A Missão do Cirurgião-Dentista, segundo o Papa Pio XII
Poucas pessoas compreendem a missão do dentista. O exercício da Odontologia requer habilidade e conhecimento exatos das ciências e artes. É necessário muito tato, intuição e sentido psicológico para alcançar a arte de persuadir e a autoridade moral para prever e remediar o medo instintivo e as excitações dos pacientes, mais perturbadores que a própria dor material.
Vós os dentistas necessitais muita paciência e uma grande resistência física. Vosso corpo: nervos, mente, vossa vontade e vossa sensibilidade estão em tensão contínua. Sempre de pé, muitas vezes em atitudes incômodas, olhos abertos, ambas as mãos ocupadas, os dedos obedientes à manipulação de vários instrumentos de cada vez. Cada movimento sendo obstado por reflexos e reações imprevistas dos pacientes.
Ademais, durante todo este tempo, tendes que permanecer imperturbáveis, calmos, corteses, gentis e cheios de piedade. A menor lesão em qualquer tecido da membrana da boca expressa características e sentimentos que não podem ser reflexados pela fronte e pelos olhos tão somente. Uma simples afecção no lábio, imperceptível pode transformar ou provocar alterações definitivas na expressão do rosto. Há, pois, algo milagroso e surpreendente na missão de curar a boca.
Papa Pio XII
A Missão do Cirurgião-Dentista, segundo o Papa Pio XII
Reviewed by Rogério
on
12:47
Rating:

Realmente os dentistas sao artistas e na maioria das veze pouco valorizados como tais.
ResponderExcluirParabéns pelo site
É verdade...
ResponderExcluirAgradeço pelo elogio!!!
Excelente mensagem. Apenas a nossa paixão pela odontologia explica a dedicação quase sempre sem recíproca da sociedade e governos. Ficaria feliz que visitasse o blog de meu consultório(www.dentaris.com.br)e me desse sua opinião sobre o mesmo. Um abraço.
ResponderExcluirFelizes daqueles que encontram um bom profissional. Hoje posso dizer que dos três excelentes profissionais que encontrei para avaliar um tratamento que apesar de ter iniciado há dois anos e meio, estava longe de ser concluído e quando resolvi aceitar o Conselho de amigos , desistindo, descobri que nenhum dos três conseguiram compreender o que de fato havia sido feito. Após uma tomografia fui informada de ter de começar do zero e não dar prosseguimento a tratamento anterior. Não sei se conseguirei ser ressarcidas de tudo que paguei, espero que sim. Muita paz.
ResponderExcluir