sábado, 6 de fevereiro de 2010

Você sabe o que é fundo de reserva? Sabe da importância dele para o bem estar do seu consultório? Pois bem, o fundo de reserva é antes de tudo uma atitude que você deve ter no gerenciamento de suas finanças. Esse negócio de “contar com o ovo no .... da galinha” é algo arriscado e imprevisível na administração de suas finanças.
Fundo de reserva é a quantia de dinheiro que você deixa reservado para cobrir eventuais furos no seu orçamento. Naquele mês que o movimento do consultório cai você não precisa “arrancar os cabelos”. Vá até o fundo de reserva e pague as despesas sem atrasos. Também serve para programar suas merecidas férias. No mês que você fica descansando o fundo de reserva estará lá para suprir todas as despesas fixas existentes. Também servirá para cobrir o déficit do mês seguinte até você voltar ao nível normal de atendimentos.
Quanto deve ser o tamanho do fundo de reserva? A meu ver um fundo com suas despesas mensais multiplicadas por cinco já são suficientes.
Sabe qual o grande problema? Formar o fundo. E o segundo grande problema? Manter este fundo no seu nível ideal. São tantas coisas que você pode comprar com esse dinheiro...
Todavia, lembre-se de que a tranqüilidade financeira é fundamental para seu bem estar pessoal, profissional e familiar. Viver pensando nas dívidas só causa problemas.
Se já não fez, faça agora mesmo seu fundo de reserva!

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário! Ele será respondido assim que puder...