domingo, 15 de agosto de 2010

Ervilha no pulmão é indício de má mastigação!

Semana passada foi notícia o caso de um homem que pensava estar com câncer nos pulmões, mas na verdade tratava-se de uma ervilha que havia germinado dentro de um deles. Ao ver o vídeo percebe-se que o o homem é um desdentado quase total, e a causa dele ter aspirado uma semente de ervilha é o fato dele não mastigar os alimentos antes de deglutir. Isso mesmo, ele engole os alimentos quase inteiros, principalmente os menores como a ervilha. 
Durante a mastigação ocorre um mecanismo sincronizado para que possamos engolir os alimentos e respirar, a fim de que o alimento não seja aspirado para os pulmões. Mas, para que isso aconteça com eficiência a boa mastigação dos alimentos é fundamental. No caso desse homem a mastigação praticamente não existia, daí o surgimento desse problemão...
No dia a dia do consultório observamos casos assim, mas o que predomina são os desdentados parciais. São pessoas que possuem ausência de um ou mais dentes e não se importam de recompor o sorriso. Isso causa a sobrecarga dos outros dentes, provocando desgastes, fraturas e falhas nas restaurações. Ter todos os dentes, sejam naturais ou artificiais, é fundamental para que tenhamos um sistema digestivo e respiratório saudável.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...