segunda-feira, 5 de julho de 2010

Da Odontopediatria a Prótese Total

Foi com esse tema que em 1994 escrevi meu primeiro artigo odontológico no jornal acadêmico da FOUFF, chamado "O Canino". Naquele artigo falei do problema da falta de um tratamento integrado dos pacientes que iam buscar atendimento nas clínicas da faculdade. Naquela época eles simplesmente iam a faculdade para tratar das consequências das doenças bucais e não das causas. Por causa disso, muitos pacientes ficavam anos em tratamento sem uma solução definitiva. Eram verdadeiras "cobaias humanas". Na época fui criticado por alguns professores que se sentiram ofendidos por minhas colocações. Mas que era a mais pura verdade era...
Hoje constato que alguns clientes vivem o mesmo drama. Frequentam o dentista há anos, mas continuam com os mesmos problemas, continuam a perder dentes. Minha última cliente deste dia já atendo faz algum tempo. Tem uma atividade de cárie intensa, mas só vem ao consultório para resolver as consequências. Sempre converso com ela sobre prevenção, hábitos de alimentação e higiene oral. Porém, meu discurso não surte efeito. Hoje veio novamente com os mesmos problemas e novamente a orientei a respeito dos mesmos temas e da importância dos cuidados domésticos. Ela me olha com admiração como se fosse o primeiro dentista a "gastar" tempo falando sobre esses assuntos, até porque ninguém quer pagar por uma aula de prevenção, pois acham que é "desnecessário". Tive que ser duro com ela. Falei que se continuar desse jeito vai usar prótese total em pouco tempo. 
Nosso papel não é só fazer tratamentos, mas promover saúde bucal. Contudo, alguns pacientes insistem em paliativos. Não querem ter uma saúde bucal constante. É uma cultura que nós, dentistas, temos que insistir em abolir. Será bom para nosso cliente e também para nós.

Um comentário:

  1. Concordo com vc, a prevenção é tudo!
    Não só na saúde bucal , mas na saúde de uma forma geral.
    Além de ser muito mais barato previnir, do que tratar a doença.
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...