quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dente de leite: Quando deve nascer?


Essa pergunta quase todos os pais que têm filhos pequenos me fazem, pois a dúvida é grande e as diferenças entre crianças são grandes também. Por exemplo, na minha família meu filho Davi (foto) teve seu primeiro dente erupcionado aos 11 meses. Já minha sobrinha, Pietra, teve seu primeiro dentinho nascendo aos seis meses e aos onze meses já nasceram todos os incisivos superiores e os caninos superiores estão apontando. Quem está normal? Os dois! A cronologia da erupção foi estabelecida nos EUA e Europa onde a miscigenção das raças é relativamente pequena, quando comparamos à raça brasileira que é uma salada de índios, africanos e europeus. Então o padrão do nascimento dos dentes de crianças americanas e européias é totalmente diferente das crianças brasileiras em quase sua totalidade.
Em termos práticos recomendo aos pais que não se preocupem se os filhos de vocês tiverem dentes de leite mais cedo ou mais tarde do que é estabelecido. Vai demorar alguns séculos para a raça brasileira uniformizar estes padrões de crescimento de nossas crianças.
O que é importante é a família frequentar assiduamente ao consultório dentário para que seus pimpolhos cresçam com uma dentição saudável e bonita!

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...