quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Endo ou exomarketing? O que é mais eficiente?

Primeiramente vamos conceituar o que vem a ser endomarketing e exomarketing. Endomarketing são as ações de promoção do seu consultório junto a sua carteira de clientes e outros profissionais ao redor de seu consultório. Exomarketing são as ações de promoção do seu consultório a um público que não conhece seu trabalho.
Qual é o mais eficiente? Depende em que estágio está seu consultório. Se estiver iniciando o exomarketing é a única maneira de tornar seu consultório conhecido, até porque você não tem nenhum cliente. Mas à medida que você for montando sua carteira de clientes o endomarketing é a maneira mais barata e mais penetrante de anunciar seus serviços. O endomarketing favorece o contato constante com seus clientes. Alguém já disse que só é lembrado quem aparece, e isto é uma realidade. Tem dentista que não tem uma clientela sólida porque simplesmente se esquece deles. O cliente tem alta e nunca mais é lembrado. Estudos de ergonomia afirmam que quando o profissional chega a 4.000 atendimentos pode considerar-se com uma clientela sólida e que os próprios clientes se encarregariam de fazer a propaganda boca a boca do consultório. Porém, na minha experiência clínica tenho notado que isto não é totalmente verdade. Com as diversas mídias informando novas técnicas de tratamento, você corre o risco de cair no ostracismo, mesmo sendo um bom profissional, se não praticar um endomarketing eficiente. Todavia, o ideal é mesclar as duas formas de marketing. Uma técnica de exomarketing de baixo custo e de grande efeito é a palestra para públicos específicos. Igrejas, condomínios, reuniões particulares são locais ótimos para divulgar seu trabalho.
Endo ou exomarketing. Não deixe de fazê-los.

Um comentário:

  1. Por favor, excluam esse post. Informações completamente erradas, sem referência, só vai piorar qualquer atendimento.

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