segunda-feira, 15 de março de 2010

A Missão do Cirurgião-Dentista, segundo o Papa Pio XII


Poucas pessoas compreendem a missão do dentista. O exercício da Odontologia requer habilidade e conhecimento exatos das ciências e artes. É necessário muito tato, intuição e sentido psicológico para alcançar a arte de persuadir e a autoridade moral para prever e remediar o medo instintivo e as excitações dos pacientes, mais perturbadores que a própria dor material.
Vós os dentistas necessitais muita paciência e uma grande resistência física. Vosso corpo: nervos, mente, vossa vontade e vossa sensibilidade estão em tensão contínua. Sempre de pé, muitas vezes em  atitudes incômodas, olhos abertos, ambas as mãos ocupadas, os dedos obedientes à manipulação de vários instrumentos de cada vez. Cada movimento sendo obstado por reflexos e reações imprevistas dos pacientes.
Ademais, durante todo este tempo, tendes que permanecer imperturbáveis, calmos, corteses, gentis e cheios de piedade. A menor lesão em qualquer tecido da membrana da boca expressa características e sentimentos que não podem ser reflexados pela fronte e pelos olhos tão somente. Uma simples afecção no lábio, imperceptível pode transformar ou provocar alterações definitivas na expressão do rosto. Há, pois, algo milagroso e surpreendente na missão de curar a boca.

Papa Pio XII


4 comentários:

  1. Realmente os dentistas sao artistas e na maioria das veze pouco valorizados como tais.
    Parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  2. É verdade...
    Agradeço pelo elogio!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente mensagem. Apenas a nossa paixão pela odontologia explica a dedicação quase sempre sem recíproca da sociedade e governos. Ficaria feliz que visitasse o blog de meu consultório(www.dentaris.com.br)e me desse sua opinião sobre o mesmo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Felizes daqueles que encontram um bom profissional. Hoje posso dizer que dos três excelentes profissionais que encontrei para avaliar um tratamento que apesar de ter iniciado há dois anos e meio, estava longe de ser concluído e quando resolvi aceitar o Conselho de amigos , desistindo, descobri que nenhum dos três conseguiram compreender o que de fato havia sido feito. Após uma tomografia fui informada de ter de começar do zero e não dar prosseguimento a tratamento anterior. Não sei se conseguirei ser ressarcidas de tudo que paguei, espero que sim. Muita paz.

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...