sábado, 5 de junho de 2010

50 Segredos do seu dentista para você - Parte 4

...Continuação

"As bactérias que causam a doença cárie podem passar da mãe para o bebê pela saliva. Se a mãe tem lesões de cárie ativas, ela contamina a criança quando passa alimentos da sua boca para a do bebê (prova a comida dele) ou por meio de beijinhos na boca, pondo em risco a saúde do filho". Cristini R. Mendes Moraes, Juiz de Fora (MG).
Pais com a dentição saudável, filho com a dentição saudável...

"Crianças com problemas dentais podem não ter bom rendimento escolar. Com dor de dente, ela não dorme bem à noite e, por isso, não rende durante o dia. Na escola, passa mal, tem sono e chega agitada. Além disso, não se alimenta bem" João Felipe Santiago, Rio de Janeiro (RJ).

"Muitos dentes de leite com abcesso ou bem cariados são extraídos de crianças no Brasil. Muitos pais acham que não há razão para cuidar dos dentes de leite porque eles vão cair e serão substituídos por permanentes. Mas, quando um dente cai de forma prematura, os outros podem se amontoar para preencher o espaço, dificultando a erupção dos definitivos. Sem o tratamento correto de manutenção do espaço, o desenvolvimento do sistema mastigatório pode ficar seriamente comprometido". José Luiz Pontes Macedo, Rio de Janeiro (RJ).
Os dentes de leite ajudam na estimulação do crescimento ósseo da mandíbula e da maxila. Quando algum deles são perdidos prematuramente o crescimento é inibido, causando problemas de espaço para os dentes permanentes...

"Muitos dentistas indicam a goma de mascar à base de xilitol para reduzir as bactérias da boca. No entanto, seu uso contínuo pode provocar danos na articulação temporomandibular. Esporadicamente, caso não seja possível a escovação, pode-se optar pela goma" Neusa Maria Souza  Picorelli Assis, Juiz de Fora (MG).
Essa idéia de que o uso de goma de mascar afeta a ATM é para aqueles consumidores compulsivos, que mascam chiclete 24 horas por dia. Também o conceito de marcar chiclete como prevenção é errôneo, principalmente para cáries interproximais. O negócio é controlar a alimentação, escovar os dentes e usar o fio dental regularmente. Chiclete, seja qual tipo for, só "pra tirar onda...

"Há quem desista do branqueamento dentários porque o gel irrita dentes e gengivas. Basta usar um gel ou algum produto de enxaguar que contenha flúor antes e depois, os dentes ficarão bem menos sensíveis". Simone M. Rocha Oliveira.
Esse conceito está defasado. Atualmente existem agentes clareadores em diversas concentrações, justamente para atender os mais diferentes casos de sensibilidade e rapidez nos resultados do clareamento. Também existem diversos produtos dessensibilizantes no mercado que são mais efetivos que o próprio flúor na redução da sensibilidade.

"Quando se faz um piercing na boca (língua e lábios), há risco imenso de infecção se o ambiente não for de fato esterelizado. Mesmo quando tudo dá certo, muitos pacientes com piercing na língua podem lascar os dentes da frente. Sempre oriento meus paciente a não usar piercing!". Cristini R. Mendes Moraes.
Recentemente veio uma cliente em meu consultório com um inchaço na glândula sublingual e infecção na saída do ducto da mesma glândula. No exame clínico vi que o piercing que a cliente usava estava agredindo a glândula e provocando a formação de uma bolsa periodontal na lingual do dente incisivo central inferior. A cliente foi devidamente medicada e foi recomendada a não usar mais o piercing. A melhora foi rápida...

"Obturações de amálgama liberam pequena quantidade de mercúrio na boca com o desgaste. mas seria preciso ter umas 300 obturações para que o nível de mercúrio subisse a ponto de ser perigoso" Cláudia Cabrini Pinto de Lucca, Juiz de Fora (MG).
Essa idéia de contaminação por mercúrio causada pelo amálgama é velha. No século XIX quando o amálgama foi introduzido no solo americano (ele foi descoberto na França), os dentistas da época fizeram campanha contra, pois as pessoas não estavam mais fazendo obturações com ouro e optando pelo amálgama que tinha baixo custo. Além disso, os práticos da época rapidamente aprenderam a técnica e usavam o amálgama largamente na restauração dos dentes posteriores. Na década de 70 veio outra campanha contra o amálgama incentivado pela indústria das resinas compostas. Diversos debates, simpósios e artigos foram contra o amálgama. Esse movimento perdura até os dias de hoje. Todavia, essa campanha contra o amálgama persiste até os dias de hoje por causa da falta de conhecimento da maioria dos dentistas da reação de presa ou cristalização do amálgama. Quando o amálgama é triturado inicia-se uma reação de presa que é chamada de fase gama. A fase gama é uma delas. Na reação de cristalização existe mais 5 fases, dependendo do tipo de amálgama. Em todas essas fases o mercúrio se combina e forma um composto insolúvel. A reação é irreversível. Portanto, se o amálgama fraturar e pessoa não vai ingerir mercúrio e sim uma fase. O grande problema é que ninguém gosta de estudar materiais dentários e, por isso, ficam falando besteiras...

"Obturações de amálgama ainda são excelentes materiais, mas, hoje, com a evolução das resinas (da cor do dente), e considerando o seu valor estético, fica difícil indicar amálgamas, principalmente em consultórios particulares". Marco José Salvato Moreira, Muriaé (RJ).
O amálgama só perda na estética, mas as resinas devem ser indicadas com critério, ou seja, de acordo com o grau de saúde bucal do paciente. Uma boca com alta atividade de cárie não é indicada o uso de resinas. é melhor uma adequação com ionômero de vidro antes das restaurações e instruções de higiene oral. Todavia, para molares superiores indico o amálgama para restauração. Só eu que irei ver e, para mim, não há nenhum problema...

2 comentários:

  1. Essa foi apenas a informação que eu estava olhando para o artigo this.Nice, obrigado you.please manter blogging.Best em relação ...



    branqueamento dentário

    ResponderExcluir
  2. Great post.thanks for sharing this wonderful article. All the best to you.branqueamento dentário

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...