sábado, 20 de fevereiro de 2010

Você cobra orçamento?


Essa é uma pergunta controversa no meio odontológico. Cobrar ou não? O Código de Ética preconiza que o dentista deve cobrar, sendo passível de advertência quem anunciar que não cobra. Todavia, na prática isso não ocorre. A gente conta no dedo os dentistas que cobram. Como começou essa “gratuidade”? Certa vez, um dentista “esperto” teve a idéia de não mais cobrar o orçamento. Era um diferencial na época, pois todos os dentistas cobravam a avaliação inicial. Isso forçou os dentistas que cobravam a não cobrar também para evitar perda de clientes. Consequentemente uma soma considerável deixou de entrar no caixa dos dentistas, porque um burro quis dar uma de malandro. Hoje em dia o não cobrar orçamento se institucionalizou entre os clientes. Se você entrar numa de cobrar orçamento hoje em dia “tá ferrado”...

Os clientes dizem que o dentista não fez nada e por isso não deve cobrar. Entretanto, esquecem eles que o dentista vende conhecimentos e tempo. Para se fazer um orçamento o dentista investe tempo e conhecimentos para diagnosticar o problema e propor a solução. O médico faz a mesma coisa e recebe pela consulta. O que confunde os clientes é o fato de que o dentista faz também o tratamento. Na medicina você faz o tratamento em casa na maioria dos casos.
É uma boa alegação, porém os clientes não querem pagar e pronto! O que fazer? Particularmente encaro a consulta inicial como forma de captar clientes. É um investimento que faço. Logo, o dinheiro que ele iria me pagar eu invisto em publicidade direta. Porém, coloco o valor da consulta embutido nos honorários do tratamento. O cliente paga e não sente no bolso. Como esse blog também é direcionado para meus clientes, peço que não fiquem aborrecidos comigo, mas levem em consideração o que seu dentista faz pela sua saúde bucal. Ele merece, não é mesmo?
Nesse aspecto tenho que elogiar os convênios, pois pagam pela consulta inicial. Pagam uma merreca, mas pagam...

51 comentários:

  1. Ahá, hem Sr. Dentista! Embutindo o valor do orçamento no tratamento! Que vergonha! Isso sim é anti-ético; anunciar orçamento como gratuito e embutir no valor do tratamento! Se fosse seu paciente procuraria outro dentista! Mas não sou e nunca vou ser! E tem mais: Se a gente for em 10 dentistas diferentes tem 10 orçamentos diferentes pois é prática de dentistas "inventar" problemas pra ganhar mais!Como também é prática colocar que fez coisas que não fez, pra receber dos planos odontologicos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Aguinaldo!
    Se você ler novamente o post verá que não digo que meu orçamento é grátis, porque é anti ético e o Conselho Regional de Odontologia chama a atenção do profissional através de sua Comissão de Ética. Você têm razão em dizer que alguns dentistas inventam procedimentos para ganhar mais dos convênios. Falo sobre isso no post "Engabelamento Mútuo". Contudo, penso que é justo receber pela consulta, pois invisto tempo e conhecimentos nela. Tenho respaldo do Código de Ética para cobrar ela. Só que faço isso de outra forma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congratulações Dr. o Sr. foi bem claro e ético em seu comentário, concordo com seu artigo, entendo que o dentista assim como os demais profissionais devem sim cobrar seus honorários. Cada hora de consulta é tempo que se vai e tempo é dinheiro e é serviço realizado. Perfeito.

      Excluir
  3. Olá Rogério!
    PARABENS pelo blog e pelos tópicos que nele escreve.
    Parabens por cobrar consulta. Afinal vc estudou quase 5 anos (sem contar com as pós-graduações que tenho certeza que fez).
    Tenho uma médica (endocrinologista e ginecologista) que cobra R$70 toda vez que vou lá, seja pra fazer preventivo ou pra pegar o resultado. qntas vezes for, pago.
    E me espanta quando as pessoas batem aqui no consultório pra fazer orçamento (sou TPD e ASB)e saem indignadas qndo valo que o Dentista cobra pela conulta.
    Ora, se vc vai ao médico passando mal e pede a ele pra só verificar sua pressão, assim mesmo vc nào paga? então pq o dentista tem que perder meia hora olhando sua boca, fazendo anotações e dando o diagnostico sem cobrar nada por isso? e se vc não voltar p/tratar? e se ele tirar um dia de trabalho só pra fazer orçamento gratis? quem pagará as contas no fim do mês?
    Tem que cobrar sim! e muitos cobram abaixo da tabela do sindicato.
    reclamar pra quê se qndo a dor de dente bate a gente paga se bobear em dobro.
    Abraços Nathalie. ngcossich@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Acho justa a cobrança da consulta! Não é orçamento em si, mas a consulta q é cobrada! Agora, o correto, antes de se marcar a consulta, seria o dentista apresentar sua tabela de preços para cada procedimento! Assim evitaria "consultas desnecessárias"! Se eu sei se o dentista é caro ou não, pago a consulta inicial se eu quiser...
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Diego, a idéia de ter uma tabela com os valores dos procedimentos é válida. Porém, o tratamento dentário tem muitas variáveis o que torna difícil fazer uma tabela de preços...

    ResponderExcluir
  6. Acho justo dependendo do caso.
    Por exemplo, passei em um dentista, fiz todo o tratamento com o profissional e posteriormente quero apenas fazer um clareamento nos dentes, como fica?
    Não tem tabela, nem preço, preciso pagar uma consulta em cada clinica que visitar só para saber o preço - é uma baita sacanagem.
    Se visito 10 clinicas a 30 a consulta, lá se vão 300 só para saber o preço de tal procedimento em cada uma delas.
    Por outro lado, se estou com uma dor de dente, o dentista ira verificar as possiveis causas, usar parte de seu aparelhamento (lembre-se que mesmo a lente que ele usa precisa ser esterelizada posteriormente), é justo cobrar.

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo acima, claro que você nao faz idéia de como é meticuloso e sério o exame feito antes de poder dar o valor total do tratamento com clareamento, pois não é simplesmente o "clareamento", são muitas vezes diversos trabalhos e procedimentos que devem ser feitos antes de poder iniciar a aplicação do gel clareador, que se não fossem feitos, poderia prejudicar a estética e sua saúde. Tudo tem que ser planejado e realizado da melhor forma possível. Nós dentistas não vendemos clareamento, vendemos Diagnósticos pré-clareamento + realização de tratamentos pré-clareamento + clareamento em si. Entendeu?
    Passar bem!

    ResponderExcluir
  8. e proibido por lei cobra orçamento, O dinhero que vc gasto pra adiquiri conhecimento e problema seu e não do cliente, não vo ae pra adiquiri conhecimento, So quero sabe quanto custara meu tratamento com vc. Dar uma simples olhada de 5 minutos maximo não vae custar nada. Entendo se for necessario raio x e outros procedimentos para saber a causa, isso deve cobrar agora vc simplesmente olhar dize o problema e não resolver e receber por isso ta de onda. Etico cobra o tratamento e não simplesmente pra estipula valor pra mim isto tudo não passa de hipocrisia. Salvo caso que seja necessario prossedimentos do que a simples olhada, mas ae e outro caso vc pode dizer que no caso deste individuo seja nessessario isto ou aquilo e que isto sim tem custo e se ele vae querer continua. Agora fora isso olha so o dente pilantragem tem limite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Dar uma simples olhada de 5 minutos maximo não vae custar nada". Vai custar tempo, querido (a), e tempo é dinheiro, pois em vez de estar "dando uma olhada" na sua boca o dentista poderia estar atendendo outro cliente que estivesse fazendo tratamento com ele. E tem mais: se você não dá valor em conhecimento, porque não pode para qualquer um por aí dar uma olhadinha na sua boca para saber o que precisa fazer? Ah, porque a pessoa não vai saber né, tem que ser dentista! Então pague para isso!

      Excluir
    2. Senhor Anonimo que generalizou, você esta muito errado, não se deve cobrar pelo orçamento, e sim pela consulta, 5 minutos não são nada, e alem disso se você escolheu cursar a medicina odontologica a batalha e sua e se você não tem clientes o problema é seu, não sei se uma pessoa sem ética nenhuma pode entender.

      Excluir
  9. Prezado anônimo,
    É justamente o contrário: É proibido por lei não cobrar orçamento! Veja o código de ética odontológica em (http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2009/09/codigo_etica.pdf)
    Certa vez, uma pessoa como você veio ao meu consultório e pediu para dar uma "olhada" na sua boca. Concordei e pedi para que entrasse, sentasse e abrisse a boca. Então fiquei dando uma "olhada" e depois de 2 minutos disse que tinha olhado tudo. Aí ele disse: O que eu tenho? Você só pediu para dar uma "olhada" e isso é de graça. Para emitir uma diagnóstico você deverá pagar a consulta. Entendeu?

    ResponderExcluir
  10. Prezado Rogério Boelter

    Sei que é uma situação complicada, mas não concordo com esta cobrança para se emitir um orçamento. A comparação com o médico acredito não se aplicar, pois o médico cobra a consulta mas já te dá o tratamento, em alguns casos em forma de remédio amostra grátis ou a receita para adquirir o remédio, a consulta já é o próprio tratamento. O Conselho Federal de Odontologia em seu código de ética no artigo 20 diz que que é contravenção "divulgar ou oferecer consultas e diagnósticos gratuitos ou sem compromisso" em contrapartida no artigo 19 diz o seguinte: "O profissional deve arbitrar o valor da consulta e dos procedimentos odontológicos, respeitando as disposições deste Código e comunicando previamente ao paciente os custos dos honorários profissionais", se o dentista pode ele mesmo definir o valor da consulta então ele pode não cobrar a consulta, no meu entender uma contradição no código de ética, que na realidade não é uma lei, como você disse em seu comentário anterior e sim um conjunto de regras para regulamentar uma atividade. Não sou dentista, sou militar, mas minha filha esteve em um dentista hoje e me veio com um comprovante de pagamento de orçamento, e pesquisando no google sobre este assunto cheguei ao seu site. Aproveitando o assunto me tire uma dúvida, o que acontece com o dentista que por ventura não concorde com algumas regras do código de ética e não as cumpre?

    Atenciosamente

    Roberto

    ResponderExcluir
  11. Olá Roberto!
    Voltando a comparação do médico nem sempre é como vc diz. Essa sua comparação diz respeito a médicos clínicos. Porém, e quanto aos médicos cirurgiões? Por acaso você entra no consultório, é diagnosticado que está cm uma obstrução coronariana e o médico te leva para uma sala anexa e faz a cirurgia? Claro que não! O procedimento é: Você vem a consulta, paga por ela, o médico analisa o seu caso, faz o diagnóstico, marca a cirurgia, você vai fazer a cirurgia posteriormente e paga por ela também. Ou seja, paga pelo diagnóstico e paga pela intervenção cirúrgica posterior.
    Lembre-se que somos CIRURGIÕES DENTISTAS. Diagnosticamos e operamos. Uma simples restauração é um procedimento cirúrgico, pois estamos substituindo uma parte do corpo por um material artificial.
    Quando o dentista não segue no código de ética ele sofre sanções do Conselho Regional de Odontologia do seu Estado, de acordo com a gravidade da infração, podendo até perder seu registro profissional...

    ResponderExcluir
  12. Rogério bom dia.
    Gostaria de esclarecer aos demais pacientes que lêem o seu blog, que consulta é uma coisa e orçamento é outra.
    Aqui na clinica existe uma tabela e a própria recepcionista já pode informar ao paciente quais os valores dos procedimentos, caso o paciente já saiba o que fazer (na maioria dos casos eles acham que sabem o que precisam fazer). Se ele quiser dar inicio ao tratamento dele terá que marcar uma consulta para que o Dentista avalie todo o quadro clinico e defina realmente o que precisa ser feito....neste caso se ele quer somente saber o preço de cada procedimento ele não precisa fazer consulta, mas se ele quer fazer o tratamento ele precisa sim fazer consulta e pagar por ela e em seguida dar inicio ao tratamento propriamente dito.
    E outra coisa, respondendo ao paciente que diz que uma "olhadinha" de 5 min não custa nada......custa sim, em primeiro lugar custa tempo, pois os dentistas têm um custo por hora de trabalho, assim como todo prestador de serviço, a chamada hora clinica, além disso existe o custo das luvas e dos utensilios necessários para esta "olhadinha" como um espelho e esplorador que deverão ser descartados após o uso para esterelização/autoclavagem....tudo isso gera custo....então as pessoas precisam ter mais consciência e os profissionais se darem valor.
    Se o paciente tem receio de cair na mão de um dentista pilantra, procure mais informações sobre ele e só frequente clinicas indicadas por algum conhecido.
    Abraço à todos

    ResponderExcluir
  13. Boa idéia!
    vou fazer uma tabela e deixar com a recepcionista...

    ResponderExcluir
  14. "Dar uma simples olhada de 5 minutos maximo não vae custar nada." Lógico que vai custar, custará tempo, e tempo é dinheiro. E não é só uma olhada, porque uma olhada qualquer um dá, se for assim pede pro seu pai mesmo dar uma olhada pra você! Não né? tem que ser dentista! Por que? Porque ele vai diagnosticar! Diagnóstico é serviço e tem que ser pago por isso! Se que um diagnóstico então pague! Agora para pagar mais de R$ 100 por uma consulta no médico não reclama né? e qual a diferença? nenhuma, porque o médico também vai só diagnosticar, se tiver que fazer alguma cirurgia você vai ter que pagar além da consulta, pela cirurgia também. Quanta ignorância viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Rogério, acontece o seguinte, concordo que o profissional da odontologia tem que ganhar o seu dinherinho, só que sou cliente e como cliente a gente já se sente enganado, pois por sermos leigos neste assunto, vocês formam o preço que querem, assim temos a necessidade de ir a mais de dois dentistas. Se a maioria dos dentistas fizessem o seu trabalho cobrando o preço certo com certeza não ficaríamos procurando um profissional de confiança e com preço justo. O dinheiro do cliente não é capim.

      Excluir
    2. Sr. Anônimo para começo de conversa o Profissional de Odontologia não ganha "dinheirinho". Ganha honorários caso seja profissional liberal ou salário se for empregado ou funcionário público. Estudamos muito para isso...
      Se você tem a sensação de estar sendo enganado ao ir consultar-se com um dentista das duas uma: Ou você é louco que desconfia de tudo ou tem procurado péssimos profissionais. Quando você confia no profissional não existe essa insegurança. Você paga o que ele cobra ou não paga quando está fora de sua realidade financeira. Geralmente, bons profissionais cobram bem, pois investiram muito tempo e dinheiro para construir uma reputação de sucesso. Pra você ter uma ideia, recentemente fiz um curso de implantodontia que me custou R$ 30.000,00 fora livros, deslocamento, refeições e o que deixei de ganhar quando estive fora estudando. Atualmente, estou fazendo uma especialização em ortodontia que vai me custar cerca de R$ 42.000,00. Com todo esse esforço em me especializar há de convir que tenho que cobrar a consulta para avaliá-lo. Se você acha que não é um direito seu e respeito a sua opinião, mas você não serve para ser meu cliente. O dinheiro e o tempo do dentista não é capim!!

      Excluir
    3. Olá, Dr. Rogério.

      Concordo com tudo que disse, só acho que deveria ter uma tabela e que as recepcionistas poderiam já falar por telefone o valor da consulta. O valor do tratamento, obviamente, deve ser diferenciado para cada procedimento, mas a consulta deveria ter um valor único, pois facilitaria e muito a vida dos pacientes, uma vez que iriam a clínica já sabendo quanto iria gastar entre consulta/orçamento e procedimentos. Aí o profissional já seria muito mais confiável (pelo menos para mim) e o paciente não iria se sentir lesado por pagar mais que outro pela consulta. Eu não sou dentista, sou técnico eletrônico e sempre que vou fazer um orçamento de um equipamento, eu cobro um valor único (ou todos pensam que achar um problema as vezes quase microscópico é fácil?), depois que eu vejo o problema, aí sim cobro para resolvê-lo dependendo do problema. Sei que não tem muito a ver com a sua profissão, mas é assim que trabalho e meus clientes confiam no meu trabalho, pois sabem que o valor do orçamento é único e não se sentem prejudicados por cada um achar que paga mais que outro.

      Excluir
    4. Vcs dentistas são uns filhos da puta, fiz um tratamento em Goiás sem pagar a consulta, pois é um absurdo, prorizei para o dentista que não me cobrasse a consulta!!

      Excluir
    5. Vcs dentistas são uns filhos da puta, fiz um tratamento em Goiás sem pagar a consulta, pois é um absurdo, prorizei para o dentista que não me cobrasse a consulta!!

      Excluir
  15. É caro colega, não sei o que é pior, a ignorância de certos "pacientes clientes" ou a desvalorização da nossa profissão por alguns que acham que ganhamos dinheirinho, mas francamente não acredito ser uma boa idéia ter uma tabela de preços na recepção pois pode dar uma impressão de que todos os pacientes são iguais, e cirurgião dentista não é dono de bar que oferece um produto e sim a solução pra sua condição que o fez busca-lo, um abraço. Leopoldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leopoldo!
      Concordo contigo que essa não é a melhor maneira de divulgar honorários, mas na região que tenho consultório as pessoas não valorizam o profissional e este expediente é usado em alguns casos mais para afastar do que captar pessoas que não valorizam nosso trabalho.

      Excluir
  16. Isso chama-se custo de serviço, todo mundo cobra do cliente os custos que tem para manter o negócio. Ou vocês acham que o seu zé da padaria paga a conta de luz com os lucros? Claro que não, ele cobra a conta de luz de você, esse valor está embutido no seu pãozinho.
    Eu não me importo em pagar pela avaliação, mas sempre peço um laudo para conversar com mais alguns profissionais e discutir a melhor abordagem.

    ResponderExcluir
  17. Orçamento não deve ser cobrado!
    Imaginem que um dentista abre seu consultório com a intenção de APENAS FAZER ORÇAMENTOS... Ele cobra um absurdo da "primeira consulta", dá um diagnóstico qualquer, o cliente desiste e o dentista mantém seu negócio assim: apenas dando orçamentos altíssimos pra NUNCA efetuar o trabalho e ganhar a vida apenas fazendo "orçamentos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria ter um consultório assim, mas as pessoas são inteligentes e não vão procurar sistematicamente um profissional com este perfil...

      Excluir
  18. Acho justo a cobrança de orçamento, pois não nos obriga a aceitar o procedimento a ser feito e nos cabe analisar orçamentos com propostas melhores.

    ResponderExcluir
  19. Tenho certeza que muitos dentista quando um pedreiro for em sua casa e cobrar o orçamento vcs vão falar que absurdo.
    E o conhecimento dele, e o tempo de cursos e de experiência.
    Todas os profissionais estudaram, treinaram, e desperdiçaram tempo é dinheiro para adquirir o conhecimento e a experiência necessária para avaliar um serviço.
    Porém acho injusta a cobrança no valor que é, cobrar o matéria usado, como luvas, esterilização de instrumentos e o local, tudo bem!
    Agora cobrar R$ 150,00 R$ 200,00 e um total absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo prestador de serviço deveria cobrar o orçamento, pois está usando conhecimento para dar um laudo sobre o serviço que deverá ser feito, seja ele qual for...

      Excluir
    2. Todo prestador de serviço deveria cobrar o orçamento, pois está usando conhecimento para dar um laudo sobre o serviço que deverá ser feito, seja ele qual for...

      Excluir
  20. Na minha opinião é errado cobrar sim. Afinal vc vai gastar um dinheiro p conhecer e ver se confiar em cada lugar q for? Absurdo forçar a pessoa a fechar c um q disse asneira em prol fo outro q só queria de extorquir pq não podis gastar tanto dinheiro tentando comparar o profissionalismo. ABSURDO. É roubo ou enganação pois vão fazer o q quer nos impossibilitando de buscar o melhor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de você buscar um profissional já é um sinal de que você teve alguma indicação dele. E o tempo que o dentista dedica a diagnosticar seu problema, não deve ser remunerado?

      Excluir
  21. A prática é correta, a cobrança está prevista em qualquer código deontológico, seja no Brasil ou em outro país. A questão prende-se com a sensibilidade de importância que o paciente realmente dá para a saúde bucal. A parte da estética que é importante, a noção de saúde bucal ser e estar relacionada com a saúde de um modo geral não é bem difundida. Trocando em miúdos, para o paciente o orçamento não é coisa importante e está relacionado diretamente com o tratamento. No resto da medicina é diferente porque não se faz um orçamento para tratar um fígado, ou artrose, ou qualquer coisa, faz-se a consulta e está já faz parte do tratamento.

    ResponderExcluir
  22. Acho gananciosa a cobrança, pois o nosso país é de a maioria da população pobre, a maioria acaba tendo que arrancar os dentes em qualquer dentista açougueiro, pois os melhores combram a consulta e o procedimento, e muitas pessoas só tem o dinheiro do procedimento, tenho vergonha desse país em que todos querem ser espertos!!

    ResponderExcluir
  23. Acho gananciosa a cobrança, pois o nosso país é de a maioria da população pobre, a maioria acaba tendo que arrancar os dentes em qualquer dentista açougueiro, pois os melhores combram a consulta e o procedimento, e muitas pessoas só tem o dinheiro do procedimento, tenho vergonha desse país em que todos querem ser espertos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho gananciosa a pretensão dos clientes de não pagar a consulta de planejamento e diagnóstico. Minha mãe é empregada doméstica e meu pai é auxiliar de marcenaria. Penei muito, muito mesmo para me formar em Odontologia. Sabe quanto, no mínimo, um aluno de escola federal (como eu fui) gasta em instrumental e material até a formatura? Aproximadamente 20 mil reais. Sabe o que acontece com gente como eu quando cai no mercado de trabalho? Vai trabalhar em clínicas que não cobram "orçamento" sem direito trabalhista nenhum ganhando comissão sobre o procedimento realizado. Se colocar tudo na ponta do lápis a renda é a mesma que de um trabalhador de comércio porque não temos direito a férias, nem décimo terceiro, etc. Quer ganhar um pouquinho mais? Faça uma especialização! A mensalidade é em média R$ 1600 reais, quase todo o salário que você recebe. Como ajudar no sustento familiar? Sabe quanto gasta para abrir um consultório? Uns 50 mil pelo menos. Quanto um dentista paga de anuidade? R$ 420. Quanto custa a minha dor de cabeça por eu saber que um paciente pode ter câncer, mas que também pode não ser, e eu preciso muito acompanhá-lo mas ele não vai pagar as consultas porque eu "não vou fazer nada"? Não tem preço. Você consulta com um profissional sério. Eu mesma já diagnostiquei síndromes porque a pessoa apresentava lesões orais, mas você não pode cobrar nada! Como que eu vou adivinhar que aquela pessoa que veio restaurar um dente na verdade precisa de uma consulta de diagnóstico? Sou vidente agora? Olho para a pessoa e vejo: essa tem candidíase, então, como "só" precisa de uma receitinha vou cobrar para avaliar. Quando se vai a um médico ou dentista, vai-se em busca do conhecimento que ele tem e que, por sinal, custou dinheiro, dedicação, noites em claro, etc. Quando cobramos a consulta inicial estamos, acima de tudo, sendo honestos com vocês e conosco mesmo.

      Excluir
    2. Devemos procurar o profissional que esteja dentro do nosso nível econômico. Isto sem contar com o serviço público, onde existem ilhas de excelência!

      Excluir
  24. Você vai a um mecânico para identificar algum problema no funcionamento da parte interna de seu carro, então ele te fala o valor do serviço que está na tabela, mas já vai logo avisando que, se precisar abrir o motor (por exemplo) para avaliar com certeza o que houve, cobrará este serviço de averiguação e dirá se o valor da tabela ainda será o mesmo que você (leigo no assunto) suspeitava inicialmente. Todos pagam e não reclamam, mas quando o profissional de saúde faz esse tipo de cobrança acham ruim... Olha, fui ao hospital particular com problemas de apneia do sono, paguei uma consulta de R$ 200,00, para o doutor colocar um palito de picolé na minha garganta e dizer que eu deveria procurar um otorrinolaringologista e verificar minhas amígdalas. Ou seja, fui embora e não pude reclamar... Então, acho que o dentista merece seu devido respeito sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. O diagnóstico tem que ser remunerado!

      Excluir
  25. Todos devem cobrar suas avaliações para não ter problemas.

    O mecanico tem que cobrar pra olhar o carro, o Tecnico em informatica tem q cobrar pra olhar o computador, todos q irão fazer avaliações ou apresentar algum produto q nescessite de conhecimento tem q cobrar SIM.

    Sei que é meio cruel isso, mais é a melhor maneira de ser fazer algo justo.

    Eu fui numa clinica e a Dentista cobra 800 Reais a avaliação - achei muito caro, mais o unico porem q discordei é q antes de passar com ela, sou obrigado a ja fazer radiografias e uma sessao de fotos digitais ainda q o caso seja só uma limpeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um deve procurar o profissional que atenda suas necessidades...

      Excluir
  26. Olá dotor tenho um siso quero arrancar quanto custa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue e marque uma consulta de avaliação, ok?

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...