segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pergunta do Cliente 5 - Existe gengiva sensível?


Cliente pergunta:
"Minha gengiva desde criança, é muito sensível, e quando escovava as gengivas sangravam. Então, minha mãe me levou a um dentista e com o tempo, parou de sangrar. Agora, todas as vezes em que os escovo eles sangram e dá uma agonia terrível, e ainda descobri que justamente nestas duas regiões que sangram, entre um dente e outro está meio cinza. O que isso quer dizer?"

Resposta:
"Pra começo de conversa quero desmistificar uma afirmação que muitas pessoas usam para justificar o sangramento gengival, que é a gengiva sensível. Só existiria gengiva sensível sem inflamação, se você tivesse algum problema dermatológico, que afetaria não só a gengiva, mas toda mucosa bucal e da orofaringe. Em 98% dos casos gengiva sensível é o mesmo que gengiva inflamada e infeccionada devido a presença de depósitos de bactérias em torno dos dentes, chamado de tártaro. Gengiva inflamada fica mais sensível, pois na reação inflamatória um dos sinais é o aumento da permeabilidade vascular, a fim de que as células de defesa possam transitar com mais facilidade na região infectada. Daí o sangramento quase expontâneo...


Quanto ao escurecimento entre dentes é sinal de que há depósitos de tártaro que precisam ser removidos, pois são eles que causam o sangramento e mau hálito.
 
Esse problema afeta tanto crianças como adultos. A maneira de resolver é bem simples: Comer nas horas certas e fazer a higiene bucal adequadamente.

Um comentário:

  1. Minha gengiva esta solta grande e inchada o que é isso?

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...