sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pergunta da cliente:
"Ana Cristina deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Existem Dentes Fracos?":

Como o senhor explica a minha situação?

Meus dentes sempre foram fortes e saudáveis até cinco anos atrás.
Após fazer a cirurgia de redução de estomago fiquei com anemia ferropriva, megaloblástica e perniciosa. Hoje faço tratamento com hematologista e faço reposições endovenosas.
Meus dentes estão fracos e quebradiços. Sempre foram fortes, tenho todos os meus dentes, nunca perdi nenhum. Mas após a cirurgia, meus dentes estão bem fracos e dois já quebraram com mordidas bobas. E eu não tenho cáries, vou ao dentista anualmente..."

 Resposta:

"Prezada Ana Cristina
Pelo quadro que descreveu você passou por grandes transformações no seu estado de saúde e aparência. Cada pessoa reage de alguma forma a esse tipo de mudança no organismo e no seu caso gerou um estado de bruxismo e/ou apertamento agudo. Faço essa afirmação com propriedade porque você não relatou nenhum episódio de fratura óssea. Logo, seu metabolismo mineral não foi afetado. Caso contrário não só os dentes, mas ossos também fraturariam com facilidade, pois têm a mesma matriz mineral formadora. Transformações orgânicas geram um profundo estado de estresse, principalmente nos casos de obesidade mórbida. Estresse gera hiperatividade dos músculos da mastigação. Essa hiperatividade gera para função (movimentos constantes que não são normais), e, conseqüentemente, desgaste dos dentes. Numa mastigação normal uma pessoa desenvolve cerca de 60 kg de forma aplicada para mastigar os alimentos. Numa para função essa força de ranger ou apertar os dentes pode chegar até 400 kg. Para se ter um parâmetro de comparação, um tigre faz cerca de 700 kg para mastigar uma caça. Os dentes humanos não foram projetados para suportar esse tipo de força de forma contínua e entram em colapso.
Seus dentes não estão fracos. É você que está aplicando muita força neles...
Procure seu dentista. Com uma placa de relaxamento muscular esses episódios de fraturas irão cessar até que seu organismo entre em equilíbrio."

36 comentários:

  1. Olá, Rogério! Parabéns pela iniciativa de auxiliar a elucidação das dúvidas dos pacientes. Óbvio que eles têm que procurar o tratamento no consultório, mas ter uma noção prévia do problema é de grande valia.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo comentário! Acredito que uma das formas de mostrarmos uma diferenciação no atendimento é ensinar nossos clientes sobre suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Meu dente quebrou enquanto eu estava brincando e vai cresce?eu sou nayara souza leite tenho 8 anos

    ResponderExcluir
  4. Olá Nayara!
    Se o seu dente quebrado for de leite, vai crescer outro novinho em folha no lugar dele daqui a algum tempo, ok?

    ResponderExcluir
  5. Também fiz redução de estomago há 5 anos... tenho anemia, tb faço tratamento do ferro, estou tomando na veia.
    logo após o primeiro ano meus dentes começaram a quebrar... tenho vários dentes quebrados, é horrível conviver com isso...
    Tenho medo que algum dente visível quebre também...

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    você tem que fazer uma avaliação dos seus hábitos de mastigação e também faz apertamento dentário ou range os dentes à noite (bruxismo). Dentes não se quebram por sí só...

    ResponderExcluir
  7. Ola, todos meus dentes estão se quebrando as poucos alguns so tenho metade, fumo e sou viciada em cafe, mas começaram a quebrar na minha gravidez, as vezes sai um gosto ruim dos ultimos dentes, onde quebrou ja esta ficando marron, é horrivel. Sera q terei d arrancar todos? Sinto muita dor d dente, doi mais depois d cada escovação.

    ResponderExcluir
  8. Olá Doutor, quebrei uma parte do meu dente que estava obturado, fui ao dentista e ele disse q não precisava restaurar, mas agora o dente está ficando preto... o que é isso? muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Respostas:

    Anônimo 1 - Olá! Sua boca está entrando em colapso e se continuar assim vai usar dentadura. Procure um dentista especialista em reabilitação oral.

    Anônimo 2 - Olá! Você precisa examinar este dente direito. Recomendo que procure outro dentista.

    ResponderExcluir
  10. Meu dente quebrou e e ficou só a parte da raiz...o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Doutor, meus dentes começaram a a quebrar após fazer tratamento com amoxicilina. Pra tratar sinusite.
    Após, fiquei internada por outro motivo. Rins.
    Dois dentes viraram farelos. Mal sobrou o que chamamos de coroa.
    E mastigando coisas bobas.
    O que pode ser?
    Pode ser bruxismo?
    E eu tb tenho mania de ficar batendo os dentes, durante o dia... Isso tb pode ter enfraquecido meus dentes?
    Ja fiz varios ''remendos'' em outros dentes que quebraram.
    Estou com vicio de bater dentes, durante o dia, a noite, nao sei. Nunca me falaram.
    Ajude-me doutor.

    ResponderExcluir
  12. Respostas:

    1) Olá Anônimo!
    Você tem duas alternativas: Remover o dente ou tratar o canal e colocar um núcleo e uma coroa total.

    2) Olá Anônimo!
    Procure um dentista especializado em disfunção temporomandibular. Você está com bruxismo severo. Por isso, os dentes estão quebrando...

    ResponderExcluir
  13. Verdade que se a pessoa tomar muito antibiótico os dentes ficam fracos e quebra com facilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade. O antibiótico não afeta a estrutura mineral do organismo.

      Excluir
  14. Doutor meu nome é Fátima tenho19 anos e no momento ñ fiz nenhuma cirurgia, tenho uma saúde boua, mais a algum tempo venho notando q meus dentes estão se quebrando com frequência, ñ consigo castigar direito, meus dentes São pequenos e percebo q minha nenhuma tá crescendo por cima dos meus dentes, as vezes sinto q ela tá furmigando por dentro, e pra completa morro de medo de ir ao dentista, pôde me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com parafunção, ou seja, está com bruxismo e/ou apertamento dentário. Procure um dentista especialista em dor orofacial, ok?

      Excluir
  15. Mastigar, genjiva, desculpa pelos erros de ortografia aí acima.

    ResponderExcluir
  16. ola doutor fui mae ha pouco mais de um mes... durante a gravidez perdi 2 dentes de traz... acontece que agora meus dentes partem muito facilmente... tenho 2 partidos ainda por cima a frente... comecam por ficar com uma cor esbranquiçada no canto do dente e parte aos poucos.. e por vezes uma cor mais escura no meio do dente... tenho medo q partam completamente antes d conseguir uma consulta ... pk sera que isto acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cárie o que você está tendo. Procure um dentista para cuidar dos seus dentes...

      Excluir
  17. Olá. Eu tenho vários dentes a partir e para além disso o meu maxilar não ajuda pois prende por vezes e já se torna difícil mastigar e abrir a boca.. Já foi a 2 dentistas e 1 diz que aparelho resolve a dor do maxilar e o outro diz para por próteses esqueléticas.... O que faço?

    ResponderExcluir
  18. Oii Rogerio

    Meus dentes estao muitos fracos ultimamente, estao se quebrando pequenos pedaços imperceptiveis, porem ontem quebrou um pedaço um pouco maior na parte de traz do dente. Meus dentes sempre foram fortes e agora estao assim. O que posso fazer pra recupera-los. Quando olho no espelho vejo algo tipo rachaduras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus dentes não estão fracos, mas você está aplicando muita força sobre eles. Essa patologia chama-se bruxismo. Procure um dentista especialista em dor orofacial...

      Excluir
    2. Seus dentes não estão fracos, mas você está aplicando muita força sobre eles. Essa patologia chama-se bruxismo. Procure um dentista especialista em dor orofacial...

      Excluir
  19. Oii Rogerio

    Meus dentes estao muitos fracos ultimamente, estao se quebrando pequenos pedaços imperceptiveis, porem ontem quebrou um pedaço um pouco maior na parte de traz do dente. Meus dentes sempre foram fortes e agora estao assim. O que posso fazer pra recupera-los. Quando olho no espelho vejo algo tipo rachaduras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com bruxismo. Procure um dentista especializado em dor orofacial...

      Excluir
  20. Os dentes do meu filho de 2 anos e 9 meses estão quebrando, no início achei que poderia ter batido em alguma lugar, mas agora percebi que outro tmb está quebrando; os da frente, e já tem duas cáries nos de trás! Tento da melhor maneira higienizar mas não está impedindo que avance. O que mais posso fazer?

    ResponderExcluir
  21. Os dentes do meu filho de 2 anos e 9 meses estão quebrando, no início achei que poderia ter batido em alguma lugar, mas agora percebi que outro tmb está quebrando; os da frente, e já tem duas cáries nos de trás! Tento da melhor maneira higienizar mas não está impedindo que avance. O que mais posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu filho está com bruxismo. Procure um odontopediatra.

      Excluir
  22. Meus dentes era muito forte. Agora estão se quebrando atoa os dois da frente ja quebrou vários pedacinhos e pra completa olhei no espelho e tem uma trinca no centro dos dois de cima para baixo como se fosse racha no meio.o q seria isso dotou? Tem um tempo q tomo um remeido para alegia chamado coticortem, seria isso a causa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com bruxismo. Procure um dentista.

      Excluir
  23. Olá, Rogério desde pequena não gostava de escovar os dentes como deveria ser no mínimo três vezes ao dia,agora tenho cáries em alguns dentes e eles estão quebrando de pouco a pouco o que eu posso fazer para fortalece- los .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve tomar vergonha na cara e procurar um dentista!

      Excluir
  24. Meus dentes andam quebrando com freqüência, sou mãe de uma criança de q ano e ando quase sempre estressada, não tenho tido muito tempo de ir ao dentista e quando vou é na clinica gratuito e sempre dizem que tenho que esperar, e não tenho dinheiro pra pagar um .. Então fico sem ir, gostaria de saber como faço pra tratar do dente em casa

    ResponderExcluir
  25. Olá boa noite , meus dentes estão quebrando facilmente , do nada , quando eu vou ver só está o buraco é não é pequeno , da última vez quebrou com um fio dentes dental , e nisso já tenho 4 dentes quebrandoa , oque será ?

    ResponderExcluir
  26. Olá doutor,

    É possível que meu estresse emocional severo esteja contribuindo para a quebra de meus dentes? Ontem mais um pré molar quebrou enquanto comia pão!
    Ou será falta de cálcio ou vitaminas? Bebo pouco leite...
    Obrigada

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...