Pergunta do Cliente 17 - Dentes "esfarelando"...

Cliente pergunta:
"Vou ao dentista desde meus 10 anos de idade ( ou até menos ). Já tive que arrancar 3 dentes, pois nasceram as caries e foram tratados, depois nesses mesmos dentes, vieram os canais, pois a parede dentraia ficou tão fina que começou a afetar o nervo e por isso, o canal. Não sei como eu tenho a proeza de sempre querbrar esses canais, mastigando alguma coisa e assim, precisaria fazer uma prótese, um dente novo de porcelana ( pois dependendo do estrago, só fica a parte da gengiva), mas ao passar do tempo, a minha gengiva não segura mais esse pino! E no final, tenho que arrancar o resto do dente, que começa a esfarelar! Agora, eu não sei mais o que faço, pois tenho 21 anos e jpa arranquei 3 dentes e um para fazer a prótese!"

Resposta:
"Olá Anônimo!

Seu caso é típico de cárie crônica. Nem sempre ir ao dentista regularmente é sinônimo de ter dentes fortes e saudáveis. Se o dentista que te trata for voltado para a prevenção tudo bem, mas se for do tipo "só faço restauração" aí você está ferrado, porque ele vai somente se preocupar em preencher cavidades destruídas pela cárie sem se importar com ela. A cárie é uma doença infecciosa, causada por bactérias que destroem o dente através do lançamento de ácidos na superfície dele. Os ácidos dissolvem o dente formando cavidades, que ao longo do tempo vão aumentando até destruir todo o dente. Para resolver seu problema é necessário primeiramente combater a doença cárie. Isso é feito com medicamentos, aprendizado de técnicas de higiene oral e alimentação adequada. 
Seus dentes não são fracos, mas diante de um ataque bacteriano constante eles não resistem e são destruídos. Procure um dentista que faça prevenção e você verá que os tratamentos feitos terão uma durabilidade bem maior e você não perderá mais dentes!"

9 comentários:

  1. Olá, tenho um filho de 2anos e meio, e desde que seus dentinhos nasceram, perdebi que sua preza esquerda era esbranquiçada...uso creme dental sem fluor para sua escovaçao, que é diária...mas algo que nao consigo tirar é a mamadeira da madrugada, ele pede sempre! So que agora notei que o mesmo dente está "esfarelando", quando passei o dedo percebi uma porosidade...o que pode estar acontencendo??!! Desde ja agrdeço a atenção

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O dente canino do seu filho está com amelogênese imperfeita, ou seja, houve alguma má formação do esmalte deste dente no período embrionário. Isto é relativamente normal em dentes de leite e não quer dizer que vá se repetir nos dentes permanentes. Pode também ser congênito. Veja se vc ou o pai tem dentes manchados...

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo esclarecimento Dr...possívelmente genético, mas descobri hj com um profissional da área, que na atual situação o caso dele já virou a ""famosa cárie de mamadeira", estaremos tratando! Novamente agradeço atençao. S.P.

    ResponderExcluir
  4. Minha bebe de 2 anos esta com 3 dentinhos esfarelando, como devo tratar? Me surgiu a duvida ja que acima disse ser normal! Grato desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um dentista especializado em odontopediatria para ver qual é a causa desse problema.

      Excluir
  5. Aos 67 anos meu Pai teve um diagnóstico que os ossos que seguram seus dentes está esfarelando. Dentista disse não ter o que fazer. Existe uma orientacao para socorrer antes que caíam todos os dentes?

    ResponderExcluir
  6. Aos 67 anos meu Pai teve um diagnóstico que os ossos que seguram seus dentes está esfarelando. Dentista disse não ter o que fazer. Existe uma orientacao para socorrer antes que caíam todos os dentes?

    ResponderExcluir
  7. Ola tenho uma filha de 1 ano e 9 menos ela acabou quebrando um dente oq posso fazer pra que os dentes dela fique mais forte

    ResponderExcluir
  8. Ola, sempre tive uma situação atípica em relação a saúde bucal, apesar de realizar os cuidados e a higienização conforme aprendi e mais tarde de acordo com a orientação da dentista , qdo ainda na infância descobrir que meus dentes tinham mesmo uma propensão a caries e fiz minhas primeiras restaurações , assustada, já que , o que me trazia ao consultório odontológico na epoép era a refeição que tinha pelos meus dentes que estavam cada vez mais amarelados , bem diferente do branco das minhas primas e amigas da época ( e olha que nem se falavam em clareamento ainda naquela tempo ) sai desesperada , logo eu que apanhava se não fizesse a tal da escovação severamente a cada refeição, sobremesa, até de um sorvete , o acerto de contas era certo em casa alem de perder os pontos do dia , a escovação passava a ser monitorada e demorada o resto da semana ... só sei que mesmo com tantos cuidados do papai e da mamãe , caímos no conto do vigário , e o aparelho que iria arrumar minha mordmor Dida ( que já era visivilmente cruzada depois de 3 anos , so desentortou os dentes da frente ,mas fez um clareamento de bisnaga que eu ja enxerguei um palha naqueles dentes amarelados e fiquei alegrinha, o papai mais feliz ainda , finalmente parou de pagar por tantos aparelho , era o de dormir, o freio de burro de ir para escola , e o fixo de ir a igreja e eventos ...foi um alívio, o dentista logo sumiu , digo mudou-se , eu crescia , e os problemas me acompanhavam , os amarelos e amarelados , mais fortes do que nunca , as manchas agora eram brancas nos cantos dos dentes ... logo veio o diagnóstico de bruxismo , a placa auxilia , mas não solucionou, a disfunção temporomandibular está cada vez pior, e o dente , com cäries, doendo, canal a ser feito, quadro forte de dor orofacial, novo tratamento, que auxiliou muito, diagnóstico de algo mais potencializando a dor , encaminhada para neurologista , realizei tomografias computadorizadas e ressonância magnética , que comprovaram o quadro clínico de neuralgia do nervo trigêmeo com conflito neurovascular grau elevado 2 lado direito, porem, a percepção de uma simetria na face do lado esquerdo que pode estar sendo agravada pela Dtm( necessidade de intervenção cirúrgica - já que existe dor nesse quadro álgico)
    O que chama a atenção é que os dentes estão esfarelando , e agora começou a partir em pequenos pedaços ???
    Exames clínicos ferro, cálcio, potasspo, ferratina não dão Margem para isso , mesmo com dificuldade de se alimentar , estou me alimentando de sopas batidas, vitaminas, sucos , ( mantendo dieta equilibrada). Seria um problema na formação dos dentes ??? Irao cair , quebrar todos ? Onde buscar ajuda ???

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...