domingo, 6 de junho de 2010

50 Segredos do seu dentista para você - Parte 5

...Continuação


"Recebo muitos pacientes que querem trocar restaurações de amálgama por restaurações estéticas, da cor do dente. Só se deve sugerir a troca caso haja alguma alteração com a restauração, ou presença de cárie". Cristini R. Mendes Moraes.
Particularmente não gosto de sugerir tratamentos estéticos para maus clientes. Isso se deve ao fato de que para cada pessoa existe um padrão de estética, uma maneira diferente de ver a beleza. o que é bonito para um pode ser feio para outro. Há um risco muito grande sugerir e executar um tratamento estético que a pessoa não solicitou na consulta inicial. Hoje estendo esse princípio até mesmo para troca de próteses totais, porque a pessoa já está acostumada a usar a prótese há anos e muitas não conseguem se adaptar a nova. Atualmente estou com um caso assim e terei que devolver os honorários para a cliente a fim de evitar aborrecimentos...

"Muitos pacientes acham que radiografias feitas no consultório podem causar câncer. mas quem fica exposto ao sol forte por uma hora recebe mais radiação do que quem radiografa os dentes. O que não é concebível é deixar de diagnosticas algo grave por não se fazer a radiografia". Edosn Jorge Lima Moreira.
Cada dia estou realizando menos radiografias no meu consultório. Como há várias clínicas de radiografia odontológica, indico meus clientes para fazerem nelas. Além disso, recomendo uma panorâmica anual para um exame mais pormenorizado.

"Quem branqueia os dentes com muita frequência pode afinar o esmalte. os dentes podem acabar quase translúcidos". Simone M. Rocha Oliveira.
Besteira. Os agentes oxidantes dos agentes clareadores não têm ação ácida. Existe um desgaste, mas é mínimo. O problema é a penetração dessas substâncias oxidantes para a polpa. Quem faz clareamento demasiadamente vai ter uma baita dor de dente antes que consiga "afinar" o esmalte. Brincadeira...

"Na falta de dentes, o mais provável é que o plano de saúde não cubra os implantes. apesar disso, eles são melhores do que a maioria das dentaduras em todos os aspectos". Fernando Peixoto Soares, São Paulo (SP).
Inegavelmente os implantes são superiores às próteses removíveis. Contudo, vivemos num país de desigualdades sociais gigantescas e, por isso, as "dentaduras" e "rochs" permanecerão por muito tempo como alternativa de tratamento para desdentados parciais e totais. O que deve ser feito são dentistas e protéticos fazerem melhores próteses, confeccionadas dentro da técnica. Porque o que vejo por aí...

"A maioria dos planos de saúde no Brasil não cobre os custos de uma reabilitação com prótese. Uma coroa pode custar em média R$ 1.000. Geralmente, as dificuldades financeiras levam as pessoas a optar pela extração do dente que poderiam ser tratados porque não podem pagar pelo serviço" Neuza Maria Souza Picorelli Assis.
90% dos planos odontológicos não cobrem prótese. Eles oferecem uma "tabela diferenciada" que no final das contas é o mesmo preço de um atendimento particular. Eles também oferecem tratamento ortodôntico com aparelho "grátis". é uma esperteza em cima dos dentistas incautos, pois quase todos os ortodontistas atuais não cobram mais pelo aparelho, somente a manutenção. Então, o plano dá um "brinde" às custas dos dentistas. Uma prótese de qualidade sempre será cara aqui, na américa, na europa ou em qualquer lugar do mundo. O que temos que lutar é para que nosso país tenha melhores salários e uma melhor educação preventiva, a fim de que futuras gerações não necessitem mais de próteses, principalmente as menos favorecidas.

"Os pacientes da odontologia se consideram consumidores que estão ali para comprar uma obturação como se fosse um par de tênis. Eles precisam se conscientizar de que a boca pode ser via de entrada para doenças do coração, das articulações e infecciosas, e o cuidado com a saúde bucal faz parte do cuidado com a saúde geral". Marco José Salvato Moreira.
Essa maneira de ver o tratamento dentário é culpa dos próprios dentistas que tratam seus pacientes como mercadoria. Os pacientes acabam pensando o mesmo. Tudo é uma questão de posicionamento do profissional...

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...