quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pergunta do Cliente 15 - Dentes ásperos e doloridos

Cliente pergunta:
" Olá Dr. gostaria de tirar algumas dúvidas.
Bom, estou tendo umas sensações estranhas na boca, vou descrever pra ver se o sr. pode me ajudar.
Quando pressiono o lábio superior sobre os dentes da frente eles doem, sinto que meus dentes ( os 6 da frente superior) estão ásperos na frente e atrás e estão muito sensíveis, gostaria de saber se isso pode ser grave, estou com medo de perder meus dentes, parece que estão doloridos, tenho 21 anos.
Se puder me ajudar eu agradeço.

Dentista responde:
"Olá!
Para dar uma resposta definitiva teria que examinar sua boca, mas posso levantar algumas possibilidades diagnósticas:
1. A aspereza nos dentes tanto na parte da frente quanto na parte de trás, é característico de erosão química. Você está consumindo muita fruta cítrica ultimamente (suco de limão, laranja, abacaxi ou acerola)? A erosão
química pode provocar aspereza e sensibilidade, pois provoca desgaste dos dentes.
2. Outra possibilidade é o bruxismo. Ranger os dentes provoca desgaste prematuro e sensibilidade.
Mande mais informações para que possa ajudá-la ou visite seu dentista urgentemente!
Bons sorrisos!"

29 comentários:

  1. Bom Dr, tenho 16 anos e todos os meus dentes são asperos, crespos e amarelados. Já fui em varios dentistas mais ninguem resolve meu problema. Me sinto encomodada, não gosto de sai de casa porque ficam de graça comigo, e eu evito muito.
    Minha dentista atual disse que meu dente acumula placas bacterianas e meus dentes são mal formados.
    O que o senhor acha disso e se o senhor tem alguma solução?
    Agradecida desde já.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Com seu relato fica difícil fazer uma suposição diagnóstica. Faça uma foto dos seus dentes (use a função macro de sua câmera e fotografe bem de perto)
    mande para drboelter@hotmail.com, ok?

    ResponderExcluir
  3. Ok eu vo tira. O Senhor não tem msn, pra eu poder falar melhor sobre?
    Ou esse já é seu msn?

    ResponderExcluir
  4. isso mesmo. este endereço é do meu MSN

    ResponderExcluir
  5. Ola Dr. bom eu tenho 20 anos e meus dentes estão horríveis so que tem uma parte deles lateral que há um tipo de placa ou sei la o que que alem de ter ajuntado todos é aspero e feio , fora que a parte de cima deles tem uma coisa escura e feia também o senhor sabe me dizer o que é mais ou menos ? pois morro de vergonha até mesmo de sorrir obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sem examinar pessoalmente não posso dizer nada a respeito. Recomendo que procure um dentista para uma avaliação do seu caso. Se morar no RJ terei o prazer em ajudar você...

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem então farei isso, nao teria como vc avaliar por uma foto ver mais ou menos do que se trata ?

    ResponderExcluir
  8. Não. Diagnóstico pela internet não dá...

    ResponderExcluir
  9. Doutor.
    Meu dente incisivo central superior ficou com uma "dor distante", como um dolorido tênue, que praticamente nunca desaparece, após ser submetido a um tratamento de canal. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Ola Doutor
    Bom...tenho um dente que sempre quebrava, meu dentista dizia q minha mordida é muito forte nele. Faz mais de 7 anos que não tenho cáries, mas de um mês pra cá já quebrei 4 dentese foram quebrados grandes(um era mesmo o q sempre quebrava os outros 3 ficam ao lado dele)e cada vez estão quebrando mais. Tive filho há 5 meses e estou amamentando, o senhor acha que pode ser falta de Cálcio, devido a amamentação. Meu filho ficou 2 meses na UTI NEONATAL, pois nasceu de 6 meses, e ele tem alguns problmas desaúde e ando bem nervosa, poderia também ser bruxismo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não tem nada a ver com sua gestação ou com a amamentação.
    Você está com bruxismo severo desencadeado pelo stress dos últimos episódios de sua vida.
    Procure um dentista especialista em dor orofacial para ajudá-la a resolver este problema. Se morar no RJ capital poderei atende-la...

    ResponderExcluir
  12. Oi...meu marido viaja muito e estamos em uma cidade do interior no momento.Fui em um dentista sem conhecer fiz uma limpeza...e ela passou uma especie de lixa fina (com motorzinho)em alguns dentes....agora sinto eles asperos (não estão lisinhos quando eu passo a lingua)...será que eu precisarei passar algo ...ou fazer algum outro tipo de tratamento...ele ficaram um pouco mais sensiveis...tenho medo de ficar assim sempre...por favor me de uma orientação...se nescessário farei algum outro tratamento.

    Muito Obrigado.

    Andréa

    ResponderExcluir
  13. O polimento não foi bem feito. Se a aspereza persistir por 2 semanas, procure outro dentista, ok?

    ResponderExcluir
  14. Tomei anestesia o suficiente pra tirar 2 dentes, mas nem consegui tratar o canal, pois conforme a colega acima falou, daquele lance de ir a lua e voltar, o pouco efeito anestésico q havia somente na língua, desapareceu na mesma hora e tive q tomar um tipo de "baralgim" injetável até, me falaram que esse tratamento de 7 dias para desinflamação pode resolver, mas estou com vontade de fugir sem fazer mais nada! Me falaram que pode ser excesso de descarga interna de Adrenalina e cortizol da suprarenal, sistema natural de defesa do corpo em situações de estresse e risco, assossiado à inflamação!

    ResponderExcluir
  15. ola doutor meus dentes estao sangrando e nao sei oque e toda vez que eu escovo eles sangram tem algum remedio que e bom pra isso doutor?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo 1 - Você tem fobia a tratamento dentário. Recomendo que tome um ansiolítico antes da consulta.

    Anônimo 2 - O remédio é procurar um dentista e fazer uma consulta!

    ResponderExcluir
  17. doutor fiz um fechamento de diastema com resina e o dentista fez um acabamento ,após o fechamento meu dente ficou áspero e quando eu olho bem de perto no espelho vejo uns riscos como se tivesse sido lixado
    .O sr acha que isso pode ser prejudicial para a saúde dos dentes que foram feito o acabamento ?

    ResponderExcluir
  18. Olá Eduardo!
    Não vai prejudica. Porém, recomendo que procure novamente seu dentista para melhorar o polimento, ok?

    ResponderExcluir
  19. Dr. Meus dentes estão doloridos e doendo mas não estão cariados estão bons, e o meu ouvido também dói sera que é por causa dos dentes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você está com bruxismo. Procure um dentista especialista em dor orofacial e ATM, ok?

      Excluir
  20. Tenho um dente quebrado... e tá doendo muito..
    Depois que ele quebrou comecei a escovar o dente muitas vezes ao dia agora sinto meu dente áspero e minha língua estranha áspera tbm não sei... parece que está ardendo...
    Fui ao dentista e terei que fazer canal mas não tenho dinheiro no momento... Tem alguma dica para suprir essa dor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um atendimento público ou peça o dinheiro do tratamento emprestado de algum conhecido ou familiar...

      Excluir
  21. Tive uma inflamação na gengiva, com sangramento e dores. A dentista pediu um RX e diagnosticou perda óssea. Começou um tratamento de raspagens, onde fiz 4 em um mês, depois 1 por mês, e agora o retorno é em 2 meses. Ela disse que estou indo muito bem, pois a coloração esta boa, e não tem sangramentos. Estou usando creme e enxaguante bucal para dentes sensiveis, mas mesmo assim, tem dia que acordo com os dentes superiores da frente sensíveis. Pode ser o vento frio de SP, ou algo diferente que a dentista não percebeu?

    ResponderExcluir
  22. Dt. Meu dente quebrou hoje eu mastigando uma bala mais não está doendo mais está dolorido.. eu posso fazer uma restauração?

    ResponderExcluir
  23. Dt. Meu dente quebrou hoje eu mastigando uma bala mais não está doendo mais está dolorido.. eu posso fazer uma restauração?

    ResponderExcluir
  24. Ola bom dia. Sou do Rio de Janeiro e estou a um ano fazendo tratamento. Fiz clareamento, extração de um dente, enxerto osseo e implante tenho 29 anos e na mesma dentista fiz obturações. Sinto dor na face faz quase um ano. E fui em varios medico apos procurar por ejuda da dentista q fez um raio x e disse q nao tenho nada. Mas ontem ao passar uma pasta de dente para dentes sensiveis senti a dor fortissima no dente siso que ela fez a obturação a quase um ano. Essa dor sempre volta do nada ou qnd mastigo algo. Sendo quente frio ou natural. Não estou aguentando mais sentir dor. Ja fiz uso de varios tipos de remedio. Achei suas dicas aq na internet procurando uma solução e vi que vc atende em madureira. Gostaria de verdade de marcar uma consulta com um especialista em dor orofacial. Pois a dor começta no meu dente e doi perto do ouvido e estou com inchaco no pescoço no mesmo lado do siso. Preciso de atendimento de um profissional e especialista. Pois não estou podendo n dormir direito. Ate calmante ja usei
    Fiz tomografias e exames c neurologista e otorrino. E nada apresentou. Ate ontem eu não fazia ideia do qie pidesse ser. Ate que eu tive certeza q nao era dor de cabeca e nem cervical. Relacionado a coluna e SIM uma forte sensibilidade e sei la oq no meu siso que foi apenas obturado e desde então só sinto dor. Por vezes muito forte. Cheguei a passar um mes usando remedio novalgina todoa os dias. Usei profenide, dorflex, ibuprofeno e ate anticonvulsivo tive desmaio de dor e ate convulsao. Preciso de atenção de um profissional sério. Pq a minha dentista não me deu atenção. Dia 28 vou voltar la. Para por a protese no meu implante e vou pedir pela ultima vez que ela olhe meu siso. Se não resolver vou começa a busca por outros dentistas. Infelizmente estou quase um ano sentindo dor. Mas agora sei de onde vem essa dor. Espero conseguir ajuda medica. Gostaria de saber pq apos a obturação sinto tanta dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente estas dores são difíceis de diagnosticar.
      Meu consultório fica em Madureira.
      Ligue e marque uma consulta para eu avaliar.
      3359-5655 / 2453-1621

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...