quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ética profissional: Tem gente esquecendo isto...


Nesta semana encaminhei uma cliente para avaliação com uma colega, já que estava com dificuldades de fechar diagnóstico do problema que ela estava enfrentando. No consultório da colega minha cliente foi examinada e constatou-se um outro problema. Mais que rapidamente essa colega indicou minha cliente para outro colega. Minha cliente estranhou o fato e questionou. Então a colega justificou sua decisão dizendo que eu não era especialista naquele problema, ou seja, que não tinha capacidade de resolver o problema que minha cliente apresentava. Como já temos um longo relacionamento profissional, minha cliente não aceitou a recomendação, retornou ao meu consultório, relatou o problema, fiz o tratamento adequado e ela está reagindo bem. 
Fico pasmo quando vejo um dentista desmerecendo o trabalho do outro no intuito de conquistar o cliente. Chamo isto de "pesca dentro do aquário". Por isso é que muito profissionais não deixam que seus clientes irem para outros consultórios de especialistas, pois eles não voltam mais. Onde está a ética? Onde está a honestidade? Onde está a cordialidade? São valores que estão sendo deixados de lado. Se for para ter um novo cliente vale tudo.
Aprendi a lição. Agora se precisar de um parecer de um especialista vou chamar um que venha ao meu consultório. Deixar meu cliente ir sozinho a outro colega nem pensar! Tá cheio de lobo mau...

Um comentário:

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...