domingo, 28 de março de 2010

Tem pessoas que sentem sisofobia (sentimento bem explorado pelos dentistas bucomaxilofaciais). Acham que o nascimento dos sisos provocou uma trajédia na sua arcada dentária!
Acham que a erupção dos sisos provocou a movimentação dos dentes, cáries e inflamações na gengiva.
Já está provado há muito tempo que a força de erupção do siso é infinitamente inferior à força necessária para movimentar vários dentes ao mesmo tempo. E o que movimenta os dentes? É a propria força de mastigação. Para os dentes não sofrerem qualquer mudança de posição é necessário que as forças de mastigação incidam sobre o longo eixo do dente. Se incidir fora, a força resultante movimentará o dente para a linha média da face. Quando a pessoa perde dentes, os dentes nasceram cedo ou tarde demais ou quando sofreram restaurações esse encaixe não ocorre. A longo dos anos o sistema neuromuscular vai reposicionando os dentes para que haja uma maior eficiência mastigatória (é para isso que os dentes servem). Daí ocorrem as movimentações tão indesejadas pelos adolescentes e tão festejadas pelos ortodontistas, não é JV?
Cárie e doenças da gengiva não são provocadas pelos sisos, mas sim pelos maus hábitos alimentares e de higienização.

21 comentários:

  1. Caro colega,
    eu smplesmente devoro esse seu blog... entro todos os dias para ver novos comentarios... sou formado já ha sete anos e nesse exato momento estou montando meu consultorio pela primeira vez (já que sempre trabalhei como empregado) e tenho q admitir que suas dicas me ajudam muito ... muito mesmo... soh tenho a agradecer... mas eu gostaria de fazer apenas uma ressalva sobre esse post... a palavra SISO escreve-se com S no início... nós como dentistas temos q dar o exemplo... desculpa pela chatice pq quem sou eu pra fazer uma correçao sobre seus posts interessantissimos... obrigado sempre

    ResponderExcluir
  2. Prezado colega
    Fico muito feliz em poder ser útil a você.
    Compartilhando as informações poderemos crescer mais como pessoas e profissionais.
    Grato pela correção!
    Às vezes confundo mesmo Siso (terceiro molar) com Ciso (entendimento, bom juízo).
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. desculpa por ter colocado o comentário anonimo...foi pq eu naum tenho conta no google... mas meu nome eh augusto gerin sou de sao jose do rio preto e estou montando consultorio na pequenissima cidade de cardoso... obrigado por acolher meu comentario de forma taum carinhosa... isso soh me faz ser um acompanhador agora mais assiduo de suas informaçoes sempre taum animadoras (o q naum poderia ser diferente jah q vem de um apaixonado pela profissao)... um abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Desculpa me intrometer assim do nada !!
    mais meu caro colega anônimo..você corrigiu o nosso colega a palavra CISO certo?!! mais você como profissional deveria tambem dar exemplo e não abreviar palavras no português..isso é oque? preguiça de terminar a palavra? :) desculpa por qualquer coisa .

    beijo e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Rogerio, gostei do seu post, concordo 100% com suas palavras, porém como CD, e Buco Maxilo, nao achei pertinente sua citacao no inicio.
    Pois eu recebo pacientes de outros colegas Cds, de outras especialidades para remocao dos sisos e eles ja vem com esta ideia estúpida de que o siso empurra a arcada, e eu, explico tudo sobre as resultantes vetoriais das forcas de mastigacao e que o dente por si só nao tem forca para provocar movimentacao dentaria de uma hemiarcada. um abraco

    ResponderExcluir
  6. oi tenho 16 anos e estou com um siso nascendo no lado esquerdo, dói um pouco, tenho q fazer a cirurgia ? dói muito a cirurgia ? a cirurgia corre algum risco ?

    ResponderExcluir
  7. A erupção do siso é normal.
    Geralmente não é necessária a extração.
    Todavia, consulte seu dentista para uma melhor avaliação, ok?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Dr.
    Tenho 19 anos e terminei meu tratamento ortodôntico.
    Quando fui me informar sobre a remoção do aparelho, eles me disserem que teriam que tirar 2 sisos inferiores, onde custa R$ 150,00 cada, falaram que devido a falta de espaço o siso poderia com o decorrer do tempo empurrar e entortar os dentes já arrumados. Isso é verdade?
    Preciso de uma segunda opinião.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  9. Não é verdade. Siso não "empurra" os demais dentes...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Dr.Rogério!meu nome é Tatiane, primeiramente gostaria de saudá-lo pelo sucesso do blog e pela sua educação e discrição,e tirar uma dúvida:Caso o meu siso fique sempre obstruído pelo fato de ser um local de difícil acesso para higienização e as inflamações e dores sejam frequentes é aconselhavel fazer a extração?

    ResponderExcluir
  11. Olá Tatiane!
    Recomendo que faça a extração, ok?

    ResponderExcluir
  12. Olá doutor,eu gostaria de saber se é necessário fazer a extração dos Sisos. Pois no meu caso náo senti nada quando nasceram e também não sinto nada agora Que eles já estão grandes mas quando fui ao medico ele disse que tem que extrair sim por que futuramente vai fazer mau devo ir a outro dentista? E pra mim é fácil fazer a limpeza pois vejo eles direitinho pelo espelho rsrs... O que faço? Ass: Bárbara Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunte ao dentista se ele sabe qual os números que a mega sena vai dar no próximo sorteio. Porque essa previsão com tanta certeza, ele deve ter o poder de prever o futuro.
      Sarcasmo à parte, deixe seus lindos sisos onde estão. Cuide bem deles e seja feliz!!

      Excluir
  13. Caro, sei qual vai ser sua resposta para minha dúvida visando o que você já falou no texto mas vou objetivar mais para ver se há algumas considerações:
    Eu não gosto muito do meu sorriso, acho ele um pouco grande quando deveria ser um pouquinho menor, os meus dentes são muito bem posicionados com meus cisos, já tive um problema com um que inflamou e até tinha travado o bom fechamento/ abertura da boca mas tiraram um pouco da pele e tratei já foi resolvido. Não levando isso em conta, pois sei que escovando bem e ainda com menos pele não acontecerá de novo, minha pergunta é se tirando todos os sisos, logo ou após algum tempo, meu sorriso vai mudar, se vou dar um sorriso menos aberto, visto que com mais dentes na parte do maxilar, eles terem sido empurrados um pouco pra frente com o crescimento aumentando o sorriso. Se for possivel acontecer, será porque eles se reposicionam ou a boca fica levemente mais fechada não tendo eles atrás para se encontrarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh difícil fazer um prognóstico sobre o que vai acontecer.

      Excluir
  14. Caro Dr. meu siso na parte inferior do lado esquerdo está nascendo, segundo a minha mãe.
    Mas porém penso talvez que não seja o siso,mesmo com o inchacho da gengiva,pois quando pressiono sai pus e sangue estou com medo de ser algo mais grave, quando o siso esta pra nascer sai pus ou até mesmo sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá a um dentista para que possa examinar...

      Excluir
  15. Olá, gostei muito do post. Tenho 28 anos e depois que fiz tratamento ortodôntico (+- há 14 anos), vários dentistas clínicos e ortos me indicavam a extração dos sisos. Sempre diziam que eles não tinham espaço para nascer e que empurrariam os demais dentes, o que já vi que não é verdade pelo seu post, inclusive uso uma contenção nos dentes inferiores (frente). Quando consultei cirurgiões dentistas, me disseram que não havia necessidade da remoção. O siso inferior esquerdo tem uma ponta a mostra, o restante não nascerá mais (segundo do dentista clínico), há pouco tempo, tive dor nesse dente e o dentista informou que seria uma pequena inflamação, que foi tratada. Só que ele me disse que o dente vais ficar inflamando de tempos em tempos, mesmo fazendo uma boa higienização, e que a solução seria extraí-lo. Isso seria correto? Também venho tendo descolamentos com certa frequência na contenção, o que o dentista disse ser devido a pressão exercida pelos sisos. Mas se os sisos não tem força suficiente para isso, o que pode estar acontecendo? Também uso uma placa (bruxismo), de forma que os dentes não deveriam se deslocar com facilidade. A placa e a contenção não deveriam ser suficientes para impedir essa movimentação?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A placa de contenção se desprende por causa de seus hábitos alimentares não do siso.
      O bruxismo pode provocar movimentação dos dentes. Deixa o siso quieto. Se a inflamação nele continuar, aí é justificativa para extração.

      Excluir
    2. A placa de contenção se desprende por causa de seus hábitos alimentares não do siso.
      O bruxismo pode provocar movimentação dos dentes. Deixa o siso quieto. Se a inflamação nele continuar, aí é justificativa para extração.

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...