segunda-feira, 1 de março de 2010

Por incrível que pareça a boca faz parte do organismo!

Fiz esta afirmação numa palestra e as pessoas ficaram em entender. É claro que a boca faz parte do organismo! - afirmaram. Então expliquei que algumas pessoas cuidam de sua boca de maneira diferente que cuidam do restante do corpo. Vamos exemplificar, começando pela higiene. Praticamente todos tomam  dois banhos todos os dias, mas alguns só escovam os dentes pela manhã ou à noite e acham normal. Para manter o corpo limpo temos vários cuidados, mas tem gente que se alimenta o dia todo (o ato de beliscar) e deixa a boca suja com restos de alimentos. Quando a gente corta o pé ou outra parte do corpo, limpamos a ferida e fazemos curativo. Com a boca temos medo de escovar e limpar a gengiva que está sangrando e deixamos ela infeccionada. Se você está com "cecê" vai colocar desodorante. Se está com mau hálito não faz nada e fica aborrecido se alguém o alerta desse problema.
No caso de próteses. Como o nome já diz, a prótese é um dispositivo que substitui uma parte do corpo artificialmente. Com uma prótese você consegue fazer somente algumas coisas que fazia quando aquela parte do corpo substituída era sadia. Por exemplo, se você perdeu uma perna e coloca uma perna mecânica,  poderá caminhar com certa dificuldade, mas dificilmente irá correr, subir escadas, etc. Todos concordam com isso e seguem as orientações médicas. Já, quando falamos que o paciente deve ter cuidado ao comer com a prótese ele acha um absurdo, pois acha que fez uma prótese que aguenta tudo. Gastou tanto dinheiro para ter limitações?
O princípio das próteses é igual para todo o corpo, inclusive a da boca.
Concluindo, a boca faz parte do organismo sim. Deve ser tratada com todo o carinho que o restante do corpo tem. Deve ser tratada com o mesmo carinho com que você cuida do seu cabelo e unhas. 
Ter uma boca saudável só traz felicidade!!

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...