terça-feira, 12 de outubro de 2010

Por que as pessoas têm medo de ir ao dentista?

Sempre que um cliente vai entrando em meu consultório pela primeira vez é a mesma coisa: Olhar assustado, não sabe o que vai fazer, se senta quase deitado na cadeira, dá risinhos nervosos e assim por diante. Todos, sem exceção, têm medo de ir ao dentista em maior ou menor grau. Mas por que isto acontece? Primeiramente é por causa da herança psicológica. Desde o primórdio dos tempos o encontro com o dentista sempre foi doloroso. A anestesia foi inventada no final do século 19. Materiais dentários restauradores confiáveis foram desenvolvidos ao longo do século 20. O conhecimento da fisiopatologia da doença cárie e formas de prevenção foram descobertos na década de 70. O modelo cirúrgico ensinado nas faculdades de odontologia foi mudado para o modelo preventivo na década de 80. Portanto, se tomarmos como referência a história da humanidade as formas de prevenção e manutenção dos dentes é algo relativamente recente. Nossos avós e pais perderam um ou mais dentes ainda jovens. Fomos "ameaçados" na infância de ir ao dentista tomar injeção caso não obedecêssemos. O resultado disso tudo é MEDO! É aquele friozinho na espinha ao entrar no consultório, mesmo que seja para uma simples avaliação.
Porém, para os cagões de plantão tenho uma boa notícia: Não é mais necessário ter medo de dentista! Em meu consultório dou ênfase em criar um ambiente que deixa o cliente a vontade. Realizamos um tratamento que seja menos invasivo possível e programamos consultas de revisão regulares. O resultado disso é menos gastos com tratamentos e consultas rápidas com mínimo de desconforto.
Para que ter medo de dentista?