem espaço, porem tenho uma certa resistencia a alguns remedios como dipirona,diclofenaco, paracetamol entre outro, e a famoza anestezia tambem, a uma cemana venho tentando remover o dente, toda vez o dentista me da 5 a 6 nestezia e nao pega, estou tomando amoxicilina 2 comprimido acada 6 horas, nimesulina 2 capsula acada 12horas e dexametasona 2 comprimido 1:30 antes da cilurgia mais 1, uma hora antes e mais um meioa hora antes, e mesmo assim a nestezia nao faz efeito eu morro de dor para arrancar o molar que esta nascendo, ate tento segura a dor porem o trem é bravo, o que fazer?

    ResponderExcluir
  30. Olá Maurício!
    Recomendo que faça a cirurgia com sedação em ambiente hospitalar...

    ResponderExcluir
  31. Passo Por Esse Mesmo Problema e Na Minha Cidade Não Encontro Solução, Não Tem Alguém Que Possa Informar Um Medicamento Que Ajude a Absorção Do Anestésico? Algum Medicamento Que Sirva Para Relaxar, Que Não Entre Em Contradição Com o Anestésico? Algum Tipo De Tratamento Alternativo Que Possamos Fazer, Antes De Ir Ao Dentista?

    Nota: Já Fui Recusado Por 2 Profissionais... Tenho 3 Extrações, 2 Canais Sofridos Que Fora Extraídos, Pois: 1 o Dente Partiu e o Outro Preferi Sentir a Dor Da Extração, Do Que Aquele MOTOR Feito Pelo DEMÔNIO, Roendo Meu Dente, Ainda Assim Meu Dente Partiu Dentro Da Cavidade, e o Dentista Teve Que Tirar Os Pedaços.

    e Como Todas As Pessoas Que Realmente São NORMAIS... Não Tenho Coragem De Voltar Em Um Lugar Que Me Causa Dor.

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Seu problema é delicado. Recomendo a fazer seu tratamento sedada por um anestesista.

    ResponderExcluir
  33. Rogério, meu marido sofre tudo isso que foi relatado acima. Ele faz tratamento com um dentista que trabalha com hipnose. Já funcionou, porém 2ª feira (23/09/2013) fui com ele ao consultório para extrair 2 dentes e só foi possível extrair 1 pois não suportou a dor. O dente foi extraído quase a frio. A hipnose não foi suficiente, o anestésico muito menos. Também tomou medicação, amoxil 500mg e nada de pegar a anestesia. Você fala em cirurgia com sedação, os planos dentários ou de saúde pagam esse tipo de procedimento? Vc saberia dizer? Vc faz esse tipo de cirurgia para extração? Indica alguém?

    ResponderExcluir
  34. No caso de seu marido recomendo sedação feita por anestesista. Pode ser no consultório ou hospital. Normalmente os honorários desse profissional ficam em torno de R 900,00 a 1.200,00 por atendimento. Os convênios não cobrem esse tipo de procedimento. Faço esse procedimento em meu consultório.

    ResponderExcluir
  35. Rogério, boa noite!!

    Há alguns anos atrás, precisei restaurar o siso inferior esquerdo e a minha dentista na ocasião, me deu uma quantidade de anestesias (até perdi a conta, umas 5 ou 6 eu acho) e não pegou. Fiquei com tudo anestesiado, menos o dente que ela precisava restaurar. Resumindo, ela fez a restauração com dor mesmo. Esta semana, fui ao consultório do meu atual dentista, restaurar o outro siso inferior e novamente, a anestesia não pegou. Ele aplicou umas 3 e preferiu não prosseguir, já que eu estava com dor. Colocou um curativo e disse que, se for o caso, fará uma radiografia para ver o estado do dente e, caso tenha atingido o canal, fará a extração até porque, o meu ortodontista me aconselhou a removê-lo.
    A minha dúvida é porque a anestesia é utilizada sem problemas em outros dentes e nesses dois (coincidência ou não, os dois sisos) eu tive problemas. O meu dentista disse que, em toda sua carreira, nunca pegou um caso como o meu e que irá pesquisar para saber o que pode estar ocorrendo.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso a estrutura nervosa não passa no local onde os tratados de anatomia indicam. Não é nada de anormal, mas complica quando há necessidade de anestesia dessa região. Recomendo que faça o procedimento de extração com a presença de um anestesista num ambiente cirúrgico.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção!!

      Excluir
  36. olá DR. estou fazendo tratamento de canal,no terceiro e no segundo molar,terminei o segundo mas agora esse terceiro não pega anestesia de forma alguma,a doutora que me atende pediu um raioX ,pra ver um provável diagnostico,qual seria o procedimento correto em relação a essa situação ?estou pensando em buscar outro profissional.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Dr. preciso fazer um canal e a anestesia não funciona pela segunda vez. qual procedimento realizar para a mesma surtir efeito. já vou avisando não curto droga alguma

    ResponderExcluir
  39. Estou passando pelo mesmo! Como muitos disseram aqui, aluns dentistas não tem sensibilidade alguma para lidar com o medo/dor mais intensa de alguns pacientes.
    Preciso fazer um canal através do SUS e a dentista disse que "não existe isso de anestesia demorar mais para pegar", mas eu não sou idiota, sou da área da saúde também e já pesquisei muito sobre o assunto. Infelizmente, por se tratar de serviço público, não posso simplesmente trocar de consultório.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Dr. Rogério.
    Estou passando por uma dificuldade quanto a extração do dente 27. Pois já fui ao dentista por 3 vezes e a anestesia não pega. Inclusive já tomei durante 7 dias cefalexina e ibuprofeno e ainda assim não pega. Já estou ficando frustrada e triste c essa situação. O dentista é educado, atencioso. Porém já fui em outros dentista e nunca tive problemas quanto a anestesia. E já até extrair um dente devido ao tratamento quando usava aparelho.

    ResponderExcluir
  41. Olá boa tarde , hoje ao ir ao dentista trata uma Care quase morri de dor , a medida aplicou três vezes e nada a dor persistia .. ela achou que era frescura minha mas to até agora sentindo dor

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...