sexta-feira, 4 de junho de 2010

50 Segredos do seu dentista para você - Parte 2

...Continuação
"Tem gente que me procura com os dentes comprometidos e diz: "Herdei os dentes fracos do meu avô". As pessoas preferem se convencer de que seus problemas bucais decorrem de heranças ou tendências. Lembro que a principal tendência - na maioria das vezes - é a de não limpar os dentes com a qualidade e a regularidade necessárias e de ir ao dentista apenas nos momentos de desconforto ou dor". Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes, São Paulo, SP.
Problemas dentários não são hereditários, mas são infecto contagiosos, ou seja, pais com doenças bucais podem passar essas doenças para os filhos. E não existem dentes fracos!

"A quem me pergunta se é necessário passar fio dental em todos os dentes, eu costumo responder que não. só devemos passar o fio dental nos dentes que queremos conservar". Sarina Maliki, rio de Janeiro, RJ.
Tenho um cliente que possui dentes lindos e veio ao consultório queixando-se de dor nos dentes superiores posteriores. No exame clínico diagnostiquei lesões de cárie nos molares superiores na região interproximal, típicas de quem não usa fio dental naquela região há muito tempo. Ao questionar sobre isso, o cliente respondeu que só usava fio dental nos dentes anteriores. Em pleno século 21 ainda existem pessoas que agem assim...

"Quando conhecemos alguém, a primeira coisa que notamos são os olhos. A segunda são os dentes e a terceira é o cabelo. Mas todas gastam muito mais dinheiro com o cabelo do que com os dentes. Parece haver uma inversão de valores quanto à saúde bucal" Luciana Blanco.
Ontem estava assistindo o programa "Balanço Geral" na TV Record e o apresentador Vagner Montes estava mostrando as tendências de cortes e penteados para a Copa do Mundo de Futebol. Estavam cabeleireiras e modelos com os penteados. O que me chamou a atenção era os dentes (e não poderia deixar de ser.. rss) das mulheres. Algumas com dentes faltando e outras com dentes desalinhados. Eram pessoas simples, mas gastavam mais com cabelos do que com tratamento dentário...

"Escovar não vai fundo na gengiva a ponto de alcançar a placa que provoca o mau hálito. O uso do fio dental, antes de cada escovação, é imprescindível. ele remove as partículas de alimento dos sulcos gengivais, e a escova, junto com o dentifrício, faz o resto". Lourdes M. Gabas, Rio de Janeiro, RJ.


"Pacientes com aparelhos fixos de correção dentária costumam se queixar de mau hálito, É importante lembrar que restos alimentares ficam presos ao aparelho, por isso é necessário escovar os dentes a cada alimento ingerido". Gisele Patrícia de S. A. Machado, Rio de Janeiro, RJ.
Pacientes que usam próteses e aparelhos ortodônticos devem ter um cuidado todo especial com a saúde bucal. Têm que comer nas horas certas e fazer a devida higienização após as refeições. Beliscar, chupar balas ou beber bebidas açucaradas entre refeições nem pensar!

"Se você tem mau hálito, só vamos dizer se você perguntar". Helio Landi Franco, Campinas, SP.
Halitose é um problema sério e que está prejudicando as relações interpessoais de muita gente. Há algum tempo atrás conheci um morena linda, mas ao beijá-la tamanha foi minha decepção ao perceber que ela estava com mau hálito. Elegantemente não falei nada, mas o relacionamento não conseguiu fluir depois daquele episódio...

"Quem fuma tenta disfarçar com balas de hortelã e líquidos para bochechar, mas o mau cheiro está entranhado no tecido da gengiva e na boca". Fernanda Oliveira de Paula.


"Bochechos com soluções mentoladas só mascaram problemas periodontais mais sérios. Não dá para corrigir o mau hálito sem tratar a doença que o provoca". Lourdes M. Gabas.
Tem gente que vive chupando bala para mascarar o mau hálito. Outros usam soluções para bochecho. Ambas alternativas mascaram o verdadeiro problema, que é a doença periodontal.


Continua...

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...