quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Uma avaliação constante do seu trabalho como dentista e de sua equipe são fundamentais para o sucesso do seu consultório. Por mais bem intencionado que você seja pode estar sabotando (intencionalmente ou não) todo o projeto de crescimento e consolidação da sua marca na região que escolheu para exercer seu ofício de dentista. Primeiramente vamos falar de você. Como você encara seu consultório? É um lugar que lhe dá prazer de trabalhar ou é um fardo? Como está sendo administrada sua carteira de clientes? As fichas e prontuários estão jogados numa gaveta de mesa ou corretamente cadastrados num programa de gerenciamento e clientes? E sua aparência pessoal? Barbudo e mal vestido? E seu consultório? Sujo e desequipado ou com equipamentos velhos e remendados? Todos esses itens e outros mais você têm que reavaliar constantemente, pois eles são o diferencial para você ter mais ou menos clientes.
Agora a sua equipe: Ela está motivada ou sempre há reclamações por mais que você se esforce para agradar? Como é o relacionamento dela com clientes e fornecedores? Como está o engajamento dela com as metas do consultório? Uma boa maneira de verificar essas questões é pedir avaliações de clientes, amigos e fornecedores. Se as avaliações forem negativas não pense duas vezes: Demita! Por mais que você tenha simpatia por seu funcionário, tenha mais amor pelo seu negócio. Uma indenização trabalhista é mais barata do que a perda de clientes e até do seu negócio. Falo isto por experiência própria, pois não fiz um feedback eficiente com minha equipe e tinha uma secretária que estava sabotando o consultório, tratando mal os clientes, não marcando consultas e outras coisas mais. Quando percebi o rombo, quase fechei o consultório. Levei 3 anos para consertar o que ela levou 6 meses para destruir...
Avalie, avalie, avalie!
Esteja em constante mudança, pois o mundo e os negócios mudam a cada instante.

2 comentários:

  1. Não sou dentista, sou médica, mas li o que escreveu, pois achei que minha secretária estivesse me sabotando e seus conselhos foram importantes. Pedi um Feedback dos pacientes (sou oncologista) e as reclamações sobre ela foram várias e graves. Desde desmarcar cirurgias de pacientes, até chegar a ligar para eles dizendo para procurar outro médico. Perdi 221 pacientes, de um arquivo de 6.783. Esses 221 não voltam nunca mais e devem ter afastado muitos outros. Obrigada.

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    1. Existem pessoas sabotadoras e devemos tomar muito cuidado com elas...

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