sexta-feira, 19 de março de 2010

Mudança de hábito: Eta coisa difícil de se conseguir!


No meu dia a dia de atendimento percebo um grave problema em quase todos meus clientes, que é a dificuldade de mudar hábitos de alimentação e higienização. Esse problema fica mais flagrante nos pacientes de periodontia. Para se tratar com êxito a doença periodontal é necessária a mudança radical de hábitos de alimentação e higienização e a incorporação de outros hábitos, tais como uso de escovas interproximais, passa fio, medicamentos, etc. Faço o acompanhamento até a total remissão dos sintomas, só aí é que dou alta e o cliente passa para as consultas de revisão.

Geralmente, três meses são necessários para atingir esses objetivos, mas já tive cliente que levou seis meses para aprender a escovar determinada região da boca que apresentava um processo infeccioso crônico. Quando aprendeu a escovar a infecção regrediu numa semana! E olha que esse cliente não era uma pessoa com problemas de coordenação motora ou algo semelhante. É muito difícil de mudar hábitos...

Por isso, recomendo calma e paciência de ambos os lados. O profissional tem que saber esperar o paciente incorporar bons hábitos de saúde bucal. Já recebi cliente vindo de outro profissional com doença periodontal ativa. O profissional só fez a conhecida “limpeza” e mais nada. Não houve um comprometimento para mudança de hábitos e o problema perdurou.

Por outro lado, o cliente tem que se esforçar em seguir as recomendações do dentista. Afinal de contas, ele estudou e se preparou para cuidar de sua saúde bucal. Tem cliente que é recalcitrante a toda orientação de saúde bucal fornecida. Por isso mesmo, essa pessoa passa a vida toda indo ao dentista e nunca fica curada das suas mazelas bucais.

Mudar é difícil, mas é possível. Basta profissional e cliente se disporem a isso. A Odontologia agradece!

2 comentários:

  1. Olá Doutor! Eu fiz uma restauração entre os dentes da frente. O dentista disse que teria que tirar bem pouco da frente (tipo um pontinho), mas maior parte seria atrás do dente. Não precisei de anestesia. A cor da resina que ele usou foi A2. Só que estou com receio que manche. É bom parar com cafés, refrigerante e chás?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...