segunda-feira, 15 de março de 2010

Decepção positiva


No dicionário a palavra decepção significa desapontamento, contrariedade. Ela designa algo que se esperava acontecer, mas não acontece.
Durante alguns tratamentos percebi certa “decepção” em alguns clientes quando um procedimento que esperava por sofrimento e dor transcorriam normalmente. Daí vem o termo “decepção positiva”, ou seja, o cliente esperava pelo pior, mas não aconteceu nada de ruim que esperava.
Perguntei a uma amiga psicóloga sobre este fenômeno e ela não soube me responder, mas o fato é que algumas pessoas sentem certa “decepção” quando não sofrem durante um tratamento dentário...
Percebi que algumas pessoas têm uma tendência sadomasoquista e o consultório dentário é o lugar ideal para que este fetiche se manifeste. Outras querem dar uma de heróis ou de seres superiores, pois conseguiram suportar tamanho sofrimento. Outros ainda querem ter uma história para contar, pois todo mundo ouve com atenção um macabro relato de sofrimento na cadeira do dentista.
Todavia, e quando não acontece nada disso? Quando a anestesia fez efeito rápido? Quando o tratamento de canal foi realizado em apenas uma consulta? Quando não foi necessário anestesiar para fazer o tratamento de canal (polpa necrosada)? Quando a extração do dente ciso foi rápida? Quando a colocação do implante foi indolor e quase sem sangramento? Quando a recuperação pós operatória foi rápida, sem dor ou inchaço? Por incrível que pareça tem gente que fica decepcionada quando as coisas acontecem normalmente durante o tratamento dentário. É a decepção positiva, porque algo de ruim não aconteceu...
Diante desse desapontamento podemos aproveitar e enfatizar a competência profissional em realizar sem dor ou maiores incômodos, um procedimento tradicionalmente complicado. Devemos incentivar o cliente a comentar com outras pessoas que fez um tratamento difícil e não sentiu nenhum desconforto.
Se a história for contada (e com certeza será) certamente trarão bons frutos para o consultório.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...