quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Preparação para cirurgias

Aprendemos na graduação que todo procedimento cirúrgico é dividido em três etapas: Pré opertório, ato operatório e pós operatório. Quando observamos estas três etapas normalmente o procedimento cirúrgico é um sucesso. Muitos colegas pecam terrivelmente quando não observam o pré operatório. O paciente chega no consultório, faz-se o diagnóstico para uma cirurgia e parte-se para a execução da mesma. Geralmente dá complicação...
Num pré operatório deve ser observado o seguinte:
  1. O profissional deve fazer o diagnóstico correto e o plano de tratamento adequado.
  2. O profissional deve esclarecer ao cliente sobre o seu problema e qual o tipo de procedimento a ser executado . Preferencialmente, deve ser usado filmes, figuras, fotos e encartes explicando o procedimento.
  3. Deve-se fazer um exame clínico detalhado para saber qual é o estado de saúde do cliente.
  4. Muitas vezes é necessário pedir que o médico do cliente examine o mesmo e dê um laudo autorizando ou não o procedimento programado.
  5. Deve-se usar a medicação pré operatória adequada.
  6. Como a maioria das cirurgias bucais são eletivas, verificar se o cliente está bem psicologicamente para se submeter ao procedimento. Caso esteja com muita fobia ou outro sintoma é melhor adiar o procedimento.
  7. O profissional deve passar segurança e conhecimento sobre o que vai ser feito. Isso tem uma grande importância na psiquê do cliente.
  8. O profissional tem que ter todo o material necessário para a execução do procedimento. Improvisar em cirurgia é arriscado.
Como você pode ver o pré operatório não deve ser menosprezado. Em minha prática clínica tenho tido um percentual de êxito elevado (cerca de 98%) porque procuro seguir fielmente o pré operatório. O cliente chega tranquilo, a cirurgia transcorre sem problemas e a recuperação é rápida.
Não devemos ficar "desesperado" em pegar o caso, mas seguir criteriosamente os procedimentos. Um cliente seguro e atendido com sucesso é sinônimo de várias indicações!

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...