sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bruxismo: Problema do cliente, desespero do protesista!


Hoje ligou para o consultório um cliente que fiz uma reabilitação completa com porcelana na arcada superior. Disse que a ponte fixa havia soltado. Então, pedi que viesse ao consultório para examinar e recimentar. Ao chegar verifiquei que a ponte havia fraturado! Para uma estrutura de níquel-cromo fraturar esse cliente fez muita força, e essa força não é a de mastigação, mas uma força parafuncional chamada de bruxismo. Veja o texto abaixo:

Texto extraído do site guiadicas.net:
"Muitos ao ler essa palavra já devem confundir com alguma coisa relacionada a bruxas e suas culturas, mas na verdade bruxismo é um problema vivido por pessoas de diversas idades que ao perceber sintomas de bruxismo deve procurar imediatamente um dentista porque o problema trará outros mais incômodos para sua vida.
Bruxismo ou briquismo é o habito de ficar rangendo os dentes durante a noite quando dorme e alguns já praticam esse habito durante o dia, esse ranger de dentes pode acarretar em dores de cabeça forte e até mesmo desgastes dos dentes dependendo se o habito for mais freqüente. Se tiver esse problema deve procurar um dentista ou fisioterapeuta da área para que eles passem algum tratamento especifico, esses são os profissionais certos que poderão diagnosticar da melhor forma se seu problema poderá piorar com o tempo.
Esse problema de bruxismo será tratado de forma correta por profissionais que já conhecem um pouco desse problema, algumas terapias também poderão ser feitas afim de levantar sua alta estima mesmo tendo esse problema bem incomodo gerado por um habito bastante chato.
A pessoa observando o bruxismo não pode perder tempo por causa daquelas dores de cabeça e desgaste dos dentes, quem tem esse problema deve sofrer muito especialmente pelas dores de cabeça que costumam ser fortes dependendo se o habito for mais constantes durante o dia, agora qualquer um que começar a ranger os dentes já pode perceber se está com esse problema incomodo na vida."

O maior problema para as próteses colocadas é a alta força de apertamento que os músculos de mastigação exercem, em particular os masséteres.


Enquanto numa mastigação normal os masséteres exercem uma força de cerca de 50kg para triturar os alimentos, no bruxismo essa força de apertamento pode ser de 4 a 5 vezes maior!
Por isso, a infraestrutura da ponte fixa do meu cliente fraturou...
Resta-me refazer o trabalho e confeccionar uma placa de silicone para amortecimento dessas forças.

2 comentários:

  1. Uma dica: Segundo alguns estudos, as placas de silicone estimulam o apertamento, pois provocam um estimulo semelhante ao que temos quando estamos com um chiclete na boca (dá vontade de morder, não dá?)
    é melhor usar uma placa rigida de resina acrílica, lisa, com distribuição uniforme dos contatos dentais.
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Realmente você tem razão...
    Valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...